ATA DA 56ª REUNIÃO

Ata da Reunião do dia 08 de Fev. de 2010.


Blocos de Carnaval

Ignez falou que a Promotora disse que os blocos deveriam todos ter autorização para desfilarem no bairro.
O grupo perguntou como e que se faz para saber quais são os blocos que tem ou não autorização.

Falou-se que o jornal O Globo não anuncia os blocos dos dias – o que talvez seja uma boa coisa para o bairro.

Ignez informou sobre a matéria no jornal O Globo que diz que o Promotor Saturnino (Meio Ambiente) pressiona a Prefeitura dizendo que não e permitido propaganda de bebida alcoólica no bairro (no caso cerveja).
Bethlem diz que se não pode ira retirar.

Ignez enviou e-mail parabenizando Saturnino.

Ignez informa que e a Prefeitura quem esta errada, pois concede uma contrapartida ilegal ao patrocinador – no caso Antártica.

Falou-se a respeito dos canteiros não cercados da Av.Vieira Souto. Estes se deterioraram. E também do péssimo estado do canteiro que foi “adotado” pela marca Adidas.

Citou-se o bloco de Preta Gil que e bloco estreante. Pode?
E ainda por cima o trailer dela de desfile e uma lata de cerveja Antártica. E parece que apelidaram de “latão elétrico”.

O grupo reclama da falta de segurança por conta da obstrução das ruas, principalmente a Rua Farme de Amoedo. Toda tomada pelas pessoas.

Reclama-se também dos foliões que fazem xixi por todo lado, e não usaram os banheiros químicos. Estes ficaram entupidos e não adianta colocar em determinados pontos, pois o bloco avança e o folião não volta para usar o WC químico.

Ignez informa que a Promotora entrara com uma ação civil contra a Prefeitura e aguarda a resposta da Promotora sobre o que poderemos fazer.

O PSI esta fazendo pressão. E que o caminho e pela Justiça, pois a Prefeitura da contrapartida ilegal.

A antiga loja Dijon na R.Farme de Amoedo colocou tapumes provisórios escrito : “Para o período de Carnaval”.





Falamos do vídeo que o PSI fez onde colheu declaração de moradores do bairro de Ipanema de todas as idades e também proprietários de restaurantes, lavanderia, bares etc onde todos se dizem descontentes com a quantidade de blocos liberadas e com a desordem.
Ignez entregou o vídeo para o Prefeito, os secretários envolvidos no assunto carnaval, para a Promotora, para jornalistas da TV Globo, revista Veja entre outros.

Falou-se da distorção que o setor publico cria permitindo que cervejarias apóiem estes blocos, pois os mesmo são freqüentados por adolescentes e crianças. E vimos crianças de 3, 4 e 5 anos brincando com os leques de cerveja, assim como com os objetos de plásticos que eles distribuíram – no caso a cerveja Antártica.

Foi dito que viu-se sim policiamento, e que os mesmos dispersaram foliões que obstruíam a passagem na R.Vinicius de Moraes com spray pimentinha.

Sugestão do PSI: concentrar os desfiles na Vieira Souto. Assim a “bagunça” não entra pelo bairro inteiro, concentra-se os esforços todos numa so área, que já e área principal.
E também uma reta, o que torna muito mais simples a fiscalização, e manutenção da ordem.


FEIRA HIPPIE / Pedras da GENERAL OSORIO

Há anos a Feira Hippie se descaracterizou. Não e mais de artesanato. Hoje temos 600 expositores, porem apenas 165 expositores tem autorização.

A idéia e que a feira volte a ter sua característica original – artesanato e que tenha um numero muito menor de expositores.

A idéia e entrar no MP e fazer o pedido.

A Promotora informou que um abaixo assinado vale muito, porem há que dizer neste abaixo assinado que a Feira do jeito que esta prejudica o bairro todo e não so a área da General Osório.

Reclama-se muito do barulho que há na montagem e desmontagem das barracas. Esta feita por uma empresa contratada so para isto. Os moradores dos prédios ao redor da praça se queixam muito da desordem e dizem que já de madrugada a coisa começa.

A empresa não tem cuidado algum neste procedimento de montagem/desmontagem e deixa com isto a área da praça bastante esburacada.


METRO Praça Nossa Senhora da PAZ

Ignez falou com o Secretario de Transportes Julio Lopes a respeito do metro na Praça N.S. da Paz. Ele disse que ira enviar um técnico para falar com o PSI a respeito disto.





Projeto ORLA Rio

O PSI ira contatar o ORLA Rio e pedir reunião para cobrar as ações que eles disseram que fariam e não fizeram como: fazer um deposito fora de Ipanema para as cadeiras, barracas, isopores etc e de manha distribuiriam tudo e no final do dia recolheriam e fariam toda a higienizacao. Isto não ocorre.

Lembrar que os barraqueiros não limpam sua área conforme estabelecido.

Pedir a continuação da conservação da vegetação, principalmente no trecho da R.Vinicius de Moraes e R.Farme de Amoedo.

Pedir uma solução para os chuveiros irregulares na areia.
Roselene informou que haviam bombas que foram todas desativadas e quebradas.


BLOG do PSI

Um participante da reunião pediu que ficasse claro no Blog do PSI o que e informação do PSI e o que e opinião de outras pessoas, pois ele acha que não esta claro.


PROXIMA REUNIAO do PSI – dia 22 de Fevereiro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário