PARQUE GAROTA DE IPANEMA


Roda de samba agita o Parque Garota de Ipanema neste sábado


Redação SRZD

O grupo Galocantô toca neste sábado, às 18h, no Parque Garota de Ipanema. O show será uma roda de samba, com músicas próprias e de Zeca Pagodinho, Chico Buarque, Arlindo Cruz e Beth Carvalho.

O grupo se formou no fim da década de 90 e, junto com nomes como Pedra do Sal, Trapiche Gamboa, faz as rodas de samba do Rio e os shows em casas da Lapa. Neste sábado, eles apresentam uma versão "afoxé" da canção A volta do malandro, de Chico Buarque, com triângulo e agogô.

O show faz parte da programação cultural de agosto e pela segunda vez acontece no Parque Garota de Ipanema.

RIO , DESTINO GAY





O Portal de Notícias da Globo



Para público GLS, Rio já é o melhor destino gay



Cidade vence pela beleza e praias destinadas ao público GLS, dizem gays.Rio concorre com Buenos Aires, Barcelona, Sidney, Montreal e Londres.


Liana Leite Especial para o G1, no Rio
Tamanho da letra





Bandeira marca área GLS na Praia de Ipanema




Candidato a melhor destino gay do mundo, o Rio de Janeiro já é campeão, diz o público GLS ouvido pelo G1 neste sábado, nas areias de Ipanema, na Zona Sul do Rio. A cidade disputa o TripOut Gay Travel 2009 com Buenos Aires, Barcelona, Sidney, Montreal e Londres.
Para a auxiliar de enfermagem Paula Azevedo, de 22 anos, a cidade ganha pelas belas praias.

“Podemos encontrar bares e boates destinados ao público GLS em qualquer lugar do mundo, mas não há nada que pague a gente poder curtir a companheira em uma praia linda e sem ninguém para incomodar”, explica.

Paula Azevedo se refere à parte da Praia de Ipanema, em frente à Rua Farme de Amoedo, na Zona Sul do Rio. O ponto possui bandeiras coloridas que demarcam a área exclusiva para o público GLS.

Faltam bares



Já o professor Marcelo Diogo, de 29 anos, acredita que a cidade precisa de mais opções de bares e pubs destinados aos gays. “Londres, por exemplo, venceria nesse quesito”, explica.
Apesar da pouca opção de bares destinados ao público, o professor acredita que o diferencial da cidade é realmente a praia. “Oferecer pontos da praia destinados especificamente aos gays é ótimo”, afirma.

saiba mais





O amigo de Marcelo, Paulo da Silva, de 37 anos, reclama da superlotação em frente à Farme e acredita que no verão o público GLS vai ocupar também outros pontos.

"Muitos gays já estão migrando para pontos em frente às ruas Vinícius de Moraes e Joana Angélica, também em Ipanema", conta Paulo. Outro ponto frequentado pelo público GLS é a praia de Copacabana, em frente ao Hotel Copacabana Palace.

Rio tem cenário mais colorido



Segundo a estudante Letícia Araújo, de 19 anos, o Rio é um dos candidatos mais fortes pela boa receptividade dos cariocas. “O pessoal daqui é mais aberto e o cenário, mais colorido. A Cidade Maravilhosa já tem meu voto”, brinca.
Para o francês Yanick Garcia, de 36 anos, o Rio já é campeão só pela sua beleza e pelo clima. “É a segunda vez que venho à cidade e pretendo voltar muitas vezes”, garante.

Campanha do governo do RJ



O governo e a Prefeitura do Rio promovem uma campanha para que a cidade seja escolhida como o melhor destino gay do mundo. O logo da campanha - "Rio, melhor destino gay" - foi incluído na última sexta-feira (28) nos sites oficiais do estado e do município.

Foto: Divulgação



Concurso quer eleger o Rio como melhor destino gay do mundo (Foto: Divulgação)
O prêmio, promovido pelo canal gay Logo, conta ainda com as categorias, também gays, de melhor festa, evento anual, bar, cadeia de hotéis, operadora de turismo, hotel ou resort de luxo e companhia aérea.
“Ganhar esse título vai ajudar o Rio a captar mais eventos internacionais, além de gerar estímulos em outros municípios para que construam políticas públicas específicas para o turismo segmentado”, disse Claudio Nascimento, superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria estadual de Assistência Social e Direitos Humanos.

Rio sem Homofobia



Para Nascimento, o programa Rio Sem Homofobia tem ajudado a cidade a avançar na causa gay, com “a capacitação de gestores e trabalhadores na área da hotelaria para que saibam lidar com a questão da diversidade”.
A partir de setembro, a Secretaria inaugura um serviço gratuito de atendimento por telefone que vai oferecer informações, atendimento e dicas de programação cultural para o público LGBT (Lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros).
O vencedor será anunciado no dia 2 de novembro, durante a 10ª Conferência de Turismo. A votação pode ser feita pelo site www.tripoutgaytravel.com/awards.

OBELISCO

AMIGOS,


amanhã faremos
um movimento no OBELISCO a partir das 10:00h.
Vamos comemorar a derrubada da passarela !!!!!!
Participe também !!!

Ipanema, pela sua beleza, é orgulho de todos os cariocas

Maria Amelia -

Presidente da AMIPA-Associação de Moradores de Ipanema

AGRADECIMENTO

OS MORADORES DE IPANEMA AGRADECEM AO JORNAL DO BRASIL PELA ENQUETE FEITA EM ABRIL EM FAVOR DA RETIRADA DA PASSARELA,À AMIPANEMA(ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE IPANEMA),PELA LUTA CONTÍNUA,AO PROJETO DE SEGURANÇA DE IPANEMA,ATRAVÉS DE SEUS VOLUNTÁRIOS QUE LUTAM POR UM BAIRRO MELHOR,AO PRESIDENTE DO CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA DA 23ª ÁREA INTEGRADA DE SEGURANÇA PÚBLICA,AUGUSTO BOISSON,PELA FORÇA.

AGRADECIMENTO ESPECIAL AO SUBPREFEITO BRUNO RAMOS E AO ADMINISTRADOR REGIONAL DA 6ª RA,BERNARDO CARVALHO,POR NOS RECEBEREM EM SEUS GABINETES COM NOSSO PEDIDO.

OBRIGADA ! IPANEMA AGRADECE ! !

Passarela do obelisco da Rua Visconde de Pirajá será demolida

Mario Hugo Monken, Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - Um desejo de manifestado pelos moradores de Ipanema começará a ser realizado no próximo domingo: a demolição da passarela que acompanha o obelisco na Rua Visconde de Pirajá. O subprefeito da Zona Sul, Bruno Ramos anunciou que a retirada da passarela começará às 7h deste domingo e poderá ser concluída no mesmo dia
.
A decisão do prefeito Eduardo Paes de demolir a passarela surgiu após o JB Online fazer uma enquete, em abril, na qual 81% dos votantes pediram a retirada não só da passarela como também do obelisco que, por enquanto, será poupado. Paes deu um prazo de 100 dias para iniciar a demolição, tempo que expirou no mês passado. Bruno Ramos disse que a prioridade será demolir o trecho da passarela que passa sobre a pista de tráfego da Visconde de Pirajá. Caso o trabalho não seja concluída no domingo, a demolição continuará na próxima semana.

Segundo o subprefeito, a passarela, inaugurada em 1996, na gestão de Cesar Maia, hoje serve como abrigo para moradores de rua e dificulta a passagem de pedestres.
Devido à demolição, o trânsito na Visconde de Pirajá, no trecho entre as avenidas Epitácio Pessoa e Henrique Dumont, ficará interditado entre de 7h a 19h
.
Para Augusto Boisson, que acaba de ser eleito presidente do Conselho Comunitário de Segurança da 23ª Área Integrada de Segurança Pública, a retirada da passarela é uma grande vitória.
Segundo ele, a passagem não “liga nada a lugar nenhum”, tirava a privacidade de moradores dos prédios próximos, virou depósito de fezes de pombos e de focos de dengue. A passarela, de fato, nunca foi usada como tal, porque moradores dos prédios em frente reclamaram que ela retiraria sua privacidade, fazendo a prefeitura desistir de abri-la a pedestres.

Boisson ressaltou que, mesmo sem funcionar, a passarela facilita a ação de assaltantes que se escondem atrás das pilastras para atacar transeuntes. – Essa passarela foi uma grande violência contra os moradores de Ipanema e sempre atrapalhou o comércio. Além disso, virou um “mijódromo” – declarou, acrescentando que lutará também pela demolição dp obelisco que “atrapalha o trânsito”.

PASSARELA

Moradores vão leiloar pedaço de passarela de Ipanema que será demolida

Mario Hugo Monken, JB Online


RIO - A Comissão de Amigos do Jardim de Alah e a Associação de Moradores e Proprietários de Prédios do Leblon anunciaram hoje que vão leiloar o primeiro pedaço da passarela do Obelisco de Ipanema que vier abaixo neste domingo quando será feita a demolição.

Segundo Augusto Boisson, da Associação do Leblon, a ideia é arrecadar fundos para a instituição Dispensário dos Pobres, em Botafogo.

Ele disse ainda que os demais pedaços serão vendidos a R$ 1 e o dinheiro será entregue a uma mulher que adotou 200 cachorros abandonados na Zona Sul carioca para a compra de ração e comida.

REUNIÃO - PSLI

Abaixo resumo das informações apresentadas na reunião de ontem do PSI, para ata e atualização nos blog do PSI e do LixoIpanema.

linha de ação LIXO no PSI:

foi criado o PSLI – programa solidário do lixo de Ipanema, uma força-tarefa composta por representantes dos diversos segmentos sócio-economicos do bairro, que debateu os principais problemas e demandas dos geradores, todos tendo em comum a necessidade de identificar cooperativas aptas a receberem as doações deste programa solidario.

Identificamos 5 frentes de ações que apontam para uma crescente evolução da gestão integrada dos resíduos:

1- tivemos acesso a um trabalho recém concluído que identificou 77 Unidades de Catadores no município, sendo 33 comtempladas no estudo, algumas delas beneficiadas por linha do BNDES a fundo perdido. O estudo carece de uma análise qualitativa quanto à aptidão das mesmas para receberem o material que se pretende doar, dentro dos critérios desejados (gestão financeira e de distribuição de resultados, estrutura de trabalho e de coleta), o que está previsto para as próximas etapas no desenvolvimento deste projeto, mas já nos dá um excelente mapa de situação da rede de coleta no município

2- o comitê de Gestão dos Resíduos, coordenado pela vereadora Aspásia Camargo e para o qual reporta a SMAC – Secretaria de Meio Ambiente do Município, está agindo no sentido de propor ações que possibilitem os restaurantes a direcionarem seus resíduos ORGÂNICOS para uma central de compostagem. Estão encamihando solicitação à COMLURB para que estabeleça uma coleta destes resíduos de grandes geradores. A SMAC está focada no asssunto, por força da obrigatoriedade dos órgãos públicos se adequarem para cumprirmento da legislação. Estaremos acompanhando o assunto com vista a integramos as ações

3- a AMIPANEMA – associação dos moradores de Ipanema, em parceria com a CoopCal (Cooperativa de Catadores do Complexo do Alemão) e apoio do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) iniciou o Programa de Coleta Seletiva Solidária de Ipanema. A coordenação é do Rafael Durão, que participa do PSLI e criou o blog http://www.lixodeipanema.blogspot.com/ onde todos os interessados podem entrar em contacto e participar. No momento há 20 condomínios participando, dentro das diretrizes apontadas pelo PSLI – esta é uma ação que estimula outras similares e assim vamos ampliando a realidade da reciclagem bo Bairro

4- O programa DRS (desenvolvimento regional sustentável) do Banco do Brasil, nos contactou para indicarmos alguma entidade com experiência na capacitação de população de menor renda ( barraqueiros da praia do Leme ao Leblon) no tema educação ambiental e gestão empreendedora, para participar de parceria com o BB e a associação da empreendedores da praia. Indicamos um dos participantes do PSLI e estão em tratativas para comporem a parceria. Este trabalho é de grande impacto, os barraqueiros devem atuar como multiplicadores de uma prática ambiental que estimule e promova o comportamento dos frequentadores para a limpeza das praias

5- Proprietários de equipamentos de refrigeração antigos, como geladeiras, freezers, condicionadores de ar domésticos, comerciais, industriais e automotivos já têm à disposição uma forma ecologicamente correta de descartar ou conservar seus aparelhos. Os gases utilizados nos compressores destes equipamentos, que estão entre os causadores do efeito estufa, estão sendo regenerados a baixo custo no Rio de Janeiro, pelo Centro de Regeneração da Refrigeração Sudeste, operando desde julho/ 2007 na Zona Norte do Rio, em cumprimento ao Plano Nacional para Eliminação de Gases Refrigerantes, desenvolvido pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). A substituição de gases CFC pelos gases HFC em uma geladeira antiga, que usa de 200 a 300 gramas de gás, custa cerca de R$ 100,00, bem mais em conta do que comprar uma nova, além da atitude atender à filosofia dos 3 R – reduzir, reciclar, reutilizar. Para nos apresentar este trabalho convidamos o coordenador de qualidade do Centro, sr ANTONIA FIALHO, para a próxima reunião do PSLI, prevista para 1º de setembro.

Acreditamos que a integração e acompanhamento destas 5 frentes permitirá alavancar os esforços individuais e dos grupos, ampliando as ações, desejo de todos.

Abraços,

Carla C. Salomão
Coordenadora Programa Solidário do Lixo de Ipanema - PSLI
Projeto de Segurança de Ipanema - PSI

CASOS DE POLÍCIA II

Enviado por Aydano André Motta -

Coisa de especialista

Outra BMW

Anteontem, às 19h, um motoqueiro embicou sua BMW na garagem de um prédio na Visconde de Pirajá, quase esquina de Maria Quitéria, numa Ipanema apinhada de testemunhas, quando ouviu o "perdeu" que anuncia os assaltos no Rio. Dois homens armados levaram a moto.

Foi no mesmo dia do roubo violento ao advogado médico Paulo Athayde. Parece ação de especialistas.

CASOS DE POLÍCIA


Roubo de moto

Polícia diz que já tem pistas dos bandidos acusados de balear médico em Ipanema


Ana Cláudia Costa, Fernanda Baldioti e Bom Dia Rio

RIO - O comandante do 23º BPM (Leblon), coronel Sergio Alexandre Rodrigues, informou na manhã desta sexta-feira que o serviço reservado de sua unidade recebeu informações de que um dos homens que teriam roubado a motocicleta do médico Paulo Athayde Salaverry Lopes seria do morro do Cantagalo. Ele disse que vai passar informações para a 14ª DP (Leblon) e que seus policiais estão investigando


No início da tarde desta sexta-feira, o diretor de Polícia da Capital, delegado Ronaldo Oliveira, afirmou que a polícia investiga a atuação de uma quadrilha especializada em roubar motocicletas BMW, como a moto do médico Segundo o delegado, do início do ano até agora, oito veículos desse mesmo modelo foram roubados. A quadrilha desmontaria as motos para vender as peças fora do estado.

Na quinta-feira, no entanto, a delegada titular da 14ª DP (Leblon), Tércia Amoêdo Silveira, que investiga o crime, negou a existência de uma quadrilha especializada em roubo de motos atuando na região. Segundo a delegada, não há qualquer registro que aponte para a existência dessas quadrilhas. A denúncia já tinha sido feita pelo presidente Associação dos Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro (AMO-RJ), Aloísio César Brás .

Uma outra linha de investigação aponta traficantes de favelas, como Manguinhos, Mandela, Jacarezinho, Alemão e Arará, como o grupo armado que rouba motocicletas potentes. De acordo com o delegado, esses bandidos gostam de desfilar nas comunidades com motos de altas cilindradas para demonstrar poder. Depois de ouvir os depoimentos de oito testemunhas, a polícia afirmou que vai encontrar os criminosos e fazer operações para prender outros ladrões de motos.

Nesta sexta-feira, a Polícia Militar reforçou o patrulhamento com mais duas viaturas em Ipanema, na região onde o gastroenterologista foi baleado na noite de quarta-feira. Segundo a PM, os dois carros do 23º BPM (Leblon) farão ronda 24 horas em todo o bairro de Ipanema. Na manhã desta sexta-feira, na Rua Nascimento e Silva, em Ipanema, onde ocorreu o assalto, há uma patrulha da PM baseada.

Paulo está internado na Clínica São Vicente. Ele passou por duas cirurgias e continua em coma induzido, para evitar complicações . Apesar do estado ser considerado grave, o quadro se mantém estável. Os médicos responsáveis pelo atendimento vão manter o paciente sedado por 72 horas para auxiliar na recuperação. Duas balas estão alojadas no médico, uma na cabeça e outra no ombro. O paciente também está com pneumonia. Em três dias, os médicos saberão se Paulo apresenta alguma sequela.

Segundo familiares, Paulo chegava em casa por volta das 22h, na motocicleta BMW, quando foi abordado por dois homens em uma moto. De acordo com a delegada Tércia Amoedo, Paulo reagiu ao assalto. Ele teria sido atingido, pelas costas, por três tiros: dois na cabeça e um no ombro. Após os tiros, os bandidos fugiram levando a moto do cirurgião. O filho mais velho do médico, Diogo, tirou o capacete do pai e o levou ensanguentado para o Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea. A vítima foi transferida para a Clínica São Vicente, onde foi operado pelo neurocirurgião Paulo Niemeyer.

O prédio não tem circuito de câmeras. Segundo a polícia, nos edifícios vizinhos que têm o sistema, os equipamentos não conseguiram gravar nem a chegada nem a fuga dos bandidos. Um dos seguranças da rua testemunhou tudo. Ele prestou depoimento na delegacia. Um outro homem que também faz a vigilância da área contou que o assalto foi muito rápido e que só conseguiu ouvir os tiros.

Número de roubos a motos aumentou


Um levantamento inédito feito pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) revelou, no início deste mês, que o número de roubos (com violência) de motocicletas aumentou 28,3 % nos primeiros cinco meses de 2009 em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo o ISP, 1.658 motos foram roubadas entre janeiro e maio de 2008, contra 2.128 no mesmo período deste ano.

O número de furtos aumentou 18,6%, passando de 1.164 registros, nos cinco primeiros meses do ano passado, para 1.380, no mesmo período deste ano. Em maio de 2008, a frota de motocicletas circulando no Rio era de 547.250. Em maio deste ano, este número pulou para 624.483. Um aumento de de 14,53% de 2008 para 2009.

Segundo a polícia, a maioria das motocicletas roubadas são usadas por traficantes de drogas. Somente este ano, foram recuperadas em comunidades como Jacarezinho, Manguinhos e Mangueira, mais de cem motocicletas roubadas. Na última grande apreensão, 40 motos foram encontradas com traficantes. Esses veículos estão sendo usados em sequestros-relâmpago, roubos a pedestres e em outros crimes, como "saidinha de banco" (quando o ladrão assalta clientes que saem das agências bancárias) e assassinatos por encomenda.

QUE EXEMPLO !!!!!

E MAI MANDADO POR UM COLABORADOR DO PSI

PROJETO DE SEGURANÇA DE IPANEMA

QUEM DEVERIA DAR O EXEMPLO!!!

Hoje, dia 28/9/2009, houve comemoração pela CEDAE na elevatória de Parafuso, na AV. Atlântica, em frente ao Hotel Debret. TODAS AS "AUTORIDADES" PRESENTES ESTACIONARAM SEUS VEÍCULOS NA CALÇADA CENTRAL, ONDE EXISTE DESENHO DE BURLE MARX COM PEDRAS PORTUGUESAS.

QUE NOVIDADE !!!!!

Reincidentes

Manobristas dão a volta em fiscais e atuam sem alvará em Ipanema

Maria Elisa Alves e Selma Schmidt

RIO - Enquanto alguns se regularizaram, outros pontos com serviço de manobrista na Zona Sul foram flagrados nesta quinta-feira, pelo GLOBO e por fiscais da Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop), descumprindo a legislação municipal. Nesta quinta, no segundo dia consecutivo de operações contra valet irregulares, cinco restaurantes sofisticados da Zona Sul foram autuados.

Em Ipanema, vários serviços sem alvará funcionavam normalmente, mas de forma discreta, sem os armários e ombrelones que identificam os manobristas.

Na porta do restaurante Bazzar, por exemplo, um funcionário da Prime Valet Parking alegou ao GLOBO que estava ali apenas para dizer aos clientes que não poderia estacionar. Minutos antes, porém, ele havia manobrado um carro. Na porta do Centro Médico Ipanema, multado na quarta-feira, a desculpa era a mesma. Mas no local o manobrista também foi flagrado entregando o carro a uma cliente.

No Esplanada Grill, o serviço era feito normalmente, embora o alvará, conseguido na quinta, estivesse "ainda sem uma assinatura", segundo o manobrista. Na porta da loja Mixed, o manobrista confessava estar sem alvará, mas sabia na ponta da língua os restaurantes vizinhos que já haviam conseguido a permissão, como o Via Sete e o Le Vin Bistrô, multado na quarta.

PEGA LADRÃO !!

Sargento prende ladrão em Ipanema após perseguição

Rio- Maria Elisa Alves

Um sargento do 23 BPM perseguiu no começo da noite um homem que tentava roubar o toca-fitas de um carro estacionado na Lagoa. Depois de correr atrás do ladrão pela Rua Garcia D´Ávila, o policial pegou um táxi para tentar localizar o bandido, que foi encontrado, por uma outra patrulha, na Rua Barão de Jaguaripe. Ao ser abordado, o ladrão tentou fugir, mas foi contido por seguranças da rua. O caso foi encaminhado à 14 DP.

POLUIÇÃO








Poluição do Rio Rainha é a fonte da sujeira na Praia do Leblon




Os cariocas se acostumaram com os boletins do governo do estado sobre as condições de balneabilidade da orla: a Praia do Leblon está quase sempre imprópria para banho e são raros os dias em que as autoridades recomendam a água nas cercanias do Morro Dois Irmãos. Mas Ipanema — exceto no trecho próximo ao Jardim de Alah —, Arpoador e Copacabana, porém, ganham classificações melhores e, normalmente, têm o acesso recomendado aos banhistas. A explicação para a diferença entre Leblon e seus vizinhos, por mais que compartilhem o mesmo espelho d’água, passa pelo Rio Rainha, que, desconhecido por muitos moradores da região, desemboca no canal da Avenida Visconde de Albuquerque.

O Rainha tem dois braços principais, um começa na favela da Rocinha e o outro na região acima do Parque da Cidade. Até chegar ao canal para desaguar na Praia do Leblon, o rio, límpido na nascente, muda de cara e ganha coloração escura, espuma e o cheiro inconfundível de esgoto.

O fenômeno tem explicação: são 43 pontos irregulares de despejo de dejetos no Rainha, de acordo com mapeamento do governo do estado. O destino é um só: a Praia do Leblon.

PRAIAS




Enviado por Flávio Tabak -




A economia milionária das barracas de praia



A caixa-preta das barracas que ocupam as areias das praias do Leme ao Leblon começou a ser aberta. A iniciativa partiu dos próprios barraqueiros, que contrataram uma empresa de auditoria para levantar os principais pontos irregulares do comércio de praia, que movimenta, só do Leme ao Leblon, pelo menos R$ 14,796 milhões por ano.

A primeira descoberta: Ipanema tem quase o mesmo número de barracas que Copacabana, embora ocupe um trecho bem menor de areia. São 138 tendas contra 144 da vizinha mais famosa. Em seguida, aparecem Leblon (56), Leme (53) e Arpoador (20). A estimativa é da Praia S.A, uma
das associações de barraqueiros da orla.

DIÁRIO OFICIAL

D.O.Rio de 27/08/2009


AUTORIZA INTERDIÇÃO AO TRÁFEGO DE VEÍCULOS NO BAIRRO IPANEMA PARA VIABILIZAR SERVIÇO DE DEMOLIÇÃO DE ESTRUTURA DO OBELISCO DA RUA VISCONDE DE PIRAJÁ.

O COORDENADOR DA COORDENADORIA DE REGULAMENTAÇÃO E INFRAÇÕES VIÁRIAS - TR/CRV, no uso de suas atribuições legais,

CONSIDERANDO o constante no e-mail s/nº da Subprefeitura da Zona Sul, do dia 25/08/09,

CONSIDERANDO o disposto no Art. 95 do Código de Trânsito Brasileiro,

CONSIDERANDO o parecer da CET/CRT AP 2.1,

R E S O L V E :


Art. 1º Autoriza a interdição do trânsito na Rua Visconde de Pirajá, trecho entre a Avenida Epitácio Pessoa e a Rua Henrique Dumont.

Parágrafo Único. O acesso de moradores às garagens da Rua Paul Redfern deverá ser mantido.

