DOMINGO NA PRAIA

Enviado por Casos de Cidade -

Escola Saudável na Praia

Projeto promove atividade esportiva gratuita em Ipanema

Será lançado neste domingo o projeto Escola Saudável na Praia, em Ipanema. Em parceria com a Escola de Vôlei Bernardinho, a Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida tem como proposta promover hábitos saudáveis e gerar mais qualidade de vida, inclusive para crianças da rede municipal de educação do Rio. O evento será realizado, às 8h, em frente à Rua Garcia d´Avila, na rede 83A.

Serão realizadas palestras sobre alimetação e atividade física, avaliação do índice de massa corporal (IMC) e aulas de minivoleibol.

Veja a programação:


8h – Início da primeira aula na escola de Vôlei do Bernardinho com os alunos da Escola Municipal Ciep Rubens Paiva;

9h – Primeira palestra sobre hábitos saudáveis e qualidade de vida,

9h15m – Segunda aula na escola de Vôlei do Bernardinho, aberta ao público;

10h – Segunda Palestra sobre hábitos saudáveis e qualidade de vida;

10h15m – Terceira aula na escola de de Vôlei do Bernardinho, aberta ao público;

11h – Término da terceira aula e fim do evento.

CAMPANHA

Futebol na Praia de Ipanema promove campanha por doação de órgãos

JB Online

RIO - O Ministério da Saúde lança, neste domingo, na Praia de Ipanema, no Rio, a Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos – 2009. Com o objetivo de estimular o aumento do número de doações no país, a ação começa às 9h, no campo de areia localizado próximo ao Posto 10, onde vão acontecer cinco partidas de exibição. Três delas chamam a atenção por um motivo especial: colocam em campos adversários pacientes transplantados do Hospital Geral do Bonsucesso (HGB) e profissionais do Ministério da Saúde. Outro jogo será entre as equipes master do Vasco e do Flamengo.

Durante o lançamento da Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos – 2009, em Ipanema, haverá também a distribuição de folders com orientações e explicações sobre a importância do ato de doação, além de distribuição de camisas da campanha autografadas pelos jogadores dos dois times cariocas. No local, o Ministério da Saúde, com o apoio do Departamento de Gestão Hospitalar do Rio de Janeiro (DGH), montou uma estrutura que conta com palco que terá apresentação de DJ para levar animação ao público.


DESRESPEITO


Desrespeito

Internautas registram estacionamento irregular no Rio de Janeiro


O Globo, com textos e fotos de leitores

RIO - Estacionamento irregular é um flagrante comum feito pelos leitores do GLOBO, que enviam seus registros para o Eu-Repórter, a seção de jornalismo participativo do jornal. Nesta sexta-feira, o internauta José Conde enviou foto da irregularidade cometida em Ipanema, Zona Sul.


José Conde:

"Em Ipanema, um carro da Polícia Militar estaciona irregularmente na área reservada aos deficientes físicos. Durante mais de duas horas, o carro ficou na vaga especial do Rio Rotativo na Praça Nossa Senhora da Paz."

CONVITE

Convite


A Associação de Moradores da Rua Sá Ferreira e Adjacências junto a Sub Prefeitura da Zona Sul têm o prazer de, convidá-los para a INAUGURAÇÃO DA DELEGACIA DO IDOSO.

Data: 27/ 09/ 09 - Domingo
Local: Rua Figueiredo Magalhães ao lado do Batalhão de Polícia Militar.
Horário: 9:30 hs.



Subscrevo-me.
Atenciosamente.

Luiza Salatino Araújo
PRESIDENTE – AMORSAFERA



LÁ COMO CÁ !!!! Os problemas são os mesmos

RIO GRANDE DO SUL

DESCOBERTAS DE UM PASSEIO

Pelo exercício da cidadania-

Texto enviado pela leitora Marion Beguet

“Moro em Ipanema e adoro quando enxergo o Museu Iberê Camargo: significa que estou ‘despressurizando’, tudo vai ficando mais calmo. Passo pelo BarraShoppingSul, organizado, com segurança. Vejo o céu. O Guaíba é lindo, e a paisagem em torno, também, mesmo em dias de chuva ou de nevoeiro.

Mas escrevo por um motivo bem pessoal, de uma mãe que, tendo a filha morando longe, viveu duas semanas em conflito. Nas férias da minha filha aqui na cidade, esforcei-me em mostrar algo que relembrasse o orgulho por morar aqui. E a sensação que tenho é de que estamos entorpecidos, em um estado de aceitação do mínimo que é feito.

Do trajeto de casa ao Centro, à procura de locais em que ela pudesse reviver memórias, enfrentamos diferentes adversidades. Desde os inúmeros buracos e os consertos mal feitos das vias, a inexistência de sinalização nos pavimentos até o descuido com as margens do Guaíba, até a falta de lugares onde se estivesse em segurança para tirar uma foto, atividade básica de alguém que quer mostrar a cidade aos amigos de longe.

Comparando ao lugar onde minha filha mora, fica extremamente difícil justificar por que tanta coisa ainda não foi feita. Não temos a mínima vocação para o turismo. Com o intenso tráfego, é um caos andar pelas ruas.

Em Ipanema, dá pena ver as ruas esburacadas, a orla descuidada, os bancos sem pintura, os canteiros desarrumados e a falta de segurança. A Avenida Tramandaí, por exemplo, é um horror para se andar, a pé ou de carro. Uma avenida que conduz o turismo, os inúmeros moradores e os prestadores de serviço, parece uma viela sem calçamentos e esburacada.

Quantas dificuldades para se transitar e apreciar uma das regiões mais belas da cidade, onde tudo deveria estar muito bem organizado para atender à população e aos turistas.

Será que é para ser assim? Não há outras maneiras de organizar as vias públicas, restando apenas aceitar como tudo está?

Minha filha voltou para o país onde mora com o coração apertado e eu, mais ainda, por tê-la tão longe. Mas lá ela nem precisa pensar nesses problemas, o governo age, dá as melhores condições para os cidadãos viverem e circularem tranquilamente.

Temos muitos espaços, do Cais do Porto até Ipanema, de frente para o Guaíba, e quase nenhum organizado para se chegar de forma racional e com segurança. Há locais em que a entrada é prejudicada, sem sinalização e calçamento, gerando poeira, desconforto e insegurança.

Devemos ter estruturas organizadas, com os setores públicos, planejamentos em cooperação, com responsáveis para conduzir processos de desenvolvimento, locais bem aparelhados, com modernidade e segurança. Sem isso, deixaremos que a inércia das pessoas sem visão tome conta e delibere por nós e apenas os que nos inspiram insegurança aproveitando um Guaíba que é de todos.

É uma questão de cidadania!”

VARIEDADES

DEU A LOUCA NAS FÁBULAS INFANTIS

(Autor: Antonio Brás Constante)

Se as fábulas infantis de outrora fossem escritas hoje em dia, tudo seria diferente, o Lobo Mau estaria mal, muito mal, combalido na cama da vovozinha, que teria saído de casa para passar trotes em algum telefone público (se na cidade de Canoas isso acontece, porque não poderia ocorrer em fábulas?). O lobo teria sido vítima dos três porquinhos, que lhe contaminaram com a gripe suína. Nesta história ao invés dele ter soprado neles, foram eles que assoaram o nariz perto dele.

Os porquinhos por sinal, não seriam apenas três, mas sim, milhares, que atirariam lixo pelas janelas dos carros, ou em terrenos baldios, ou ainda despejando detritos industriais em rios, sem preocupação nenhuma com reciclagem ou meio ambiente, e teriam a alcunha de sociedade.

Se não bastasse a gripe, o lobo ainda seria acusado de atentado violento ao pudor e canibalismo contra uma tal Chapeuzinho Vermelho, uma das lideres do comando vermelho, e conhecida no bosque encantado como a maior traficante de “docinhos” alucinógenos da região.

No caso de João e o pé de feijão, seria João que passaria o conto do vigário nas negociações, trocando vacas loucas por sacas de feijão, que ficariam armazenados em gigantescos silos subsidiados pelo governo, que ainda pagaria a João para guardá-los, mantendo assim o preço de mercado.

João também aprontaria das dele com sua irmã Maria, existindo inclusive boatos de que juntos eles teriam saqueado uma pobre velhinha, vandalizando sua casa e ainda chamando a coitada de bruxa. Tudo isso em decorrência do vício de ambos por “docinhos”, onde faziam de tudo para consegui-los. Seriam considerados como dois exemplos de jovens perdidos no bosque encantado.

A Cinderela da atualidade passaria o rodo na casa da madrasta, deixando-a sem nada, e fugiria com um tal de príncipe, marginal conhecido, que não engolia sapos de ninguém. Já a

Branca de neve ganharia este apelido em decorrência do pó que forneceria aos seus convidados em suas festinhas privativas para políticos entre outras personalidades influentes, utilizando anões nas suas operações, que em áureos tempos também já foram conhecidos como anões do orçamento, em terras brasilis.

Nos dias de hoje Pinóquio não seria literalmente um cara de pau, mas ainda assim seria um baita mentiroso, provavelmente entraria na política, mas ao invés de crescer o nariz, o que cresceria absurdamente seria sua conta bancária.

Estamos vivendo em um mundo onde os contos de fadas foram trocados pelos games, os príncipes e princesas por uma tentadora carreira (entenda-se isso em todos os sentidos) e a infância cada vez mais vem deixando de acontecer em meio a uma antiga bolha de fantasias, onde era a cegonha que trazia os ovos de páscoa e Papai Noel era pregado na cruz. As novas fontes de utopia são uma mescla entre o real e o digital. Um mundo em que pequenos e inquietos “pré-adultos” se formam antes mesmo de serem adolescentes.

Enfim, um mundo onde muitos adultos sentem-se tão obsoletos quanto seus saudosos contos de fadas de antigamente, sem conseguirem assimilar o que estas mudanças causarão as futuras gerações, que já há um bom tempo vem atropelando estas recordações com uma carruagem envenenada de abóboras transgênicas.

NOTA DO AUTOR: Os amantes da leitura agora dispõe de um excelente portal chamado: www.skoob.com.br, funciona como uma rede social (tipo orkut), mas com ferramentas de leitura, tipo: Estante virtual para cadastrar seus livros, histórico de leitura, resenhas, etc.

Quem quiser participar vai encontrar por lá o meu singelo livro “Hoje é seu aniversário”, não esqueçam de adicioná-lo em suas estantes, ok?

Quem quiser também pode me pedir uma cópia em PDF do livro, ou para fazer parte de minha lista de leitores, que recebem semanalmente meus textos, para isso basta enviar um e-mail para: abrasc@terra.com.br.
SOBRE O AUTOR: Antonio Brás Constante se define como um eterno aprendiz de escritor, amigo e amante da musa inspiração. Lançou recentemente o livro: “Hoje é seu aniversário – PREPARE-SE”, disponível pela editora AGE (www.editoraage.com.br).

Site: recantodasletras.uol.com.br/autores/abrasc

DIGA NÃO !


DIGA NÃO! PRESERVE IPANEMA!


As árvores plantadas há 70 anos, as palmeiras, o lago e os jardins da Praça Nossa Senhora da Paz estão ameaçados de destruição, para dar lugar a uma garagem subterrânea. Essa ameaça, anunciada pela Prefeitura, significa alterar profundamente o ambiente e o próprio clima da Praça, que é, na verdade, um belíssimo parque que abriga, sobretudo, o banho de sol dos bebês e o lazer dos idosos.
No lugar da Praça, mesmo depois de concluída a obra, surgirá uma área desfigurada, com mudas de árvores que somente em 70 anos alcançarão o aspecto atual.
Vamos defender o micro-clima, o ambiente, a sombra e o lazer. Vamos defender Ipanema!


UMA GARAGEM SUBTERRÂNEA DESTRUIRÁ O BELO JARDIM DA PRAÇA NOSSA SENHORA DA PAZ!

ATA DA 49ª REUNIÃO

Atividade sem conotação política que tem como objetivo proporcionar desenvolvimento social para o bairro, a partir de participação voluntária de seus moradores.

ATA DA QUADRAGÉSIMA NONA REUNIÃO.

LOCAL DE REALIZAÇÃO: UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES – AUDITÓRIO

DO TRIBUNAL DO JÚRI.

R. Joana Angélica – Ipanema

Dia: 22/09/2009

HORÁRIO: 18H

COORDENAÇÃO: IGNEZ BARRETO

NÚMERO DE PARTICIPANTES: 15

REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO:

AUSENTES.

TÓPICOS ABORDADOS :

1- PLANO DIRETOR:

O Plano está sendo elaborado para implementação da organização do Rio de Janeiro. Todavia é sumamente importante e necessário que a população carioca participe das Audiências Públicas sobre os diversos assuntos de interesse de todos. Estes assuntos devem ser abrangentes de forma que privilegiem os cidadãos cariocas como um todo. Como exemplo cita-se; projetos de urbanização em comunidades carentes, reestruturação de transportes, desenvolvimento da educação fundamental com aparelhamento de escolas e capacitação de Professores, ressocia-
lização e inclusão no mercado de trabalho de moradores de rua, designação de áreas específicas para ambulantes,entre outras.
Foi sugerido que sejam criados grupos de trabalhos para apresentação de reivindicações a serem incluídas em tal

Plano. Expõe-se a seguir a PLANILHA DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS:

Local: Câmara dos Vereadores - Praça Floriano, s/n – Cinelândia


AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DA COMISSÃO DO PLANO DIRETOR

DATA
HORÁRIOS
SALA
TEMA

29/09/09
das 9:30 às 13h 30 min
Plenário
Turismo e Cultura

01/10/09
das 9:30 às 13h 30 min
Plenário
Habitação

05/10/09
das 9:30 às 13h 30 min
Auditório
Educação e Assistência Social

06/10/09
das 9:30 às 13h 30 min
Plenário
Urbanismo


2- Grupo de Iluminação. (idem comentários de reunião anterior)

Foi relatado que está sendo realizado levantamento nas ruas em que a iluminação está precária, porém os contatos com a Rioluz são precários haja vista a desestruturação da empresa que não possui equipamentos de reposição. Tal fato procedente da administração anterior que previu escassamente a reposição de estoques.

3- Grupo das Calçadas.

Os participantes do grupo relataram que está em fase final de levantamento, faltando três ou quatro ruas. As fotos são imediatamente enviadas para o Administrador da VI Região para providências.


4- Curso de Porteiros.

As inscrições estão abertas para a próxima turma. Percebe-se certa dificuldade de marcação de datas junto ao 23º Batalhão da PM. Todavia os esforços estão sendo envidados para sua continuidade. OS SÍNDICOS DOS EDIFÍCIOS, ASSIM COMO AS ADMINISTRADORAS DE CONDOMÍNIOS, DEVEM OBRIGATORIAMENTE ENVIAREM SEUS FUNCIONÁRIOS.

5- Réveillon e Carnaval:

A Promotoria Pública está com o processo em análise. Solicita-se também o apoio do 23º BPM nos termos que foi concedido neste ano de 2009, como também alerta-se para a responsabilidade que os patrocinadores deverão ter com a segurança de tais eventos.


6- Barracos no Cantagalo.

Foi alertado para o surgimento de novos barracos junto à Comunidade para o qual solicita-se aos órgãos fiscalizadores a devida intervenção.

7- Feira Hippie.

Observou-se que os esforços para organizar e ordenar a Feira Hippie são muito pouco implementados. Nota-se entretanto, maior fiscalização pelos órgãos competentes. Todavia, a Praça Gen. Osório, espaço público onde está situada tal Feira, encontra-se amplamente degradada pois além de tudo, ainda suporta outra feira (livre) às tercãs-feiras. Dessa forma, torna-se complexa sua recuperação e manutenção que é realizada com a contribuição financeira dos moradores através do pagamento de impostos. Apresenta-se a seguir proposta para resolução de tais fatos.

Sub-projeto: MUDANÇA DA FEIRA HIPPIE

Exposição de Motivos.

Tem-se percebido que os esforços para manutenção da Praça Gen. Osório têm sido inócuos haja vista grande movimentação que nela existe e sobremodo quando,emdezembro próximo, haverá a inauguração do metrô.

Aos domingos prevê-se que o movimento aumentará grandemente, colocando nossa segurança e, inclusive dos feirantes à prova. Dessa forma, sugere-se a transferência da Feira Hippie para o Estádio de Remo da Lagoa,cujos benefícios, amplamente apreciados, são listados a seguir:

1- total disponibilidade de espaço, inclusive para novos expositores que se cadastrarem;

2- amplo estacionamento de veículos inclusive para ônibus de turismo;

3- local extremamente aprazível, à margem da Lagoa Rodrigo de Freitas, podendo tronar-se grande ponto de atração turística;

4- local de propriedade do Município do Rio de Janeiro;

5- local completamente ocioso e recentemente remoldelado para os jogos Pan-americanos.

Elaboração de JGuia. (11/9/09)

OBSERVAÇÕES GERAIS;

Ø os Jardins da Av. Vieira Souto, continuam com a manutenção precária realizada pela parceria com a Empresa ADIDAS.

> serão distribuídos convites para o Colóquio com o Sr. Rodrigo Bethlem.

> tendo em vista manter continuidade de reuniões foram designados substitutos eventuais no caso de ausências para as seguintes funções:

Coordenação: Ignez Barreto/ Rogério/ George Távora.

Elaboração da Ata: JGuia/ Rogério

> próxima reunião: 6/10/09





Elaboração da ata: JGuia



Rio de Janeiro, 23/9/2009

VIDA NOVA


Enviado por Ludmilla de Lima -


Vida nova sem a passarela


A demolição da passarela do Obelisco, no cruzamento da Rua Visconde de Pirajá com Avenida Henrique Dumont, em Ipanema, deu novo ânimo aos lojistas da tradicional Galeria Bar 20, que pensam em transformar a área em um novo quarteirão do charme. O grupo quer atrair estabelecimentos de rua também para o movimento, que pretende revitalizar o Bar 20, cuja identidade, nos últimos anos, esteve atrelada às polêmicas obras do arquiteto Paulo Casé.

A pedra fundamental da ideia será um evento, na galeria, para o público infantil, no dia 3. O grupo Papão, de animadores, levará as crianças a fazerem desenhos inspirados em fotografias antigas deste trecho de Ipanema, que era ponto final da linha de bonde 20.

Uma das idealizadoras do evento, a empresária Lívia Mourão, da loja de jóias O Banquete, diz que o fim da estrutura irá valorizar a área:

- Ipanema teve que se reiventar para cá. É uma área que está valorizando. Com a demolição da passarela, a segurança já aumentou.

ATROPELAMENTO


André Arteche deixa delegacia após depor sobre atropelamento


O Indra de "Caminho das Índias" atropelou uma mulher em Ipanema na manhã desta quinta-feira
Da Redação


O ator André Arteche, que viveu o indiano Indra na novela "Caminho das Índias", deixou o 13º DP, em Ipanema, no Rio, por volta das 13h desta quinta-feira, depois de prestar depoimento sobre o atropelamento de uma mulher no mesmo bairro poucas horas antes.

André dirigia seu carro debaixo de forte chuva quando uma mulher tentou atravessar a rua. O ator não conseguiu frear e acabou atingindo a mulher, que foi socorrida por paramédicos e levada ao hospital com ferimentos leves.

Desde o momento do acidente, até a remoção da vítima, André permaneceu no local. Em seguida, ele foi à delegacia prestar seu depoimento sobre o acidente e deixou o local assim que terminou de dar sua versão.

HORÁRIO DE VERÃO

Relógios adiantados

Horário de verão começa no dia 18 de outubro

Jornal Nacional; O Globo

RIO - O horário de verão neste ano vai começar à 0h do dia 18 de outubro e terminar à 0h do dia 20 de fevereiro de 2010. Os relógios terão que ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no Distrito Federal. Os moradores das regiões Norte e Nordeste não precisarão alterar o relógio.

Este ano será a segunda vez em que é adotada a data fixa para o horário de verão. De acordo com o decreto nº 6.558, publicado no Diário Oficial da União em setembro do ano passado, o horário de verão tem que começar a partir da zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano e durar até a zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente.

Segundo o decreto, no ano em que houver coincidência entre o horário de verão e o domingo de carnaval, o encerramento do horário será no domingo seguinte.

Em 2008, o horário de verão começou no dia 19 de outubro e terminou no dia 15 de fevereiro deste ano. A economia de energia foi de 2 mil megawatts (MW).

BICICLETA PÚBLICA

Pedala Rio chega ao Centro em 2010

Tulio Brandão

RIO - O Projeto Pedala Rio de bicicletas públicas vai chegar, em 2010, a Botafogo, Lapa e Centro. Com o avanço, o sistema terá 38 estações de apoio implantadas em sete bairros - incluindo oito de Copacabana e 11 a serem inauguradas mês que vem nas ruas de Ipanema, Lagoa e Leblon. A novidade permitirá que o usuário pedale da Zona Sul ao Centro numa bicicleta pública.

Caso haja demanda de usuários no trajeto entre a Zona Sul e o Centro, a Serttel, empresa responsável pelo projeto, promete repensar o tempo limite de uso da bicicleta sem que seja preciso pagar taxa extra, atualmente de meia hora. Sem mudanças, o ciclista de bairros mais distantes teria que deixar a bicicleta numa estação de apoio no meio do caminho e pegar outra.

- Estudaremos a questão. Mas vale lembrar que a bicicleta é uma boa opção intermodal (que inclui mais de um meio), em conjunto, por exemplo, com o metrô - disse Ângelo Leite, presidente da empresa

E MAIL RECEBIDO



Diga não à destruição das árvores na Praça N. Sra da Paz! Diga não ao estacionamento subterrâneo!


A praça Nossa Senhora da Paz tem árvores plantadas há mais de 70 anos,
figueiras antigas que em duplas dão sombra a todo o quadrilátero de calçadas,
que se somam às palmeiras e outras árvores em um conjunto único no Rio.

Para a construção de um estacionamento na Praça, as árvores serão cortadas!,
como aconteceu recentemente com as árvores da Av. Antônio Carlos no Centro
para a construção do Estacionamento Santa Luzia.

Quando o estacionamento ficar pronto a praça será reconstruída,
árvores serão plantadas, mas serão jovens, demorarão décadas para ganhar corpo!
A praça será quente, ao invés de um oásis no calor do verão.

Mais ainda, com um estacionamento subterrâneo as árvores não poderão ter raízes profundas.
Não teremos mais as figueiras que fazem uma das praças mais bonitas da cidade,
rica na memória dos cariocas e que tanto atrai o olhar dos turistas do Rio em Ipanema.

Ainda mais, o estacionamento irá piorar o já difícil trânsito do bairro,
com ruas apertadas para o tráfego já existente.

Diga não ao estacionamento na N. Sra da Paz!
em avaliação pela Prefeitura do Rio de Janeiro!

Envie este email para a Administração Regional Lagoa (inclui Ipanema) da Prefeitura

ra06lagoa@rio.rj.gov.br

Retirando o email de quem lhe enviou e com cópia oculta para os seus conhecidos
que também querem bem ao Rio!

Se quiser, deixe também uma mensagem para o prefeito, no site

http://www.palaciodacidade.rio.rj.gov.br/site/conteudo/escreva.asp

com assunto "Gabinete do Prefeito"

Faça valer o seu voto! Manifeste-se!

PLACAR DA VIOLÊNCIA



Quarta-feira, 23 de Setembro de 2009
PLACAR DA VIOLÊNCIA

Os números de mortes violentas, com base nas estatísticas divulgadas pelo Instituto de Segurança Pública

Depois de ter sido expulso da Praia de Copacabana, pela prefeitura do Rio, o Placar da Violência, do movimento Rio de Paz, estará de volta à orla, no próximo sábado, na Praia de Ipanema, esquina com a Vinícius de Moraes. Não se trata em hipótese alguma de um ato de desobediência civil. O painel - que traz os números mais recentes das mais 19 mil mortes violentas no Rio, em dois anos e sete meses - não será fixado na praia, mas exibido por voluntários do Rio de Paz que ficarão em escadas de quatro metros de altura, vendo as coisas de cima.
O Rio de Paz foi convidado a participar de protesto contra a violência, organizado por moradores de Ipanema, mobilizados por causa da morte do técnico judiciário do TRT Ricardo Wagner Lélis Silva, que foi covardemente assassinado por ladrões de motos, na terça-feira passada, na Rua Alberto de Campos com Vinícius de Moraes, num dos bairros mais charmosos da cidade, duas estrelas do Guia Michelin. Uma das organizadoras do protesto é Daniela Duque, moradora de Ipanema e mãe do estudante Daniel Duque, morto por um PM em confusão numa boate na Barra. O protesto está marcado para 15h de amanhã, sábado. Os manifestantes vão caminhar da Alberto de Campos até a Praia de Ipanema, pela Vinícius, pelo meio da rua. A intenção é parar o trânsito. O ideal a meu ver é que eles circulem por uma das pistas sem fechar completamente as vias.

A expertise do Rio de Paz em manifestações cresceu tanto que o movimento também foi convidado a participar de outro protesto na orla, às 11h do próximo domingo, na República do Peru com a Atlântica. Ali perto morava o PM que foi assassinado por engano por um homem que já foi preso e teria confessado o crime.

Postado por SOBREVIVENTE NA PMERJ às 02:18

PROJETO PILOTO



RioCard pagará também aluguel de bicicletas
O Globo

RIO - A partir de novembro, o RioCard poderá ser usado para pagar o aluguel das bicicletas públicas do Rio. Segundo Carlos Antonio de Farache, coordenador de Operação da Sertel, que opera o serviço, a ideia foi aprovada nesta terça-feira, numa reunião com a direção da empresa responsável pelo RioCard. Como projeto piloto, inicialmente o cartão será aceito no Posto 6, em Copacabana, onde há 12 bicicletas para alugar. A intenção é que, partir de janeiro, todas as outras possam ser pagas do mesmo jeito.


O secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz anunciou que, até 15 de outubro, o Pedala Rio será ampliado para Leblon, Ipanema e Lagoa. A prefeitura informou ainda que serão construídos mais 200 quilômetros de ciclovias: 15 dentro do projeto de revitalização do Porto, até 2011; 21 na Zona Oeste até 2010; mais cem com a implantação do corredor expresso de ônibus articulado (T-5), entre Barra e Penha, no próximo ano; e 25 no primeiro lote do projeto de macrodrenagem da Bacia de Jacarepaguá. Os 39 quilômetros restantes serão distribuídos por Copacabana e Ipanema. "Essas vagas privilegiam o transporte individual"


Nesta terça-feira, na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, ativistas do Greenpeace "estacionaram" cadeiras, uma barraca de sol, uma bicicleta e um skate numa vaga de carro. Muitos motoristas ficaram irritados, mas houve quem achasse graça da manifestação, batizada de Vaga Viva. Das 10h às 16h, os três ativistas ficaram lá, distribuindo panfletos e discutindo os efeitos da poluição no planeta.


