PRAIA DE IPANEMA


Enviado por Isabella Guerreiro -

Banhistas não se preocupam em fiscalizar mate vendido nas praias

No primeiro fim de semana após a liberação da venda do mate em galões nas praias do Rio, os cariocas aproveitaram o domingo de sol e calor para se refrescar com a bebida sem se preocupar com licença, gelo ou modo de preparo. Em Copacabana e Ipanema, a fiscalização com coleta de amostras do líquido ainda não começou. Segundo a Secretaria Especial de Ordem Pública, o controle começará a ser feito na próxima semana. Satisfeitos com a volta da venda da bebida, ambulantes e banhistas aprovam a fiscalização.
- Eu acho bom. A pessoa tem que trabalhar limpo, de maneira organizada. O padrão é o certo. Tem que seguir padrão porque essa é a bebida mais procurada - disse o vendedor José Claudino, de 59 anos, sendo 18 deles nas areias de Ipanema.
O médico Juan Jimenez, de 57 anos, acredita que colher amostragens é positivo:
- É importante fiscalizar e coletar amostras para controle, mas não proibir uma coisa que faz parte da cultura da praia.
Em Ipanema, muitos vendedores de mate levavam a bebida nos galões anunciando "a volta do proibidão". Já em Copacabana, banhistas reclamavam do sumiço dos ambulantes. O projetista Anderson Silva, de 29 anos, e o administrador Jorge Luiz Perccico, de 36, esperaram por um mate das 10h às 13h.
- Antes da proibição, os vendedores passavam a toda hora. Hoje (domingo), estão demorando muito. Acho que eles ainda estão acuados - opina Jorge Luiz.


Fiscais flagram mate sendo preparado na rua

Segundo a Seop, fiscais do choque de ordem nas praias flagraram um ambulante fazendo mate e limonada no meio da Rua Teixeira de Melo, em Ipanema, no início da tarde de domingo. Ao avistar a fiscalização, o ambulante fugiu com o galão, deixando para trás um balde de 10 litros, cinco garrafas de cinco litros impróprias para uso, açúcar, mistura para limão, erva mate e gelo em escamas, sem procedência.
O coordenador de Controle Urbano da Seop, Eduardo Laviola, informou que o preparo era feito com água da bica e de forma completamente irregular e insalubre. O material deixado na rua pelo ambulante foi levado para a central de operação no Jardin de Alah. O secretário Especial da Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, que esteve em Ipanema afirmou que não será tolerado esse tipo de ação por parte dos vendedores:
- Não vamos permitir o preparo de qualquer bebida ou comida no meio da rua, em condições higiênicas absolutamente condenáveis e precárias. Só assim se poderá oferecer à população uma bebida própria para consumo. Caso contrário, o ambulante terá sua licença cassada. A Prefeitura é responsável pela qualidade do que está sendo oferecido nas praias. É por isso que vamos passar a colher, com freqüência, amostras e mandar para análise.

Um comentário:

  1. VISCONDE DE PIRAJÁ COM FARME DE AMOEDO EM IPANEMA
    LOCAL DE AGLOMERADOS DIÁRIOS EM DIREÇÃO A PRAIA

    O ÚNICO PREDIO (DE 2 ANDARES)EM OBRAS NAQUELA ESQUINA ( O QUE DESABOU NO ANO PASSADO)
    Os tapumes da obra da esquina da rua farme de amoedo, com visconde de pirajá alem de invadirem o espaço dos pedestres estão perigosíssimos , apresentando farpas , e pregos expostos
    Eu ja me ferí la.

    As farpas e pregos estão ha cerca de 1 metro de altura (a partir do chão ) e esses tapumes deixam uma estreita faixa livre para os pedestres na Visconde de Pirajá

    A calçada em frente, esta totalmente esburacada oferencendo perigo a quem passa , como aquelas pedras soltas no chão, podem virar armas nas mãos de barderneiros (que temos visto na midia ) que frequentam a praia, provenientes em geral dos mais longinquos suburbios cariocas.
    ( algum morador do local, jamais se queimará atirando uma pedra , ou cometendo qualquer ato indisciplinado no bairro em que mora)
    Peço providencia das autoridades competentes

    OBS: Os blocos de carnaval começaram a ocupar as ruas de Ipanema ja na próxima semana, e dessa vez, temos o metro pra inflar essa multidão em ao menos 50% a mais que no ano passado.
    MARCIO

    ResponderExcluir