RESPOSTAS ÀS REFLEXÕES

BRAVO IGNEZ.
CONCORDO PLENAMENTE.
pp

------------------------------------------------------
Ignez

Concordo inteiramente com suas colocações. O espaço público ,que é de todos e não do governo ou da prefeitura, deve ser objeto de utilização coletiva, dentro do princípio de que, todos tem direito de usar a coisa comum de modo que não impeça idêntico uso por parte dos demais (cidadãos).
Quando esse espaço público é cedido para uso de empresas que retiram proveito econômico, mesmo pagando pela cessão de uso, ainda assim, trata-se de usurpação da área pública em favor do governo e das empresas beneficiárias, em detrimento do público.
Se a permissão de uso se tornar uma norma e usarmos o princípio de que todos tem direitos iguais, então todo mundo tem direito de instalar um negócio ou desenvolver uma atividade na praia, ainda que pagando, e evidentemente estará inteiramente DESVIRTUADA a finalidade do bem público que, no caso, é de proporcionar à coletividade, um laser acessível e sem custos diretos e passará a ser destinada à EXPLORAÇÃO por parte das firmas privilegiadas.
O uso da área pública, com exclusividade, por entidade privada só pode ser feita quando reunir as condições de: a) atender o próprio interesse público e, b) preencher o requisito de licitação.
Entendo que todos os contratos tem que ser feitos com absoluta transparência, seja de cessão de uso de espaços para explçoração de atividade permanente ou contínua, como quiosques, barracas de praia para venda de refrigerantes e alimentos (com controle de bebidas alcólicas) e locação de cadeiras, como também para a realização de eventos pontuais e de curto prazo como os campeonatos de praia etc. Como a praia é uma atividade solar, NÃO DEVEM SER PERMITIDOS EVENTOS NOTURNOS para não ocorrer nova desvituação. Para isso existe o sambódromo, a lapa, o cais do porto e muitos outros locais. A sociedade, os moradores do bairro, as entidades sociais e os órgão de defesa da sociedade e do meio ambiente não podem deixar de ser ouvidas em toda e qualquer concessão por mais precária que seja.
É assim que me parece.
Pedro Avvad

----------------------------------------------------------------
1- Como sugestão, poderiamos tentar espaço para as reuniões no predio
da Igraja N.S da Paz, ao lado da Igraja.
2- Acho você tem toda razão de tentar retirar a Acdemia de ginática da
praia. Jé que eles querem patrocinar, poderiam montar o parque de
brinquedos para crianças na pça, da Paz ou coisa parecida.
3-Os massagistas poderiam ter barracas especiais e seriam credenciados
da mesma que os ambulantes enão muitas,umas 4 na orla de ipanema.
4-As de computadores,parece o governo quer fazer gentileza ao povo,
então eles poderia montar uma barra especial,mas com logo tipo do
governo ou da prefeitura + o patrocinador.Acho que ficaria uma coisa
apresentável. -Abraços Acurcio

--------------------------------------------------------------------

1- Como sugestão, poderiamos tentar espaço para as reuniões no predio
da Igraja N.S da Paz, ao lado da Igraja.
2- Acho você tem toda razão de tentar retirar a Acdemia de ginática da
praia. Jé que eles querem patrocinar, poderiam montar o parque de
brinquedos para crianças na pça, da Paz ou coisa parecida.
3-Os massagistas poderiam ter barracas especiais e seriam credenciados
da mesma que os ambulantes enão muitas,umas 4 na orla de ipanema.
4-As de computadores,parece o governo quer fazer gentileza ao povo,
então eles poderia montar uma barra especial,mas com logo tipo do
governo ou da prefeitura + o patrocinador.Acho que ficaria uma coisa
apresentável. -Abraços Acurcio

---------------------------------------------------------------------


Ignez. Academia na praia pode até ser no verão uma atividade interessante, p/ turista que chegam na cidade. E é só. Quem quer fazer ginastica que pague a Academia
2. Massagens, nem pensar!
3. Espaço p/ computadores idem. Aqui no bairro todos os moradores tem seus computadores nas residencias. Ora se, não é p/ os do bairro , que se criem espaços c/ computadores nos bairros mais necessitados.
Essa é minha opinião

Tereza

------------------------------------------------------------------

Prezados amigos do PSI, aqui é Ivan Mariz, sou músico e dono do Estúdio Bulldog e da escola de musica Casa de Musica de Iapanema, na Farme de Amoedo. Tudo bem?Apoio todos os atos do PSI e venho aqui parabenizar a sensacional conquista do projeto a respeito do Reveillon. A orla de Ipanema estava uma maravilha, de certo modo vazia, como há anos eu não via. Apenas familias e moradores confraternizando com seus amigos e convidados. A baderna se foi e, se não for para termos um evento de bossa nova, que nào haja nada. Bem esta é a minha singela opinião e conclusão sobre a luta árdua que foi para evitarmos os shows que nada tem há ver com o bairro e as festas de musica eletronica, que muito menos tem alguma afinidade com Ipanema.Concordo em levantar as questões sobre as academias e espaços nobres para fins de patrocínio de empresas, sem que os moradores sejam privilegiados com o mesmo. Venho tb expor a minha indignação com a falta de lixeiras na areia, e a falta de um plano de concientização da população a respeito do lixo deixado na areia da praia. Além disso, pq algumas barracas instalam bombas para puxar água do lençol freático, apenas para promover um banho aos seus clientes? Isso não é ilegal? Além disso fazem um ruído insuportável e promovem um odor de fumaça igualmente insuportável. Quem perde somos nós.Deveríamos combater este absurdo tb. O que acham?Atenciosamente.Ivan Mariz
----------------------------------------------------------------
Concordo plenamente!
E também acho que é um verdadeiro absurdo em plena Garcia D’Ávila, uma “ carroça “ que vende frutas em plena esquina da Visconde de Pirajá e um bicheiro ao lado da banca de jornal!
E ao que tudo indica o Bob’s colocara extensão da sua loja em plena calçada! O famoso “puxadinho” !!!!!!!??????????
Att
Fatima Braz
------------------------------------------------------------------

Ignez,

Eu acho tudo isso um abuso com o espaço público. Deveria ser proibido. Essa academia da Amil é um horror. Essas massagens são absurdas. Também acho que a praia não é lugar do Sebrae instalar esse serviço de computador. Deveria, aproveitando as férias, fazer numa escola pública, por exemplo. Existe um abuso muito grande no uso da praia. Outra coisa que podia ser incluida nesse pacote são esses escultores de areia que privatizam o espaço público. Se eles podem, todos deviam poder. Acho que você devia reclamar com o Eduardo Paes .

Abraços,

Waldir
-----------------------------------------------------------------------
Querida Ignez,

Entendo o seu ponto de vista, e apóio em princípio o tal "choque de ordem", com as mudanças já efetuadas. Apenas, acho que o usuário da praia sai perdendo, quando se pretende proibir coisas singelas como o coco na areia, o mate e limão (uma tradição de muitos anos), etc... Ao optar por produtos industrializados, em tese se está defendendo o consumidor, evitando o descuido no preparo e a falta de higiene..... mas não é bem assim, porque substituímos a dúvida quanto às condições de preparo pela certeza do consumo de produtos industrializados cheios de químicos (aromatizantes, espessantes, acidulantes, etc...). Em acréscimo, colocamos uma exclusividade na mão da Prefeitura para negociar em nosso nome com as grandes corporações.

Uma tendinha de massagem na areia incomoda a quem? A tal academia da Amil é grátis e muito popular pelo que sei. Imagino que tenha feito um licenciamento para operar, e talvez pague algo pelo espaço. Não?

De todo modo, a preocupação dos moradores é relevante, mas não deve impedir o conforto daqueles, como eu, que usam a praia como lazer de fim de semana. Impediram as barracas com propaganda, e a praia está mais bonita,....mas faltam cadeiras e barracas. Então a regra deveria ser: Ordem, mas com o cuidado de preservar o conforto dos usuários, cumprindo a lei, evitando esportes em áreas não compatíveis, etc...

De todo modo, uma boa discussão, e toda mudança precisa de ajustes e leva algum tempo para maturar....

Beijos saudosos,

Keith
----------------------------------------------------------------------------
Ignez,
Vamos por ordem:
1- Vc está desmarcando a reunião de amanhã? Não seria possivel realizá-la sem a presença dele? Que eu saiba isto está marcado, até com os 2 do Notre Dame, desde o dia 17 de dezembro. Não acho legal desmarcar, pois já está noticiado até no Blog. Pessoas que realmente se interessam em comparecer já vão se programando. Eu por exemplo vim do sítio domingo já pensando nessa reunião. O que os outros acham?

2- a)Sou contra tudo. Já estamos com a praia lotada. A AMIL precisa lembrar que o Cantagalo faz parte de Ipanema e eles poderiam montar uma academia lá. Seria uma boa propaganda para eles não acha?

b) Sou contra. Mesmo porque gostaria de saber como são escolhidos esses profissionais(?) que podem ficar lá. Uns podem ou tros não?

c)Quando perguntei ao cara q estava na antena no canteiro do meio da praia, ele me disse que era da Claro para ligar celular. Que eu visse são 2 antenas uma chegando no Arpoador e outra no Jardim de Alah (sempre em Iapanema), são dessas 2 que vc está falando?

Estou de acordo com tudo que vc coloca no último parágrafo
Edith
--------------------------------------------------------------------------------
Ignez,
Parabéns pelas colocações lúcidas e legítimas, você está certíssima. O bairro pela sua orla maravilhosa, e seus habitantes, moradores e não moradores, criou fama, que pode e deve ter seu potencial de marketing avaliado para que tenha benefício e retorno dessa “atmosfera” tão cobiçada pelas empresas. Essa marca registrada, Ipanema, deveria ser considerada em cada evento realizado no bairro trazendo algum benefício para o bairro. Não deve ser difícil quantificar esse valor e um bom escritório de advocacia poderia ajudar nesse “direito adquirido”, patrimônio natural e intelectual do Bairro de Ipanema.
Teve um escritório de advocacia fez um trabalho para o Instituto Atlântico que pode se encaixar nesse perfil, vou verificar e te aviso.
Abs.
Mario Poppe
--------------------------------------------------------------------------------

Ignez

A diferença em colocar em Ipanema é a marca. Se não acontecer em Ipanema poderão ser transferidas essas atividades para o Leblon ou para Copacabana (a prefeitura não pede uma contrapartida específica para o bairro)

A propósito, como ficaram os casos da "garagem" da Praça da Paz ? soube que existe também licitação em aberto de garagem para a Praça General Osório

Também, sobre a estação de metrô da Praça da Paz - a quem procuramos para saber dos detalhes ?

Ainda sobre metrô: já usaram a estação da General Osório ? o movimento é maior do que a Central do Brasil !!! já imaginaram isso na pça da Paz junto com a garagem ?

José Luiz

---------------------------------------------------------------------------

2 comentários:

  1. VISCONDE DE PIRAJÁ COM FARME DE AMOEDO EM IPANEMA
    LOCAL DE AGLOMERADOS DIÁRIOS EM DIREÇÃO A PRAIA

    O ÚNICO PREDIO (DE 2 ANDARES)EM OBRAS NAQUELA ESQUINA ( O QUE DESABOU NO ANO PASSADO)
    Os tapumes da obra da esquina da rua farme de amoedo, com visconde de pirajá alem de invadirem o espaço dos pedestres estão perigosíssimos , apresentando farpas , e pregos expostos
    Eu ja me ferí la.

    As farpas e pregos estão ha cerca de 1 metro de altura (a partir do chão ) e esses tapumes deixam uma estreita faixa livre para os pedestres na Visconde de Pirajá

    A calçada em frente, esta totalmente esburacada oferencendo perigo a quem passa , como aquelas pedras soltas no chão, podem virar armas nas mãos de barderneiros (que temos visto na midia ) que frequentam a praia, provenientes em geral dos mais longinquos suburbios cariocas.
    ( algum morador do local, jamais se queimará atirando uma pedra , ou cometendo qualquer ato indisciplinado no bairro em que mora)
    Peço providencia das autoridades competentes

    OBS: Os blocos de carnaval começaram a ocupar as ruas de Ipanema ja na próxima semana, e dessa vez, temos o metro pra inflar essa multidão em ao menos 50% a mais que no ano passado.
    MARCIO

    ResponderExcluir
  2. O engraçado que há poucas décadas atrás, todos levavam suas cadeiras e barracas para a praia e não reclamavam. Agora que há menos cadeiras para alugar, virou uma calamidade.

    ResponderExcluir