- Compramos um bilhete e colocamos bem à mostra. Só depois que fizemos isso as pessoas pararam de reclamar tanto - contou o produtor de vídeo Luís Paulo Leão, de 30 anos.

ISSO É QUE É GOZAÇÃO !!!


EM PLENA VISCONDE DE PIRAJÁ,ÀS 19,40hs.
PARECE ATÉ BRINCADEIRA !!
PAGAMOS ALTOS IMPOSTOS E TEMOS ESSE VISUAL !!!!!
GOZAÇÃO PURA
EM FRENTE AO N° 285,BANCO SANTANDER





PROJETO NO PARQUE GAROTA DE IPANEMA







Projeto no Parque Garota de Ipanema – primeiro dia!




O Grupo Saberes em parceria com o Observatório Sócioambiental iniciou em 02 de Setembro, no Parque Garota de Ipanema, atividades sobre consumo consciente com a turma do quarto ano da Escola Municipal Castelnuovo. Trabalhamos os conceitos de meio ambiente, educação ambiental, sustentabilidade e refletimos sobre a história dos materiais utilizados no nosso dia-a-dia, desde sua origem ao seu tempo de uso e de decomposição na natureza, como vemos nas fotos .

Ao final da discussão, os estudantes confeccionaram painéis sobre os temas abordados e cada grupo apresentou seu trabalho aos colegas. O resultado foi muito bom, com ricas discussões.

Para finalizar, realizamos a dinâmica do nó humano ou emboladão, sentindo a importância da solidariedade na resolução dos problemas, especialmente os que afligem nossa sociedade. E claro, para nos divertir também, pois é uma brincadeira muito legal!

Ficamos muito felizes com os resultados dos trabalhos desenvolvidos. Obrigado aos estudantes e à professora !!!
Postado por Grupo Saberes às 11:00

DENÚNCIA ENCAMINHADA


SR. Bernardo Carvalho,

Seria bom que a fiscalização da Prefeitura olhasse com mais atenção o que bares e mercearias estão fazendo com as calçadas de Ipanema, principalmente nas ruas transversais da Rua Visconde de Pirajá, da rua Jangadeiros ao Jardim de Alá. Os pedestres estãos sendo obrigados a andar pela rua, tamanho é o desrespeito dos donos dos restaurantes.
Os moradores de Ipanema não aguentam mais essa invasão!
Mais uma vez, contamos com o senhor!
Agradeço.

Um abraço
Voluntário do PSI

PERIGO !








Perigoso

Balão cai próximo à Pedra do Arpoador, Zona Sul do Rio
Texto e fotos do leitor José Conde

RIO - Na manhã do último domingo, um balão caiu próximo à Pedra do Arpoador, na Zona Sul do Rio, onde pessoas algumas pessoas observavam a paisagem.

TESOURO

Sete mil caixas

Veja a lista dos documentos históricos que serão recuperados pelo BNDES no Rio

O Globo

RIO - O volumoso acervo de documentos históricos, alvo do projeto de recuperação do BNDES, inclui, por exemplo, o arrendamento das chácaras da Lagoa Rodrigo de Freitas e das áreas onde estão hoje Leblon, Ipanema, Gávea e Jardim Botânico, que poderiam ser consideradas as "certidões de nascimento" desse trecho da Zona Sul. Veja a lista deste tesouro em forma de escrituras, plantas, atas e contratos.

Escrituras de imóveis - 1817 a 1920 (1.428 escrituras encadernadas em 24 volumes)
- Aquisição de propriedade localizada na Tijuca para conservar a pureza das á-guas do Rio Maracanã (1855)

- Construção do Arsenal de Marinha/RJ (1868-1873)

- Acqueduto da Carioca (1878)

- Estrada de Ferro Dom Pedro II (1898)

- Construção da Avenida Central (1904)

- Construção do Cais do Porto (1904)

- Construção do Prédio Sede do Banco do Brasil (atual CCBB)

- Construção do Observatório Nacional (1913-1920) em São Cristovão

- Aquisição do Palacete Itamaraty (1889), incluindo móveis e utensílios domés-ticos com a descrição de cada item.

Processos / Documentos textuais - 1779 - 1941
- Doação de terras a Alberto Santos Dumont - sítio Cabangú entre Estações Rocha Dias e Mantiqueira

- Translado dos autos do inventário da Fazenda Santa Cruz, sequestrada aos denominados Jesuítas - 1779

- Papéis referentes ao Instituto Benjamin Constant - 1872

- Prédio a rua do Catete nº 153 (Palácio Nova Friburgo), comprado ao Conselheiro Francisco de Paula Mayrink para residencia do Presidente da República - 1907

- Edifício da Alfândega - atual Casa França Brasil - 1911

- Companhia Predial e Saneamento do Rio de Janeiro referente ao pagamento de foro do terreno chácara do algodão situada na Lagoa Rodrigo de Freitas - 1925

- Estrada de Ferro do Corcovado - Termo de Entrega e Recibo dos Bens Móveis, Imóveis e demais pertences arrendados - 1925 a 1984

- Requerimento de Dona Lucrezia Maria Petrelli - sobre a posse das terras da Chácara das Catacumbas sito a margem da Lagoa Rodrigo de Freitas. Requerimento de José Gomes Duque Estrada p.p. sucessores de Camilo Antonio Lopes Marinho, pe-dindo que lhe sejam cobrados os arrendamentos em débito e concedida carta de aforamento do lote nº131, denominado Chácara das Catacumbas, da Fazenda da Lagoa Rodrigo de Freitas - 1925

- Construção do Porto de Niterói - 1933

- Instalação do Museu Imperial de Petrópolis - 1939

- Avaliação dos Bens da Lloyd Brasileiro S/A -1939

- Instalação do Porto Zootécnico em Piraí - 1940

- Aquisição de terreno pela Companhia Terrenos Quitandinha em Petrópolis - 1941

Atas
- Comissão Especial Revisora de Títulos - 1941- 1944, nos Municípios de; Piraí, Mangaratiba, Vassouras, Barra Mansa, Sepetiba etc.

- Conselho de Terras da União - 1944 - 1974

Contratos de empréstimos
- Estrada de Ferro Vitória - Minas - Sem Data

- Estrada de Ferro Itapura Corumbá - 1908-22

- Porto do Recife - 1908

- Estrada de Ferro de Goiás - 1909

- Empréstimos do Governo Imperial do Brasil - 1883

Cadastro e tombamento de patrimônios nacionais - 1931
- Levantamento do Morro de São Carlos - Sem Data

- Curato de Santa Cruz - 1929

- Reservatório do Morro de São Bento - 1924

- Caixa D'Água no Morro do Barro Vermelho - 1924

- Palácio Itamaraty - 1939

Título de arrendamento
- Fazenda Nacional de Santa Cruz - 1892-1901

Pareceres SPU
- Comissão de Organização, Instalação e Funcionamento do Ministério das Minas e Energia - 1964

- Levantamento aerofotográfico - 1959

Lagoa Rodrigo de Freitas (documento encadernado), 1732 - 1832, contendo informações sobre:
- Arbitramento de preços, assentamentos, demarcação, desmembramento, doação de terreno, venda etc.

- Escola Normal (anexa ao Jardim Botânico)

- Fábrica de Pólvora

- Capela Nossa Senhora das Cabeça, etc.

Plantas / Prédios públicos no Rio de Janeiro - 1928 - 1945
- Banco do Brasil - Sem Data

- Casa da Moeda - Sem Data

- Vila Operária Portugal - 1903

- Escola Nacional de Belas Artes - 1937

- Departamento Nacional de Estatística - 1932

- Colégio Pedro II - 1942

- Projeto da Vila Operária - 1943

- Ministério da Justiça, Negócios e Interiores - 1934

INDIGNAÇÃO


Indignação

Ipanema faz protesto contra a violência


Ludmila Curi


RIO - Cerca de cem pessoas fizeram ontem, em Ipanema, um protesto contra a violência. A manifestação aconteceu na esquina das ruas Alberto de Campos e Vinícius de Moraes, onde o motociclista Ricardo Wagner Lélis da Silva foi morto na última terça-feira, após tentativa de assalto.

O protesto foi organizado por moradores da Rua Alberto de Campos, entre eles Daniela Duque, mãe de Daniel Duque, morto no ano passado em frente à boate Baronneti. A manifestação contou com a participação de parentes de outras vítimas da violência, como Carlos Santiago, pai de Gabriela Prado, assassinada na Tijuca em 2003; e recebeu o apoio do movimento Rio de Paz. O grupo levou o Placar da Violência - um banner com os números de mortos e desaparecidos registrados pelo Instituto de Segurança Pública desde janeiro de 2007. O estado teve 19.201 mortes violentas nesse período.

No local onde o motociclista foi morto, com um tiro no pescoço e outro nas costas, o Rio de Paz fez uma cruz vermelha adornada com rosas