INTIMIDAÇÃO POLICIAL


Assunto: Reunião CCSCL - Tentativa de Intimidação de uma policial

Prezados Senhores,

No dia 30 de outubro às 14:30hs, quando saia de meu prédio para resolver problemas de poda na Rua Sá Ferreira, fui abordada por uma policial do 19º BPM. Para minha surpresa, a moça encontrava-se muito alterada, falando palavras de baixo calão, humilhando a mim e a nossa AMORSAFERA. Quando perguntei o que havia motivado de fato sua vinda, a mesma disse que me trazia um recado. Disse que não queria que eu "falasse mal" do policiamento local e que a área, assim como a Rua eram dela. De fato: Eu havia reclamado que a segurança na Rua e nos entornos, estavam muito ruins. Disse que quando tiraram a viatura os problemas pioraram muito; Disse que moro numa Rua atipica e que a mesma precisa de atenção; Disse que o Cel. Almeida havia me cedido policiamento frequentemente, que o mesmo foi muito bom para a AMORSAFERA e que agora estamos nos sentindo orfãos. Disse também que a AMORSAFERA, não têm dinheiro para bancar segurança particular, e mesmo se tivesse seria impossível tal contrato por se tratar de uma rua atípica. A moça não saisfeita e muito alterada mobilizou 2 viaturas da PM e tentou fazer de tudo para me dar voz de prisão. Eu sempre muito calma! As testemunhas não! Todo confusão causada por ela, foi assistida e comentada por várias testemunhas, além de minha diretoria. No dia estive na 13ª Delegacia para fazer o registro e no 19º BPM para conversar com o Cel. Seabra sobre o lamentável episódio. O mesmo disse que foi um episódio a parte e que não tinha nada a ver com o assunto da policial. Explicou que Copacabana e Leme nunca estiveram tão bem em matéria de segurança e que na verdade o que nós sentimos é apenas uma "SENSAÇÃO DE INSEGURANÇA". Disse que os dados do Instituto de Segurança são reais e demonstram bem o que ele diz
.
Enfim, Mando este e-mail, porque a próxima reunião do CCSCL, no dia 17, será um debate de todas as Associações sobre Segurança Pública. Gostaria do apoio de todos, quanto a esta situação e gostaria que me dessem a palavra durante 5 minutos, devidamente cronometrados, não mais que isto. Acho que nenhum cidadão têm o direito de ser repreendido por reclamar da segurança pública e dos problemas com a mesma em sua rua.
A Ditadura Acabou! Não vou me calar! Enquanto houverem problemas, vou reclamar!
PS: Domingo passado, houve uma assalto e um assassinato em frente ao meu prédio!!!! Isto é "sensação de insegurança"?
Precisamos nos unir! Somos diretores de Associações de Moradores! é o que penso!
Atenciosamente
L. S.

APAGÃOZINHO

Falta luz em parte da Lagoa

Ediane Merola

RIO - Parte da Avenida Epitácio Pessoa, na altura de Ipanema, na Lagoa, está sem energia devido a um defeito num cabo subterrâneo da Light. Técnicos da companhia já foram deslocados para o local. Por volta das 12h30m, um defeito em outro cabo de energia deixou parte das ruas do Leblon sem luz. De acordo com a Light, os dois casos são isolados e não têm relação entre si. No Leblon, o fornecimento já está praticamente normalizado.

Na noite de quinta-feira, dois dias depois do apagão que atingiu 18 estados brasileiros , vários bairros do Rio voltaram a sofreram com falta de energia e, em alguns deles, como Copacabana, o fornecimento só foi normalizado na sexta-feira. A Light atribuiu o problema ao rompimento de um cabo subterrâneo na região do Posto Seis e disse que a queda de energia nada tinha a ver com o apagão do começo da semana. A queda no fornecimento foi registrada por leitores de várias regiões da cidade e até de Niterói e causou prejuízos ao comércio.

DESCASO !


ESSES SÃO OS 3 MUROS QUE CERCAM MINHA ÁREA
Péssimo estado de conservação,no da esquerda a grade completamente enferrujada e solta,o que fica de frente correndo risco de desabar,a defesa civil foi acionada e não apareceu! no lado esquerdo as pastilhas se soltam e caem no meu prédio.
Tive que isolar minha área para que um acidente não venha a acontecer.
Todos eles já foram avisados e nenhuma providência foi tomada.
Não ligam a mínima pois quem fica com o lixo somos nós.













DÉNÚNCIA


DENÚNCIA

Sou síndica de um Edifício situado na Rua Prudente de Morais.
Acionei a DEFESA CIVIL,que ficou de aparecer aqui no meu edifício nesta sexta feira dia 13,pois o muro dos fundos do Edifício da Rua Vinícius de Moraes está prestes a desabar.Me deram o horário comercial,são 21,00hs e nada.
Um acidente está para acontecer e não deram a menor importância.A área já foi isolada,por mim.
Caso esse muro venha a cair,será em cima da cisterna
Quando acontecem acidentes a primeira coisa que dizem é : acionem a defesa civil ,ANTES QUE ACONTEÇA !
PS;o síndico do´edifício vizinho já foi avisado e já esteve no local.

PEGA LADRÃO !

Dono de confecção de roupas esportivas é preso em Ipanema

O Globo

RIO - Celso Luiz Muricci Goulart, de 51 anos, dono da confecção de roupas esportivas Hunter, foi preso nesta sexta-feira por policiais da 13ª DP (Ipanema), na Rua Santa Clara, em Copacabana. Segundo a assessoria de imprensa da polícia, ele tem antecedentes criminais por tráfico de drogas, resistência, porte de entorpecentes e desacato. O empresário foi preso em cumprimento de mandado de prisão por estelionato, expedido pela comarca de Russas, Ceará.

PROJETO DE SEGURANÇA DE IPANEMA

Rio,12/11/2009,

Voluntários do Projeto de Segurança de Ipanema,

Ontem saiu publicado na página 17 de O Globo , matéria assinada pelo jornalista Rogério Daflon que traz as declarações do prefeito a respeito da regularização do Cantagalo, dizendo que esta será a primeira favela a ser regularizada.
É do conhecimento de todos, o envolvimento do Projeto de Segurança de Ipanema nesta proposta. Foi em uma das nossas primeiras reuniões, que surgiu este assunto, a partir do fato de que o governo federal e estadual iria investir R$ 35.000.000,00 ( trinta e cinco milhões ) de dinheiro público, proveniente de nossos impostos, para fazer melhorias no Cantagalo, e que resultariam na urbanização daquela comunidade que passaria a contar com rede de esgoto, vias carroçáveis , elevador e estação de Metrô.
Com todas estas melhorias, o que fatalmente vai acontecer, caso a comunidade não se regularize e vire um bairro, é um adensamento explosivo da população no local. Não vai haver muro, nem nada que segure.
O Instituto Atlântico, representado pelo seu presidente Paulo Rabello de Castro, aderiu à idéia e junto com a Associação dos Moradores do Cantagalo, iniciamos os estudos para encontrarmos a soluções jurídicas possíveis para que os moradores do Cantagalo recebessem seus títulos de propriedade, que virá junto com a ocupação do espaço pelo poder público na forma de fiscalização das construções, habite- se, cobrança do IPTU e das taxas de iluminação pública, coleta de lixo e limpeza das ruas. Foram dois anos de muito trabalho, que agora, até o momento, parece que vai terminar em mais uma conquista para o nosso bairro.

Sei que nem todos concordam com a idéia de transformar os moradores do Cantagalo em donos de suas casas. Gostaria de fazer algumas reflexões:

1) o favela do Cantagalo se encontra naquele local há mais de oitenta anos.

2) Depois de sucessivas administrações desastrosas durante mais de quarenta anos, o fato é as favelas ocupam um espaço inconcebível na cidade.

3) Nós sociedade, também temos nossa parcela de culpa pelo fato de sempre termos sido totalmente omissos e coniventes com este estado de coisas.

4) fato da ocupação ser tão antiga torna inviável jurídicamente qualquer tentativa de remoção. As pessoas, simplesmente, adquiriram o direito àquele pedaço de terra.

5) todos os estudos urbanísticos apontam a regularização como a única opção possível para se acabar definitivamente com as favelas.

6) segundo todos os técnicos, e muitos foram consultados, com a regularização o que vai acontecer é que os moradores além de cuidarem mais do que é seu, vão pagar as taxas pelos serviços que lhes serão prestados, e um sem número de novos empreendimentos deve surgir : pousadas, restaurantes, bares, boutiques, galerias de arte, agências bancárias etc.

7) Com a regularização do Cantagalo e transformação da favela em bairro, acho que estaremos vivendo um momento muito especial: o começo da desfavelização do Rio. Ipanema, como sempre, vai sair na frente e será um ícone neste processo.

Um abraço,

Ignez

APAGÃO

Hotel Arpoador Inn está às escuras há uma hora

O Globo

O bairro do Arpoador está sem energia há cerca de uma hora. O problema atinge residências e estabelecimentos comerciais. O Hotel Arpoador Inn, na Rua Francisco Otaviano 177, por exemplo, está totalmente às escuras. Segundo um funcionário da portaria, a luz chegou a piscar duas vezes e, na terceira vez, aconteceu o apagão. Ele disse que, apesar da falta de energia, ninguém ficou preso nos elevadores. A Light informou que o problema, que atinge parte de Copacabana e Ipanema, já está sendo reparado.

APAGÃO

Light diz que falta de luz em Copacabana e Ipanema já está sendo reparada

O Globo

A Light informou há pouco que suas equipes já estão consertando o problema que deixou às escuras parte do Posto Seis, em Copacabana, e de Ipanema, na Zona Sul do Rio. Segundo a assessoria da concessionária, a falta de luz _ dois dias depois do apagão _ foi provocada por um defeito num cabo subterrâneo. Ainda de acordo com a empresa, trata-se de um problema de rotina. Ainda não há previsão de quando a energia nesses locais será restabelecida.

CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA

Conselho Comunitário de Segurança leva as autoridades problemas regionais

Tatiana Rezende

A última reunião do Conselho Comunitáno de Segurança, realizada dia 29 de outubro teve a presenc;a da delegada titular da 148 DP, Dt' Tercia Amoedo, do sub-comandante do 230 BPM, Major Ricardo Arlem de Gouveia Mattos, o acessor do administrador regional Bernardo Carvalho, Carlos Eduardo Muniz e 0 subinspetor da 28 IGM, Roberto Rodrigues. A reunião realizada na 148 DP, no Leblon, contou com a presenc;a ainda de diversos moradores dos bairros de Ipanema, Leblon, Jardim Botanico e Gavea.

Ao começo da reunião, a Dr. Tercia informou aos presentes que brevemente será transferida para a 78 DP, em Santa Tereza. Para tranquilizar os moradores e representantes de associações, a delegada apresentou o novo delegado, Dr. Fernando Velozo.
Para homenagear a delegada, os presentes pediram que fosse encaminhado ao governador Sergio Cabral, uma menção de reconhecimento ao trabalho prestado pela delegada a região.
Ap6s o pronunciamento, uma das questões abordadas foi a falta de iluminação nas mas de Ipanema e Leblon. Os moradores reclamaram da escuridlio de certas mas e a forma como isso contribui para o aumento de assaltos. Tais violencias tambem vem acontecendo na Rua Barão da Torre, em Ipanema, entre as Ruas Teixeira de Melo e Farme de Amoedo, onde existem varios menores instalados no local criando, aos poucos, uma pequena "cracolândia". Os menores utilizam drogas sem pudor algum durante todo o dia e ainda ha suspeitas por parte dos moradores que exista tráfico de entorpecentes.

Em resposta, o Major Ricardo Arlem informou que ira investigar a denúncia e que, apesar do atual efetivo reduzido de 640 policiais do batalhlio, pretende aumentar o policiamento na regiião com patrulhas e rondas.

Moradores do Leblon também reclamaram sobre a falta de organização no triâsito no bairro. Dois pontos criticos foram citados: o cruzamento dasAvenidas Bartolomeu Mitre e Ataulfo de Paiva e também das Ruas Conde Bernadotte com Av. Bartolomeu Mitre e Rua Dias Ferreira. 0 subinspetor da 28 IGM, Roberto Rodrigues, informou que vai estudar de que forma a Guarda Municipal pode melhorar a situação no local.

A falta de policiamento do Canal Jardim de Alah também foi citada. Uma moradora informou sobre urna nova prática de furto dos marginais no local, que e ó roubo de pneus. Segundo a moradora, em cinco dias dois furtos foram vistos por ela. Os ladrões costumam agir no estacionamento do canal, entre a Av. Vieira Souto e a Rua Prudente de Moraes.
o sub-comandante informou que ira estudar o caso e decidir a melhor
forma de acabar com a prática

As reuniões do Conselho Comunitáirio de Segurança acontecem sempre na uútima quinta-feira de cada mes Para participar, basta enviar e-mail para - acboisson@hotmail.com.

POLICIAMENTO COMUNITÁRIO

Policiamento comunitário traz bons resultados

Tatiana Rezende

O policiamento comunitario funciona no Leblon desde 2004. Na época, a iniciativa foi instalada apenas no Alto Leblon, e funcionava com patru¬lhas da Policia Militar que faziam rondas diárias, e coletavam assinaturas dos porteiros dos prédios. Segundo a presidente da Associação Comercial do Leblon, Evelyn Rosenzweig, a ação era muito positiva da maneira como acontecia, e hoje a área está bastante vulnerável.
O policiamento comunitáirio é uma filosofia de policiamento na qual a polícia atua em parceria com a comunidade para melhorar a segurança pública e a qualidade de vida da população. "A gente precisa desse policiamento 24 horas. Essa área, diferentemente de urn condomínio, é vulneráveL Além disso, nos, mo¬radores, temos medo dessa segurança armada. Chego a rezar para que eles nao vejam uma ocorrencia e reajam a tiros. 0 procedimento correto e avisar a policia, nao ter rompantes de heroismo para mostrar serviço" - disse a presidente.
Atualmente o policiamento comunitáirio não funciona mais nos moldes iniciais. Hoje em dia, há apenas a agenda comunitaria, que foi resgatada em 2007, onde a patrulha da PM passa de prédio em prédio e recolhe a assinatura dos porteiros, para comprovar sua passagem pelo local.
Nas ruas do bairro, existem desde 2008, 28 rádios que fazem a comu¬nicação entre a Policia Militar, a Guarda Municipal, os comerciantes locais e a associação de moradores.

Não existem olhos mais atentos do que os dos moradores e comerciantes do bairro para dizer onde estão os maiores focos de criminalidade

Desde a implatação do sistema, a comunica9ção direta com a policia só tern trazido ao bairro bons resultados. "A comunicação funciona muito bem. Se algum agente de segurança do bairro ve urn individuo suspeito ja entra em contato com a policia e em muitas vezes, acaba evitando urn futuro assalto, ou coisa parecida" - afirma Evelyn.

Para financiar o esquema, Evelyn conta com a colaboração de urna rede de supermercados que patrocina todos os 28 radios. II A presença dos rádios já é algo que nos da uma certa tranquilidade. Ter urn canal direto com a policia e bas¬ tante eficaz para ações rápidas II - afmna a comerciante Debora Silva.

A atenção da comunidade no bairro e essencial para a policia. "Nao exis¬tern olhos mais atentos do que os dos moradores e comerciantes do bairro para dizer onde esmo os maiores focos de criminalidade" - diz a comerciante. Para a corporação o policiamento comunitario deve permear e redirecionar sua ação tomando-a mais eficiente na prevenção do crime na área de cobertura do seu batalhão.

DAR ESMOLAS ?

Dar esmolas?

Mauro Franco

C omentamos muito nas paginas deste jomal sobre a quetão da populaçaão de rua, solicitando aos moradores para nao dar esmolas, pois esta atitude estimula ainda mais a mendi¬cancia.
Mas, enfim, o que fazermos diante daquela mãe gravida, o idoso barbudo, o de muletas, o colostomizado, o adolescente com os olhos tristes ... ? Darmos ou não a esmola naquele momento? Será uma úmica altemativa de sobrevivencia para aquela pessoa ou uma profissão, já que o assistencialismo se enraizou malefica¬mente na sociedade? Será que a esmola servira para matar a fome ou será mais uma moeda de troca por drogas ou mesmo armamento que servirá para o crime? São tantas dúvidas ... que ficamos sem saber o que fazer.
Temos que entender que a mendicãncia não é uma opção de vida e sim um problema gerado pela propria sociedade que nao conseguiu eleger pessoas aptas para elaborar politicas publicas sociais competentes.
Nao adianta ficarmos discutindo nestas paginas, nem mes¬mo em reuniões, a questão da campanha "Não de Esmolas" se esta nao estiver acompanhada de politicas inclusivas.
Para quem não mora nas ruas, falar de mendicãncia não é tarefa dificil. o problema e como podemos ajudar a reconstruir uma vida melhor para estas pessoas que sequer conhecem seu di¬ reito de serem atendidas pelo poder público.
As pessoas que desejarem dar dinheiro ou objetos para ajudar esta população desamparada devem procurar entidades serias que desenvolvam trabalhos que os devolvam para a soci¬edade. Um dos locais que podemos indicar e 0 Solar Meninos de Luz, creche/escola que desenvolve função educativa do berçario ao ensino médio nas comunidades dos morros PavãolPavãozinho e Cantagalo
(Tel 2522-9524).

Pense ! Faça certo sua parte !

PRAIA DE IPANEMA-A MELHOR DO CONTINENTE !


Rio de Janeiro é escolhido como o melhor destino sul-americano
Redação SRZD

A cidade do Rio de Janeiro conquistou mais um importante prêmio no setor de turismo mundial. A capital fluminense foi considerada o melhor destino da América do Sul pela World Travel Award. A praia de Ipanema, na Zona Sul, foi eleita como a melhor do continente. A premiação aconteceu no último sábado, em Londres, na Inglaterra.

Na semana passada, a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 foi escolhida como o melhor destino gay do mundo

ÁRVORE DA LAGOA


Luz de sobra na árvore da Lagoa Rodrigo de Freitas


Atração será inaugurada dia 5 com show de Simone. À noite, serão tocadas canções natalinas

Rio - Luz não vai faltar na Lagoa Rodrigo de Freitas a partir de 5 de dezembro, quando serão acesas as 2,9 milhões de microlâmpadas da Árvore de Natal da Bradesco Seguros e Previdência. Com 85 metros de altura, o símbolo natalino terá seis geradores, tornando o seu brilho à prova de apagão. O tema deste ano será ‘a união dos nossos melhores desejos’, representado por guirlandas.

Simulação mostra como será uma das 11 fases da iluminação da árvore que enfeita o mês de Natal há 14 anos.A 14 ª edição da maior árvore de Natal flutuante do mundo, segundo o ‘Guinness Book’, terá o ator José Mayer como mestre de cerimônias da inauguração. A festa, no Parque do Cantagalo, vai começar às 20h, com show de Simone, do Coral da Fundação Bradesco e da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Todos os dias, às 20h, 21h e 21h50 sinos eletrônicos tocarão canções natalinas.

A decoração da árvore, em 11 fases, poderá ser apreciada das 19h30 às 2h. Sextas-feiras e sábados, o espetáculo ganha uma hora a mais de duração: vai até as 3h. Cerca de 80 mil de pessoas deverão passar diariamente pelo símbolo natalino, que ficará no centro da Lagoa até 26 de dezembro. Depois, ele será deslocado para o Parque dos Patins, onde fica até 6 de janeiro, quando será desmontado. “É a árvore de Natal mais bonita do mundo, não há nada igual”, elogiou o governador Sérgio Cabral.

Como novidade este ano, foi lançado um concurso de vídeos com mensagens natalinas que vai premiar os três vencedores com iPhone. A partir do dia 25, quem quiser mandar sua gravação pode entrar no site www.arvorenatalbradescoseguros.com.br e se cadastrar. No site também é possível fazer um passeio virtual pela árvore e girá-la 360 graus.

Mas os tradicionais passeios no barco dos pescadores ao redor da árvore de natal estão proibidos este ano. “Há 6 anos fazemos os passeios, mas este ano vamos ter prejuízo de mais de R$ 1 mil no salário do fim do ano”, reclama o pescador Pedro Marins. Ele diz já ter ido quatro vezes à Prefeitura do Rio se queixar.

Para neutralizar a emissão de gás carbônico pela construção da Árvore de Natal da Bradesco, a empresa vai plantar 600 árvores.

CANTAGALO TERÁ IMÓVEIS REGULARIZADOS

Cantagalo tera imoveis regularizados

Rogério Daflon - O Globo
Morro será 0 primeiro beneficiado por lei sancionada ontem por Sergio Cabral

• 0 Morro do Cantagalo, em Ipanema, será 0 primeiro a re­ceber 0 benefício da lei, sancionada ontem pelo governador Sergio Cabral, que trata da regularização fundiária em ter­ras do estado. A lei da a admi­nistração estadual 0 direito de doar terras ou casas instala­das em áreas de propriedade do estado. A lei é retroativa, para, assim, evitar invasões e construções irregulares nas chamadas areas de interesse social, ou seja, em comunida­des carentes: - 0 vice-governador (Luiz Fernando) Pezão é um entu­siasta da regularização fundia­ria em comunidades. E ele quer começar a faze-la no Mor­ro do Cantagalo - afirmou 0 secretario estadual de Habita­ção Leonardo Picciani, acres­ centando que a lei suprimiu da Constituição Estadual 0 artigo 68, que proibia 0 estado de doar suas propriedades.
Cantagalo tem cerca de seis mil moradores
Pezão recebeu, ha alguns meses, um grupo de morado­res de Ipanema, liderados pe­l0 economista Paulo Rabelo de Castro e pela ONG Projeto de Seguraç;a de Ipanema, que havia feito um levanta­mento da situação fundiaria no Cantagalo. Ali, 0 terreno tem cerca de 62 mil metros quadrados de area construi­da, na qual existem 1.487 re­sidencias com cerca de seis mil moradores. Um terço do terreno pertence a Compa­nhia Estadual de Habitaçao (Cehab), outro ao governo do estado e 0 ultimo terço a proprietarios particulares. - Alem da inedita possibi­ lidade de doação das terras do estado, a lei preve a outor­ga de condições de uso e a venda financiada de imoveis pelo proprio estado a popu­lação de baixa renda - expli­cou 0 advogado Mauricio Santos

PRAIA DE IPANEMA

Mancha de óleo aparece em Ipanema e Leblon

Fernanda Malta, Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - O mar que banha as praias de São Conrado e Leblon amanheceu nesta terça-feira com uma imensa mancha marrom, na altura do Morro do Vidigal. O motivo, segundo o o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), teria sido a chuva que caiu durante a madrugada e o início da manhã e fez escoar lixo, terra, resíduos, e até esgoto, das encostas da favela.

Embora a mancha tenha aparecido pela manhã, a direção do Inea só tomou conhecimento do fenômeno às 14h, após ser procurada pelo Jornal do Brasil.

– Neste período, é normal haver pancadas de chuva de repente. Como o Rio é uma cidade que fica entre o mar e a montanha, as águas das encostas acabam sendo despejadas no mar. Mas se dispersam rápido e não oferecem riscos à população – afirmou a gerente de qualidade ambiental do Inea, Fátima Soares.

Apesar de descartar os riscos para a saúde dos banhistas, ela classificou as águas da praia como impróprias para o banho. Mesmo assim, nenhum alerta foi dado às centenas de banhistas que aproveitaram o dia de sol sem saber do problema. A única providência do órgão foi colocar um aviso em seu site, visto apenas por quem acessou o endereço eletrônico à tarde.

– Não achamos necessário colocar placas na orla avisando que o banho está impróprio porque a mancha já havia se dispersado. A restrição aumenta nos locais próximos aos Canais do Jardim de Alah e Visconde de Albuquerque – disse Fátima.

Um salva-vidas que trabalha na praia, no entanto, garantiu que a marca de poluição esteve presente no mar até, pelo menos, 13h.

– É muito raro colocarem avisos de praia imprópria por aqui – disse Marcelo, que trabalha ali há 20 anos.


O microbiologista Roberto Martins Figueiredo discordou do Inea e afirmou que o problema gera riscos aos banhistas, como hepatite A e E, além de disenteria e desidratação.

– As chuvas, geralmente, “lavam” as cidades, carregam toda a sujeira para o mar. As águas se tornam uma espécie de ônibus, que transporta a sujeira até a pessoa, e junto com ela, os vermes. Na dúvida, o procedimento deveria ser isolar a água e fazer uma limpeza.

O médico também ressaltou que crianças e idosos, são mais suscetíveis a contrair doenças.

Falta de aviso provoca críticas de banhistas e é contra a lei


O Artigo 464 da Lei Orgânica Municipal é claro: “o Poder Executivo é obrigado a manter sinalização de advertência nos locais de despejo de esgotos sanitários, industriais ou patológicos, com o fim de esclarecer a população sobre a sua existência e os perigos para a saúde”.

Apesar disso, nenhum carioca, ou turista, foi informado nesta terça sobre a extensa mancha que se espalhou pela praia do Leblon, resultado do lixo escoado pela favela do Vidigal até o mar.

Após o alerta, feito somente pela reportagem, a moradora do bairro Denise Reis ficou revoltada.

– É um absurdo não ter um aviso na areia. Eu venho aqui com meus filhos pequenos e já tive Hepatite A devido à água suja. A gente fica exposta a riscos.

Após o mergulho na água, e no lixo, o estudante Gustavo Martins, 22, percebeu algo errado.

– A água está muito salgada, parece uma lagoa.

Mesmo com o problema, o estudante Ian Micharheles, 21, resolveu arriscar.

– Eu pego onda no Leblon há sete anos e, fora micose, nunca contraí nenhuma doença – afirmou o surfista.

Se, para quem vive na cidade, é uma decepção ver o mar impróprio, para quem vem de longe é ainda pior.

– Acho que deveriam ter mais cuidado com os turistas. É um desrespeito com a gente e com a natureza – disse a paraense Katriane Rocha, neófita no Rio.



ACIDENTE EM IPANEMA

Queda de espelho na rua tumultua trânsito na Joaquim Nabuco e divide atenções de fãs de Madonna

Selma Schmidt

O trânsito na Rua Joaquim Nabuco, em Ipanema, nas imediações do Hotel Fasano, onde a cantora Madonna está hospedada, chegou a ficar totalmente parado entre 14h45m e 14h55m. E o motivo não foi a saída da popstar do local. Dividindo as atenções com Madonna, um espelho que estava sendo içado até o oitavo andar do prédio 254 da Joaquim Nabuco, quebrou parcialmente e caiu no asfalto. O acidente não feriu ninguém, mas parte do espelho continua pendurada por uma corda no meio da rua, chamando atenção dos pedestres e fãs que estão na porta do hotel. O trânsito foi liberado, mas policiais militares que fazem a segurança no entorno do Fasano se deslocaram para o local.

OI FUTURO



Quarta edição do festival 'Sem tabu' mostra animações eróticas no Oi Futuro até quinta

O Globo


RIO - Já imaginou o Homer e a Marge Simpson em cenas tão quentes que não podem ser vistas por crianças? Pois animações como esta serão exibidas a partir desta terça (10.11) até quinta-feira (12.10) no Oi Futuro Ipanema, quando rola o 'Sem tabu - 4º Festival internacional de animação erótica e educação sexual', com 84 filmes de 20 países.

Assista à vinheta e a trailers do festival

Nesta quarta, às 18h, serão exibidos dois episódios especiais em homenagem à série de Matt Groening, que completa 20 anos. Na sequência de "Os Simpsons - Too hot for TV" (algo como 'muito sensual para a TV') passa a outra programação especial, às 19h: "Mundo canibal", com 10 filmes. "Elu Ilma Gabriella Ferrita", produzido na Estônia, vem logo depois, às 20h, no Programa Média Metragem, com uma história que fala de prostitutas virtuais.



Das 84 animações, 56 estão na Competição de Curtas e 15 em Sexo Seguro - o restante compõe os programas especiais. Os temas abordam amor, romance, sexo, educação, sensualidade, relacionamento, sexualidade, diversidade sexual e, claro, erotismo.

Confira a programação completa do 'Sem tabu'
Mais notícias no site do Rio Show

@@@

'Sem tabu - 4º Festival internacional de animação erótica e educação sexual' @ Oi Futuro Ipanema. Ter e qui, às 14h, 15h30m, 17h, 18h30m e 20h. Qua, às 18h, 19h e 20h. Rua Visconde de Pirajá 54, Ipanema. R$ 6

PM NA PRAIA

Tropa de PMs na praia vai dobrar

Alguns estarão disfarçados de banhistas. Reforço começa sexta-feira

POR FRANCISCO EDSON ALVES, RIO DE JANEIRO

Rio - Após um fim de semana de tumulto e arrastões nas praias cariocas, a Polícia Militar informou que reforçará o policiamento nas orlas do Rio e Niterói. A Operação Praia começa sexta-feira e vai quase dobrar o número de PMs na região. A tropa praiana passará de 350 para 650 homens e só deixará o local com o fim da estação mais quente do ano. Alguns, disfarçados de banhistas, tentarão evitar brigas, nas sextas, sábados, domingos e feriados.

Os policiais vão patrulhar as praias da Zona Sul, Recreio, Barra da Tijuca e Niterói. De sexta a domingo, houve pelo menos um arrastão por dia, segundo relato de banhistas. Domingo, uma bomba caseira foi deixada na areia do Leme. O porta-voz da PM, major Eduardo Silva, no entanto, minimizou os episódios: “O que aconteceu no Arpoador foi uma briga, provocando corre corre. Alguns vândalos aproveitaram para roubar bonés, chinelos e celulares. Os fatos foram isolados e insignificantes, diante das cerca de 2 milhões de pessoas que estiveram nas praias”.

Apesar do discurso, ontem no início da tarde nublada, havia seis carros e cinco quadriciclos do 23º BPM (Leblon) só no Arpoador, palco de arrastões sábado e domingo. “A ordem é detectar e prevenir brigas e combater pequenos furtos e uso de drogas. Policiais à paisana podem acionar outros via rádio”, disse Silva. Em toda a orla, havia 100 PMs, alguns com fuzis. O paulista Ronaldo Magalhães, 48, evitou o Arpoador, mas não teve paz: “Decidi ir para o Leme e lá tinha outro tumulto, por causa de um artefato explodido pelo Esquadrão Antibomba. Gosto do Rio, mas a segurança é precária”.

ESSA É A GM !

Enviado por Mauro Ventura -

Papo com o guarda municipal

Começo da tarde de sexta-feira, dia útil, mesmo assim praia lotada, o barulho de buzina atrapalha a concentração. O motivo do engarrafamento são os carros estacionados irregularmente do lado direito da minha rua, para alegria do guardador, que cobra R$ 10 por veículo.

São 13 automóveis. O guarda municipal passa por eles, indiferente. Na quadra seguinte, há mais 19 carros parados de forma irregular à esquerda, e mais dois do lado direito, totalizando 34 veículos em apenas duas quadras.

Isso em plena sexta-feira, numa amostra do que vai ser o verão.

Vou atrás de um guarda municipal. Procuro nos cruzamentos. Nada. Como é dia de feira, passeio entre as barracas. Nada. Espio nos bares, lanchonetes e restaurantes, vendo se algum está filando uma boquinha. Nada. Em geral, eles são encontrados em grupos, batendo papo embaixo de uma árvore. Nada.

Até que encontro um na calçada. Explico a situação e o convido a me acompanhar para multar os infratores. Ele se desculpa:

- Não posso infracionar. Não cuido de trânsito. Só quem pode multar são os que têm boné branco - diz ele, apontando para o boné bege.

- Então o senhor faz o quê? - pergunto, com alguma ironia.

- Controle urbano. Não deixo camelô parar na calçada. Mas vou avisar para mandarem colegas e um reboque.

Ele pegou seu celular, discou um número e me passou o telefone. Falei com a moça da central, expliquei em detalhes a situação e ela prometeu enviar uma equipe, com reboque.

Enquanto conversamos, na movimentadíssima Avenida Visconde de Pirajá, em Ipanema, um carro com dois homens subiu com as quatro rodas a calçada, parando na transversal, e perguntou ao guarda se podia ficar ali. Não, foi a resposta óbvia.

- Mas a gente só vai esperar um amigo nosso que está no banco - justificam, nem aí para estarem atrapalhando totalmente o fluxo de pedestres.

O guarda voltou a negar autorização. E encerrou o assunto com uma pérola:

- Se eu não estivesse aqui, você poderia estacionar.

Ou seja, desde que o guarda não esteja vendo, o cidadão pode cometer qualquer irregularidade, mesmo que para isso infernize a vida dos outros.

Ah, o reboque e a equipe da Guarda Municipal não deram as caras na minha rua.

RUA REDENTOR


Fogo destruiu quarto de apartamento em Ipanema, dizem bombeiros


Edifício fica localizado na Rua Redentor.


Segundo os bombeiros, ninguém ficou ferido.

Do G1, no Rio
Foto: Thamine Leta/G1 Fumaça pôde ser vista da Lagoa (Foto: Thamine Leta/G1)


O Corpo de Bombeiros controlou no fim da tarde desta segunda-feira (9) o incêndio que atingiu um apartamento em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo a corporação, as chamas destruíram o quarto de hóspedes do imóvel, que fica na Rua Redentor. Ninguém ficou ferido.

Bombeiros do quartel de Copacabana foram acionados para o local. O trabalho de combate às chamas durou cerca de uma hora. De acordo com os bombeiros, o fogo começou no apartamento 301. Ainda não há informações sobre as causas do incêndio.

Apenas o quarto atingido pelas chamas foi interditado pelos agentes da Defesa Civil municipal. Durante o trabalho dos bombeiros, os moradores tiveram que deixar os seus apartamentos e se concentraram em frente ao prédio.

Motoristas que seguiram em direção à Rua Redentor encontraram trânsito confuso. Policiais militares e guardas municipais auxiliaram os pedestres na região.

INCÊNDIO EM IPANEMA



Incêndio atinge prédio em Ipanema


Edifício fica localizado na Rua Redentor. Ainda não há informações sobre feridos.

Do G1, no Rio



Fumaça pode ser vista da Lagoa


Bombeiros do quartel de Copacabana foram acionados nesta segunda-feira (9) para controlar um incêndio em um prédio na Rua Redentor, em Ipanema, na Zona Sul do Rio. Segundo informações da assessoria do Corpo de Bombeiros, as chamas começaram no apartamento 301. Ainda não há informações sobre vítimas, nem sobre as causas do incêndio. Bombeiros continuam no local.

IPANEMA NÃO MERECE ISSO ! !




Acho que, acima de qualquer responsabilidade governamental, seja ela municipal ou estadual, o que é preciso combater para a solução deste tipo de problema é a completa falta de educação da população.Uma campanha educativa com aplicação de pesadas multas (tem que doer no bolso) aos infratores é imperiosa.
Pagamos altos impostos e ficamos com o lixo daqueles que vêm para a praia num fim de semana de sol !
Esse é o cartão postal,a famosa PRAIA DE IPANEMA,imundo cheio de lixo deixado por um pessoal sem educação,que vem curtir e vai embora.
VERGONHA MORAR NUM BAIRRO COMO ESSE ! !

FIM DE SEMANA DE SOL !
















OLHA O LIXO ! ! !







ADELAIDE,
fui caminhar na praia, hoje, de manhã, 08:00h.
Fiquei estarrecida quando entrei na areia.
Nunca vi nada igual. Chocante !!!! Era lixo p'ra todos os lados.
A Comlurb começou a juntar para poder recolher.
Eram montanhas de lixo.
Na beira d'agua tinha milhares de latas e garrafas.
A Comlurb não coloca lixeiras adequadas nem suficientes.
Eu estava sem celular para tirar foto.
Quando cheguei em casa, peguei a máquina fotográfica e voltei lá nas montanhas,
mas a Comlurb já estava no final da coleta.
Parece que a Viviane conseguiu fotografar.
Roberto acha que devemos marcar reunião com o presidente da Comlurb.
Alguma coisa temos que fazer.
É CRIME AMBIENTAL !!!!!!
maria amelia


Bom dia, a todos Sr. Alexander, Instituto e, Amigos do Parque, AMIPANEMA, PSI. Segue fotos tiradas no fim de semana e agora pela manhã desta segunda feira 09/11 do estado de sujeira em que ficou o Parque. O volume de lixo impressiona. Solicitei a COMLURB atraves de email e agora as 8:00 hrs. da manhâ com o gerente da área Sr. Renato que estava no Arpoador para providenciar para o próximo fim de semana, maior quantidade de caçambas que deveriam se distribuidas pela nas entradas do Parque -Av. Behring e Francisco Otaviano junto aos ambulantes de comida que se colocam nas entradas, já que não vamos conseguir sua retirada. Para não sobrecarregar vou enviar somentes estas 3 fotos mais tenho mais inclusive um video.Se um dos senhores tiver outras ideias por favor, se manifestem para poder nos mobilizar junto a Prefeitura. O Sr. Renato se mostrou bastante receptivo as ideias. Trocamos telefones e acredito que uma providencia será tomada por parte da empresa. Atenciosamente,
Adelaide Barata Falkenbach

MADONNA EM IPANEMA

Apenas a imprensa aguarda chegada de Madonna em hotel de Ipanema

Waleska Borges e O Globo

RIO - Por enquanto, nenhum fã chegou ao Hotel Fasano, em Ipanema, onde vai ficar hospedada a cantora Madonna. Apenas a imprensa aguarda pela estrela no local. Madonna vem ao Rio em missão social. Ela estaria interessada em participar de projetos educacionais voltados para a população carente no Rio.

A expectativa é de que ela se encontre à tarde com Anderson Sá, vocalista do AfroReggae. O governador do Rio, Sérgio Cabral Filho, também deve se encontrar com a diva, apesar de a assessoria do Palácio Guanabara dizer que não há nada marcado na sua agenda oficial.

DOMINGO DE SOL


Suspeita de bomba e mais arrastão


Em domingo de praia lotada, artefato, briga e roubo a banhistas causam tumulto na orla

Rio - Mais um dia de confusão em praias lotadas no Rio. Ontem, o Arpoador foi palco de novo arrastão. Uma briga entre gangues provocou correria e assustou banhistas, que tiveram objetos pessoais furtados, assim como aconteceu no sábado em Ipanema. No Leme, uma suposta bomba caseira causou alarme, mobilizando o esquadrão antibombas da Coordenadoria de Recursos Especiais da PM (Core).

O objeto, avistado por guardas municipais por volta das 10h, estava em uma sacola plástica, na areia, junto ao calçadão. O local foi isolado com fitas, cadeiras de quiosques e até uma corda feita com jornais. Após a chegada de uma ambulância da Samu, um policial do esquadrão antibombas explodiu o artefato às 14h20, depois de quatro horas de expectativa. O material foi fotografado e levado para análise. O resultado para confirmar se o artefato era mesmo explosivo deve sair em uma semana.

Os banhistas ficaram mais revoltados do que assustados. “É mais um caso de violência envolvendo o Rio”, lamentou a estudante Cássia Ribeiro, 22 anos.

No Arpoador, uma briga entre gangues por volta das 13h fez com que muitas pessoas deixassem a praia. Um dono de barraca que não quis se identificar reclamou da falta de policiamento e do prejuízo causado pelo tumulto. “Foi uma correria, muita gente foi embora sem pagar”, disse o vendedor. Alguns banhistas, apavorados, correram para o restaurante do Hotel Arpoador Inn.

“As pessoas se assustaram e começaram a gritar que era arrastão. Foi briga, mas teve gente que aproveitou pra levar bolsa, celular. A polícia chegou 20 minutos depois que acabou a correria”, contou Alan Gouveia, 18 anos.
As praias lotadas também deram trabalho para o Corpo de Bombeiros. Segundo o G- Mar de Copacabana, foram cerca de 30 casos de afogamentos e 60 de crianças perdidas. A operação Choque de Ordem não deu trégua aos motoristas. Sábado e domingo, 275 veículos foram rebocados na orla de Copa ao Recreio. A Guarda Municipal multou 2,5 mil veículos estacionados irregularmente.

Risco de falta d’água para 11 milhões no Rio

Os cerca de 11 milhões de moradores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro devem economizar água nas próximas 24 horas. De acordo com a Cedae, os problemas ocasionados por um raio que atingiu a rede de energia da Estação de Tratamento de Água do Guandu, na noite de sábado, já foram solucionados, mas o sistema está operando com 90% de capacidade.

Segundo a Cedae, alguns trechos de Nova Iguaçu, Nilópolis e Caxias e bairros como Santa Teresa e Recreio dos Bandeirantes podem ser os mais afetados e ter o abastecimento comprometido.

Já o fornecimento de energia deverá voltar aos padrões normais. A Light informou que os problemas de falta de luz registrados desde quinta-feira, em virtude do aumento de consumo, estão sendo resolvidos e trabalha para normalizar o sistema de distribuição.

O calor deve diminuir. Apesar de a máxima deste domingo ter sido de 38 graus, durante a semana não deverá passar dos 30.

CUIDADO !

Gavião de Ipanema

O gavião que andou atacando gente na Rua Nascimento Silva, em Ipanema, fez outra vítima.
Quinta, bicou, meu Deus, a cabeça de uma criança.

MAIS UMA ! ! !

Briga de gangues volta a assustar banhistas na praia de Ipanema

POR RICARDO VILLA VERDE, RIO DE JANEIRO

Rio - Uma suposta briga de gangues no Arpoador voltou a causar tumulto e apreensão na tarde deste domingo aos milhares de banhistas que lotaram as praias da Zona Sul do Rio. Houve correria na altura do Posto 8. Policiais militares do 23º BPM (Leblon) chegaram a ser deslocados para o local, mas quando chegaram o problema já havia acabado.

VIRADÃO ESPORTIVO


Começa 'Viradão esportivo'

Eduardo Paes no Viradão. Foto: Beth Santos.JB Online


RIO - Começou por volta das 9h, na Praia do Leblon, Zona Sul do Rio, o 'Viradão esportivo'. São cerca de 33 horas de práticas esportivas em ruas, praças, avenidas, clubes e estádios. A ação se estende a várias cidades.

A programação foi aberta pelo prefeito Eduardo Paes, que seguiu de bicicleta da Praia do Leblon ao Arpoador.

MAURO VENTURA

Enviado por Mauro Ventura -

Onde estarão esses indicadores europeus?

Leio no jornal o secretário de Segurança dizer que o Rio não é violento. Beltrame fala que "temos indicadores europeus em determinadas áreas".

Fico me perguntando que áreas são essas. A Zona Sul não é.

Após ler o que ele diz, saio de casa para dar uma volta, caminho até a Praça Nossa Senhora da Paz e passo em frente ao sofisticado Fórum de Ipanema, um dos locais mais policiados da cidade. Tem sempre segurança privada na porta. Vejo uma movimentação estranha. Há um carro de polícia e uma senhora aos prantos.

Entro no Fórum e percebo dois policiais junto à loja Briollet. Na vitrine, onde havia relógios e joias restam só as tabuletas com preços como "R$ 18.750". E alguns itens de menor valor, como canetas.

Apresento-me e pergunto ao PM o que houve. Ele explica. Dois homens bem vestidos, de terno, tinham acabado de fazer a limpa na joalheria. Estavam com granada e pistola. Teve gente, ouço falar, que se jogou no chão. Os policiais me dizem que a dupla esteve no dia anterior no local, para sondar o terreno.

Isso por volta das 14h30m, em plena sexta-feira, na Rua Visconde de Pirajá, no Fórum de Ipanema. Com granada, que pelo visto se tornou um item corriqueiro no arsenal dos bandidos. Se Ipanema definitivamente não tem indicadores europeus, onde será que eles estão?

COMO SERÁ DEZEMBRO ? ?


Confusão

Briga deixa banhistas em pânico na Praia do Arpoador

Marta Paes - O Globo
G1

RIO - Uma confusão por volta das 15h deste sábado no Arpoador, Zona Sul do Rio, supostamente provocada por uma briga entre banhistas, levou pânico a milhares de pessoas que estavam na praia. Com medo, banhistas correram para o mar. Pelo menos seis pessoas tiveram objetos furtados no local. Inicialmente, policiais chegaram a informar que não houve registro algum.

Entre as vítimas, estava um casal de turista de Porto Alegre.

- Estávamos na água quando vimos o tumulto, e não deu tempo de pegar as coisas. Viemos passear e acontece isso - lamentou a turista Flávia Grillo, que estava acompanha do marido, Carlos Duarte.

- As pessoas saíram desesperadas. Pensamos que fosse um arrastão - contou Maria Estephania Almenteiro Mello, 22 anos.

A confusão, entre os Postos Sete e Oito da praia, se estendeu para o calçadão e ruas próximas à Teixeira de Melo. Guardas municipais tentaram separar os agressores, sem sucesso. Policiais do 23º BPM (Leblon) confirmaram que o tumulto, que durou cerca de 20 minutos, teria sido provocado por briga entre banhistas.

A PM informou que a operação especial de policiamento de verão começou neste sábado.

- Prevendo as praias cheias, devido ao forte calor da semana, demos início ao esquema de policiamento, já pensando no verão. No sábado, foram mais 30 homens nas praias. Trabalhamos com seis barracas na areia, quatro quadriciclos e dez viaturas circulando na orla, num total de cerca de 60 homens. Esse reforço acontecerá aos sábados, domingos e feriados - afirmou o coronel.

De acordo com PMs que faziam patrulhamento no Arpoador, o número de crianças perdidas foi alto: pelo menos dez menores foram levados para a cabine policial no local.

O episódio de violência ocorre menos de uma semana após a publicação em O GLOBO da reportagem sobre confrontos entre galeras de jovens, que podem chegar a grandes proporções. A reportagem faz parte da série "Jovens em Risco", que ofereceu um alerta aos pais para os novos perigos a que os jovens estão expostos atualmente.

Tumulto da praia acontece no mesmo dia de calor récorde e falta de luz


O calor que levou milhares de pessoas em direção ao mar foi responsável ainda por deixar centenas de moradores de trechos de 11 bairros do Rio e do município de Caxias sem luz. Segundo a Light, a causa mais provável do problema foi o excesso de eletrodomésticos ligados, aliado à suspeita de "gatos" (ligações clandestinas que aumentam nessa época do ano). Às 11h, o fornecimento de energia foi normalizado em pontos de Olaria, Irajá, Gávea, Grajaú, Leblon, Taquara e Curicica. Os bairros do Leblon e da Gávea ficaram sem luz por cerca de duas horas. De acordo com a Light, o fornecimento de energia voltou ao normal no fim da tarde.

Neste sábado, a temperatura igualou seu próprio récorde, da última quinta-feira, para esta época do ano. De acordo com o ClimaTempo, a máxima registrada neste sábado foi de 40.2 graus, na Praça Mauá. O domingo ainda será quente, com previsão de 37 graus e pancadas de chuva à tarde. Na segunda-feira, porém, uma frente fria reduz a temperatura, trazendo mais chuva.