ACREDITE SE QUISER !


Banheiros

Campanha vai incentivar foliões a usarem banheiros químicos durante os desfile de blocos
Isabela Bastos

RIO - Para sensibilizar os foliões a usarem os banheiros químicos durante os desfiles de blocos, dando uma folga aos muros e árvores da cidade, o patrocinador do carnaval de rua do Rio irá espalhar pelo trajeto dos foliões faixas e cartazes chamando os mijões à razão. Com dizeres como "por favor não faça xixi aqui" ou "segura o xixi que o banheiro é logo ali" ou ainda "interditado pelo bom senso", o material de comunicação será distribuído, nos dias que antecedem os desfiles, aos moradores dos bairros que receberão blocos. O desafio é fazer os foliões optarem pelos quatro mil banheiros químicos que a empresa patrocinadora prometeu instalar nas ruas da cidade durante o carnaval.
A campanha foi elaborada pela Dream Factory para a cervejaria Antarctica, marca da Ambev que ganhou a licitação para patrocínio do carnaval de rua. Além das faixas convocando para o uso dos banheiros químicos, a empresa pretende colocar placas de alerta nos pontos onde os foliões tem por costume fazer xixi.
- Vamos distribuir as faixas de acordo com o número de blocos que estiverem desfilando na cidade no dia, com predominância para os maiores, que receberão mais banheiros. O foco da campanha é o folião e vamos explorar o bom humor para sensibilizá-los - explica Luzia Canepa, diretora de planejamento da Dream Factory.
Serão adesivados ainda os carros estacionados nas ruas por onde passarão os desfiles, alertando os motoristas sobre os cuidados com o automóvel no dia da festa. Os avisos serão afixados no retrovisor e terão dizeres como "Amanhã passa um bloco aqui. Cuidado com o seu carro".
A estratégia foi usada no domingo passado no Leblon, durante o desfile do bloco Viralata, quando foram afixadas cerca de 300 peças de comunicação, entre galhardetes, faixas e placas de jardim, chamando para utilização de 52 banheiros. Prédios da Avenida Delfim Moreira ganharam as faixas. Na terça-feira, começaram a ser distribuídos na Lagoa os cartazes para serem afixados no trajeto do desfile do bloco Espanta Neném, que se apresentará hoje. A empresa prometeu fazer o mesmo para o desfile da Banda de Ipanema, que também acontece neste sábado. Amanhã, será a vez do bloco Me Esquece, também em Ipanema. Para os três blocos do próximo final de semana, serão colocados 238 banheiros químicos.
- A gente sabe que nem todo mundo adere à idéia. Mas no Leblon não vimos aquelas concentrações de homens urinando todos ao mesmo tempo nos muros do bairro. A campanha é um convite para que cuidem da cidade - complementa Luzia Canepa.

2 comentários:

  1. Não se se aqui é o lugar ideal p/ denúncias, mas qro deixar minha insatisfaçao quanto a fiscalizaçao contra a poluiçao visual, sonora e desrespeito de alguns bares aqui em Ipanema. Especificamente, dois bares na rua Jangadeiros, ao lado da nova estação de metrô. Ali diariamente mesas sao colocadas em toda a calçada dificultando a passagem de pedestres, os frequentadores jogam seu lixo, cigarro, copos, tudo no chão e durante a semana também camelôs ocupam parte das calçadas, extendendo até a Visconde de Pirajá! Uma providência tem que ser tomada. Quem puder me passar algum telefone p/ denuncias eu ficarei grato.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. DESORDEM URBANA - 24HS -
    0800211532

    SUBPREFEITURA - 22948130

    ResponderExcluir