CARNAVAL 2010

Rio 20/01/2010

Ontem, Bruno e eu fomos ao MP ver com a promotora Ana Paula Petra a questão do carnaval. Infelizmente a resposta da Riotur, foi a pior possível! Imaginem que serão 32 blocos desfilando em Ipanema!!!
Sábado 30/01 – 1 bloco
Sábado 6/02 – 2 blocos
Domingo – 7/02 – 6 blocos !!!
Sexta 12/02 - 2 blocos
Sábado 13/02 – 1 bloco
Domingo – 14/02 – 6 blocos !!!
Segunda – 15/02 4 blocos
Terça – 16/02 – 4 blocos
Sábado – 20/02 – 1 bloco
Domingo 21/02 – 3 blocos
Total ------------------ 32 blocos

Em 2009 foram 14 desfiles e já foi o caos total no bairro, imaginem com 32 !!!

Quem ganha com este tipo de evento:
1) Os patrocinadores que investem cinco milhões de reais patrocinando os blocos e vão ter pelo menos quinze milhões de retorno em mídia mundial. Não há negócio melhor! Para se manterem, o maior tempo possível na mídia, o carnaval que sempre foi de quatro dias passa a ser de vinte. Vai de 30/01 a 21/02. Só no Domingo dia 7/02 serão seis blocos no bairro.
2) Os traficantes que verão seus negócios se multiplicarem.
3) Os ladrões de cargas que irão parar todas nas mãos dos ambulantes.
4) As hordas que invadem o bairro, armando barracas, dormindo, comendo fazendo suas necessidades durante os cinco dias na rua.
5) Os mijões.
6) A criminalidade e a violência.
Quem perde?
1) a população do bairro que fica refém da sujeira, barulho, bagunça e tem o seu direito de ir e vir inviabilizado
2) as pessoas que precisarem de uma emergência que talvez não consigam sair à procura de socorro, ou este não conseguirá alcança las em tempo hábil.
3) o poder público que não exerce o seu poder de mediação.
4) as polícias civil e militar que saem desmoralizadas por não terem capacidade de fazer frente a um evento de tal monta.
5) A GM pelos mesmos motivos. Não vai conseguir fiscalizar um público de dois milhões de pessoas que deve passar pelo bairro.
6) o comércio que não abre as suas portas, embora a cidade esteja cheíssima.
7) a prefeitura que investe milhões do dinheiro dos nossos impostos para divulgar a cidade e estimula o turismo de baixo poder aquisitivo e que não deixa na cidade todo o retorno que seria de se esperar.

É lamentável que a bem sucedida experiência do último réveillon não esteja servindo para a orientação de novos eventos. Naquela festa o que se viu foi a concentração de recursos de segurança, policiamento e fiscalização em um só local – Copacabana. Tivemos um evento naquele bairro maravilhoso, bem policiado e fiscalizado, sem maiores transtornos para os moradores e o trânsito. Em Ipanema os hotéis,, restaurantes etc ficaram lotados, as ocorrências não existiram e o comércio se tivesse aberto no dia 1/01 teria faturado bem porque o bairro estava cheio. Atraímos o turista que gasta, vai aos restaurantes etc. deixando um saldo altamente positivo. É claro que o carnaval tem outras características, mas se tivéssemos dois blocos por dia seria mais do que suficiente. Mais que isto, só induz as pessoas a virem e ficarem por aqui causando todo tipo de transtorno, o trânsito fica inviável, fazendo dos moradores prisioneiros dentro de seu próprio bairro.
Ignez

Nenhum comentário:

Postar um comentário