Art. 2º Esta autorização só será válida se forem cumpridos os dispositivos contidos nos artigos 94 e 95 do Código de Trânsito Brasileiro, ficando o infrator pela inobservância dos aludidos dispositivos sujeito a multa que varia entre R$ 53,20 (cinqüenta e três reais e vinte centavos) e R$ 319,20 (trezentos e dezenove reais e vinte centavos), independente das cominações cíveis e penais cabíveis.

Art. 3º A presente portaria terá validade no horário de 7h às 19h do dia 30 de agosto de 2009, revogadas as disposições em contrário.

FISCALIZAÇÃO


Fiscalização

Mais cinco sofisticados restaurantes da Zona Sul são autuados por Valet Parking irregular


O Globo


RIO - Duas blitzes simultâneas de fiscalização de Valet Parking realizadas na tarde desta quinta-feira na Lagoa, no Jardim Botânico, Leblon, Ipanema e Gávea vistoriaram 20 pontos e constataram a atividade irregular em cinco tradicionais restaurantes dos bairros. Foi o segundo dia consecutivo da operação, comandada pela Secretaria especial de Ordem Pública (Seop).


No Leblon, a fiscalização autuou o Antiquarius, localizado na Rua Aristides Espíndola, por falta de alvará para oferecer o Valet Parking. Na Rua Bartolomeu Mitre, no mesmo bairro, o Giuseppe Grill apresentou alvará para oferecer o serviço, mas foi autuado por não apresentar cupom fiscal aos clientes. Ambos tiveram que interromper o serviço de manobrista. Outros três restaurantes foram flagrados sem alvará para operar Valet Parking, dois no Jardim Botânico e um na Fonte da Saudade. O Frontera, localizado na Rua Maria Angélica, teve recolhido o armário de chaves e sombreiros. O restaurante Quadrifoglio, na Rua JJ Seabra apesar de não cobrar pelo serviço de manobrista, não tinha alvará para efetuar a atividade, que também foi interrompida. Na Fonte da Saudade, o restaurante Bistrô e Padaria também foi autuado e teve o armário de chaves apreendido.

Na quarta-feira, o Choque de ordem havia vistoriado 79 pontos (entre restaurantes, centro médico e academia de ginástica) nos bairros de Ipanema e Leblon e multado 24 estabelecimentos por irregularidades no serviço de Valet Parking.

VIVA !!!!!!!!!!!!!


No chão

Prefeitura vai demolir passarela do obelisco no domingo


Luiz Ernesto Magalhães

RIO - A subprefeitura da Zona Sul marcou para este domingo a demolição da passarela do obelisco de Ipanema construído durante o projeto Rio-Cidade na década de 90. A decisão foi tomada a pedido dos moradores, que recalamavam da questão estética e da falta de conservação da passarela, projetada pelo arquiteto Paulo Casé.

Segundo o subprefeito da Zona Sul, Bruno Ramos, a operação vai durar o dia inteiro. O trânsito na Rua Visconde de Pirajá entre a avenida Epitácio Pessoa e Henrique Dumont ficará interrompido ao trânsito das 7 às 19h.

ASSALTO

Polícia diz que médico baleado em Ipanema reagiu ao assalto

Segundo delegada, vítima foi atingida quando lutava com assaltante.

Polícia investiga itinerário para identificar suspeitos de levar moto BMW.

Liana Leite

Especial para o G1, no Rio

A delegada titular da 14ª DP (Leblon), Tércia Amoedo Saraiva, informou que o médico Paulo Athayde Lopes, baleado em Ipanema, na Zona Sul do Rio, na noite de quarta-feira (26), reagiu ao assalto.

Segundo a delegada, o médico - especialista em cirurgia bárica - foi atingido no momento que lutava com um dos suspeitos na tentativa de evitar que levassem sua moto BMW.

“O médico estava brigando com um dos suspeitos enquanto o outro disparou", explicou.

Ainda segundo a delegada, a polícia está investigando o itinerário feito pela vítima para descobrir de onde são os assaltantes. “Estamos com equipes na rua para solucionar o mais rápido possível esse crime abominável”, acrescentou.

De acordo com o irmão do médico, Luiz Carlos Pereira da Silva, de 70 anos, Paulo tem verdadeira adoração por motos, mas não é uma pessoa violenta. “Não sabemos se ele reagiu, mas a moto tinha seguro. Não era necessário que os bandidos cometessem essa violência”, contou.

Antes de ser informado pela polícia do teor dos depoimentos das testemunhas, Luiz acreditava que o irmão não reagira ao assalto.

Médico mexeu dedos

No momento do assalto, a mulher e a filha de 6 anos do médico estavam na varanda e teriam visto toda a ação. “A família está em estado de choque, mas pelo menos meu irmão já mexeu os dedos das mãos”, conta Luiz, esperançoso.

Ainda segundo o irmão, Paulo está com duas balas alojadas. Uma no ombro e outra na cabeça. “O capacete dele teve a mesma função do de Felipe Massa. Salvou sua vida”, detalha.

Sensação de insegurança

Vizinhos reclamam da sensação de insegurança na Rua Nascimento Silva, onde o médico foi baleado. Após o crime, um carro do 23º BPM (Leblon) fará plantão durante toda a quinta-feira (27) no local.

Segundo os moradores do bairro, o policiamento na rua é raro e os casos de assalto se multiplicam na área.

De acordo com uma vizinha do médico, que preferiu não se identificar, prédios já foram invadidos e uma amiga teve o carro roubado há menos de um mês.

“Eu não conhecia o médico, mas já chorei muito. Essa patrulha só está estacionada aí por causa do crime, mas depois que já aconteceu não adianta mais nada”, revolta-se.

Segurança paga

A bióloga Ana Paula Leite, de 40 anos, também está indignada. “Passeio com meu cachorro todo dia aqui pela Nascimento Silva e raramente vejo policiamento. Somos obrigados a pagar segurança particular para poder dormir em paz”, diz.

Sandra Regina dos Santos, de 53 anos, é empregada doméstica do prédio ao lado da vítima e escutou quatro ou cinco tiros. “Eu estava no meu quarto quando ouvi uns quatro tiros. Eu e minha patroa fomos correndo para a varanda, quando vimos dois rapazes bem vestidos saindo com a moto. O médico já estava sendo socorrido pelo filho”, contou Sandra, que também se sente insegura.

Em nota a PM informou que vai reforçar o policiamento na região.

Médico está em coma induzido

De acordo com a assessoria de imprensa da Clínica São Vicente, onde o médico está internado, o estado de saúde dele é grave. Paulo Athayde está sendo mantido em coma induzido e as balas permanecem alojadas. Um novo boletim médico será divulgado no início da tarde desta quinta, após o resultado de uma tomografia.

O médico foi operado na Clínica São Vicente pelo neurologista Paulo Niemeyer durante a madrugada desta quinta-feira (27). O primeiro atendimento foi feito no Hospital Miguel Couto, no Leblon, Zona Sul.

Capacete protegeu

Segundo testemunhas, o capacete protegeu o médico que chegava em casa em sua moto. Dos quatro ou cinco tiros que foram disparados contra a cabeça da vítima, três foram desviados pelo capacete, mas um atingiu a nuca do médico.

De acordo com a polícia, após atirarem, os criminosos fugiram levando a moto importada da vítima, que foi comprada recentemente.

Um dos seguranças da rua testemunhou o crime e prestou depoimento na delegacia. Outro vigilante que também faz a segurança da área contou que o assalto foi muito rápido.

ASSALTO

Médico baleado em Ipanema está em coma induzido

Cláudio Motta

RIO- O gastroenterologista Paulo Athayde Salaverry Lopes, de 54 anos, está em coma induzido e foi operado nesta madrugada na Clínica São Vicente. Seu estado é considerado grave, mas controlado. Na manhã desta quinta-feira, ele fará uma tomografia. De acordo com familiares, o médico foi atingido na cabeça e no ombro durante uma tentativa de assalto ontem à noite em Ipanema.

O QUE PODE E O QUE NÃO PODE


Cozinha à beira-mar vai acabar


Queijo coalho, camarão, churrasquinho e outras guloseimas serão proibidas. Prefeitura vai reduzir barracas e camelôs


POR CHRISTINA NASCIMENTO, RIO DE JANEIRO

Rio - Churrasquinho, camarão, queijo coalho no espeto e sanduíche caseiro estão com os dias contados nas praias cariocas. Esses aperitivos tradicionais não poderão ser mais vendidos nas areias, conforme as regras da prefeitura que entram em vigor antes do verão.

.
Gilson vende espetos de camarão, item que será banido das praias, mas não esquenta: ‘Vendo o que for permitido’.A reorganização do setor já deve começar semana que vem, quando está prevista a publicação do edital de cadastramento dos ambulantes da orla. Em seis praias, as barracas estarão proibidas na areia.

Serão 800 vagas para quem atua em pontos fixos e 1.500 para os que ficam circulando, como o ‘Informe do DIA’ adiantou no dia 7. Algumas mudanças devem gerar polêmica, como o fim dos ‘vendedores de fim de semana’.
Quem for regularizado para ter barracas na areia terá de trabalhar pelo menos dois dias úteis, além do sábado e domingo. Para ninguém burlar a regra, batalhão de fiscais da prefeitura e da Guarda Municipal vai para as areias fazer o controle das presenças.

O mesmo, porém, não vale para o ambulante que vende produtos a tiracolo. “Tomara que isso aconteça mesmo. Venho para Copacabana todos os dias há 20 anos. Quem precisa desse dinheiro para sobreviver vem com sol ou com chuva”, afirmou o Miracir Gomes da Silva, 65 anos.

Os ambulantes já vão usar uniformes neste próximo verão e as barracas estarão padronizadas na medida de três metros por três. Também não será permitida a venda de bebida em recipientes de vidro.

Por questões ambientais, as barracas de areia vão deixar de existir nas praias do Diabo, da Reserva, do Abricó, Grumari, em trechos da Macumba e na Prainha. Os comerciantes que já tiveram autorização da Coordenação de Licenciamento e Fiscalização para atuar na areia desses lugares serão realocados em outras praias.

A previsão do Comitê de Orla, ligado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente é que em 15 de dezembro todas as licenças estejam entregues aos ambulantes. O cadastramento vai ser dividido em duas etapas, assim como está sendo feito para quem atua no asfalto. Na primeira etapa, serão priorizados os camelôs que já têm licença. Na outra, será a vez de quem deseja ter a autorização.

“Se não puder vender meu camarão, não tem problema. Vou arranjar um produto permitido”, afirmou Gilson Mariano, 31 anos, que lucra com a venda de espetinhos do crustáceo até R$ 1.500 por mês.

ISSO PODE!


Vender cerveja em lata, refrigerante e água mineral em lata ou plástico, coco verde, caipirinha, sucos e refrescos industrializados e embalados, sanduíches prontos e embalados, biscoitos, batata-frita industrializada, sorvetes embalados. O comércio de bijuterias, bonés e protetores solares é exclusivamente para os comerciantes ambulantes sem ponto fixo.

ISSO NÃO PODE!


Comercialização de churrasquinhos, queijos, salgados e similares e a utilização de recipientes de vidro. Também não será permitido jogar, na beira da água, frescobol no horário compreendido entre 8h e 16h, aos sábados, domingos e feriados, em dezembro, janeiro, fevereiro e março. Também não está autorizado o passeio com animais na areia.

SOLIDARIEDADE

Enviado por Bairros.com
-

Leite em pó para crianças de baixa renda com lábio leporino

As filiais da Cultura Inglesa da Zona Sul estão arrecadando leite em pó para o Projeto Súditos do Leite, que ajuda crianças de família de baixa renda portadoras de fissura labiopalatal (lábio leporino). Durante agosto e setembro, qualquer tipo de leite em pó e, principalmente, Nestrogeno 1 e NAN 1 (para bebês de até seis meses) podem ser entregues na secretaria das filiais da Cultura Inglesa de Botafogo, Copacabana, Cosme Velho, Flamengo, Ipanema, Jardim Botânico e Leblon.

Normalmente, essas crianças têm dificuldade de mamar ao seio e precisam do leite em pó, o que é uma dificuldade para as famílias desfavorecidas. Cada criança contemplada, de até 2 anos de idade, recebe 6 latas/sacos de leite em pó integral para sua dieta domiciliar mensal. Para a primeira cirurgia de correção deste defeito congênito, realizada por volta do 6º mês de vida, os bebês precisam estar bem nutridos
.
Após esta primeira cirurgia, o bebê continua recebendo acompanhamento médico mensal e nestas visitas recebe sua cota de leite, para que seu estado nutricional se mantenha normal até a segunda cirurgia, realizada entre um ano e meio e dois anos de idade, para o fechamento do “céu da boca”. O adiamento das cirurgias reparadoras, devido a um quadro nutricional desfavorável, pode trazer prejuízos à estética do rosto e ao desenvolvimento da fala
.
O Projeto Súditos do Leite foi criado pela Associação Saúde Criança Repensar e sua missão é acompanhar, intervir e resgatar a saúde integral, a auto-estima e a cidadania das famílias das crianças atendidas no CEFIL (Centro de Tratamento de Fissuras Labiopalatais do Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto), localizado na Ilha do Governador
.
Saiba onde doar: Botafogo - R. São Clemente 258 / 2º andar - (21) 2527-0158 /(21) 2527-8855
Copacabana - Av. N.S.Copacabana 619 / Sobreloja - (21) 2547-0411 /(21) 2547-2988
Cosme Velho - Rua Cosme Velho 98 - (21) 2557-3498 /(21) 2225-5980 Flamengo - Rua Marquês de Abrantes n.º 52 - (21) 2556-0725 /(21) 2205-0259
Ipanema - R. Barao da Torre 480 - (21) 2523-2597 /(21) 2247-2442
Jardim Botânico - R. Jardim Botânico 667 - (21) 2294-6799 /(21) 2294-6849
Leblon - R. Cupertino Durao 78 - (21) 2274-4349 /(21) 2274-4762Enviado por Bairros.com -

FALTA DE SEGURANÇA

Médico é baleado em assalto, em Ipanema

Natanael Damasceno

RIO - O cirurgião Paulo Athayde Salaverry Lopes, de 54 anos, foi baleado na noite de ontem, em Ipanema, na Zona Sul. Segundo familiares, Paulo chegava em casa, na Rua Nascimento Silva, em sua moto BMW, que acabara de pegar da concessionária, quando foi abordado por dois homens em uma moto. Ele teria reagido e entrado em luta corporal com um dos criminosos. O outro assaltante, então, efetuou cinco disparos em direção à cabeça do médico. Quatro resvalaram no capacete, mas uma bala atingiu Paulo.

Após os disparos, os bandidos fugiram com a moto do neurocirurgião. O médico foi socorrido pelo filho mais velho e levado para o Hospital Miguel Couto, na Gávea. Depois foi removido para a clinica São Vicente. Segundo os médicos, seu estado de saúde é grave.

FOTO DE UM COLABORADOR


Essa foto foi tirada para mostar como ficam as ruas de Ipanema.
RUA HENRIQUE DUMONT 68
Lixo que as lojas deixam quando fecham no horário comercial até à noite quando a COMLUB passa.
Antes da COMLURB,passam os catadores que se encarregam de espalhar tudo.

MANOBRISTAS IRREGULARES

Seop multa estabelecimentos em ação contra serviço irregular de manobrista

Dezesseis empresas não tinham alvará
.
Empresa com alvará cometia outras irregularidades.

Do G1, no Rio

Fiscais da Secretaria especial de Ordem Urbana do Rio (Seop) multaram 17 estabelecimentos durante uma ação contra o serviço irregular de manobristas realizada nesta quarta-feira (26) em Ipanema e Leblon, na Zona Sul.

Dos estabelecimentos multados, apenas um tinha alvará, mas o local não cumpria outras exigências estabelecidas em decreto, tais como: seguro contra incêndio, nota fiscal, afixar em local visível e apropriado o preço e o local de guarda do veículo.

A falta de alvará, seguro obrigatório contra acidente e incêndio, local para estacionamento e emissão de nota fiscal foram as principais irregularidades constatadas durante o choque de ordem.

Quiosques retirados

Quinze quiosques instalados de maneira irregular na Rua Nelson Mandela, próximo à saída da estação de metrô de Botafogo, foram retirados do local pela subprefeitura da Zona Sul. A ação terminou por volta da meia-noite de terça-feira (25) e contou com a participação de cerca de 60 agentes.

As barracas estavam instaladas anteriormente na Rua São Clemente, mas os próprios barraqueiros transferiram os quiosques para a calçada da Rua Nelson Mandela, sem a autorização da prefeitura.

Segundo a subprefeitura, os proprietários começaram a ser notificados para deixar o local em março, mas a determinação não foi cumprida. Na sexta-feira (21), uma última notificação foi enviada pela prefeitura. O documento determinava que eles deixassem o local num prazo 48 horas.

COLABORAÇÃO !



Olá Amigos,

Vale a pena informar que já demos a largada para a vaquinha do Projeto Harmonicanto Música e Cidadania. Já consta 0,03% de nossa meta e esperamos chegar perto dos 100%.

Colaboração Mínima de R$ 1,00

Nossa primeira colaboradora com o valor de R$ 20,00

- Susiellen Ribeiro Uchoa, em 21/08/2009


O projeto da vaquinha foi intencionalmente para adquirir uma sede e um transporte para o Projeto ( http://harmonicanto.multiply.com/), pois desde que iniciou-se em 2006 a professora Cassia Oliveira tira de seu próprio bolso para custear o projeto: aluguel, telefone, transporte e etc...

Por diversas vezes houve a "quase" desistência, mas por amor a este projeto continuou-se trabalhando com a música e outras oficinas com voluntários para essas crianças.

Estamos em uma nova fase de mudanças, onde recebemos a notícia que a atual sede onde fica situado o projeto terá que ser entregue até o final deste ano em 12/2009, essa notícia que tornou os dias mais corridos.

Enfrentamos mais uma etapa mais etapa, mas a intenção do Marketing Social do Harmonicanto no momento é adquirir uma nova sede desta vez própria e um transporte, pois o carro de Cássia que tinha esta função infelizmente não funciona mais.

Por este motivo e buscando algumas fontes de conhecimento, pelo fato do Harmonicanto ainda estar se legalizando e por ser um processo que demora um pouco. Criamos uma fonte arrecadadora através do site da "VAKINHA" .
Acessem http://www.vakinha.com.br/Vaquinha.aspx?e=5201&pwd=%Password% e contribuam repassando para um amigo ou quem sabe uma vaquinha entre eles, até mesmo em seu local de trabalho.




O Harmonicanto não possui patrocínio oficial, e todo trabalho conta com a ajuda de voluntários, vendas de trufas e bazar de brechó ou doações.

Somos um projeto amplo, que conquista seu espaço dia após dia.

O que é o Vakinha.com.br - O Vakinha.com.br é um portal destinado à criação e gerenciamento de vaquinhas online. Nele, você pode criar e contribuir com vaquinhas para festas, casamentos, despedidas, formaturas, churrascos, e qualquer outro evento onde juntar a turma em torno de um objetivo seja importante. Para quem faz a vaquinha, o Vakinha.com.br é o meio mais prático de avisar os amigos e juntar o dinheiro. Para quem contribui, fica muito mais fácil ajudar. O Vakinha aceita pagamentos por transferência, boleto, cartão de crédito, ... O dinheiro vai diretamente para a conta do usuário no PagSeguro, sistema de pagamentos online do UOL. É rápido, fácil e seguro! Experimente! Boas vaquinhas! Equipe Vakinha.com.br


Atenciosamente,
Joana Lopes Cardoso Santos
Marketing Social Harmonicanto Música e Cidadania
Tel: (21) 2267-6748 / 8591-5200
e-mail: marketing_harmonicanto@oi.com.br

CHOQUE DE ORDEM

Operação acolhe 30 moradores de rua no Leblon e Ipanema

Redação SRZD

Trinta pessoas em situação de rua foram acolhidas durante uma operação coordenada pela subprefeitura da Zona Sul e pela 6ª Região Administrativa, na manhã desta terça-feira, nos bairros do Leblon e Ipanema.

A ação coordenada pelo assessor da subprefeitura, Bruno Ferraz, foi baseada em denúncias de moradores e contou com o apoio da secretaria de Assistência Social e da Comlurb. Os agentes percorreram as ruas Ataulfo de Paiva, Humberto de Campos, Afrânio de Melo Franco, Visconde de Pirajá, Joana Angélica, entre outras. Também foram acolhidos moradores de rua na Praça Santos Dumont, na Gávea.

Todos os acolhidos eram adultos e não houve resistência. As trinta pessoas foram encaminhadas para o abrigo da prefeitura na Praça da Bandeira. De acordo com os agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar, que também deram apoio à operação, não houve apreensão de armas ou drogas.

PROJETO ECOAR



Projeto Ecoar, com sede no Teatro Odisseia, promove festas, espetáculos teatrais e palestras
Ana Carolina Morett

RIO - Arte e consciência ambiental podem ter muita coisa em comum, e é com uma extensa programação que o festival universitário de artes Ecoar pretende mostrar na prática como "ligar os elos". A partir desta terça-feira (25.08), o Teatro Odisseia, na Lapa, vai receber espetáculos, festas e exposição de fotos, além de promover ações de recolhimento de lixo reciclável e doação de livros. O projeto se estende ainda com palestras, realizadas no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), dinâmica com a dançarina Márcia Rubin na praia de Ipanema, e trilha ecológica na Floresta da Tijuca.


- Esse é o projeto número zero, o embrião. Queremos fazer esse teste para no ano que vem prepararmos algo ainda maior. O nosso foco é o teatro, mas a programação é toda pensada para atingir um público variado, não apenas jovens atores. Unir esses dois pontos, arte e sustentabilidade, é fundamental no meio artístico. A reutilização viabiliza uma produção mais barata, é uma ferramenta importante para facilitar a produção - diz Felipe Argollo, um dos curadores do evento, que tem também como idealizadores Fred Tolipan e Lara Schueler.

Na I Mostra de Teatro Reciclagem Cantão, serão apresentados espetáculos de profissionais em formação vindos do Rio, Minas, São Paulo e Pernambuco. Entre as peças, estão "Woyzeck", com atores da Unirio, e "(Des)esperando", da USP. As montagens também concorrem a prêmios através do voto da plateia, que vai receber uma ficha com informações e questões a responder sobre a peça apresentada. Nesta quarta (26.08), o Baile Curinga vai reunir DJs, artistas visuais e malabaristas na casa da Lapa. No domingo (30.08), a festa DuÔba encerra a programação.

Confira a programação completa do festival:

MOSTRA DE TEATRO RECICLAGEM (sempre às 20h, no Teatro Odisseia. Grátis):

TERÇA-FEIRA (25.08):

Espetáculo: "Woyzeck" / Instituição: UNIRIO - RJ

QUARTA-FEIRA (26.08):

Espetáculo: "Canoeiros da alma" / Instituição: UFU - MG

QUINTA-FEIRA (27.08):

Espetáculo: "(Des)esperando" / Instituição: USP - SP

SEXTA-FEIRA (28.08):

Espetáculo: "A boa" / Instituição: UFRJ - RJ

SÁBADO (29.08):

Espetáculo: "Enamorados" / Instituição: SESC - PE

DOMINGO (30.08):

Espetáculo: "Verdade é o mesmo que mentira" / Instituição: Univercidade - RJ


PALESTRAS (no Centro Cultural Justiça Federal, às 18h. Grátis):

SÁBADO (29.08): Reutilização de material. / Palestrante: Andres Sebilia - Instituição SESC Nacional / Departamento SESC Ciência

DOMINGO (30.08): Formação do ator no mercado de trabalho. / Palestrantes: Diretores das instituições apresentadas na I Mostra de Teatro Reciclagem Cantão. / Mediador: Fred Tolipan


EXPOSIÇÃO 'RE-CLIQUE' (de 25 a 30 agosto):

- O fotógrafo Thiago Facina utiliza metalinguagem na construção da imagem. São fotos feitas a partir de outras fotos e assim por diante até compor o retrato final. A ideia é relacionar o processo de reaproveitamento e reciclagem com a fotografia, construindo uma imagem a partir de outras imagens.

'AGORA' - MARCIA RUBIN (sábado, 29.08, às 14h, no Coqueirão):
- A bailarina e coreógrafa Márcia Rubin dirige uma dinâmica com trinta jovens atores na praia de Ipanema. A atitude e o movimento dos corpos em "parede" revelam imagens que habitam o inconsciente coletivo e se misturam, de forma concreta, a ações cotidianas.

TRILHA ECOLÓGICA (domingo, 30.08, às 10h):

- Trilha da Pedra Bonita - Floresta da Tijuca. / O projeto propõe um mutirão para recolher o lixo encontrado na trilha. / Ponto de encontro: Parque Lage (Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico). Inscrição: sapo@sapoproducoes.com / OBS: atividade sujeita às condições do tempo.

FESTAS:


BAILE CURINGA (quarta-feira, 26.08, a partir das 22h):
- Esta edição promove um baile a fantasia que busca integrar o público com a atmosfera teatral. Equipe Curinga de Som e Imagem, um combo de DJ´s, artistas visuais, produtores, malabaristas é composta por Cristiano Marinho (Jones Del Mar), Marcos Ramos Daniel Tambarotti , Zé Brandão, Sandro Menezes e Thiago Facina.


DUÔBA - FESTA + INTERVENÇÃO (domingo, 30.08, a partir das 22h):

- Em sua sétima edição, a DuÔba transforma a noite carioca trazendo uma nova proposta: abrir espaço para novos talentos e trazer ao grande público um conceito atual de se fazer arte. A noite inicia com a participação do DJ Baumgratz aquecendo os tambores para a premiação da Mostra de Teatro, seguido do show dos músicos da Orquestra Voadora e, fechando, o DJ Galalau.


PROJETO CANTÃO - EU AMO LER (De 25 a 30 de agosto):


- Ponto de troca e doação de livros no Teatro Odisseia, sede do festival. Este ponto ficará ativo durante todo o período do festival e os livros arrecadados serão doados para a biblioteca de uma comunidade carente a ser escolhida pela produção do evento.


COLETA SELETIVA (de 25 a 30 de agosto):

- Ação promovendo o recolhimento de lixo reciclável na sede do festival, durante toda sua realização. O lixo será doado para uma cooperativa de reciclagem.


Mais notícias no site do Rio Show. Confira
Teatro Odisseia - Av. Mem de Sá 66, Lapa. Tel: 2224-6367. Espetáculos teatrais têm entrada gratuita

Palestras - Centro Cultural da Justiça Federal - CCJF. Av. Rio Branco 241, tel: Centro. Entrada gratuita

Festas: R$ 10 (lista amiga ou fantasiado); R$ 15 (antecipado, livro para doação ao projeto 'Eu amo ler', meia-entrada); R$ 20 (com filipeta); R$ 30 (inteira)


COMBO ECOAR: Curinga + Duôba, R$ 20

INCRÍVEL !!!

http://www.youtube.com/watch?v=T7GzfMD6LHs

SERIA GENIAL SE O BRASIL FOSSE CAPAZ !

LAGOA RODRIGO DE FREITAS


Começa hoje o trabalho de despoluição da Lagoa Rodrigo de Freitas


Agência Brasil


RIO - O trabalho inicial de despoluição da Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos cartões postais do Rio de Janeiro, será iniciado nesta terça-feira, com a realização dos serviços de limpeza e filmagem das galerias de águas pluviais do entorno da Lagoa. A operação técnica auxiliará na identificação de possíveis lançamentos clandestinos de esgotos, que são drenados para as galerias de águas pluviais e podem acabar na Lagoa, e na limpeza das tubulações.

A despoluição da Lagoa Rodrigo de Freitas resulta de parceria entre a Companhia estadual de Água e Esgoto (Cedae) e o grupo EBX, do empresário Eike Batista. O serviço, que será feito com o auxílio de um robô de alta tecnologia para verificação das galerias de águas pluviais, tem prazo de 60 dias para ser executado, ao custo de R$ 500 mil.

A operação de limpeza e filmagem interna das redes é uma etapa muito importante do processo de despoluição da Lagoa Rodrigo de Freitas, informa a Cedae, pois permitirá melhor escoamento e drenagem das redes de esgotamento sanitário, galerias de águas e da galeria de “cintura” da Lagoa. Serão removidos sólidos e gorduras de cerca de 60 quilômetros de redes.

Segundo a Cedae, nessa primeira etapa do processo de despoluição da Lagoa vão trabalhar 25 funcionários da empresa e do grupo EBX. Eles contarão com dois veículos tipo vácuo-flex, dois sewer-jet e uma van, equipada com um robô de filmagem.

Também o Programa de Melhoria Ambiental da Lagoa vem sendo executado. Até agora, as novas elevatórias já inauguradas beneficiam diretamente 180 mil moradores de diversos bairros da zona sul. De acordo com a Cedae, a quantidade de coliformes fecais na Lagoa caiu de 16 mil em 2006 para 1.000 por 100 mililitros atualmente, dentro do padrão estabelecido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para que a água seja considerada própria para banho.

MAIS UM !!!!

Assalto a banca de jornal faz um ferido em Ipanema

Vítima foi rendida por criminosos por volta das 19h.

Polícia investiga se ferido é dono da banca ou cliente.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo


Pelo menos uma pessoa ficou ferida durante um assalto na noite desta segunda-feira (24) numa banca de jornal em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo policiais do 23º BPM (Leblon), a vítima foi rendida por uma dupla de criminosos armados por volta das 19h, na Avenida Rainha Elizabeth da Bélgica.

A polícia ainda investiga se o ferido é dono da banca de jornal ou cliente. De acordo com a PM, após atirarem contra a vítima, a dupla de assaltantes fugiu com cerca de R$ 400. O baleado foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para um hospital da região.


MUDANÇAS



Mudanças

Parte do trânsito de Ipanema é alterada por causa das obras do metrô
O Globo

RIO - Parte do trânsito de Ipanema foi modificada nesta segunda-feira, devido às obras do metrô da Praça General Osório. De acordo com a secretaria estadual de Transportes, as alterações devem durar por seis meses. A inauguração da nova estação do metrô está marcada para o próximo dia 17 de dezembro.


A Rua Barão da Torre foi interditada na altura da Rua Teixeira de Melo. As ruas Piragibe Frota Aguiar, Antônio Parreiras e a própria Barão da Torre estão funcionando em mão dupla no trecho entre as ruas Jangadeiros e Teixeira de Melo. Além disso, as ruas Piragibe Frota Aguiar e Antônio Parreiras, e o lado ímpar da Barão da Torre até a Teixeira de Melo, estão com o estacionamento proibido.

Segundo a secretaria, a área recebeu sinalização especial para alertar sobre as mudanças, e agentes de trânsito estão trabalhando de manhã até a noite para orientar os motoristas e garantir a segurança dos pedestres.

O metrô da Praça General Osório, que pelo projeto original deveria ter sido inaugurado em 1979, receberá de 80 mil a 85 mil passageiros por dia. Orçada em R$ 308 milhões, a estação que está sendo escavada na rocha sob o Maciço do Cantagalo, será uma das maiores do sistema, perdendo apenas para Carioca e Estácio .

E MAIL DE UM COLABORADOR

Prezados vizinhos,

acredito que devamos analisar com bastante atenção a crônica do Sr. Marcelo Miliaccio, veiculada pelo Jornal do Brasil nesse fim de semana próximo passado. Tal artigo refere-se ao aumento de salários dos policiais e professores cariocas. Estes sim, responsáveis pela segurança da população. Dessa forma, como envidar esforços para que tais fatos sejam viabilizados?

Cordialmente,
J.G.

COBRANÇA ILEGAL



Cobrança ilegal

Apesar de proibição, guardadores vendem tíquetes de estacionamento em áreas sem placas

O Globo

RIO - Uma determinação da prefeitura foi ignorada pelos operadores da Embrapark, durante o fim de semana, em diferentes pontos da Zona Sul: apesar de o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, ter informado, na sexta-feira, que o estacionamento em vagas sem placas, mesmo que regulamentadas, não poderia ser cobrado pelos funcionários da empresa, muitos deles venderam talões na orla de Ipanema, Leblon e Lagoa. Por causa do descumprimento da ordem, a prefeitura vai notificar a empresa. É o que mostra a reportagem de Ediane Merola e Eduardo Maia, publicada na edição do GLOBO de segunda-feira.

A Avenida Delfim Moreira, no Leblon, era a que concentrava o maior número de cobranças irregulares. Em quase toda a sua extensão, operadores vendiam talões em áreas sem placas. Algumas vias internas do bairro, como as ruas Almirante Guilhem, Almirante Pereira Guimarães, Rainha Guilhermina e General Artigas, também estavam sem as placas, no trecho entre a Avenida General San Martin e a praia. Os guardadores, porém, insistiam em vender os tíquetes do período único aos motoristas que, na dúvida, pagavam pela vaga.

Na Avenida Vieira Souto, em Ipanema, as placas indicavam, no domingo, que o sistema em vigor ainda é o de período único. Na Rua Garcia D'Ávila, entre Prudente de Moraes e Vieira Souto, havia placa apenas no início da via, informado período único.

A prefeitura reafirmou no domingo que os operadores da Embrapark não podem cobrar pelas vagas sem sinalização. Ainda segundo a prefeitura, os carros estacionados nesses locais sem o tíquete não serão multados. A Secretaria de Transportes informou que fiscaliza a Área Azul e que já esteve em alguns dos locais citados na reportagem, mas não identificou cobrança indevida. O órgão prometeu voltar hoje às áreas e notificará a Embrapark para que regularize a sinalização.

A Embrapark afirmou no domingo que orienta seus operadores a informar sobre a falta de placas, para que elas sejam repostas. A empresa disse ainda que os funcionários sabem que não podem cobrar pelas vagas sem sinalização e que, por isso, reforçará o treinamento. A empresa acrescentou que vai avaliar os casos e, se constatada a falta de atenção do operador, ele será advertido. Se ele for reincidente, será suspenso.

METRÔ

Obras do Metrô alteram movimentação de veículos em Ipanema


Por Redação, com ACS/Metrô - do Rio de Janeiro


A partir de segunda-feira, parte do trânsito de Ipanema, próximo à Praça General Osório, será alterada em função das obras do Metrô no bairro. As alterações devem durar seis meses. As intervenções previstas são:

• Interdição da Rua Barão da Torre, na altura da Rua Teixeira de Melo.

• Implantação de mão dupla nas ruas Piragibe Frota Aguiar, Antônio Parreiras e na Barão da Torre no trecho entre a Rua Jangadeiros e Rua Teixeira de Melo.

• Proibição de estacionamento nos dois lados das ruas Piragibe Frota Aguiar e Antônio Parreiras e no lado ímpar da Barão da Torre até a Teixeira de Melo.

As alterações foram autorizadas pela CET-Rio. A área recebeu sinalização especial para alertar sobre as mudanças. Agentes de trânsito vão trabalhar de manhã até a noite para orientar os motoristas e garantir a segurança dos pedestres. A Secretaria de Transportes informa ainda que a construção da Estação General Osório está em fase de finalização e que, em breve, a população local e que se desloca para o bairro contará com um meio de transporte rápido e eficiente. A inauguração da nova estação do metrô está marcada para o dia 17 de dezembro próximo.

CARTÃO POSTAL ABANDONADO















LAGOA RODRIGO DE FREITAS
TOTAL ABANDONO,mato para todo lado,sujeira,mau cheiro.VERGONHA !
Nosso belo espelho d'água,entregue à própria sorte.
Do que adianta despoluir as águas se o entorno está um lixo ?

EXEMPLO !


'Obama’ dá aula de Inglês a carentes


Garçom sósia do presidente americano entra em projeto da prefeitura na Cidade de Deus graças a esforço próprio para aprender idioma


POR CELSO OLIVEIRA, RIO DE JANEIRO

Rio - Na onda que varreu o mundo com a eleição do primeiro negro à Casa Branca, muitos ‘Obamas’ surgiram para homenageá-lo ou simplesmente fazer graça. Um sósia, em especial, se destaca numa favela carioca. Luiz Carlos Pereira da Costa, o Barack Obama da Cidade de Deus, venceu o preconceito e a miséria ensinando o idioma de seu ídolo a jovens da comunidade. Agora, ele é um dos talentos locais que vão trabalhar em projeto educacional da prefeitura: o Bairro Educador.

Luiz Carlos já trabalhou como flanelinha e hoje alia atividades em dois restaurantes a aulas para 22 alunos.Nascido e criado na recém-pacificada Cidade de Deus, o ex-flanelinha de 32 anos estuda Inglês desde 2002. Ele está prestes a se formar, mas o desejo urgente de transformar a vida de meninos e meninas carentes chegou na frente do diploma: há 10 meses, montou curso na CDD, com apoio da associação de moradores e verba do próprio bolso. Atualmente, dá aulas a 22 jovens entre 8 e 16 anos, cobrando mensalidade de apenas R$ 25, e alimenta sonho ousado: convencer escolas de idiomas a criar cursos comunitários nas favelas da cidade.

“Saber outra língua é mais importante do que ter faculdade. Chega de oferecer só capoeira e futebol para o favelado. Com o Inglês, não fico mais desempregado”, garante ele, que trabalha em dois restaurantes em Ipanema e em um já foi promovido a maître.

A ideia de Luiz Carlos é facilitar o acesso ao ensino de idiomas e abrir portas no mercado de trabalho. O seu caminho até a estabilidade profissional foi árduo, e o inglês, fundamental nessa trajetória, foi descoberto por acaso, quando era assistente de produção nas filmagens do longa ‘Cidade de Deus’.

BOLSA EM CURSINHO

“Estava decepcionado com o trabalho, uma chefe vivia me perseguindo de forma preconceituosa, quando uma colega de set resolveu jogar livros de Inglês no lixo. Pedi o material, larguei o trabalho e aprendi sozinho em casa”, diz o professor Obama, que conseguiu bolsa integral na Cultura Inglesa após enviar carta à direção da rede de cursos pedindo vaga.

“Temos programa de bolsas a alunos carentes. Fico feliz com o sucesso dele”, diz Omar Carneiro, presidente do Conselho da Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, que o convidou para apresentar seu projeto de cursos comunitários.

Um dos alunos mais entusiasmados do Obama da CDD é João Pedro, 10 anos, que sonha ser aviador. “Quero aprender Inglês para ter bom emprego e conhecer a Inglaterra”, planeja o aluno da Escola Municipal Alphonsus de Guimaraens.

Oficinas para alunos de 5 escolas

Leitor do jornal ‘New York Times’ e da revista ‘Time’, Luiz Carlos, o Obama da CDD, chamou tanta atenção com seu curso na favela que foi convidado para ser um dos oficineiros do projeto Bairro Educador, vertente do programa Escolas do Amanhã, que será lançado amanhã na comunidade.

Além das duas turmas que frequentam as aulas na sala alugada por ele na associação de moradores, mais estudantes das cinco escolas da região poderão aprender Inglês na sua oficina. “Esse projeto veio em excelente hora!”, elogiou o garçom-professor, pai de Stephan, 5 anos, que ainda não começou a ser alfabetizado, mas já arrisca frases na língua de Obama. “Ele raciocina em inglês”, orgulha-se Luiz Carlos.

CIDADE UNIDA



Cidade unida

Moradores do asfalto patrocinam estudo para regularizar a posse da terra no Cantagalo

O Globo

RIO - A regularização fundiária de uma das favelas na Zona Sul já tem um projeto piloto, e seus autores não fazem parte dos quadros do poder público. O economista Paulo Rabello de Castro, do Instituto Atlântico, e a empresária Ignez Barreto, presidente da ONG Projeto de Segurança de Ipanema, arregimentaram advogados, arquitetos e cientistas políticos e fizeram um amplo levantamento do terreno do Morro do Cantagalo, em Ipanema. É o que informa a reportagem de Rogério Daflon, publicada no GLOBO deste domingo.

O estudo revelou a confusa situação fundiária da comunidade da Zona Sul, que tem cerca de 62 mil metros quadrados de área construída, na qual estão 1.487 residências e cerca de seis mil pessoas. Segundo o levantamento topográfico feito por uma empresa de arquitetura, um terço do terreno pertence à Companhia Estadual de Habitação (Cehab), outro ao governo do estado e o último terço a proprietários particulares.

Maurício Santos, um dos advogados envolvidos no projeto, afirma que o imbróglio tem que ser mesmo dividido por partes.

- A área do terreno pertencente a proprietários particulares é fácil de resolver porque entra na lei do usucapião. A área da Cehab, por sua vez, também entra na lei de usucapião, já que ela é uma empresa de economia mista, obedecendo ao regime de direito privado. No caso das terras do Estado, cabe ao próprio governo fazer uma cessão a cada morador das residências ali instaladas - explicou Maurício.

Mas o secretário estadual de Habitação, Leonardo Picciani, diz que a solução não é tão simples:

- O artigo 68 da Constituição Estadual veda o estado de fazer doações de suas propriedades. E, no caso do terreno da Cehab no Cantagalo, há jurisprudência no Superior Tribunal de Justiça dizendo que o que importa é a natureza do serviço, que é essencialmente público no caso da Cehab, não o fato da companhia ter sócios privados.

O tema, segundo o secretário municipal de Habitação, Jorge Bittar, ainda vai dar muita discussão. Picciani informou que as novas unidades habitacionais do PAC não dão direito ao Registro Geral de Imóveis para quem for morar nelas.


- O que eles têm é um documento de concessão de uso por 99 anos renováveis