PRAIA DE SOL E TUMULTO


'A praia esvaziou muito rápido', diz estudante que viu tumulto na orla


Jovem estava com amigos no Posto 9, em Ipanema.


Polícia Militar nega que houve arrastão.

Carolina Lauriano


Do G1, no Rio


Foto: Carolina Lauriano/G1 O policiamento foi reforçado na orla da Zona Sul do Rio (Foto: Carolina Lauriano/G1)"Do nada as pessoas começaram a correr e a praia esvaziou muito rápido", contou o estudante Victor Schneider, de 18 anos, que estava no calçadão do Posto 9, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, quando viu uma correria na areia por volta das 15h deste sábado (7).

Segundo o estudante, as pessoas estavam nervosas e corriam muito. Porém, ele não viu nenhum grupo de arrastão. "Também tem aquilo: um corre, todos correm, querendo se defender", disse ele.

Seu irmão, Fernando Schneider, de 20 anos, estava no Posto 8 e disse que viu a mesma cena: uma correria. "Todo mundo desesperado, com medo de arrastão", contou ele, que estava de saída da praia.

A Polícia Militar afirma que tudo não passou de uma onda de pânico dos banhistas e que o que houve foi uma briga na Praia do Arpoador, no Posto 7.

Policiais do 23º BPM (Leblon) foram acionados e toda a orla teve o policiamento reforçado. Por volta das 16h, a situação já estava normalizada.

A PM afirmou ainda que não houve ocorrência de roubo ou furto e por isso não se tratou de um arrastão. Um funcionário de um hotel da orla do Arpoador contou que viu uma correria, mas em seguida a situação ficou tranquila.


PÂNICO NA PRAIA

Briga na orla de Ipanema deixa banhistas em pânico
O Dia

Rio - Uma confusão entre banhistas na tarde deste sábado, na orla de Ipanema, levou pânico às pessoas que aproveitaram o sábado para curtir a praia. Com medo da briga acabar virando arrastão, boa parte do público deixou o local com medo. A suposta briga que teria originado o pânico ocorreu por volta das 15h entre os postos 11 e 10 e se estendeu até o calçadão. Ao todo, houve dois registros de furto e um de assalto na 14ª DP (Leblon).

VEXAME DA PM !

Enviado por Berenice Seara -

Quadriciclo da PM dá vexame em Ipanema

Sabadão de sol, praia cheia, pouco depois das 14h.... Eis que estoura, no Posto 8, em Ipanema, o já tradicional aviso de arrastão. Correria para todos os lados e a súbita aproximação de um quadriciclo da PM que... atola na areia! Em segundos não tem mais ninguém na praia, as barracas estão vazias e só se vê, desolados, os policiais que estavam no quadriciclo atolado.

Definitivamente, chegou o verão.

VARIEDADES

Mirella Santos twitta foto de Latino vestido de Homem AranhaMostra leva a Ipanema 16 filmes sobre a história do rock inéditos no Brasil

Cena do filme 'The US vs John Lennon': o beatle com a mulher, Yoko Ono, contra a guerra do Vietnã


A partir desta sexta-feira, a 3ª Mostra de Cinema Rock & Totem mostrará que história é o que não falta sobre o rock: serão exibidos no Estação Ipanema 16 filmes inéditos no Brasil. A seleção é do empresário Fred D’Orey, um apaixonado por música que costuma garimpar em outros países títulos que nunca chegaram no Brasil.

O primeiro da série é “The US vs John Lennon”, um documentário que narra a evolução do beatle que virou um calo no pé de Richard Nixon, presidente dos Estados Unidos na década de 70, ao virar ativista da paz contra a guerra do Vietnã. Kiss, Slade e Woodstock estão entre os temas abordados nos filmes.

Confira a programação:

Sex, 06/11

19h - The US vs John Lennon
Direção: David Leaf e John Scheinfield
Legendas em espanhol, 96 minutos. 2006

21h15 - A Technicolor Dream
Direção: Stephen Gammond
Legendas em inglês, 156 minutos. 2009.

Sáb, 07/11

17h - Kissology
Produção: Alex Coletti
Versão original em inglês, 100 minutos. 2006.

19h –Slade in Flame
Direção: Richard Loncraine
Versão original em inglês, 120 minutos. 1975.

21h30m - Punk attitude
Direção: Don Letts
Legendas em espanhol, 120 minutos. 2005.

Dom, 08/11

17h - Rock School
Direção: Don Argott
Versão em inglês, 93 minutos. 2004.

19h - High Tech Soul, The Creation of Techno Music
Direcão: Gary Bredow
Legenda em inglês, 64 minutos. 2006.

21h15 - Love Story
Direção Chris hall e Mike kerry
Versão original, 110 minutos. 2007

Seg, 09/11

19h - Jusqu’a tombouctou
Direção, Michel Jaffrennou.
Legendas em inglês, 73 minutos. 2007.

21h15 - Woodstock 40th aniversary
Direção Michael Wadleigh
Legendas em inglês, 120 minutos. 2009

Ter, 10/11

19h - Townes Van Zandt, Be Here to Love Me
Direção: Margareth Brown
Versão original em inglês, 100 minutos. 2005.

21h15 - Mayor of the Sunset Strip
Direção: George Hickenlooper
Legendas em espanhol, 95 minutos. 2004

Qua, 11/11

19h - Soft Machine Alive in Paris 1970
Direção: Claude Ventura
60 minutos. 1970.

21h15 – Privilege
Direção: Peter Watkins
Legendas em inglês, 103 minutos. 1967

Qui, 12/11

19h - Rory Gallagher Irish Tour 1974
Direção: Tony Palmer
Original em inglês, 83 minutos. 1974.

21h15 - All you need is love
Direção: Tony Palmer
Original em inglês, 100 minutos. 1976.

3ª Mostra de Cinema Rock & Totem
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 605, Galeria Astor, Ipanema (21) 2529-4829.
Entrada a ser retirada nas lojas Totem de Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 547, (21) 2540-0661).

Tags: John Lennon

TÁ ESQUENTANDO - FIM DE ANO CHEGANDO ! !

Dois homens assaltam joalheria em Ipanema e são presos

Nathália Marsal

Dois homens foram presos acusados de terem assaltado uma joalheria, na tarde desta sexta-feira, no Ipanema Forum, na Rua Visconde de Pirajá 351, em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro. Vestidos de terno e gravata, eles entraram na loja por volta das 14h. De acordo com a polícia, as vítimas foram ameaçadas com pistolas e uma granada.

A ação durou aproximadamente cinco minutos. A loja não soube precisar o valor do roubo. Policiais da 14ª DP (Leblon) foram informados da ocorrência e, durante as buscas, localizaram os criminosos.

MAIS UM ! ! !

Adolescente é detido suspeito de participar de arrastão em Ipanema

Com ele, os agentes apreenderam carteira, cartões e documentos.

Segundo polícia, ele confessou participação no crime.

Do G1, no Rio

Guardas municipais detiveram, na tarde desta sexta-feira (6), um adolescente de 16 anos suspeito de participar de um arrastão em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo a GM-RJ, o crime aconteceu momentos antes da prisão, na Praça Garota de Ipanema. Não houve tiroteios.

Os agentes patrulhavam a região, quando ouviram gritos de socorro e viram pessoas correndo. Durante o tumulto, eles desconfiaram do adolescente, que estava escondido atrás das árvores, dentro da praça. O rapaz tentou fugir, mas foi preso em seguida. De acordo com a polícia, ele confessou participação no crime.

Com o suspeito, os agentes apreenderam uma carteira com dinheiro, cartões de crédito e documentos das vítimas. O menor, que é morador do Morro da Mangueira, na Zona Norte, foi encaminhado para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

VARIEDADES


Moda, música e design no Ipanema Jam Fashion


By Anamaria Légori


Posted in: Moda e Comunicação/ Cinema / Arte / Música / Design / Fotografia / Arquitetura
Tags: Ipanema, Ipanema Jam Fashion, jazz, Moda, Moda e Design, moderno, música, Rio de Janeiro


Para quem estiver a sorte de estar passeando pelo bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro, nesse domingo (08.11.09) , pode ir lá dar uma olhada no Ipanema Jam Fashion, no Antigo Mistura Fina.

O evento traz moda e música: tudo isso de frente para o mar!

Mais de 20 criadores de moda e design da nova geração vão mostrar seus trabalhos, em uma atmosfera musical composta por novos nomes do jazz moderno que farão intervenções no palco.

Legal, né?

Data: domingo, 8 de novembro de 2009

Hora: 13h – 20h

Local: Posto 8 – Antigo Mistura Fina, em Ipanema

MELHOR DESTINO GAY DO MUNDO !

Rio é eleito melhor destino gay do mundo

CLARISSA THOMÉ - Agencia Estado

RIO - Uma eleição promovida pelo canal Logo, da MTV, e pelo site Trip Out Gay Travel confirmou o que já parecia consolidado pelo mercado de turismo - o Rio é o melhor destino gay do mundo. Atualmente, um em cada quatro estrangeiros que chegam à cidade para passear fazem parte do público GLS, segundo aponta estudo divulgado em outubro pela UniverCidade. E eles gastam, por dia, o dobro do que um turista convencional.

O Trip Out Gay Travel descreve o Rio como cidade "gay-tastic". Cita a Farme de Amoedo como a "rua mais gay", a uma quadra da "praia gay de Ipanema". Mas não são os pontos turísticos que deram à capital fluminense o título, disputado com Buenos Aires, Barcelona, Londres, Montreal e Sydney.

"O que elegeu o Rio não foram os cartões postais ou a noite, que em Buenos Aires ou São Paulo é muito mais agitada. A cidade ganhou por causa das pessoas, um comportamento do carioca, que tem mais sensualidade, mais liberdade. E tudo isso ocorre num ambiente como a praia de Ipanema", afirma Eduardo Lima, sócio da Rio G, agência de turismo voltado para o público GLS.

As agências especializadas oferecem os pacotes clássicos - Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Jardim Botânico -, mas com alguma bossa. O Museu Carmem Miranda, no Flamengo, não pode faltar, diz Oswaldo Faria, da operadora Gay Travel Brasil. "Ela é um grande ícone gay". Faria também leva os mais ousados para a Praia do Abricó, de naturismo, ou para a Reserva, entre a Barra e o Recreio.

Guia

Lançado há dois anos, o guia Rio Diferente, dos jornalistas Gustavo Leitão e Jefferson Lessa, se propôs a ensinar o caminho das pedras dessa cidade friendly. "No futuro, a gente vai dar risada por ter feito um guia gay. Não vai ser preciso um guia porque as pessoas vão se sentir à vontade em todos os lugares", comentou Chico de Assis, um dos idealizadores do guia, que vai virar programa da tevê a partir de fevereiro.

"A escolha do Rio é uma honra para a gente. É o segmento do turismo que mais cresce por causa do potencial econômico do público, que é 30% superior ao do turista convencional", afirmou Almir Vieira Nascimento, presidente da Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes (Abrat-GLS).

SUSTO



Sistema de gás continua fechado em prédio de Ipanema onde houve explosão


O Globo e G1

RIO - Continua fechado nesta sexta-feira o sistema de gás do edifício em Ipanema, onde uma explosão na cozinha deixou cinco pessoas feridas na noite de quinta-feira. O objetivo é evitar novos acidentes até que sejam conhecidos o acidente. O prédio fica no número 1.340 da Rua Prudente de Moraes. Pela manhã, bombeiros fizeram vistoria no local. O laudo com as causas da explosão só deve ser divulgado dentro de 30 dias.

Em nota, a Companhia Distribuidora de Gás do Rio (CEG), informou que está à disposição para acompanhar o trabalho da perícia e "esclarece que não existe uma análise conclusiva que indique que o acidente está relacionado ao gás canalizado".

A explosão ocorreu durante uma festa de aniversário no apartamento que reunia cerca de 40 pessoas. Parte do chão da cozinha - onde estavam todas as pessoas que se feriram - desabou sobre a garagem do edifício, destruindo o carro do próprio dono do apartamento.

Nesta sexta-feira, a rede de gás localizada em Santa Cruz da Serra, próximo ao Parque Eldorado, foi atingida acidentalmente pela Companhia de Água e Esgotos (CEDAE). A área foi isolada e todos os procedimentos de segurança necessários para efetuar o reparo na rede foram tomados. A CEG informou, por meio de nota, que tomará todas as medidas para que o abastecimento de gás aos clientes daquela região não seja afetado.

ASSALTO

Quatro homens assaltam joalheria em Ipanema

POR LUARLINDO ERNESTO, RIO DE JANEIRO

Rio - Quatro ladrões roubaram uma joalheria no Ipanema Forum, na Rua Visconde de Pirajá 351, em Ipanema. O roubo aconteceu por volta das 14h, com movimento intenso de clientes no prédio.
Na fuga dos bandidos, quando o alarme foi acionado, houve correria pelas galeiras e muita gente ficou nervosa. A PM foi acionada e ainda chegou a fazer buscas na tentativa de achar os ladrões. O caso será investigado pela 14ª DP (Leblon).

PEGA LADRÃO !

Homem condenado por furto em São Paulo é preso na Zona Sul do Rio

O Globo

RIO - Um homem com mandato de prisão expedido em São Paulo por furto foi preso, na manhã desta sexta-feira, durante operação de acolhimento à população em situação de rua realizada nos bairros de Ipanema e Leblon pela Subprefeitura da Zona Sul. No total, 27 pessoas foram acolhidas, sendo quatro menores de idade.
A ação percorreu as ruas Ataulfo de Paiva, General Artigas, General Urquiza, Bartolomeu Mitre, Humberto de Campos, João Lira, no Leblon, e Visconde de Pirajá, Joana Angélica, Vinícius de Moraes, Prudente de Moraes e Teixeira de Melo, em Ipanema.
Os moradores de rua foram encaminhados para sarqueamento na 14ª DP (Leblon), onde o criminoso foi identificado. De lá, seguiram para abrigos da prefeitura. A operação contou com o apoio da secretaria de Assistência Social, Comlurb, Guarda Municipal, Grupamento Especial de Trânsito.

ACIDENTE EM IPANEMA

CEG esclarece que ainda não existe análise conclusiva sobre acidente em Ipanema

O Globo

RIO - A CEG informou na manhã desta sexta-feira, através de uma nota oficial, que ainda que não existe uma análise conclusiva que indique que a explosão de um apartamento em Ipanema, na última quinta-feira, está relacionada ao gás canalizado. Ainda de acordo com a nota, a companhia afirma que se colocou a disposição para acompanhar o trabalho da perícia e que está aguardando ser chamada pelos órgãos competentes

SANDRA NUNES


De volta à Ipanema - Igreja Nossa Senhora da Paz


Sexta-feira, Novembro 06, 2009


Voltei à Ipanema, a Igreja Nossa Senhora de Paz com sua arquitetura gótica/árabe(?) já havia me conquistado naquele pequeno estudo do outro dia.Desta vez levei uma tela maior para capturar a luz matinal ...

Igreja Nossa Senhora da Paz -osl - 72x65cm- Sandra Nunes

Posted bySandra Nunes at 00:24

Labels: Encontro Mundial de Pintura ao ar livre, igreja_nossa_senhora_da_paz, ipanema, paisagem do rio de janeiro, rua visconde de Pirajá, Sandra Nunes

VAZAMENTO DE GÁS PROVOCA EXPLOSÃO

Vazamento de gás provoca explosão e faz 5 feridos em Ipanema

Segundo testemunhas, incidente aconteceu em festa de aniversário.

Vítimas foram resgatadas em macas e levadas para hospital da região.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas após uma explosão causada por um vazamento de gás na noite desta quinta-feira (5) em um prédio residencial, na Rua Prudente de Moraes, em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Bombeiros do quartel de Copacabana foram acionados para o local.

Segundo testemunhas, o incidente ocorreu durante uma festa de aniversário num apartamento no primeiro andar do prédio. Cerca de 20 pessoas estavam no local. Ainda de acordo com testemunhas, as luzes se apagaram e em seguida eles ouviram uma explosão na cozinha.

“Foi uma explosão muito forte. Eu nunca tinha presenciado uma explosão como essa. Eu nunca pensei que eu fosse passar por uma situação dessas. Parecia uma guerra. Eu pensei que fosse um ataque ou alguma coisa parecida”, disse a arquiteta Cristina Guimarães.

Testemunhas disseram, ainda, que parte do piso do apartamento desabou sobre o estacionamento do prédio, atingindo alguns carros. Os cinco feridos seriam funcionários de um serviço de bufê. Não houve incêndio.

“A luz apagou e aí a gente achou que era hora do parabéns, todo mundo foi para a sala para cantar o parabéns, mas quando tentaram ligar a luz de novo, no fusível, caiu a cozinha inteira, formou um buraco e a vidraça arrebentou. Caiu tudo. A sorte é que nós estávamos no primeiro andar, porque caiu sobre a garagem”, contou a engenheira Branca Pereira.

Técnicos da Defesa Civil do município também foram acionados para o local. Segundo a Defesa Civil, apenas o apartamento onde aconteceu a explosão foi interditado. Por questões de segurança, o sistema de gás do edifício foi fechado por funcionários da Companhia Distribuidora de Gás do Rio (CEG).

Até às 23h30 desta quarta-feira, os bombeiros ainda não tinham divulgado os estragos causados pela explosão. Os militares ainda investigam as causas do incidente.

Vítimas

De acordo com os bombeiros, quatro feridos foram resgatados em macas e depois levados para o Hospital Miguel Couto, no Leblon, na Zona Sul. A quinta vítima, com ferimentos leves, foi atendida no local e liberada em seguida.

Segundo a sala de polícia do hospital, as vítimas foram encaminhadas para o setor de ortopedia da unidade, já que todos reclamavam de dores no corpo. A maioria apresentava escoriações nos braços e no rosto. Não há informações sobre feridos graves.


EXPLOSÃO EM IPANEMA

Explosão em apartamento de Ipanema

O Globo e CBN

RIO - Cinco pessoas ficaram feridas sem gravidade após uma explosão, na noite desta quinta-feira, em um apartamento do primeiro andar do prédio número 1.340 da Rua Prudente de Moraes, em Ipanema. Os feridos foram levados para o Hospital Souza Aguiar. Todo o edifício foi esvaziado pelos bombeiros, que estão no local aguardando a chegada da Defesa Civil.

A explosão ocorreu durante uma festa no apartamento que reunia cerca de 20 pessoas. Segundo a Rádio CBN, o incidente teria sido causado por um problema de gás na cozinha, e a CEG já foi acionada. Parte do chão desabou sobre a garagem do edifício, destruindo alguns carros. Segundo a CBN, um trecho da rua está interditado ao tráfego.

EMAIL RECEBIDO

Nós frequentadores da praia de Ipanema em frente ao Jardim de Alah,precisamos de ajuda.

Os tratores que por ali passam não fazem absolutamente nada, a não ser espalhar fumaça negra,poluindo o ar das pessoas que caminham e se exercitam naquele trecho.É um absurdo o gasto de combustível !

Por favor,tomem providências a respeito !

Atenciosamente.

WAGNER MONTES


Carnaval em Ipanema

Entidades que representam moradores de Ipanema defendem mudanças na programação do carnaval de 2010 para o bairro. A Associação de Moradores vai tentar convencer a Prefeitura do Rio a concentrar os desfiles dos blocos na orla para garantir a infraestrutura, especialmente os banheiros químicos. Na última sexta-feira, a Secretaria Especial de Turismo do Município publicou a lista dos 461 blocos que sairão no próximo ano. Como alguns desfilam mais de uma vez, serão 499 desfiles. A secretaria informou que é difícil controlar o trajeto dos blocos, mas que os locais por onde eles passam foram mapeados para que a prefeitura possa criar a infraestrutura adequada. No carnaval passado apenas 269 desfiles foram autorizados, os outros aconteceram informalmente.

- Infraestrutura é bem legal para garantir a diversão do povo!

Fonte: Jornal O Globo

Postado por Wagner Montes

LUA CHEIA !

Hoje é o melhor dia para ver uma das luas mais lindas do ano

Renato Grandelle

RIO - A chuva que nas últimas semanas atrapalhou a vida do carioca acabou deixando um presente. A Lua poucas vezes esteve tão bonita. E a noite desta quarta-feira é uma oportunidade para observar uma das luas mais lindas do ano. Tudo porque a chuva limpou a atmosfera, e varreu literalmente a poeira em suspensão que tanto atrapalha a observação do céu nas cidades.

Segundo o físico do Observatório Nacional Marcomede Rangel, o grau de visibilidade aumentou e a atmosfera está mais transparente, pois a poluição funciona como uma espécie de obstáculo.

E como a Lua ainda está cheia, o brilho é mais intenso. Para melhorar, a Lua está mais próxima da linha do horizonte.

Hoje ainda é possível ter essa visão, mas a partir desta quinta-feira a atmosfera deve começar a voltar a ficar mais suja. É um fenômeno mais meteorológico do que astronômico. A Lua cheia está lá, mas o que proporcionou sua visibilidade foram os dias de chuva.

O brilho intenso da Lua chegou literalmente a tirar o sono da advogada Ana Carolina Vieira. Moradora de Ipanema, ela acordou por volta das 4h da manhã devido ao intenso luar que entrava pela janela do quarto.

- Como o fenômeno é lindo, não dá para reclamar - diz Ana Carolina.

O mesmo aconteceu com o professor de arquiteto Pedro Linhares. Morador do Humaitá, ele também acordou de madrugada com o intenso luar.

- Nunca vi Lua tão bonita - contou Pedro.

BLOG DO CAMILO


Ainda Ipanema

Continuo sem poder esquecer Ipanema dos velhos tempos. Era como viver em uma casa de campo no meio da cidade grande. A ligação com o mundo de todos era o bonde e os onibus que por ali passavam. Eram poucos mas o suficiente para atender a população que deles dependia. A fila interminável de onibus vazios que vemos desfilar hoje pela Visconde de Pirajá, que tornam o transito caótico durante todo o dia não existia. Passavam os bondes e alguns onibus. Outros desciam a Rua Prudente de Moraes e a Rua Nascimento Silva para depois retornar a Rua Visconde de Pirajá a caminho de Copacabana. O comercio de Ipanema era representado por lojas variadas, farmácias, padarias, açougues e algumas que ficaram famosas por sua especialidade. Lembro de duas que faziam a alegria das costureiras e das noivas: a Imperatriz, que vendia rendas e bordados e aviamentos diversos e a Casa Alberto que vendia fazendas para vestidos. Havia também a Casa Mattos, famosa por suprir as necessidades dos alunos a cada inicio de ano letivo. E claro, os bares que fizeram a fama de Ipanema e de onde brotou a bossa nova e a famosa Banda de Ipanema. Falo do Veloso, na esquina da Prudente de Moraes com a Vinicius de Moraes, antiga Montenegro, em cuja esquina nasceu a musica Garota de Ipanema e cuja história já foi contada e cantada muitas vezes. Nesse bar, assistia com inveja os felizardos autorizados a beber cerveja porque ainda não tinha idade para isso, serem servidos de garrafas "estupidamente geladas", saídas da sorveteira do Veloso. Os clientes conhecidos tinham esse privilégio. A cerveja era sempre super gelada. Nas suas mesas reuniam-se costumeiramente Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Rubem Braga que morava na diagonal do bar e tantos outros boêmios e intelectuais da época.Na Visconde de Pirajá, entre as ruas Garcia D'Avila e Anibal de Mendonça, ficava o outro famoso bar de Ipanema, o Zepellin, cujo dono era um antigo marinheiro alemão chamado Oscar e sua não menos famosa mulher cujo nome nunca soube mas que era russa de nascimento e também de sotaque. Moravam na parte de cima do bar. O Zepellin era outro refugio de intelectuais sempre servidos por um garçon totalmente estrábico que os irreverentes apelidaram de "instalação trocada" devido aos seus olhos divergentes. Lá se comia e se comprava a melhor salada de batatas que já provei na minha vida. O Oscar estava sempre de cara amarrada, como se o mau humor fosse uma forma de viver. Lembro que ia frequentemente comprar a salada e todas as vezes que chegava ao balcão, o Oscar e sua mulher estavam discutindo exacerbadamente. Me perguntava como era possível viver em uma situação como essa e porque os dois não se separavam. A resposta veio anos depois, quando o Oscar fechou o Zepellin mudou-se para Nova Friburgo. Mudou de cidade e mudou de vida. Largou a russa e cercou-se das brasileiras. Mas aí, a salada de batatas do bar que abriu em frente a praça central de Friburgo já não era a mesma. Ficamos sem a salada mas acho que o Oscar recuperou a sua vida.Outro famoso bar onde nasceu a Banda de Ipanema era o Jangadeiros, na Rua Visconde de Pirajá. Existe hoje um Jangadeiros em Ipanema mas não tem nenhuma conexão com o antigo. Fui colega de colégio da filha do dono do Jangadeiros mas, por causa da idade, não usufruí de tão privilegiada amizade. O chopp era famoso assim como muitos dos seus frequentadores. Em Ipanema não costumávamos ir muito além dos limites de nossa residência, assim, o Jangadeiros não me era muito familiar a não ser por passar por sua porta a caminho do Cinema Ipanema quase ao lado.Para fechar a minha lista de bares celebres, fico com Bar Lagoa, onde tomei a minha primeira cerveja devidamente autorizado pelos meus dezoito anos. Mas bem antes disso, chamava a minha atenção, todas as vezes que por lá passava, as mesas na varanda, com cadeiras de vime com braços e o luminoso que nos meus primeiros tempos de Ipanema lia Shangri-la em neon azul. A combinação dessa atmosfera com o edifício que abrigava o bar em estilo art decô, criava uma atmosfera única. Claro que naquela época a Avenida Borges de Medeiros tinha mão dupla e bancos de madeira junto a beira da Lagoa, adornada pelos famosos flamboyants floridos de vermelho. Só fui usufruir desse ambiente em 1954 quando pude sentar e pedir ao garçon que me trouxesse uma "caldereta" de chopp, que sempre precedeu uma farta coleção de tantas outras.Deixei de lado um bar que merece menção especial devido aos frequentadores. Chamava-se Café e Bar Progresso e o dono era um simpático português chamado Figueira. Hoje, no luigar onde ficava o Progresso está o Chaika, tocado pelo Eduardo cujo irmão Cesar morreu há pouco tempo e que eram filhos do Figueira. O Progresso é do tempo em que os garçons serviam cafezinho em mesas redondas de mármore branco com pés em ferro fundido, sem reclamar. Lá reuniam-se algumas das figuras mais notórias de Ipanema. O Luquinhas cujo nome era Lucas, uma figura que não passava despercebida pois tinha quase 1,90 metro e pesava seguramente mais de 120 quilogramas. O Luiz Cirandinha que foi famoso campeão de capoeira e seu irmão Mario Pedregulho, muito forte e bom de briga. Os Joãos, dois amigos com o mesmo nome e apelidados de Parafuso e Barriga. O Paulinho Pluto, o Mondrongo, o Fubá e seu irmão Rosinha, os irmãos Godinho, Paulo Amaral e outros tantos. Como vocês podem ver, os apelidos eram bastante bizarros mas alguns deles formavam um time de futebol de praia que foi, junto com outro denominado "Lá vai bola", um ganhador se não na bola, com certeza nas brigas já que o Cirandinha era o goleiro e o Paulo Amaral era meia do Pelicano e garantiam o espetáculo.

Postado por blog do Camillo

CARNAVAL 2010

Blocos em xeque

Moradores de Ipanema reivindicam mudanças no carnaval de rua no bairro

Selma Schmidt

RIO - Dirigentes de entidades que representam moradores de Ipanema defendem mudanças na programação do carnaval de 2010 para o bairro. A coordenadora do Projeto de Segurança de Ipanema, Maria Ignez Barretto, vai procurar o Ministério Público para ver o que é possível ser feito, para evitar que o número de desfiles de blocos regularizados passe de 14 para 23, como informou nesta terça-feira a coluna Gente Boa, do GLOBO. Embora não faça restrições à quantidade de blocos, a presidente da Associação de Moradores de Ipanema, Maria Amélia Fernandes Loureiro, pleiteará à prefeitura que os desfiles se concentrem na orla, de modo a garantir a infraestrutura, especialmente banheiros químicos.

O secretário especial de Turismo do município e presidente da Riotur, Antônio Pedro Figueira de Mello, argumenta que, em 2010, não haverá mais blocos em Ipanema: o que aconteceu, segundo ele, é que aqueles que saíam as ruas sem autorização foram regularizados.

-Todos os blocos são de moradores de Ipanema. Colocamos nosso bloco oficial na rua, ou seja, nossos guardas, operadores da CET-Rio etc - afirma.

Já a coordenadora do Projeto de Segurança de Ipanema reage diz que o bairro virou refém do carnaval:

- São montanhas de lixo.

Quanto à proposta de concentrar os desfiles na orla, o secretário considera inviável:

- O carnaval de rua do Rio não é o de Salvador. Ele nasce em cada lugar. Criar corredores para eles não daria certo. Mapeamos os locais por onde passam, para que a prefeitura possa dotá-los de infraestrutura.

Segundo Figueira de Mello, o número de banheiros químicos para os desfiles de blocos, em fevereiro, ainda não foi fechado. Ele quer que seja maior do que os 900 instalados este ano e busca parcerias. Na sexta-feira, a secretaria publicou a lista dos 461 blocos que sairão no próximo ano. Como alguns desfilam mais de uma vez, serão 499 desfiles. Na carnaval passado, 269 desfiles foram autorizados; outros aconteceram informalmente.


EMAIL RECEBIDO







Prezado

Repare bem nas fotos do anexo!

A própria PM faz do Jardim de Alá estacionamento para seus companheiros! No momento em q passava pela praia presenciei a seguinte cena: o motorista do BMW, q acabava de sair de dentro do canteiro de obras,aonde está sendo feito um ponto de apoio da PM,retirava a prancha de surf de dentro da patrulhinha com ajuda do policial e colocava a mesma em seu carro(BMW).

JOGO DO BICHO

PM fecha ponto de apuração de jogo do bicho em Ipanema

Natanael Damasceno


RIO - Policiais do serviço reservado 23º BPM (Leblon) prenderam no fim da tarde desta terça-feira quatro pessoas em Ipanema depois de fechar um ponto de apuração do Jogo do Bicho na Esquina da Avenida Viconde de Pirajá com a Rua Henrique Dummont. Os policiais chegaram ao local através de informações passadas ao Disque-Denúncia. Segundo a polícia, foram apreendidos no local peças de computadores e material para a apuração do jogo. Os presos e todo o material apreendidos foram levados para a 14ª DP (Leblon), onde o caso está sendo registrado

PARQUE GAROTA DE IPANEMA

Oficina com Ana Velho no Parque Garota de Ipanema

O Observatório Ambiental em parceria com o Instituto E convidam nesta 4ª feira dia 04/11/2009, para uma oficina temática com a artista plástica Ana Velho.

A atividade é gratuita e abordará assuntos como 3Rs, Consumo Consciente e Sustentabilidade.

Nesta oficina serão confeccionados brinquedos a partir da reutilização de materiais.

A faixa etária é livre e a entrada também!

Local: Parque Garota de Ipanema – Arpoador (próximo a arena cultural)

Horário: 15:30h

Maiores informações:

55.21. 8771.4006

raphael.durao@gmail.com

Reduza, Reutilize e Recicle

Antes de qualquer coisa, pense em sua responsabilidade e compromisso com o meio ambiente.

ZAZÁ BISTRÔ






Terça, 3 de novembro de 2009, 10h23 Atualizada às 11h26
"Costumo inventar muitos quebra-galhos", diz dona do Zazá Bistrô

Mariana Canedo
Direto do Rio de Janeiro

André Valentim/Especial para Terra


Isabela Pierek diz que seus dotes culinários são resultado da sua experiência de vida


Dica para as mulheres que gostam de impressionar: é possível simplificar sem deixar de lado a sofisticação. Para Isabela Pierek (Zazá), proprietária do Zazá Bistrô, que fica em Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro, quinze minutos são o suficiente para surpreender na mesa.
Com hora marcada para ir ao dentista uma hora e meia após a chegada do Terra à sua casa e descobrir o desafio, Zazá nem pestanejou. "Já sei o que vou fazer", disse, tirando em seguida um brócolis de dentro da geladeira.
Totalmente familiarizada com o território, Zazá, que assina alguns pratos de seu restaurante, anunciou que iria preparar um Penne Tricolore. "Costumo inventar muitos quebra-galhos", disse ela, que contou ter se tornado chef não através de uma academia, mas espontaneamente. Pegou uma caixa da massa de três cores diferentes no armário, um alho, um vidro cheio de amêndoas e, na geladeira, um recipiente em que já havia tomates secos embebidos em azeite e alho. "Só ficou faltando o queijo parmesão para ralar na hora. Anota que é importante."
À medida que ia juntando os ingredientes, Zazá contou como a culinária entrou em sua vida. "Meu marido já tinha sido dono de alguns restaurantes quando morávamos em São Paulo e eu já gostava de cozinhar. Uma viagem em especial nos inspirou e foi à Tailândia. De lá, trouxemos esse sonho, de ter um restaurante com uma pegada meio tailandesa."
Segundo a chef "por natureza", alguns conhecimentos adquiridos ao longo de sua vida foram fundamentais para dar um "algo a mais" em seus dotes culinários. "Adoro receber amigos em casa para jantar e eu mesma preparar as coisas. Não cumpri nenhum programa de estudos muito longo de culinária, mas fui procurando temas que me interessassem. Fui buscar coisas mais típicas para entender melhor como aplicar os condimentos. Fiz um curso de culinária crioula em Nova Orleans e também aprendi muito no Marrocos, onde passei um mês este ano."
Outros toques considerados grandes diferenciais pela chef são a utilização do óleo e da manteiga na comida. "Uso muito pouco óleo na comida e gosto também de usar uma manteiga especial", disse, mostrando a manteiga "Ghee". "Prefiro grelhar as coisas do que fritar e uso esta manteiga, pois ela suporta altas temperaturas sem ficar hiper saturada. Esta é uma manteiga da qual foi tirada toda a gordura. Dá um trabalho danado fazer isto, por isso compro pronta. É necessário aquecer a manteiga para ir tirando o óleo para ficar como esta. É típico da culinária hindu."

Especial para Terra

FARME DE AMOEDO

Casal gay diz ter sido espancado em boate no Rio

1Notícia

ReduzirNormalAumentarImprimirEmbora more no melhor destino gay do mundo, um casal de rapazes viveu na pele o preconceito contra homossexuais. Eles acusam dois seguranças da Le Boy, famosa boate gay do Rio de Janeiro, em Copacabana, de os terem espancado porque trocaram beijos na pista de dança.

André e Marcos ficaram afastados do trabalho devido às lesõesO professor André, 26, e o consultor de vendas Marcos (nomes fictícios), 29, deram queixa de lesão corporal na 13ª DP (Ipanema). "Eles nos batiam, um repetia: 'veado tem que apanhar'", lembra André, que teve dedo fraturado, escoriações no corpo e está sem trabalhar há 50 dias. Marcos levou 11 pontos na cabeça.

A surra foi em 13 de setembro, na Rua Júlio de Castilhos, vizinha à Raul Pompéia, onde fica a Le Boy. O casal saiu de lá às 5h e foi surpreendido por um segurança identificado como Jr. Bruto, que, na boate, havia exigido que o casal fosse para o ¿dark room¿, espaço destinado a carícias mais ousadas. Outro segurança juntou-se a Bruto no espancamento. A delegada Monique Vidal mandou intimar o dono da Le Boy, Gilles Lascar, que disse desconhecer o caso e não aceitar esse tipo de atitude de funcionário.

Um dia depois da 14ª Parada Gay e um mês após eleita sede da Olimpíada 2016, o Rio ganhou novo título: melhor destino gay do mundo. Foram dois meses de votação no site TripOutTravel e no canal americano Logo, da MTV, voltado para o segmento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros). O Rio foi escolhido por mais de 100 mil pessoas, deixando para trás Barcelona, Buenos Aires, Londres, Montreal e Sidney. Para festejar, está marcada concentração entre Ipanema e Arpoador, no domingo, num evento semelhante à Parada Gay.

"É mais um reconhecimento da hospitalidade do povo, que faz os visitantes se sentirem em casa. É um orgulho ser prefeito de uma cidade que respeita e valoriza as diferenças", disse o prefeito Eduardo Paes, lembrando o título carioca de cidade mais feliz do mundo.

No site, a cidade é descrita como local de pessoas amigáveis, belezas naturais e curiosas histórias envolvendo o público LGBT. Sugere passeio na Lapa, apresentada como bairro de Madame Satã, transformista famoso nos anos 30. Mas as mais fortes referências são à Zona Sul. A Rua Farme de Amoedo, em Ipanema, é apontada como a mais gay do Rio, e Copacabana como local para curtir com público selecionado.

"A Parada Gay mostrou que o Rio sabe receber bem todos", disse o secretário especial de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello. Para o superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Cláudio Nascimento, a responsabilidade aumenta: "temos que consolidar políticas públicas voltadas a esse público. Este mês, lançaremos um disque-cidadania gay e 10 centros de referência de apoio jurídico e psicossocial a homossexuais vítimas de violência".

Segundo Nascimento, a falta de registro dos casos dificulta a repressão à violência. Pesquisa do Grupo Arco-íris, Uerj e Universidade Cândido Mendes aponta que só 8% dos homossexuais no estado denunciam agressão ou discriminação sofrida. Ao todo, 70% dizem ter sido vítima de violência e 82% só contaram o caso a um amigo.

PRAIA LOTADA NO FERIADO


GRITO DE ALERTA

Chega de Hipocrisia! O desabafo do pai do viciado continua!

Caros amigos, os antigos e os que chegaram agora,

Gostaria de agradecer o apoio de todos numa hora tão difícil como esta. Precisou acontecer um fato chocante, um abalo que não atingiu apenas as famílias envolvidas, para que a sociedade se mostrasse perplexa e comovida perante a tragédia diária que vivemos em todos os cantos do país. Não tive tempo para acompanhar nada do que saiu nos noticiários, mas, segundo ouço falar, há um clima de indignação generalizado. O acontecimento lamentável do sábado, dia 24 de outubro (quando meu filho viciado em crack matou a amiga que tentava ajudá-lo a largar as drogas), fez emergir questões difíceis do dia-a-dia, que todos nós enfrentamos e já não aguentamos. Vocês não me verão mais lamentando os eventos que passaram, isso agora fica na minha esfera pessoal. Só me interessa olhar para frente e fazer alguma coisa.

Dentro dessas questões, o crack é um deles. De uma cracolândia em São Paulo se multiplicaram centenas pelo país. Daqui a um ano serão milhares! A cola de sapateiro foi substituída pela pedra maldita, o consumo disseminado entre todas as classes e o combate intensificado contra o crime organizado transformou o Rio de Janeiro num teatro de guerra, perdida, e que será maquiado para as Olimpíadas de 2016. Mas essa guerra não é só aqui, está espalhada e em expansão por todas as capitais, periferias e áreas pobres principalmente, no interior e nas cidades de fronteira.

O poder público, apesar da boa vontade de alguns setores, se mostra incapaz de deter a marcha vertiginosa das coisas. Há dinheiro para o FMI, para submarino nuclear, para aviões militares sofisticados, para Angra 3 e até para o Haiti, mas o que vemos aqui é a estrutura complemente falida, seja na área da saúde, da segurança pública, na defesa do meio ambiente, apesar dos esforços valorosos do ministro Carlos Minc, e em outras áreas.

Não podemos continuar a ser esmagados e acuados pela falta de recursos, pelo poderio de grandes grupos econômicos, como o setor privado de saúde e a poderosa indústria da bebida, que sabemos ser uma droga pesada, apesar de lícita. Dois exemplos são emblemáticos. O primeiro é a aliciação através da propaganda de cervejas e similares sem nenhum controle, em nome da democracia – a deles, é claro – e do direito de informação. Chega a me doer ver atletas se prestando a isso, por dinheiro. A segunda é pessoal. Passando mal na sexta, final da tarde, fui até uma clínica em Laranjeiras, a mesma em que morreu a Cássia Eller, e que agora mudou de nome. Com a emergência aparentemente vazia, duas pessoas apenas na minha frente, esperei no mínimo uma hora e quarenta para ser atendido, ainda tendo que aturar a cara de nojo que a médica plantonista me lançou, quando com educação reclamei com a enfermeira sobre a demora. Mas meu caso não era de emergência, apenas uma dor profunda no coração, um possível enfartezinho qualquer. Saí de lá indignado e me dirigi a outra clínica, com um pique de pressão que poderia ter consequências graves. Por sorte fui atendido prontamente por lá. Isso em plena zona sul do Rio e com um cidadão comum que, naquela semana, havia se tornado assunto corriqueiro até no exterior.

Esta semana foi a pior que já tive na vida! Contudo, houve fatos positivos e que me surpreenderam. A imprensa, muitas vezes criticada, teve um papel importantíssimo neste debate que se desenrolou, cobrando das autoridades ação. A população a “cada esquina” debateu entre si a sua indignação. Os que têm alguma voz na mídia se pronunciaram. E até um pai ousou falar em humanidade.

Por isso me dirijo aos amigos e aos inconformados com este estado de coisas, para agradecer e alertar.

A imprensa e as pessoas comuns seguraram em minhas mãos nestes dias, mas nenhuma autoridade se dirigiu a mim nem me ofereceu qualquer apoio, não sei se por falta de jeito ou com o intuito de não querer ouvir alguém que grita em seu ouvido.

Não posso gritar sozinho. É muito fácil tirar de cena quem aponta o dedo para setores tão poderosos. Mas se formos milhões a gritar, a apontar o dedo, a coisa fica bem diferente.

Alguns gestos que tenho recebido – centenas de e-mails, scraps e depoimentos pelo orkut – têm me comovido: relatos de famílias desesperadas e até uma comunidade no referido orkut chamada Poemas à Flor da Pele, que criou um movimento em apoio a meu grito.

No domingo que vem, dia 8 de novembro, às 14 horas, mesmo que não apareça ninguém, irei caminhar na praia de Copacabana dizendo não à hipocrisia, à falta de ética, ao descaso e à propaganda de bebidas na tevê. O convite está feito, gostaria muito de ver por lá cidadãos decentes e entidades como o Viva Rio, o grupo Basta, membros do Crack Nem Pensar, Movimento pela Ética na Política, ecologistas e quem mais quiser aderir.

Não pretendo me promover nem me candidatar a nada. Estou muito feliz sendo escritor e promotor de cultura na Internet. Tenho certeza de que ninguém gostaria de estar na minha pele neste momento. Mas não vou me omitir. Saí do armário e espero que outros façam o mesmo.

Chega de hipocrisia! Precisamos de ação, paz e um pouco de HUMANIDADE!

Obrigado!

Luiz Fernando Prôa

Cônsul de Poetas del Mundo no Rio de Janeiro
http://www.poetasdelmundo.com:80/verInfo.asp?ID=1912


Peço que divulguem em suas listas este grito!

E quem quiser promova manifestações deste tipo em sua cidade!

ASSALTO


Morre cirurgião baleado no fim de agosto em Ipanema

Luiz Ernesto Magalhães

RIO - O gastroenterologista Paulo Athayde Salaverry Lopes, de 54 anos, baleado no fim de agosto quando chegava de moto em sua casa na Rua Nascimento Silva, em Ipanema morreu às 15h55 desta segunda-feira de falência múltipla de órgãos na Clínica São Vicente, na Gávea. O médico levou dois tiros sendo que um deles na cabeça, parcialmente amortecido pelo capacete.

O médico estava internado no CTI da Clínica São Vicente desde 27 de agosto, após ser atendido inicialmente no Hospital Miguel Couto onde suspeita-se que pode ter contraído uma infecção hospitalar.

No início de outubro, os quatro bandidos suspeitos de terem baleado Paulo Athayde foram mortos pela polícia na Rua Vitório da Costa, no Humaitá. A polícia havia recebido informações de que os quatro se encontrariam no local, entre 19h e 19h30m, para assaltarem na região. Policiais do Grupamento de Ações Táticas (GAT) e do Serviço Reservado do batalhão cercaram os acessos à rua e esperaram a chegada dos criminosos, que acabaram encurralados. Houve intensa troca de tiros depois da abordagem policial. Os criminosos morreram ao dar entrada no Hospital Rocha Maia, em Botafogo.

PREFEITURA EM AÇÃO



RUA VISCONDE DE PIRAJÁ
Prefeitura colocando as faixas ; 2/11







PRIMAVERA EM IPANEMA


RUA BARÃO DE JAGUARIBE

EMAIL RECEBIDO

Várias reclamações estão sendo mandadas a respeito do alarme da Loja Futurista,que talvez por falta de manutençao está disparando sem motivo a qualquer hora ,incomodando os vizinhos em pleno feriadão.

Oi tudo bem com vc?

Gostaria de te pedir para fazer uma denúncia no Blog do PSI....

O alarme da Casa Futurista - moda intima feminina - Rua Visconde de Pirajá com Rua Vinicius de Moraes - não para de disparar.... São várias vezes por dia e a noite....

Este feriado, que estou em casa relax, tá fogo de aguentar e está deixando a galera da área maluca.....rsrs...

Tem como vc colocar no Blog? Na segunda vou falar com os donos e irei tb fazer uma denúncia fomal à Secretária de Ordem Pública.... Acho que isso tb é Desordem Urbana!!!

FERIADÃO PREJUDICADO


Tempo instável no Rio prejudica feriadão


JB Online

RIO DE JANEIRO - No primeiro dia do feriadão, o Rio amanheceu com sol em diversos pontos da cidade, mas nuvens fecharam o tempo provocandeo pancadas de chuva, neste sábado.

De acordo com o Instituto Nacional de Metereologia (INMET), a previsão é que as temperaturas permaneçam instáveis até segunda-feira.

Uma nova frente fria vinda do Uruguai deve atingir o Sul do país e se intensificar na terça-feira, dia 3.

Segundo o INMET, a previsão para este domingo para todo o estado é de tempo claro, com pequenas pancadas de chuva rápida ao entardecer, principalmente no norte do estado.