LÁ VEM O NATAL


Árvore de Natal da Lagoa começa a ser montada neste domingo

O Globo

RIO - A tradicional Árvore de Natal da Lagoa começa a ser montada neste domingo. Esta é a 14ª edição do evento que reúne milhares de pessoas na orla da Lagoa Rodrigo de Freitas. A data da inauguração da Árvore ainda não foi marcada, mas tradicionalmente ocorre no último sábado do mês de novembro ou no primeiro sábado de dezembro.

De acordo com a Bradesco Seguros e Previdência, empresa patrocinadora do evento, ela a maior árvore de Natal flutuante do mundo, segundo o Guinness-, e o terceiro maior evento da cidade do Rio de Janeiro, após o Carnaval e o Réveillon.

Os 11 flutuadores, que formam a base de 810 metros quadrados para sustentar a Árvore, serão transportados por carretas, que sairão de Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, por volta das 22h deste sábado, e deverão chegar a 0h de domingo na Subsecretaria Adjunta de Operações Aéreas, na Lagoa, onde começa a ser montada a Árvore.

Os flutuadores são blocos feitos de metal naval que pesam de 12 a 16 toneladas, medem 12 metros de comprimento, 2,4 m de altura e 2,8 m de largura. Para serem colocados na água são içados por um guindaste de 120 toneladas. Uma equipe de operadores de trânsito acompanhará todo o percurso de Jacarepaguá à Zona Sul.

TÁ SOBRANDO MILHO


Tá sobrando milho

Coestrelas do Festival do Rio, pipoqueiros sofrem com a baixa presença do público


O Globo


RIO - Há 40 anos vendendo pipoca, Arlindo de Souza Santos, 60 de idade, conhece como ninguém o Cine Odeon. Nas duas últimas décadas, ele é o pipoqueiro oficial do cinema do Centro do Rio. De tão tradicional, já se tornou uma das estrelas da casa. Durante as pré-estreias, as celebridades fazem questão de tirar foto com ele. E com a autoridade de quem esteve presente em todas as edições do Festival do Rio, afirma que a atual tem o movimento de público mais fraco da história.

De tão experiente, seu Arlindo já sabe de cor a quantidade de ingredientes que devem ser comprados. Para abastecer durante uma semana sua carrocinha, são necessários 30 kg de milho, sete latas de óleo e quatro caixas de leite condensado. Em tempos de festival, ele compra para os mesmos sete dias 35 kg de milho, 12 latas de óleo e seis caixas de leite condensado. O problema é que este ano o milho está sobrando.

- Quando estava passando "Os normais 2", nós vendemos bem mais do que agora - contou dona Isa, de 57 anos, sua esposa e fiel companheira de trabalho.

Das duas, uma: ou este ano o público do festival está abaixo das edições anteriores ou os cinéfilos estão consumindo menos pipoca. Mas o fenômeno não se passa apenas no Odeon. Outros pipoqueiros andam insatisfeitos com as vendas deste ano.

Um deles é Antônio Neri Leal, de 51 anos, 25 deles passados em frente à porta do Espaço de Cinema, em Botafogo. Quem passa pelo local certamente já reparou em sua carrocinha. Além de fazer pipoca, Antônio também faz poesia. E em inglês ("Eu dito para minha filha e ela traduz"). Elas ficam coladas no vidro do carrinho, junto a um texto que revela como ele prefere ser conhecido: "Prepare for the delicious illusions of the Lord's Popcorn" (Sic).

Durante a exibição do documentário "Simonal, ninguém sabe o duro que dei", Antonio vendeu tanta pipoca que pôde reformar a carrocinha. Achou que daria a mesma sorte no festival. Mas até agora só se decepcionou.

Drama maior vive Cláudio Carvalho, o pipoqueiro do Estação Ipanema. O movimento do local tem sido tão fraco que ele prefere se distanciar do cinema e ficar perto das galerias comerciais mais próximas. Mas, ao contrário dos demais, Cláudio parece conformado com a situação. Ele tem, inclusive, uma explicação para a baixa adesão dos frequentadores ao seu produto.

- O público daqui prefere café com bolo - disse.

A concorrência com os cafés e lanchonetes que hoje todos os cinemas possuem em seu interior não chega a incomodar os pipoqueiros. A experiência lhes ensinou que a tradicional pipoca vendida na rua sempre terá seu público.

- Tem gente que prefere a pipoca sabor manteiga feita nas máquinas, mas também tem quem ache que ela só deve levar óleo e sal - afirmou Elias da Silva, pipoqueiro do Leblon há um ano e meio que em toda a vida nunca pôs os pés dentro de um cinema. - Não tenho a menor ideia de como é.

Aliás, a relação dos vendedores de pipoca com o cinema é curiosa. Apesar de estarem toda dia por lá, os filmes não costumam fazer parte de suas vidas. Em alguns casos por falta de tempo, em outros por falta de interesse.

Ainda assim, cada um tem um filme que gostaria de assistir no festival. Dona Isa, por exemplo, busca um tempo na agenda para ver "Bellini e o demônio" ("Eu adoro o Fábio Assunção"). Já Antônio quer arrumar um tempinho para conferir a comédia "Embarque imediato" ("Gostei do cartaz", justifica).

Mas todas as vezes em que o pipoqueiro do Espaço de Cinema tenta assistir a uma sessão é abordado por um cliente insatisfeito com o fato de não haver ninguém vendendo pipoca do lado de fora. Como irá fazer, então, para assistir ao filme do cartaz engraçado?

- Agradando minha filha, quem sabe ela não fica duas horinhas no meu lugar?

RIO 2016 !!!


Vitória

Rio de Janeiro vence e será a sede das Olimpíadas de 2016


O Globo

RIO - O Rio de Janeiro será a sede das Olimpíadas de 2016. A Cidade Maravilhosa derrotou suas concorrentes - Madri (em segundo lugar), Chicago, primeira eliminada com o menor número de votos, e Tóquio, segunda eliminada - e foi escolhida na cerimônia realizada em Copenhague, Dinamarca, como o local onde serão realizados os Jogos Olímpicos. Depois de uma apresentação emocionada da candidatura , com destaque às belezas cariocas e aos benefícios que a primeira Olimpíada na América do Sul traria à cidade, foi a vez da comemoração e da festa. O resultado foi anunciado às 13h50m (horário de Brasília).

Na votação final, o Rio derrotou Madri por 66 a 32 votos. Após o anúncio da vitória, as autoridades brasileiras presentes em Copenhague se abraçaram emocionadas, chorando. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador do Rio, Sérgio Cabral, o craque Pelé, o escritor Paulo Coelho, entre outros, comemoraram o anúncio e partiram para o abraço. Na Praia de Copacabana, o público que torcia reunido pela vitória da cidade comemorou com muita animação.

OPINIÃO

OPINIÃO

Reflexões após um assalto ao lado

ROBERTO MOTTA

Meu filho de 5 anos interrompe meu telefonema aos gritos: "Papai, quatro bandidos na rua." Minha mulher completa a história: invadiram o prédio vizinho, são três ou quatro bandidos, fizeram reféns. Da janela, vemos a rua bloqueada por carros de polícia, homens armados de fuzis, sirenes.

De repente a discussão sobre violência - sobre crime -, que faz parte do meu dia a dia de empresário, diretor de associação de bairro, cidadão e pai, se materializa no prédio ao lado. Conhecemos os dois lados do debate: de um lado, a turma do bandido bom é bandido morto; do outro, a turma do bandido coitadinho, que só age assim por falta de oportunidades. Já deveríamos saber que os dois lados estão errados. Respeito aos direitos humanos é parte fundamental do combate ao crime, e a lei vale para todos. E criminalidade tem várias origens diferentes; a pobreza é certamente um dos fatores envolvidos, mas jamais o único ou o principal - se fosse assim os países ricos não teriam crimes. Tratar um bandido violento como vítima não é só desrespeito grave às vítimas verdadeiras - é também ignorar a noção de responsabilidade individual que norteia nosso sistema social e jurídico. A decisão de portar uma arma e ferir gravemente ou matar outro ser humano deve ter resposta adequada da nossa sociedade. Não tem.

É preciso melhorar as condições sociais para que o crime não prospere, policiar nossas comunidades para evitar que criminosos tenham oportunidades de agir, investigar os crimes cometidos e prender seus autores, julgá-los e condená-los com rapidez e mantê-los presos por tempo suficiente para que eles deixem de ser ameaça para a sociedade. Falhamos em quase todos esses aspectos. Apenas uma percentagem pequena de nossos criminosos é capturada. Processos criminais demoram anos, com os criminosos aguardando em liberdade. As sentenças penais são absurdamente curtas, com uma série de regalias que permitem que criminosos perigosos gerenciem seus negócios da cadeia ou saiam livres após cumprir uma fração de suas penas.

A única saída é o envolvimento de toda a sociedade. A grave crise de segurança que vivemos pode ser vencida, como foi vencida a inflação. Mas são necessárias ideias novas, ousadia, arrojo. Que acordem nossos partidos políticos, gestores públicos, juízes, empresários, pesquisadores, líderes sociais. É hora de discutir um novo modelo sem preconceitos e sem ideologias, um modelo no qual a vida humana seja sagrada e a responsabilidade individual a base de tudo. Um modelo para amanhã.

ROBERTO MOTTA é empresário e diretor da Associação de Moradores de Ipanema.

FESTA EM COPA ! TORCIDA

PM estima em 15 mil a torcida pelo Rio em Copacabana

Cláudio Motta

A Polícia Militar estima que cerca de 15 mil pessoas estão, neste momento, em Copacabana, acompanhando a torcida para a cidade sediar as Olimpíadas em 2016. Tanto a PM quanto a subprefeitura da Zona Sul não resgistraram qualquer incidente grave. O trânsito na Avenmia Atlântica está bastamte congestionado no sentido Botafogo. O panorama é bem melhor na direção de Ipanema. Os motoristas reduzem a velocidade na altura no palco para observar a movimentação. Neste momento, o cantor Lulu Santos faz sua apresentação no palco, de onde ele mandou ironicamente beijos para Tóquio e Chicago:

- Vamos mandar educadamente beijos para Chicago. Vamos mandar beijos para Tóquio, porque vocês perder.

CIDADE MARAVILHOSA


PARTICIPE


ABAIXO ASSINADO

Abaixo-Assinado (#4984): EU DIGO NÃO À GARAGEM SUBTERRÂNEA DA PRAÇA NOSSA SENHORA DA PAZ:

Destinatário: Prefeitura do Rio de Janeiro


Assine este abaixo-assinado << Nós, moradores e/ou admiradores do bairro de Ipanema na cidade do Rio de Janeiro, subscrevemos este abaixo-assinado para expressar nosso repúdio com relação à intenção da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro de incentivar a construção de uma garagem subterrânea na Praça Nossa Senhora da Paz, uma das localidades mais aprazíveis do bairro de Ipanema.A obra, se concretizada, representará a destruição de toda a área da Praça que, desfigurada, não contará mais com suas árvores, lagos e jardins, além de perder as essenciais áreas de lazer de crianças e idosos.Por isso, depositam suas assinaturas os cidadãos listados neste abaixo-assinado, quais sejam:

Dados adicionais:
Endereço para divulgação: http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/4984
criado em 2009-09-12.
47 assinaturas
332 visualizações
autor: Movimento Preserve Ipanema
comunidade:
categoria: Utilidade Pública
Site: http://preserveipanema.blogspot.com

PRESERVE IPANEMA !




Cresce o Movimento em defesa da Praça Nossa Senhora da Paz

O caderno Zona Sul, do Jornal O Globo, publicou hoje reportagem comentando a defesa da Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, que tem sido feita pelos moradores do bairro, entre eles, os membros do Movimento Preserve Ipanema.

A Prefeitura do Rio deseja construir no local uma garagem subterrânea, mas os moradores de Ipanema e o Movimento Preserve Ipanema são contra, afinal, isto representaria a destruição de nossa Praça e de todos os benefícios que ela traz, trocando-os por um trânsito caótico, um ar mais poluído e um bairro com menos lazer para crianças e idosos.

Confiram a reportagem abaixo


Jornal O Globo - Caderno Zona Sul - 01/10/2009

Após ficar dez anos parado, o projeto da garagem subterrânea da Praça Nossa Senhora da Paz é de novo polêmica em Ipanema. Moradores mobilizam forças para impedir a construção por meio da internet, da distribuição de panfletos e do recolhimento de assinaturas para um abaixo-assinado. No próximo sábado, dia 3, às 13h, integrantes do movimento abraçarão a praça. Mas o prefeito Eduardo Paes parece empenhado em tirar o plano do papel. Ele pediu à empresa Ipanema Park S.A — que ganhou a licitação feita pelo então prefeito Luiz Paulo Conde — modificações na concepção para minimizar os impactos ao meio ambiente.

A prefeitura também negocia o fim do processo judicial da empresa, que alega prejuízos financeiros com a desistência da obra.

— Querem fechar a Avenida Rio Branco para carros e fazer uma garagem subterrânea em Ipanema, que atrairá mais veículos? É um contrasenso — argumenta o advogado Marcelo Queiroz, que participa da mobilização.

Já o secretário municipal de Urbanismo, Sérgio Dias, afirma que o objetivo é ordenar o bairro, e não incentivar mais veículos. Entre as exigências que estão sendo feitas, a impantação de ciclofaixas no entorno da praça, no lugar das vagas de estacionamento.

Reproduzida a reportagem, vale ressaltar que, como a matéria do Jornal O Globo foi divulgada também na seção Bairros.com do Globo Online, foi possível às pessoas comentar a iniciativa da Prefeitura: A esmagadora maioria é contrária à obra, criticando a garagem e a intenção da Prefeitura de construí-la.

Postado por Movimento Preserve Ipanema

MENOS 4


Violência

Quatro suspeitos de terem baleado médico em Ipanema são mortos pela polícia no Humaitá
Publicada em 02/10/2009 às 00h54m
Bruno Rohde - Extra e Arquivo O Globo

RIO - Quatro bandidos ocupando duas motos foram baleados pela polícia por volta das 19h30m desta quinta-feira na na Rua Vitório da Costa, no Humaitá, próximo à Casa de Espanha. Segundo informou a Secretaria estadual de Segurança, teria havia troca de tiros na abordagem da polícia, e os criminosos morreram ao dar entrada no Hospital Rocha Maia, em Botafogo.

A polícia havia recebido informações de que os quatro se encontrariam no local, entre 19h e 19h30m, para assaltarem na região. Policiais do Grupamento de Ações Táticas (GAT) e do Serviço Reservado do batalhão cercaram os acessos à rua e esperaram a chegada dos criminosos, que acabaram encurralados. Houve intensa troca de tiros depois da abordagem policial. Pelo menos dois carros foram perfurados por tiros de fuzil. Paredes de casas também ficaram com marcas de balas.

De acordo com o 2º BPM (Botafogo), os criminosos, da Favela de Manguinhos, são suspeitos de terem assaltado esta semana a atriz Cláudia Alencar, em Botafogo, e o gastroenterologista Paulo Athayde Salaverry Lopes, em Ipanema, no dia 26 de agosto. Com os bandidos, foram apreendidas três pistolas, uma granada e duas motos. A ocorrência será encaminhada para a 12ª DP (Copacabana).


Os dois episódios chamaram atenção para o alto índice do uso de motocicletas por bandidos que praticam roubos e furtos na Zona Sul do Rio. No último dia 15, o motociclista Ricardo Wagner Neves Silva , de 39 anos, morreu após ser baleado, em uma tentativa de assalto em Ipanema. Os bandidos, que estavam em duas motocicletas, tentaram levar sua sua moto Yamaha R-1 na Rua Alberto de Campos esquina com a Vinícius de Moraes. No mesmo dia, a atriz Ivone Hoffmann e o diretor de artes e cenógrafo José Dias foram assaltados no Túnel do Pasmado, em Botafogo, por bandidos em motos. E na última terça-feira, um grupo de motociclistas causou pânico num dos acessos à Presidente Vargas, ao pararem o trânsito para roubarem os motoristas.

O 23º BPM (Leblon) tem realizado operações diárias para combater essa prática, que dá ao criminoso maior possibilidade de fuga. Em agosto, 343 motos foram apreendidas pelos policiais. E, somente na primeira semana de setembro, o número chegou a 98 veículos.

O assalto a Cláudia Alencar aconteceu quando a atriz passava de carro no mergulhão que liga a Urca a Botafogo. Quatro bandidos em um Honda Civic fecharam a via, e ela e um acompanhante tiveram bolsas, celulares e objetos pessoais roubados. Um outro casal que estava de carro no momento do assalto também teve os pertences roubados. Já o médico Paulo Athayde foi abordado quando abria o portão de sua garagem, na Rua Nascimento Silva, em Ipanema. De acordo com Tércia Amoedo, delegada titular da 14ª DP (Leblon), onde o crime foi registrado, os bandidos já vinham seguindo a vítima. Após os disparos, elesfugiram levando a moto do cirurgião, que foi socorrido pelo filho mais velho e levado para o Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea. Athayde foi transferido para a Clínica São Vicente e operado pelo neurocirurgião Paulo Niemeyer. Duas balas estão alojadas no médico, uma na cabeça e outra no ombro.Ele permanece em coma induzido, mas seu estado de saúde é estável.

MÊS DA CRIANÇA



MÊS DAS CRIANÇAS


A Bb moderno Ipanema, junto com a Galeria 444, vai promover durante o mês de outubro uma campanha de arrecadação de brinquedos a serem doados para as crianças atendidas pela ONG Criança Renascer. A campanha se inicia no próximo sábado, dia 3 de outubro, às 10h, com brincadeiras e distribuição de brindes. As atividades se estenderão durante todo o mês das crianças. As doações poderão ser feitas nas urnas que estarão espalhadas pela Galeria até 31 de outubro

.
Venha participar!!!


Postado por Bb moderno Ipanema às 13:57

PARA QUEM QUISER AJUDAR !

Amigos, precisamos de contribuições para o projeto Harmonicanto, um trabalho duro mas maravilhosso que a Cássia leva adiante, ensinando jovens e crianças do Cantagalo canto e a tocarem diversos instrumentos musicais – isto abre uma perspectiva de vida e alternativa importante demais para estes jovens. Peço vossa ajuda, obrigada, abraços, C.

Prezad@

Muito obrigado por contribuir na vaquinha Uma sede e um transporte para o Projeto Harmonicanto.

Lembre-se de completar todos os passos do pagamento, tanto no Vakinha quanto no PagSeguro.

Para acompanhar a vaquinha, visite http://www.vakinha.com.br/Vaquinha.aspx?e=5201

Boas vaquinhas!

Equipe Vakinha.com.br

O QUE VAI PEGAR !


Tags: estilo, moda, tendência, verão

A temporada Primavera/Verão 2010 já está aí e o IpanemaBlog convidou nomes cool do circuito da moda para falar sobre as tendências para os dias de calor. Entre brincadeiras e gostos pessoais fica a certeza: A temporada se dividirá entre o neon e o nude, o fluído e o justo e o rocknroll e o clássico. Quer saber mais?

Alice Autran – Produtora de Moda

“Sem dúvida o neon vai pegar fortíssimo, assim como as cores mais neutras (branco bege, caqui), mas sempre com muito gráfico, nada ‘romantiquinho’: a palavra é bold. As formas serão soltas, com volumes diferentes, ou bem justinhas e curtas, tipo bandage dress. A Hervé Leger deverá pegar forte. Os tecidos “furadinhos” tem tudo pra bombar: São leves e fresquinhos, belos e delicados. E muito brilho, glitter, paetê, lamê, o que for.

Quanto a moda praia, acredito que os biquínis cresceram na parte de baixo… Não são mais micro. Também ninguém mais usa ambas partes combinando. Maiôs e biquínis com recortes geométricos são tendência… Vamos ver se por aqui pega. Nas calçadas, cada vez mais gente está andando de bicicleta e skate, diria que esses são acessórios indispensável neste verão.

Já sobre as pessoas, esta temporada será da cantora Maria Gadú. Sensacional. Na noite, tomaremos drinks cada vez mais sofisticados e a alta gastronomia chega também aos bares.”

Bebel Moraes – Produtora de Moda


“Acredito que o verão 2010 estará repleto de cores: laranja, pink, limão, amarelo, azul etc. Os comprimentos serão curtos e a silhueta irá variar entre o justo e o fluido. No jeans, a novidade será as lavagens que vem com um tom mais claro, quase branco. Mas a verdade é que várias tendências firmam os pés, como as boyfriends, as bandagens, saruel, macacões e unhas coloridas.”


Cristina Gabrielli – Blog Oficina de Estilo

“Eu acredito que esse vai ser um verão mais rock&roll, com uma inspiração bem anos 90. Jeans delavê e desgastado em calças, jaquetas e até coletinhos. Jaquetas de couro em cores claras tipo gelo e bege, sapatos e sandálias pesadas com tiras grossas e saltos sólidos, metais aplicados em roupas e acessórios como tachas, rebites, correntes e zíperes…

O legal é usar apenas um desses elementos coordenados com peças super sofisticadas, tipo calças e paletozinhos de alfaiataria, tops com brilho bordados em paetês, ou super femininas, como vestidos curtinhos ou longos, leves e estampados. Tricôs fininhos quase transparentes, tecidos lustrosos tipo seda ou cetim também são apostas. É um rock&roll com bossa tropical, que brinca de ‘leve vs pesado’ e deixa o jeans com cara de chique!”

Lia Amâncio – Blog Lounge

“Este verão será muito mais divertido do que o verão passado. A Alice Disse e O Segredo Do Vitório estão fazendo um trabalho ótimo de fidelização no twitter e transformando as sapatilhas coloridas e fofas e as bijoux lúdicas e engraçadinhas em objeto do desejo. Bolinhas multicoloridas, pingentes de bigode falso, óculos de mentira… É quando soltar a criatividade e ser uma pessoa divertida vira moda.

Aposto também no bambolê. Sério. O ‘brinquedo’ já faz parte da rotina de exercícios de várias academias, já virou hype na versão Wii, agora ele vai tomar as ruas. Existe um pessoal no Rio de Janeiro que organiza encontros na praia, em tardes de sol. A Silvia Machete tem aqueles números com bambolê e como andou até com música em novela, já tem uma base de fãs fiéis.

E depois de Amy Winehouse, Duffy e Lady Gaga, pode apostar que o próximo grande hit é VV Brown, com seu soul cheio de referências new wave e girl-group anos 60. Com a diferença que, como Amy, a moça tem conteúdo (ou seja, canta pra caramba) e, diferente das três, não tem o menor interesse em ‘causar’, mas apenas em fazer boa música e ser fofa.”

Por: equipe Ipanema.blog

OLIMPÍADAS

Comitê da Fifa cria força-tarefa para discutir limite de idade do futebol nas Olimpíadas

Jorge Luiz Rodrigues

RIO - O Comitê Executivo da Fifa decidiu nesta terça-feira, durante reunião que acontece no hotal Ceasar Park, em Ipanema, zona sul do Rio, criar uma força-tarefa para estudar o limite de idade do futebol nos Jogos Olímpicos.

Atualmente estabelecida em 23 anos, a faixa etária nas Olimpíadas é motivo de divergência entre algumas confederações. Africanos e asiáticos defendem a idade máxima em 23 anos, enquanto europeus e sul-americanos desejam jogadores até 21 anos na competição.

Os membros da força-tarefa deverão entregar um relatório até o dia 2 de dezembro, no encontro que será realizado na Cidade do Cabo, na África do Sul. Com o estudo em mãos, a Fifa dará um parecer definitivo.

CRIME

Crime


Bandidos invadem prédio em Copacabana

Walesca Borges - O Globo, Globonews TV e CBN

IO - Pelo menos duas pessoas foram mantidas reféns por bandidos dentro de um prédio em Copacabana, na Zona Sul do Rio, na manhã desta terça-feira. Segundo comandante do 19 º BPM (Copacabana), tenente-coronel Rogério Seabra, bandidos teriam invadido o prédio de número 92, na Rua Francisco Otaviano, e invadido um apartamento. Policiais cercaram o edifício e uma mulher e um porteiro foram encontrados trancados dentro de um quarto. O tráfego na rua precisou ser interditado, e o trânsito ficou muito complicado no local. ( Relembre outros casos de sequestros-relâmpago que terminaram em assaltos a prédios na cidade )

De acordo testemunhas, três bandidos teriam entrado no prédio e tentado assaltar um apartamento no sétimo andar. No momento em que os bandidos fugiam, no entanto, eles teriam retornado ao prédio. Policiais fazem buscas no local. De acordo com a polícia, pelo menos 15 moradores foram assaltadas. A ação acontece um dia depois que pelo menos 25 pessoas foram mantidas reféns por bandidos armados com granadas num assalto a uma creperia na Rua Xavier da Silveira , também em Copacabana.

A onda de assaltos com reféns vem assustando os cariocas. Na semana passada, bandido foi morto. Segundo testemunhas, o criminoso teria roubado um carro e, na fuga, entrou na farmácia e fez a dona do estabelecimento de escudo, ameaçando-a com uma granada. Segundo testemunhas, o criminoso teria roubado um carro e, na fuga, entrou na farmácia e fez a dona do estabelecimento de escudo, ameaçando-a com uma granada. ( Veja vídeo do assalto com refém em Vila Isabel e o momento que bandido é morto )

Domingo

No mesmo dia, pelo menos sete pessoas foram feitas reféns, entre elas o cineasta Paulo Thiago Ferreira Paes de Oliveira, de 63 anos, e a produtora de cinema Glaucia Camargos, de 60, durante um assalto. De acordo com a polícia, quatro bandidos renderam Gláucia quando ela chegava em casa e invadiram o apartamento do casal.

Na quinta-feira passada, dois ladrões foram presos depois de fazer dois reféns numa casa em Padre Miguel. Os vizinhos desconfiaram da movimentação na casa e chamaram a Polícia Militar. Denilson da Silva Lima, de 43 anos, e Anderson Santos da Silva, de 23, se entregaram depois que os policiais cercaram a casa. Eles foram presos com uma arma. Os detidos foram levados para a delegacia de Bangu.
Também na semana passada, a empresária Deise Santana Costa, de 47 anos, teve seu apartamento roubado após ser sequestrada por dois bandidos na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Ela foi rendida quando saía do carro no estacionamento do supermercado Carrefour, na Avenida Ayrton Senna, por volta das 19h30m. De acordo com a polícia, logo depois de render a empresária, os bandidos seguiram para o edifício dela, na Freguesia, em Jacarepaguá, onde renderam seu marido, o também empresário Ednilson Gonçalves, de 48 anos. Ao todo, foram levados R$ 1,8 mil e uma caixa com joias.

No mesmo dia, também em Jacarepaguá, um casal de idosos teve a casa assaltada. De acordo com a polícia, Antônio Monteiro da Silva, de 65 anos, e Iracema Ribeiro de Moura Monteiro, de 70, foram amarrados enquanto criminosos roubavam objetos pessoais na casa, no bairro do Pechincha. Os bandidos fugiram e ninguém ficou ferido
.
Também nessa semana, quatro bandidos invadiram um prédio na Rua Barata Ribeiro, em Copacabana. De acordo com informações da 13ª DP (Ipanema), a quadrilha que fez 30 moradores do prédio reféns dentro de uma lixeira de 9m². Eles são acusados de ter assaltado outros prédios, hotéis e até bares na região.

Há duas semanas, três ladrões invadiram o prédio de número 85 da Rua General Roca, na Tijuca, e assaltaram alguns apartamentos e mantiveram moradores reféns. Um dia antes, na terça-feira, assaltantes invadiram o Edifício Golden Coast, que fica no número 232 da Avenida Delfim Moreira, no Leblon. Por cerca de duas horas, foram feitos reféns moradores de três apartamentos, além do porteiro e outros empregados do prédio. Os bandidos fugiram num Passat vermelho, pertencente a um dos moradores, levando R$ 5,7 mil, 13 mil dólares, 4 mil euros, um laptop, jóias e celulares.

No início do mês, seis pessoas foram mantidas reféns por cerca de cinco horas num prédio da Rua Assis Brasil , em Copacabana, a menos de 20 metros da cabine da PM na Praça Cardeal Arcoverde, após assalto que começou no Largo do Machado. Um dos criminosos foi ferido de raspão no braço direito durante o assalto, depois que uma das vítimas conseguiu se libertar e atirou contra ele.

ASSALTO

PM libera Rua Francisco Otaviano aonde prédio teria sido assaltado

Isabela Bastos

RIO - Policiais militares do 19º BPM (Copacabana) já liberaram a passagem de carros na Rua Francisco Otaviano, entre Ipanema e Copacabana, aonde teria ocorrido um assalto no edifício número 92. Há pouco, os carros passavam apenas por uma faixa da via. Segundo comandante do 19 º BPM, tenente-coronel Rogério Seabra, a polícia está fazendo buscas no prédio que fica ao lado de um laboratório de análise clínica e em frente ao Parque Garota de Ipanema. Mais cedo, conforme Seabra, uma senhora e um porteiro foram encontrados trancados dentro de um quarto no edifício. Até o momento, nenhum bandido foi localizado.

SHOW



Amendoim do Samba lança CD e faz show em Ipanema

Rio - Compositor premiado na Beija-Flor e Mangueira, Cristiano costa, mais conhecido como Amendoim do Samba, está expandindo seus domínios. Consagrado no Carnaval, Amendoim lança seu primeiro CD com show em Ipanema, no bar Conversa Fiada, nesta quinta-feira, a partir das 21h. Nascido em Nilópolis, o compositor desfila desde 1987 pela Beija-Flor.

.
Foto: Divulgação.Além de ter sambas vitoriosos nas escolas, ele também já foi mestre-sala, mestre de bateria, diretor de Harmonia, entre outras funções.

Atualmente, o sambista integra a comissão de Harmonia e Carnaval da verde-e-rosa. No show desta quinta-feira, que se repetirá no dia 22 de outubro, Amendoim do Samba vai receber diversos convidados.

Serviço:
Show 'Samba-Bossa e convidados' e lançamento do CD de Amendoim do Samba. Bar Conversa Fiada. Rua Vinícius de Moraes, 75, Ipanema. Informações: 2522-1809. Contato para shows: 9260-5740 / 9259-3389. www.amendoimdosamba.com.br.

VALOR DA ILEGALIDADE

Informe do Dia: Valor da ilegalidade

POR FERNANDO MOLICA, RIO DE JANEIRO

Rio - A regularização de coberturas construídas de forma irregular vai doer no bolso. O custo da legalização dos ‘puxadinhos’ está relacionado ao tamanho do acréscimo e ao valor do IPTU do imóvel original.

Autor do projeto sancionado pelo prefeito Eduardo Paes, o vereador João Cabral (DEM) calculou quanto ficaria a regularização de uma obra com cerca de 90 metros quadrados. Se a cobertura ficar na Rua Prudente de Moraes, em Ipanema, o proprietário terá que pagar cerca de R$ 170 mil em até dois anos.

Com Marcelo Remígio

HORA DO LANCHE

Enviado por Aydano André Motta -

Sirene ligada

Hora do lanche

Sábado à noite, as pessoas que jantavam nos restaurantes da Garcia D'Ávila, rua de bacanas em Ipanema, tomaram o maior susto por volta das 21h30min, quando um carro da PM entrou pela contramão, no quarteirão entre Prudente de Moraes Visconde de Pirajá, com a sirene ligada, subindo na calçada em frente ao Bob's.

No pânico habitual em que vivem os cariocas, muita gente levantou para procurar abrigo. Mas os dois meganhas saíram do carro - placa OKS 6127, registro 54 3858, do 23 BPM - para comprar um sanduíche na lanchonete.

Há (muitas) testemunhas.

ESPORTES




Esporte

Internauta registra campeonato de surfe no Arpoador, Zona Sul do Rio



Texto e fotos do leitor José Conde



RIO - Altas ondas no Osklen Surfing Arpoador Clássico 2009, Zona Sul do Rio, neste fim de semana. Com belas manobras, os surfistas deslizaram pelas excelentes ondas que se formaram na manhã do último sábado. O campeonato é clássico entre os surfistas do Arpoador.

Confira mais notícias de surfe no blog Radicais .

TERCEIRA IDADE

Enviado por Daniel Brunet -

Aulão de dança para a terceira idade

O Instituto da Dança, em Ipanema, comemora o Dia Internacional do Idoso, na próxima quinta-feira, com um grande aulão gratuito de "Dança Fisio", onde a terceira idade é acompanhada também por um fisioterapeuta durante as aulas de dança de salão.

Trata-se de uma boa oportunidade para conhecer o projeto desta parceria que fez um estudo de dois meses para garantir aos "jovens" participantes a qualidade da Dança garantindo a Qualidade de Vida.

Os interessados devem comparecer ao local no horário da aula, às 10h. O Aulão de "Dança Fisio" acontece das 10h às 11h, com o Antonio Carioca e o fisioterapeuta Fernando Santos.

O Instituto da Dança fica na Rua Teixeira de Melo, 87 (2º e 3º piso) – Ipanema - Tel : 2227-1063

E MAIL DE UM COLABORADOR

IPANEMA, QUADRILATERO DE LUXO DIA 28/09/2009 AS 16:30

MAIS UMA VEZ, UMA ENORME BRIGA ENTRE MENDIGOS (UNS 8) ACAMPADOS NA RUA VISCONDE DE PIRAJÁ (E COM VÍTIMAS POIS ELES SE FERIRAM)

AS 16:30 EM FRENTE AO NUMERO 455 DROGARIA PACHECO( ENTRE GARCIA D´ÁVILA E MARIA QUITERIA.)O PESSOAL DO PONTO DE ONIBUS (EM FRENTE AO ITAÚ, CORREU,E A CONFUSÃO E OS LUTADORES FORAM PARAR NO MEIO DO ASFALTO COM PEDAÇO DE PAU NA MÃO UM ATRAZ DO OUTRO.DETALHE ;

POUCOS MINUTOS ANTES EU VI UM CARRO ONDE ESTAVA ESCRITO ; ORDEM URBANA, PASSAR PELO MESMO LOCAL , E OS MENDIGOS JA ESTAVAM LÁ(COMO SEMPRE HA ANOS ACAMPADOS POR LA)

CADA DE CULTURA-LAURA ALVIM


Festival de Teatro do Rio leva sete peças à Casa de Cultura Laura Alvim


O Globo

RIO - Com sete peças, vai até 7 de outubro, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, a 16 edição do Festival de Teatro do Rio, organizado pela Universidade Veiga de Almeida. O homenageado deste ano é o ator Milton Gonçalves, que estará na abertura do evento, hoje, às 20h. Haverá uma mostra de fotografias sobre o ator e uma exibição de trechos de filmes nos quais ele atuou, além de um vídeo sobre Gonçalves.

A mostra competitiva das peças, com sessões gratuitas sempre às 20h, seguidas de debate, começa nesta terça-feira, com "Relações - Peça quase romântica", dirigida por Leandro Muniz.

Na quarta, vem "Viúva porém honesta", sob direção de Dudu Gama. A apresentação terá um debate com o diretor Guti Fraga, fundador do grupo Nós do Morro. "Filhos do Brasil", montagem com direção do músico Oswaldo Montenegro, será apresentada na quinta-feira, dia 1.

Com direção de Celina Sodré, "A caixa preta de Medeia" tem sessão na sexta, dia 2. Sábado, vem "Meu nome é M", dirigida por Ribamar Ribeiro. Domingo é a vez de "A filha da chacrete", de Fernando Maatz. E na próxima segunda, dia 5, vem "Cantigas do sol", de Vital Santos. A entrega dos troféus será no dia 7.

Confira a programação:

TERÇA (29.09)
- "Relações - Peça quase romântica": dirigido por Leandro Muniz, o espetáculo é formado por pequenas cenas independentes entre si que falam sobre diferentes relacionamentos amorosos. Debate com Jair Ribeiro.

QUARTA (30.09)
- "Viúva porém honesta": de Nelson Rodrigues, dirigida por Dudu Gama e encenada pelo grupo Cia do Foco, a montagem conta a história da filha do dono de um grande jornal que, viúva, decide não se sentar nunca mais.

- Debate com Guti Fraga.

QUINTA (01.10)

- "Filhos do Brasil - O musical": de Oswaldo Montenegro, mescla de canções e cenas coreografadas inspiradas em textos populares de várias regiões do país, encenada pela Cia Mulungo.

- Debate com Susanna Kruger.

SEXTA (02.10)

- "A caixa preta de medéia": com prólogo de Heiner Muller e adaptação do texto de Eurípedes, a montagem dirigida por Celina Sodré apresenta personagens fragmentadas em suas personalidades.

- Debate com Maurício Gonçalves.

SÁBADO (03.10)

- "Meu nome é M": comédia dirigida por Ribamar Ribeiro e encenada pelo grupo Os Cênicos Cia de Teatro, é um monólogo apresentado por M, que conta histórias inusitadas de sua vida.

Debate com Jean Wyllys.

DOMINGO (04.10)

- "A filha da chacrete": dirigido por Fernando Maatz e encenado pelo grupo Roda e Avisa Produções, mostra as descobertas de uma criança e sua relação com o mundo.

- Debate com Sergio Mota.

SEGUNDA (05.10)

- "Cantigas do sol - Dom Quixote de cordel": musical dirigido por Vital Santos e encenado pela Dramart Produções, é um espetáculo popular inspirado na poesia de Zé Dantas, Humberto Teixeira e outras de domínio público, que conta a história de um dos ícones da cena musical e cultural do país: Luiz Gonzaga.

- Debate com Cissa Guimarães.

@@@

XVI Festival de Teatro do Rio @ Casa de Cultura Laura Alvim: Av. Vieira Souto 176, Ipanema - 2332-2015. 20h. Não recomendado para menores de 16 anos. Até 5 de outubro.

E MAIL DE UM COLABORADOR



Operação Choque de Ordem - Congratulações


1- Congratulações à SEOP/GUARDA MUNICIPAL pela repressão aos carros estacionados hoje, dia 27/9/09, na calçada central da Av. Atlântica na altura do Leme.

2- Congratulações à SEOP/PMRJ pela repressão aos elementos suspeitos na orla de Ipanema, hoje dia 27/9/09, notadamente na altura do Posto 8.

RETIFICAÇÃO DA ATA


Na ata da 49ª Reunião do PSI informa-se que no item Iluminação, os trabalhos já foram concluídos e entregues as autoridades competentes.
J.G.

MIRANTE EM IPANEMA


Mirante em Ipanema

por Arquito

via o Globo

Não posso negar que fiquei meio assustado com a construção desta torre.

Equivalente a um edifício de 23 andares, a torre que existirá na futura estação do Metrô General Osório será o novo mirante de Ipanema. Ela possuirá dois elevadores panorâmicos e um belvedere de 50 metros quadrados, com lojas e bares.

No topo do morro existirá uma outra torre menor, de 20 metros, e ambas serão inteligadas por uma passarela.

Existem alguns pontos polêmicos. Primeiro, a torre será maior que o gabarito da área, o que não está agradando arquitetos e urbanistas que defendem o skyline atual de Ipanema. A Secretaria municipal de Urbanismo, no entanto, garante que existe um decreto que permite a construção da torre.

Outro ponto questionável é a inteligação com a comunidade do Pavão-Pavãozinho. Se o mirante é para ser um ponto turístico, há quem diga que a interligação direta com a favela vai criar um certo “conflito de interesses”. Eu sou um cara otimista, e acredito que tudo vá viver em harmonia.

Polêmicas à parte, o fato é que os imóveis em torno da praça General Osório estão se desvalorizando.

O que será que Helô Pinheiro está achando desta história?

CAMINHADA


Marina Silva participa de caminhada na orla carioca em defesa do clima


Marcha teve como objetivo alertar sobre emissões de carbono

.
Senadora se disse honrada em ser a pré-candidata prioritária do PV.

Carolina Lauriano
Do G1, no Rio

Foto: Carolina Lauriano / G1 Marina Silva faz caminhada pelo clima na orla carioca, com Fernando Gabeira e Alfredo Sirkis (Foto: Carolina Lauriano / G1) A senadora Marina Silva (PV), possível candidata à presidência, participou, na manhã deste domingo (27), de uma caminhada em defesa do clima ambiental, pela orla do Leblon e de Ipanema, na Zona Sul do Rio.

Embaixo de sol forte, cerca de 300 pessoas acompanharam a marcha, que teve início às 11h30, no posto 12 do Leblon, e só foi terminar às 13h30, na altura do Forte de Copacabana.

O principal objetivo do movimento "Brasil no Clima", de acordo com os organizadores, é alertar a população sobre as metas de redução de emissões de carbono, para que elas sejam cobradas na Conferência da ONU, que acontecerá em dezembro, em Copenhague, na Dinamarca.

“O Brasil resume as melhores condições para converter a economia carbonizada para a economia de baixo carbono. Somos riquíssimos em recursos naturais, nossa matriz energética é limpa em 45%. Queremos que o Brasil vá para Copenhagen com pelo menos a metade das metas dos países desenvolvidos”, disse a senadora, que precisou parar algumas vezes por causa do calor.

O deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) também participou da caminhada e afirmou que o propósito da passeata é pressionar o governo brasileiro para que o país assuma as responsabilidades com relação ao aquecimento global:

“O Brasil não pode se ver como país pobre nesse contexto. Temos 60% da floresta amazônica, 14%de água doce, o maior número de pássaros e plantas, é um país muito mais rico em termos da natureza e nossa riqueza tem que ser defendida”.

Candidatura

Gabeira negou que a mobilização fosse a favor da campanha de Marina Silva, porém se disse favorável à decisão:

“Vou fazer a campanha da Marina e os partidos que me apoiariam, em tese, vão ter que examinar se esse meu engajamento com a campanha da Marina não causaria nenhuma ambiguidade com o eleitor”, disse Gabeira.

A senadora disse se sentir honrada em ser a pré-candidata prioritária do PV: “Estou tendo um acolhimento muito grande da ideia do PV em ter uma candidatura própria e em ter me colocado como pré-candidata”.

PRAIA HOJE - OLHA A BAGUNÇA !!!




BLOG VOAR E ANDAR




Restaurante Le Vin - Ipanema

Aproveito aqui a abrangência do blog para incluir mais um assunto: gastronomia.

Comer, para mim, é um imenso prazer. Eu adoro experimentar novos restaurantes, novos pratos, culinárias diferentes. Eu só não gosto de restaurante tipo buffet. Mas por que? Porque eu preciso da expectativa. Preciso de um tempo de espera entre o pedido e a chegada da comida. Parece loucura, mas é neste meio tempo que viajo por todos os ingredientes descritos no cardápio e, em secreto, fico brincando com a minha imaginação, tentando descobrir como será a apresentação, os sabores, consistências, texturas... São minutos preciosos, imprescindíveis para que a chegada do prato seja sempre surpreendente. Se a comida chega muito rápida e me priva deste momento maravilhoso de reflexão, eu fico chateada. O chef pode achar que o serviço está maravilhoso porque está rápido, mas se for perguntar a mim, eu direi: porque não demorou um pouco mais?

Bom, vocês já sabem que se um dia encontrarem aqui alguma dica de restaurante buffet, é porque o restaurante é bom mesmo! Mas isto não deve acontecer tão cedo. Enquanto isso, vou colocando aqui os meus restaurantes favoritos.

E o primeiro foi cenário do meu almoço de hoje: o Le Vin. Trata-se de um bistrô, ou seja, um pequeno restaurante francês, com pratos típicos e consagrados da culinária francesa. Traduzindo: moules et frites, escargots, steak tartare, boeuf bourguignon, cassoulet, confit de canard, e por aí vai.

Mas o que me levou lá hoje foram as ostras, deliciosas, fresquinhas, e por um preço em conta (comparado aos outros restaurantes da zona sul que também servem a iguaria).

Após uma dúzia de ostras para cada, foi a vez dos pratos principais. Eu não resisti, e fui no ravioli de confit de canard com molho de laranja que é o meu favorito. O maridão foi no polvo a provençal, que também estava uma delícia. Para acompanhar as ostras e os pratos, um espumante rosé e um bom papo. Enfim, um almoço de sábado perfeito.


O Le Vin fica em Ipanema, na Rua Barão da Torre, 490. Telefone: (21) 3502-1002.

Espero que tenham gostado da dica!

Postado por Carol


Marcadores: restaurantes, Rio de Janeiro

CENTRO CULTURAL

Videoinstalação de Neville D'Almeida abre centro cultural em Ipanema

Cláudia Amorim


RIO - O Oi Futuro chegou a Ipanema. Instalado num prédio art déco de 1.500 metros quadrados e dois andares, o centro cultural no início da Rua Visconde de Pirajá foi aberto na quinta-feira ao público, com galeria, café, a escola Oi Kabum! e uma sala com 130 lugares.

A videoinstalação "ipanemAldeia", de Neville D'Almeida e com curadoria de Alberto Saraiva, inaugura a programação da galeria de arte do prédio, que recebe também este fim de semana a mostra Pocket Films, do Festival do Rio.

- Esse trabalho, com imagens do inverno de Ipanema, é uma homenagem ao bairro. E segue a nossa linha de multiplicidade e convergência de linguagens, mostrando o lado videoartista de um cineasta - diz Maria Arlete Gonçalves, diretora de cultura do Oi Futuro.

'ipanemAldeia' @ Oi Futuro Ipanema. A videoinstalação de Neville D'Almeida abre a galeria de arte contemporânea do novo centro cultural. Até 8 de novembro. Rua Visconde de Pirajá 54, Ipanema - 3201-3000. Ter a dom, das 13h às 21h.