CARNAVAL 2010



Teste de ordem

Carnaval: Rio terá fim de semana com 116 blocos de rua

Rafael Galdo

RIO - No fim de semana que precede o reinado de Momo, 116 blocos vão tomar conta das ruas do Rio. A festa antecipada será um teste para o carnaval da ordem pública pretendido pela prefeitura. Desta sexta-feira a domingo, haverá o maior número de desfiles já registrado este ano. Entre as agremiações, estão algumas das que mais atraem público, como o Simpatia É Quase Amor, o Suvaco do Cristo e o Escravos da Mauá, que juntos devem reunir pelo menos cem mil pessoas.

Com tantos foliões, a Riotur prepara uma esquema especial, envolvendo vários órgãos municipais. Apenas da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), serão 360 agentes de controle urbano, com atribuições como controlar o cumprimento dos horários dos blocos, inibir a presença de camelôs em situação irregular e reprimir os foliões que insistem em urinar nas ruas. Serão instalados centenas de banheiros químicos nos locais de desfiles (durante o carnaval, serão quatro mil, quatro vezes mais do que no ano passado). Associação diz que houve melhorias na fiscalização]

Presidente da Sebastiana, associação que reúne alguns dos principais blocos da Zona Sul e do Centro, Rita Fernandes espera que o esquema repita os bons resultados obtidos no último fim de semana, com a iniciativa da prefeitura de ordenar o carnaval de rua. Segundo ela, foram observadas melhorias, como a ausência de ambulantes com carrinhos, que atrapalhavam o andamento dos blocos, e um controle de trânsito mais eficiente.

- O grande teste, no entanto, será neste fim de semana. No sábado à tarde, por exemplo, sai às ruas de Ipanema, pela primeira vez este ano, um dos maiores blocos do carnaval carioca, o Simpatia É Quase Amor, com estimativa de reunir 60 mil foliões, o dobro do ano passado. Já para o Suvaco do Cristo, no domingo pela manhã, no Jardim Botânico, e para o Escravos da Mauá, no mesmo dia, à tarde, no Centro, são esperados quase 20 mil foliões em cada. Vamos ver como o esquema funcionará - afirma ela.

Nesta sexta, já haverá uma prova de fogo para a prefeitura. A partir das 20h, apresenta-se na Avenida Rio Branco, no Centro, da Praça Mauá até a Cinelândia, o Cordão da Bola Preta, um dos blocos mais tradicionais e concorridos da cidade. Por isso, os motoristas que precisarem passar pela região devem ficar atentos. O trânsito na avenida ficará em meia pista das 20h às 22h. Depois, a Rio Branco voltará a ser totalmente liberada ao tráfego.

A atenção deve ser redobrada também na Zona Sul, que nesta sexta tem blocos em Botafogo (Katuca Que Ela Pula, das 16h30m às 22h, nas ruas Real Grandeza, General Polidoro e São João Batista) e no Flamengo (Inova Que Eu Gosto, das 18h às 22h, nas imediações da Rua Paissandu). Ao longo do fim de semana, aliás, são 38 blocos apenas na Zona Sul, com fechamento de vias importantes, como a Rua Jardim Botânico e as avenidas Vieira Souto, em Ipanema, e Delfim Moreira, no Leblon.

Sábado e no domingo, também haverá mudanças no itinerário dos ônibus do metrô de superfície General Osório-Gávea e Barra Expresso. Em vez de partirem da estação de Ipanema e voltarem para ela, essas linhas terão como ponto final a estação Siqueira Campos, em Copacabana. O embarque será na Rua Siqueira Campos 121 e o desembarque, na Rua Figueiredo de Magalhães 548.

Já os foliões que pretendiam se divertir domingo no Verde Amarelo DJ Brasil, que teria sua estreia desfilando do Leblon a Ipanema, devem fazer novos planos. O bloco foi cortado ontem da lista dos autorizados pela Riotur, de acordo com o secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, por recomendação do Ministério Público. Segundo ele, a medida (que também retirou a permissão do desfile do Do You Like Brazilian Music durante o carnaval) atendeu a um pedido de moradores de Ipanema, que reclamaram do excesso de blocos no bairro.
- Como os dois eram estreantes, resolvemos cancelar seus desfiles. Também foi mudada a data do bloco do AfroReggae, que, em vez de desfilar em Ipanema nos dias 14 e 21 de fevereiro, fará isso apenas no dia 15, desde que tenha uma nova autorização dos bombeiros e da Polícia Militar - explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário