VARIEDADES




Vestibular
.Vestibulandos conseguem aproveitar o verão estudando na praia ou na beira da piscina

Lauro Neto

RIO - Se tem vestibulando que sofre porque dificilmente poderá pegar uma cor no verão, há aqueles que unem o útil ao agradável. Maria Eduarda Vianna, por exemplo, está tentando uma vaga para Direito e costuma estudar na piscina da cobertura onde mora, no Jardim Botânico,
- No verão só dá para estudar com ar-condicionado ou pegando sol. Geralmente, estudo na piscina matérias que posso ler, como geografia, história e literatura, que são minhas específicas e preferidas - diz a aluna do Colégio Santo Inácio.
Na beira da piscina, ela passa cerca de duas horas por dia. Com a pele e os olhos claros, óculos escuros, chapéu e protetor solar fazem parte do seu kit básico.
Para quem estuda na praia, como Marcelo Neves e Daniela Reis, as precauções também devem levar em consideração o mar como elemento-surpresa.
- Já tomei susto quando a maré sobe e a água vem. Você não sabe se pega a mochila, o tênis, a apostila... - diverte-se Marcelo.
Candidato a uma vaga em Direito, o estudante do Notre Dame, em Ipanema, costumava emendar a aula com a praia. Ele diz que na areia tem mais concentração:
- Vestibulando tem a fama de ficar branco e feio, mas eu consigo pegar uma corzinha. Coloco o iPod, fico focado nas apostilas e tenho mais tempo para ler. É claro que, entre um capítulo e outro, sempre rola um mergulho.
" Entre um capítulo e outro, sempre rola um mergulho (Marcelo Neves) "
Daniela adota estratégia parecida, mas prefere o Leblon a Ipanema. Lá, consegue o sossego para se empenhar na disputa por uma vaga em Engenharia:
- É mais perto da minha casa e menos tumultuado. Acabo trazendo para a praia as matérias não específicas, que são mais fáceis de ler. Fazer exercício de exatas na areia não tem como.
Diretor do departamento de oftalmologia do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Miguel Padilha lembra que os melhores horários para exposição ao sol são antes das 9h e depois das 16h. O médico diz que não há problemas em estudar na praia ou piscina, desde que os olhos estejam protegidos:
- Não basta usar quaisquer óculos. É preciso ter selo de proteção e filtro contra raios ultravioleta. Os de camelô podem causar danos à retina. Chapéus e ombrelones protegem, mas devem ser de tecidos que não reflitam a luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário