CARNAVAL 2010

Nosso blog já tá na rua

Tudo sobre os blocos de carnaval do Rio

Enviado por Juliana Rangel e Cláudio de Souza

Vai recomeçar aquele período chatinho até o Revéillon

Oi geeeente,Depois dessa maratona toda, vários blocos ainda vão rolar até o fim de semana! Mas a nossa participação termina por aqui, com a nossa já tradicional eleição dos que mais se destacaram no carnaval. Vocês podem continuar utilizando o blog para mandar dicas de blocos e opiniões pelos comentários ou pelo Twitter. Nós também poderemos voltar para fazer alguns comentários...Ao todo, foram mais de 50 posts cobrindo ensaios, disputas de samba, desfiles e polêmicas que marcaram o carnaval. O choque de ordem esteve no centro delas e nosso balanço até que é positivo. Não houve o desleixo que havia com o carnaval de rua - e, principalmente, o trânsito, funcionou melhor que em anos anteriores.

Além disso, a temida "baianização do carnaval", com determinação de locais específicos para desfiles, cobranças de mortalhas e etc, também não aconteceu. Tá certo que alguns blocos reclamaram da necessidade de entrar com o pedido para autorização do desfile muito cedo (seis meses antes) e, portanto, não conseguiram sair. O desafio será a Prefeitura organizar isso de uma forma menos rígida. Mas, como vocês viram no noticiário, o carnaval do Rio este ano atraiu mais gente que Salvador e seria uma irresponsabilidade deixar a coisa da forma que estava.

Alguns blocos que conseguiram sair sem o aval da Prefeitura, bem ou mal, contaram com a infraestrura de blocos maiores, com esquema de tráfego e banheiro. E não custa nada se organizar um pouco antes, para que a coisa funcione melhor para todos, inclusive os que não gostam de folia.Mas o carnaval do choque foi também o do xixi preso. Ao todo, mais de 300 pessoas foram detidas urinando na rua. Tá certo que isso não é nem um pouco correto, mas ainda é preciso oferecer mais banheiros, e com melhores condições de limpeza. Em alguns blocos, principalmente os da Sebastiana, havia banheiros em número suficiente, mas em muitos eram praticamente inexistentes.

A Rio Branco, tradicional local de desfiles, foi um dos locais em que a sujeira e o mau cheiro imperaram. Os banheiros da Lapa também não deram conta e transbordavam.Ficar na fila durante 15 minutos para depois fazer xixi em um cubículo cheio de cocô espalhado pela parede é tão humilhante quanto se abaixar atrás do carro. O ideal seria organizar algum esquema de limpeza durante os blocos.Aqueles banheiros novos que a Prefeitura colocou como teste (em que é possível ver a pessoa urinando) também não funcionaram. Além de serem um pouco constrangedores tanto para quem faz xixi quanto para quem passa ao lado, são muito fedorentos.
Ontem no calçadão da praia de Ipanema, perto do posto 9, estava um cheiro horroroso! Algo de se espantar turista!Mas a ideia é manter a discussão para que a coisa melhore cada dia mais...Bem, nos próximos dias temos ainda Voltar pra Quê, hoje, na Cinelândia, a partir das 18h; Mulheres de Chico, sábado, no Leblon, às 15h, Bafafá na praia de Ipanema no mesmo dia e horário, Monobloco no domingo, às 8h, na Rio Branco, Zoobloco no mesmo horário no Aterro, e vários outros (CLIQUE E CONFIRA!)
Segue a agora nossa tradicional eleição!
Copie os quesitos e dê seu voto nos comentários!!!- O mais colorido: Boitatá, Boitolo e Céu na Terra, como bicampeões, mas em todos os blocos as pessoas se fantasiaram muito!-
O mais divertido: Sassaricando e Pede Passagem (Juliana) e Escravos da Mauá e Epa Rei (Cláudio)-
O mais organizado: Imprensa que eu Gamo-
O mais zoneado: Me Beija que eu sou Cineasta. Mas, às vezes, como é o caso, até no bom sentido!-
O mais propício para beijar na boca: todos (mas os solteiros podem se manifestar à vontade)-
O que tinha a melhor vibração: Pede Passagem e Sassaricando (Juliana)e Escravos da Mauá e Epa Rei (Cláudio)-
O mais tranquilo para dançar: Sassaricando, Meu Bem, Volto Já e Escravos da Mauá-
O que tinha o melhor samba: nosso voto suspeitíssimo vai para o Simpatia é Quase Amor-

O que deu mais confusão: nossa maior felicidade foi não ter visto nenhuma briga neste ano!!!
Os foliões estão de parabéns!-
Onde rolaram mais furtos: o desfile do Bola Preta da sexta-feira antes do carnaval é um forte candidato-
O que tinha mais pitboy: não vimos muitos, mas os arredores do Vira-Lata, no Leblon, estava esquisito.-
A melhor fantasia: Desempregadas da Help fazendo manifestação para a boate reabrir, blocos das trepadeiras, chá da Alice no País das Maravilhas (Juliana) e Pedro Ladeira, Avatar, Mulheres Trepadeiras, Engov (Claudio)-
O melhor de todos os tempos: o bicampeonato vai para o folião do carnaval de rua, que se comportou de forma exemplar (Juliana) e o desfile dos Escravos da Mauá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário