FISCALIZAÇÃO



Fiscalização

Um domingo de irregularidades e desordem na orla da Barra da Tijuca

Karine Tavares

RIO - O sol não apareceu com toda a sua força neste domingo, mas as temperaturas de até 34 graus levaram cariocas e turistas a lotar as areias da Barra da Tijuca. Longe dos olhos dos agentes da Secretaria especial de Ordem Pública (Seop) - que, desde o início da Operação Verão, há 48 dias, concentram suas forças em Ipanema e no Leblon - as irregularidades continuaram no bairro.
Na altura do Posto 4, várias duplas de jogadores de frescobol se formavam à beira-mar, ao lado de crianças que brincavam fazendo castelos de areia. Um desses jogadores, que preferiu não se identificar, garantiu que tomava cuidado para não machucar ninguém:
- Estamos jogando bem fraco. Não há risco. Frescobol provoca protesto de banhista na Barra
A advogada Turandot Landeiro, no entanto, se revoltava. Curtindo a praia com a filha de apenas 5 anos, ela temia pela integridade física da menina e de outras crianças:
- Muitas pessoas ficam jogando frescobol sem se preocupar com ninguém. A bola pode bater nos óculos, nos dentes e machucar feio alguém, principalmente as crianças. Mas há perigo para os adultos também. E o pior é que não temos com quem reclamar. Não se vê guarda municipal na orla da Barra, nem fiscal da Secretaria da Ordem Pública - disse ela.
Perto dali, um homem brincava com seu cachorro dentro da água, barraqueiros cozinhavam milho à beira-mar e ambulantes vendiam espetinhos de camarão, sem serem incomodados por ninguém.
Em Ipanema e no Leblon, a situação era mais tranquila. Muita gente aproveitou para se exercitar. O mar forte, com ondas de até um metro de altura, e os avisos de perigo colocados pelo Corpo de Bombeiros não chegaram a afastar os banhistas da água. Mesmo assim, foram registrados poucos salvamentos ao longo do dia. Segundo o 3 Grupamento Marítimo (G-Mar), que cobre a orla do Leme a São Conrado, até as 17h apenas 14 pessoas precisaram ser retiradas da água. Já na Barra, foram feitos pelo menos 155 salvamentos.
Para esta semana, a previsão é de forte calor, segundo o Instituto Climatempo. A temperatura deve continuar subindo e pode chegar a 40 graus na quarta-feira. Para esta segunda-feira, a máxima prevista é de 37 graus. Na quinta-feira, uma frente fria deve se aproximar da cidade, podendo trazer pancadas de chuva à tarde. Há risco de temporal a partir de sexta-feira.

2 comentários:

  1. Ter 19 Jan 2010 14:26Ipanema (tapumes perigosos de uma obra que nunca acaba, em cima da movimentada esquina)
    Rua Visconde de Pirajá com rua Farme de Amoedo. perigo explicito!

    ]houve uma invasão excessiva da calçada da visconde de pirajá


    tapumes perigosos na esquina de visconde de pirajá com rua farme de amoedo em IPANEMA
    Pregos expostos, Farpas expostas ameaçando pedestres que passam ali
    Alem de invadirem muito mais do que o permitido numa calçada movimentada como a rua Visconde de Pirajá!

    Em frente as pedras estão soltas , buracos, na calçada em uma das esquinas mais movimentadas dessa cidade dia e noite!
    por favor!

    ResponderExcluir
  2. Para de encher o saco! Seja quem for, você vem postando esse cpomentário em todos os posts do blog repetidas vezes. Por que você não procura o dono do imóvel e cobre dele as providências? Para de poluir o blog!

    ResponderExcluir