CARNAVAL 2010

Outro dia de festa

Simpatia É Quase Amor sairá em Ipanema e Rio Maracatu agitará Santa Teresa

Rafael Galdo



RIO - A alegria dos blocos que já se espalha pelas ruas do Rio continua. Depois do Cordão da Bola Preta nesta sexta-feira, no Centro, neste sábado será a vez de outras agremiações que arrastam multidões desfilarem. De manhã, por exemplo, tem Céu na Terra, em Santa Teresa. De tarde, desfilam, entre outros, o Simpatia É Quase Amor, em Ipanema, e o Rio Maracatu, em Santa Teresa.
O Simpatia deve reunir até 60 mil pessoas. A agremiação começa seu desfile às 16h, depois de se concentrar na Praça General Osório, e segue pela Rua Teixeira de Melo e pela Avenida Vieira Souto, até o Jardim de Alah, onde se dispersa. No mesmo período da tarde, o cortejo do Rio Maracatu, com suas dançarinas e seus batuqueiros, percorre as ladeiras de Santa Teresa, do Largo do Guimarães ao Curvelo.
No domingo, o Suvaco do Cristo toma conta das ruas do Jardim Botânico. Como já está se tornando tradição, o bloco sairá num horário surpresa. Sabe-se apenas que será a partir das 8h, para evitar que um excesso de foliões tumultue a festa. De acordo com um dos organizadores do bloco, João Regazzi, no carnaval em que o Suvaco completa 25 anos, a novidade é que, na concentração, será montada uma exposição de fotografias contando um pouco da história do grupo.
Também no domingo, em Laranjeiras, desfila o bloco infantil Gigantes da Lira, a partir das 8h, e não mais de tarde, como acontecia antes. De acordo com a presidente da agremiação, Yeda Dantas, o novo horário é mais adequado às crianças.
A Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro (Sebastiana), que organiza alguns dos desfiles mais tradicionais da cidade, fez uma parceria com a Federação das Cooperativas de Catadores do Estado do Rio (Febracom) para garantir o recolhimento de todo o lixo reciclável produzido pelos blocos. A programação de sábado
Céu Na Terra (das 8h às 13h): Percurso feito a bordo do bondinho de Santa Teresa, passando pelo Largo do Curvelo e pelas ruas Almirante Alexandrino, Paschoal Carlos Magno, Monte Alegre, Oriente e Progresso, até o Largo das Neves.
Deixa Falar (das 13h às 23h): No Estácio, saindo do Largo da Bica, passando pelas ruas Laurindo Rebelo, Major Freitas, São Diniz, São Carlos, Estácio de Sá, Salvador de Sá, Viscondessa de Pirassununga, Frei Caneca, Estácio de Sá e São Carlos.
Batuque Digital (das 14h às 19h): Avenida do Pepê, entre a Érico Veríssimo e a Adilson Seroa da Motta.
Simpatia É Quase Amor (das 14h às 20h): Sai da Praça General Osório, em Ipanema, e passa pela Rua Teixeira de Melo e pela Avenida Vieira Souto.
Xupa Mas Não Baba (das 15h às 21h): Sai da Rua Cardoso Júnior e segue pela Rua das Laranjeiras, até a interseção com a Leite Leal.
Rio Maracatu (das 15h às 19h): Saída do Largo dos Guimarães, em Santa Teresa, até o Largo do Curvelo.
Banda de Vila Isabel (das 16h às 20h): Sai da Praça Barão de Drummond e segue pela Vinte e Oito de Setembro.
Bloco do Baixo Tijuca (das 18h às 22 h): Passa pela Praça Varnhagen, Avenida Maracanã, Barão de Mesquita e Major Ávila.
Embaixadores da Folia - Pierrot da Madrugada (das 20h às 4h): No Centro. A concentração é até a meia-noite, saindo pelas ruas do Lavradio, do Resende, Gomes Freire, Mem de Sá, Ubaldino do Amaral, Rua da Relação e fazendo o caminho de volta. A programação de domingo
Suvaco do Cristo (entre 8h e 13h): Rua Jardim Botânico, da Rua Faro até a Praça Santos Dumont, na Gávea.
Gigantes da Lira (das 8h às 13h): Sai da Praça Jardim Laranjeiras, na Rua General Glicério, e segue pela Rua General Cristóvão Barcelos.
Empolga às 9 (das 14h às 20h): A apresentação acontece nas areias da Praia de Ipanema, em frente ao Posto 9.
Escravos da Mauá (das 10h às 17h): Começa no Largo de São Francisco da Prainha, passa pela Sacadura Cabral e segue pelas avenidas Rio Branco, Marechal Floriano e Rua do Acre, até voltar ao Largo da Prainha, pela Sacadura Cabral.
Banda da Barra (das 12h às 18h): Saída do bondinho da Banda da Barra em frente ao n 3.646 da Avenida Sernambetiba, até a Praça do Ó.
Arengueiros da Mangueira (das 14h às 19h): Desfila na Avenida Atlântica, em Copacabana, entre o Posto 6 e a Avenida Princesa Isabel.
Blocão (das 15h às 18h): Em Copacabana, na Avenida Atlântica, entre o Posto 6 e a Rua Miguel Lemos.
Bloco do Pepê (das 16h às 22h): Avenida do Pepê, entre a Érico Veríssimo e a Sargento João de Faria, na Barra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário