CARNAVAL 2010


Limite

Moradores de Ipanema recorrem ao MP para que o bairro receba no máximo dois blocos por dia

Publicada em 22/01/2010 às 23h45m
Simone Candida



RIO - Tem bloco com risco de não cair na folia em Ipanema, na Zona Sul. Preocupado com a grande quantidade de grupos previstos para desfilar nas ruas do bairro em fevereiro - são 31 no total -, o Ministério Público enviou, terça-feira, ofícios à prefeitura, à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros pedindo esclarecimentos sobre a liberação de tantos blocos e bandas no bairro.
O MP tomou a iniciativa depois de ser procurado por moradores que, como noticiou sexta-feira a coluna Gente Boa no GLOBO, querem restringir a no máximo dois o número de desfiles por dia no bairro.

Segundo Ignez Barreto, coordenadora do Projeto de Segurança de Ipanema, entidade que procurou o MP, os moradores do bairro temem que a passagem dos blocos traga não apenas alegria, mas muita sujeira e atos de vandalismo
:
- Muitos blocos são verdadeiras empresas. Desfilam em vários bairros e não têm nada a ver com o legítimo carnaval de rua. Por que não deixam só os blocos mais tradicionais?

O presidente da Associação de Moradores e Amigos de Ipanema, Carlos Monjardim, também acha que deve haver restrição ao número de blocos no bairro e apoia a decisão do MP:

- A passagem de muitos blocos, principalmente na orla, danifica o canteiro. A associação de moradores é a favor do carnaval de rua, mas achamos que os blocos e bandas mais tradicionais, como a Banda de Ipanema e o Simpatia É Quase Amor, devem ser privilegiados.
Segundo o MP, trata-se de uma medida preventiva. A promotora Ana Paula Petra, da 4 Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, solicitou mais informações sobre o processo de liberação dos blocos para avaliar condições de segurança e infraestrutura oferecidas a fim de evitar danos aos moradores e aos foliões e evitar que se repitam cenas de gente fazendo xixi na rua, como no carnaval passado. Até sexta-feira, segundo o MP, os três órgãos não haviam enviado respostas.

O Corpo de Bombeiros garantiu, através da assessoria de imprensa, que já respondeu ao MP. Os bombeiros afirmam que só um bloco do bairro pediu autorização para fazer um desfile no dia 7 de fevereiro. O pedido caiu em exigência. A PM disse que ainda não havia sido notificada. Copacabana e Botafogo pedem mais banheiros

Em outros bairros da Zona Sul, o número de blocos não é motivo de polêmica. Para moradores de Copacabana (que terá 37 desfiles) e de Botafogo ( 22), a folia é bem-vinda, desde que seja bem organizada:

- Apoiamos o ressurgimento do carnaval de rua. Só queremos que a prefeitura garanta banheiros químicos e limpeza- falou a presidente da Associação de Moradores de Botafogo, Regina Chiaradia.

Para Horácio Magalhães, da Sociedade Amigos de Copacabana, que é da diretoria da Banda da Sá Ferreira, os blocos e bandas do bairro atraem menos foliões que os de Ipanema e, por isso, costumam provocar menos transtornos:

- Só acho que está faltando mais diálogo entre a prefeitura, os blocos, as bandas e os moradores para evitar que antigos problemas se repitam . Prefeitura promete mais infraestrutura para desfiles nas ruas

A Riotur informou, através de nota, que devido a modificações na organização dos desfiles dos blocos em Ipanema, houve uma redução no número de agremiações para desfilar nos dias 7, 14 e 15 de fevereiro. Segundo a nota, no primeiro dia, o número caiu de seis para cinco blocos. No dia 14, apenas quatro desfilarão no bairro e, no dia 15, o número caiu de quatro para três. De acordo com o secretário de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Melo, a preocupação com a infraestrutura do carnaval de rua vai permitir que todos os fo$ões aproveitem a festa.
- O número de banheiros químicos será quadruplicado, teremos UTIs móveis, um número maior de controladores de trânsito e o comércio ambulante organizado. Tenho certeza de que o aumento da estrutura oferecida durante os desfiles vai levar mais conforto não só aos foliões, mas também aos moradores dos bairros onde há desfiles - disse o secretário.
Vale lembrar que dos 21 blocos que pediram autorização para desfilar em Ipanema, apenas quatro são novos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário