CARNAVAL 2010

Simpatia É Quase Amor sairá em Ipanema e Rio Maracatu agitará Santa Teresa

Rafael Galdo

RIO - A alegria dos blocos que já se espalha pelas ruas do Rio continua. Depois do Cordão da Bola Preta nesta sexta-feira, no Centro, neste sábado será a vez de outras agremiações que arrastam multidões desfilarem. De manhã, o Céu na Terra, em Santa Teresa, já reuniu cerca de três mil pessoa. Às 8h30m, os foliões saíram do Largo do Curvelo em direção ao Largo das Neves, onde chegaram às 11h30m. Duas ambulâncias que acompanhavam o bloco não precisaram prestar qualquer tipo de atendimento, e em cada um dos pontos de concentração do bloco havia 10 banheiros químicos. De tarde, desfilam, entre outros, o Simpatia É Quase Amor, em Ipanema, e o Rio Maracatu, também em Santa Teresa.
O Simpatia deve reunir até 60 mil pessoas. A agremiação começa seu desfile às 16h, depois de se concentrar na Praça General Osório, e segue pela Rua Teixeira de Melo e pela Avenida Vieira Souto, até o Jardim de Alah, onde se dispersa. No mesmo período da tarde, o cortejo do Rio Maracatu, com suas dançarinas e seus batuqueiros, percorre as ladeiras de Santa Teresa, do Largo do Guimarães ao Curvelo.
No domingo, o Suvaco do Cristo toma conta das ruas do Jardim Botânico. Como já está se tornando tradição, o bloco sairá num horário surpresa. Sabe-se apenas que será a partir das 8h, para evitar que um excesso de foliões tumultue a festa. De acordo com um dos organizadores do bloco, João Regazzi, no carnaval em que o Suvaco completa 25 anos, a novidade é que, na concentração, será montada uma exposição de fotografias contando um pouco da história do grupo.
Também no domingo, em Laranjeiras, desfila o bloco infantil Gigantes da Lira, a partir das 8h, e não mais de tarde, como acontecia antes. De acordo com a presidente da agremiação, Yeda Dantas, o novo horário é mais adequado às crianças.
A Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro (Sebastiana), que organiza alguns dos desfiles mais tradicionais da cidade, fez uma parceria com a Federação das Cooperativas de Catadores do Estado do Rio (Febracom) para garantir o recolhimento de todo o lixo reciclável produzido pelos blocos. A programação de sábado
Céu Na Terra (das 8h às 13h): Percurso feito a bordo do bondinho de Santa Teresa, passando pelo Largo do Curvelo e pelas ruas Almirante Alexandrino, Paschoal Carlos Magno, Monte Alegre, Oriente e Progresso, até o Largo das Neves.
Deixa Falar (das 13h às 23h): No Estácio, saindo do Largo da Bica, passando pelas ruas Laurindo Rebelo, Major Freitas, São Diniz, São Carlos, Estácio de Sá, Salvador de Sá, Viscondessa de Pirassununga, Frei Caneca, Estácio de Sá e São Carlos.
Batuque Digital (das 14h às 19h): Avenida do Pepê, entre a Érico Veríssimo e a Adilson Seroa da Motta.
Simpatia É Quase Amor (das 14h às 20h): Sai da Praça General Osório, em Ipanema, e passa pela Rua Teixeira de Melo e pela Avenida Vieira Souto.
Xupa Mas Não Baba (das 15h às 21h): Sai da Rua Cardoso Júnior e segue pela Rua das Laranjeiras, até a interseção com a Leite Leal.
Rio Maracatu (das 15h às 19h): Saída do Largo dos Guimarães, em Santa Teresa, até o Largo do Curvelo.
Banda de Vila Isabel (das 16h às 20h): Sai da Praça Barão de Drummond e segue pela Vinte e Oito de Setembro.
Bloco do Baixo Tijuca (das 18h às 22 h): Passa pela Praça Varnhagen, Avenida Maracanã, Barão de Mesquita e Major Ávila.
Embaixadores da Folia - Pierrot da Madrugada (das 20h às 4h): No Centro. A concentração é até a meia-noite, saindo pelas ruas do Lavradio, do Resende, Gomes Freire, Mem de Sá, Ubaldino do Amaral, Rua da Relação e fazendo o caminho de volta. A programação de domingo
Suvaco do Cristo (entre 8h e 13h): Rua Jardim Botânico, da Rua Faro até a Praça Santos Dumont, na Gávea.
Gigantes da Lira (das 8h às 13h): Sai da Praça Jardim Laranjeiras, na Rua General Glicério, e segue pela Rua General Cristóvão Barcelos.
Empolga às 9 (das 14h às 20h): A apresentação acontece nas areias da Praia de Ipanema, em frente ao Posto 9.
Escravos da Mauá (das 10h às 17h): Começa no Largo de São Francisco da Prainha, passa pela Sacadura Cabral e segue pelas avenidas Rio Branco, Marechal Floriano e Rua do Acre, até voltar ao Largo da Prainha, pela Sacadura Cabral.
Banda da Barra (das 12h às 18h): Saída do bondinho da Banda da Barra em frente ao n 3.646 da Avenida Sernambetiba, até a Praça do Ó.
Arengueiros da Mangueira (das 14h às 19h): Desfila na Avenida Atlântica, em Copacabana, entre o Posto 6 e a Avenida Princesa Isabel.
Blocão (das 15h às 18h): Em Copacabana, na Avenida Atlântica, entre o Posto 6 e a Rua Miguel Lemos.
Bloco do Pepê (das 16h às 22h): Avenida do Pepê, entre a Érico Veríssimo e a Sargento João de Faria, na Barra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário