BANDA DE IPANEMA



Oscar Niemeyer recebe homenagem dos diretores da Banda de Ipanema

Natanael Damasceno

RIO - O arquiteto Oscar Niemeyer, um dos homenageados da Banda de Ipanema este ano, recebeu dos organizadores do desfile uma faixa comemorativa na tarde desta sexta-feira. Aos 102 anos, o arquiteto disse estar lisonjeado com a homenagem e se derramou em elogios ao carnaval carioca e à irreverência da banda, que este ano apresenta sua 46ª edição.
- É uma alegria participar de uma manifestação tão espontânea. Mesmo quando a vida está difícil, eles olham a vida pelo lado festivo - disse Niemeyer.
A banda, que desfila pelas ruas de Ipanema amanhã, às 17h, e também no sábado e na terça-feira de carnaval, trará no carro de abertura uma foto do arquiteto ao lado da do fundador Albino Pinheiro, morto em 1999. A camisa também será uma homenagem a Niemeyer, uma vez que traz estampados vários desenhos do arquiteto - todos eles escolhido por ele - além de um texto em que ele exalta as curvas do Brasil: "Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu país, na mulher preferida, nas nuvens do céu e nas ondas do mar. De curvas é feito todo o universo. O universo curvo de Eisntein".
Segundo um dos organizadores do desfile, Claudio Pinheiro, irmão de Albino, é uma honra para a banda homenagear uma figura tão singular. Ele diz que a idéia vinha sendo alimentada por um largo tempo e que, agora, encontrou o momento propício. Contou ainda que espera poder tocar durante o desfile um sambinha composto pelo arquiteto em parceria com seu enfermeiro na última vez em que ele esteve internado.
- Estamos esperando que o parceiro do Oscar mande a melodia para por o samba em partitura. Se chegar a tempo, vamos tocar neste desfile e, depois, vamos incorporá-la ao repertório da banda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário