ESPORTES




Walking Rio faz sua quarta edição neste domingo, à beira-mar


RIO - Um dos exercícios mais recomendados pelos médicos, a caminhada ganha ainda mais pontos na cartela de benesses à saúde quando é feita em meio à natureza. Os caminhos à beira-mar, então, são o cenário perfeito para quem quer estimular os músculos e a mente. Pois é exatamente esta a ideia do Walking Rio, que faz sua quarta edição neste domingo (23.08), a partir das 8h.

Trata-se de uma caminhada na natureza pelas praias do Leblon, Ipanema, Copacabana e Leme. Organizada pela Anda Brasil, é aberta a caminhantes de todas as idades, e não tem caráter de competição. Pelo contrário: os 10 quilômetros do caminho são puro lazer.

A partida será da praia do Leblon, na esquina da rua Visconde de Albuquerque, a partir das 8h. O circuito termina na Praça do Forte do Leme, e tem dois postos de controle: um no final do Arpoador e outro em frente ao Copacabana Palace. É lá que os participantes recebem carimbo de certificação da caminhada.

Ao final do trajeto, todos os participantes ganham uma caderneta internacional da IVV - Federação Internacional de Esportes Populares - órgão que promove Caminhadas na Natureza em todo o mundo.

CRÔNICA

TESTANDO SEU DESÂNIMO

(Autor: Antonio Brás Constante)

O desânimo é aquela sensação que mais parece à falta de todas as outras. É como se os nossos sentimentos de alegria, força de vontade, ânimo, inspiração, etc. tivessem saído de dentro de nós para ir tomar um lanche lá na esquina da vida e esquecido de voltar. Ou seja, pode-se dizer que estar desanimado, é estar com o estoque vazio de sentimentos.

Ele gruda em nós feito um carrapato, drena nossa força de vontade tal qual uma sanguessuga e incomoda mais que barulho de mosquito em acampamento de verão, sem falar que é mais chato que propaganda política.

Em uma primeira analise, o desânimo é visto como uma mescla de preguiça, cansaço e sono, mas isto não é totalmente verdade, pois para todos estes, uma cama macia acompanhada de uma boa noite de sono resolvem o problema. Já no caso do desânimo, não. Até para descansar nos sentimos desanimados.

Quando estamos no serviço e encontramos alguém nesta situação, verificamos que ele parece distraído, parado, contemplativo. Como se estivesse em contato cósmico com o núcleo de algum universo invisível. Mas, ao invés disso, está apenas tomado de um imenso vácuo existencial. Sem vontade de ficar no emprego ou mesmo de ir embora, pois para esse tipo de mal, qualquer lugar acaba servindo para que aquele pobre “montinho humano” onde está hospedado, fique em total estado de marasmo absoluto.

Este sentimento não escolhe lugar, profissão ou idade. Pode acontecer com um político (nesses casos geralmente quem fica tomado de desânimo é a platéia em meio aos seus discursos), ou mesmo com um mero escritor, buscando inspiração para falar desse assunto tão desanimador.

Pessoas com stress ou com depressão, tendem a conviver de forma mais íntima com o desânimo dentro de si. É como se fosse uma pedra gigantesca amarrada aos seus tornozelos puxando-as cada vez mais para o fundo de seus males.

Nos dias de hoje, mesmo com toda concorrência acirrada pela qual passamos, o desânimo se torna cada vez mais constante em nosso mundo. Causado pela falta de perspectiva em nossas vidas. Nos colocando em uma caixinha de melancolia, que aos poucos vai se apertando e nos sufocando, tirando totalmente nossa vontade de viver.

Mas não se preocupe, com certeza você não está se sentindo assim. Pessoas com desânimo não gostam de ler, principalmente se a leitura for de textos que falem sobre este assunto. Parabéns, você passou no teste.

PRAIA DE IPANEMA

Facções marcam território na areia

Mario Hugo Monken, Jornal do Brasil


RIO - O apartheid forçado por facções criminosas nas favelas vai de ônibus até a praia. A regra predomina nas areias de Ipanema e Leblon em fins de semana de calor e sol forte, e aí, é cada um no seu quadrado.

Segundo o comandante do 23º BPM (Leblon), tenente-coronel Sérgio Alexandre do Nascimento, mesmo não tendo envolvimento com o crime, os banhistas de comunidades carentes ocupam a praia de acordo com a facção que domina o lugar onde vivem. Se passar para o lado de um grupo de favela rival, vai haver briga, afirma o oficial

– Funciona que nem as torcidas de futebol. É como se um flamenguista fosse para o lado de um vascaíno – declarou

Após duas confusões ocorridas no final de semana passado no Arpoador e no Jardim de Alah, a Polícia Militar mapeou toda a movimentação dos banhistas e preparou esquema especial para os dias em que as praias ficarem lotadas.

De acordo com o comandante, moradores de favelas dominadas pelo Comando Vermelho (CV) se concentram em dois pontos. Um deles é na Praia do Arpoador, local preferido de quem vem dos morros do Cantagalo, em Ipanema, e do Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, que formam um complexo.

O outro é no Leblon, em frente a Avenida Afrânio de Mello Franco, que recebe pessoas vindas de comunidades da Zona Norte, como Jacarezinho e Manguinhos, devido a pontos de ônibus.

Segundo Sérgio Alexandre, quem mora em locais controlados pela Amigos dos Amigos (ADA) na Zona Norte costuma ficar no trecho do Jardim de Alah já que é a parte frequentada por Cruzada São Sebastião, Rocinha e Vidigal.

Ele explica que, quando há mistura de comunidades rivais nas areias, é porque os jovens marcam antes brigas pelo site de relacionamentos Orkut.

– Quando tem briga entre grupos é por causa de facção.

Segundo ele, as confusões podem acontecer no Arpoador, no trecho entre as ruas Farme de Amoedo e Teixeira Mello, em Ipanema, e no Jardim de Alah.

– O pessoal da Cruzada São Sebastião sempre se estranha com o do Jacarezinho. Antigamente, quando eram da mesma facção, não havia isso – disse um gari que trabalha no posto 10.

No Arpoador, principalmente, depois do posto 7, frequentadores ouvidos pelo JB disseram que moradores de várias comunidades – independente de facção – frequentam o trecho e que viram brigas.

– Aqui tem gente que vem do Morro do Urubu e outras comunidades de facções rivais. Ficamos de olho para ver se vai ver briga. Se um passar perto do outro grupo e for reconhecido, pode dar confusão – afirma um PM que trabalha na cabine no Arpoador.

No final de semana passado, ocorreram dois arrastões, um no Arpoador, que terminou com a detenção de um adolescente de 17 anos, e outro no Jardim de Alah, que resultou também na captura de outro menor. Houve muita correria e pânico.


Esquema de policiamento

O comandante revela ao JB já ter elaborado um esquema especial de policiamento para os fins de semana de sol forte.

Segundo ele, aos sábados, 17 carros com 38 policiais circularão pela orla, além de 18 PMs a pé pelo calçadão – um total de 56.

Aos domingos, o número de carros será o mesmo, mas haverá mais 16 policiais a pé.

O oficial acrescenta que outros efetivos vão monitorar a chegada dos ônibus à Ipanema e ao Leblon. Ele disse que, caso os coletivos estejam superlotados, os PMs orientarão os passageiros a descerem aos poucos, de modo a evitar aglomerações nos pontos finais.

DESORDEM



VAGAS NA RUA
Embrapark não pode cobrar por estacionamento em vaga sem placa

RIO - A falta de placas indicando os horários de cobrança de estacionamento na chamada Área Azul (operada pela Embrapark, entre o Leme e São Conrado), levou a Secretaria municipal de Transportes a anunciar na sexta-feira uma decisão. Apesar de as vagas estarem regulamentadas através de portaria publicada no Diário Oficial do município, a cobrança só poderá ser feita quando houver sinalização adequada.
A Secretaria Municipal de Transportes e a Embrapark anunciaram que começaram nesta sexta-feira o cronograma de troca de placas de sinalização das vagas do sistema Rio Rotativo na área azul, que engloba oito bairros da Zona Sul. Cada etapa desse cronograma será previamente divulgada à população.

- As placas foram roubadas ou destruídas por vândalos. As áreas estão regulamentadas, mas o motorista só tem que pagar pela vaga onde existir a sinalização - disse o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão.

Em vários pontos, o tempo de estacionamento também foi reduzido de período único para duas horas , sem aviso prévio.
As alterações no sistema rotativo englobam um terço das 9.049 vagas administradas pela Embrapark em oito bairros da Zona Sul. A Embrapark tem um prazo de 180 dias para executar as alterações a contar a partir do dia 5 de maio, data do início da operação da empresa no município.

Na quinta-feira, o prefeito Eduardo Paes admitiu que o município e a Embrapark erraram ao não dar publicidade às mudanças no sistema.
- Eu soube hoje pelo GLOBO. O fato não chega a ser uma novidade. É uma herança que a gente herdou. Mas já estou no cargo há oito meses e a divulgação disso era de minha responsabilidade - disse Paes.
O prefeito acrescentou que pediu para verificar se houve falhas técnicas em alterações que foram feitas. As mudanças no sistema, acrescentou ele, serão mantidas, porque serviram de base para a licitação vencida pela Embrapark
.
DESORDEM

Rio Rotativo: Teste mostra irregularidades em várias áreas, como flanelinhas que cobram R$ 10 por vaga, mesmo na presença de PMs

RIO - Apesar das operações Choque de Ordem, o sistema Rio Rotativo continua cercado de irregularidades. Foi o que revelou teste feito, na semana passada, pelo GLOBO em 25 pontos com placas e/ou guardadores ditos oficiais de todas as regiões da cidade. Só três dos guardadores com colete tinham crachá de identificação. Alguns deles criaram puxadinhos, colocando carros em esquinas, calçada, praça e fila dupla. Placas do Rio Rotativo, quatro guardas municipais com cães e uma cabine da Polícia Militar. Mesmo com tanto aparato, só pagando o que estipulam os flanelinhas que controlam vagas públicas é que se consegue estacionar junto ao meio-fio da Praça São Judas Tadeu, perto da estação do trenzinho do Corcovado, no Cosme Velho. Em vez de R$ 2 para deixar o carro no local por até quatro horas, o motorista precisa desembolsar R$ 10 ao chegar, sem direito a tíquete. É o que mostra reportagem de Selma Schmidt na edição deste domingo em O GLOBO. (Vídeo: Vagas incertas do Rio Rotativo)

Na Avenida Almirante Barroso, próximo à Avenida Rio Branco, no Centro, por exemplo, um flanelinha, de camisa e calça sociais, se apresentou como o responsável pelo estacionamento. Cobrou R$ 3 para parar em fila dupla, por 15 minutos, mesmo com o motorista permanecendo ao volante. Ele fica com as chaves de clientes e tem empregados, que manobram e dão voltas com carros para que não sejam multados. Sem cerimônia, foi flagrado usando a rua e os fundos de uma banca de jornal como urinódromo.

- Estou aqui há 26 anos. O pessoal que vai no escritório do Eurico Miranda (no prédio em frente) sempre deixa as chaves comigo - disse o flanelinha, sem saber que conversava com uma repórter, na terça-feira.

Tão crônica quanto é a a situação da Avenida Graça Aranha, em frente ao Clube Ginástico Português. Um guardador com colete e sem crachá é quem dá as cartas por lá. Ele também tem vários auxiliares. Um deles foi orientado a retirar um veículo da vaga, para que o carro da equipe do GLOBO, sem identificação do jornal, parasse. Foram R$ 5, por 15 minutos, na quinta-feira passada.

Para o secretário especial de Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, é no Centro que o Rio Rotativo tem mais problemas, por causa da demanda grande e da pouca oferta:

- Mas existem problemas na cidade toda. O Rio Rotativo auto-operativo (em vigor desde 2001) é absurdo. Em maio, estamos mudando o sistema num trecho da Zona Sul (Área Azul, do Leme a São Conrado, que passará a ser administrada pela Embrapark). Estamos ainda levando para a delegacia flanelinhas, pelo exercício ilegal da profissão. Só no fim de semana passado foram cerca de 70 detidos, em volta do Maracanã.
Na Zona Sul, na Rua Arno Konder, próximo ao Largo do Machado, um guardador com colete e crachá sugeriu que estacionássemos em fila dupla. Não deu tíquete.

- Deixa solto e pode pagar na volta - disse ele, que cobrou R$ 2.

Na Praça São Judas Tadeu, foi preciso uma longa negociação com dois flanelinhas para reduzir para R$ 5 o preço de uma vaga do Rio Rotativo, por 15 minutos. Queriam receber adiantado. Diante do argumento da repórter de que precisaria trocar dinheiro, concordaram com o recebimento na volta. Um menor ficou encarregado de pegar o valor combinado
.
Este ano, as denúncias sobre o Rio Rotativo passaram a ser feitas para a Ouvidoria de Secretaria de Ordem Pública, através do telefone 153 e do e-mail queroordem@rio.rj.gov.br.

DOMINGO NA PRAIA


Neste domingo o Tradicional Bloco Os Mariocas vai comemorar o dia do Folclore no posto 9 em Ipanema. O Bloco "Os Mariocas" congrega maranhenses e cariocas, eles tocam sambas, marchinhas, Jongo, tambor de crioula e o tradicional ritmo do Maranhão Cacuriá. Para quem não conhece o Cacuriá é uma dança típica do estado do Maranhão, surgida como parte das festividades do Divino Espirito Santo, uma das tradições juninas. A dança é feita em pares com formação em círculo, o "cordão", acompanhada por instrumentos de percussão chamados caixas do Divino (pequenos tambores).


SERVIÇO

OS MARIOCAS
Data: 23/08/09
Local: Posto 9
Ipanema – Rio de Janeiro – RJ
Horário: 14 horas
Postado por Andre Borges às 18:26

POLÍCIA

Polícia flagra auxiliar de prótese trabalhando como falso dentista em Ipanema

Elenilce Bottari

RIO - A polícia prendeu há pouco o auxiliar de prótese dentária Luiz Carlos Lima dos Santos. Ele foi flagrado por policiais e pela fiscalização do Conselho Regional de Odontologia exercendo ilegalmente a profissão de dentista, em um consultório que mantém em Ipanema.
Segundo o coordenador de Fiscalização do CRO, Antônio Ribeiro, o auxiliar negou que estivesse trabalhando como falso dentista, mas testemunhas confirmaram que ele é o dono do negócio e que também era o responsável por examinar os pacientes e determinar o procedimento a ser realizado. Este foi o 33º falso dentista preso este ano.
- Ele irá responder a processo por exercício ilegal da profissão no Juizado Especial Criminal, mas como a lei 9.099 prevê a aplicação de pena alternativa, ele deverá prestar serviço comunitário ou pagar cesta básica - contou o coor-
denador, acrescentando que em muitos casos, depois de liberado, o falso dentista volta a reincidir no crime.

METRÔ



Parte do trânsito de Ipanema será alterado devido a obras do metrô


O Globo


RIO - A partir da próxima segunda-feira, parte do trânsito de Ipanema será alterado. O motivo são as obras do metrô da Praça General Osório. De acordo com a secretaria estadual de Transportes, as alterações devem durar seis meses.
A Rua Barão da Torre, na altura da Rua Teixeira de Melo, será interditada. Além disso, as ruas Piragibe Frota Aguiar, Antônio Parreiras e a Barão da Torre funcionarão em mão dupla no trecho entre as ruas Jangadeiros e Teixeira de Melo. As ruas Piragibe Frota Aguiar e Antônio Parreiras, além do lado ímpar da Barão da Torre até a Teixeira de Melo, terão o estacionamento proibido.
Segundo a secretaria, a área recebeu sinalização especial para alertar sobre as mudanças, e agentes de trânsito vão trabalhar de manhã até a noite para orientar os motoristas e garantir a segurança dos pedestres. A inauguração da nova estação do metrô está marcada para o próximo dia 17 de dezembro.
O metrô da Praça General Osório, que pelo projeto original deveria ter sido inaugurado em 1979, receberá de 80 mil a 85 mil passageiros por dia. Orçada em R$ 308 milhões, a estação que está sendo escavada na rocha sob o Maciço do Cantagalo, será uma das maiores do sistema, perdendo apenas para Carioca e Estácio ( veja as obras que vão levar o metrô a Ipanema ).

PASSARELA



Passarela em frente ao Obelisco de Ipanema será demolida

Decisão do prefeito atende a pedido de moradores do bairro.

Obras devem acontecer no início de outubro.


Passarela e Obelisco ficam na esquina da Rua Visconde de Pirajá com Avenida Henrique Dumont (Alícia Uchôa/G1)

O subprefeito da Zona Sul, Bruno Ramos, aguarda um estudo de impactos ambientais para dar início ao processo de demolição da passarela que fica em frente ao Obelisco de Ipanema. O projeto deve ficar pronto na semana que vem e dirá quais são os impactos da destruição da travessia para o trânsito e para os moradores da região. A passarela fica na esquina das ruas Visconde de Pirajá com a Avenida Henrique Dumont.

Após o estudo, será preparado um edital que selecionará a empresa responsável pela demolição. Segundo informações da subprefeitura da Zona Sul, as obras no local devem começar no início de outubro.

O projeto foi uma ordem dada pelo prefeito, Eduardo Paes, há um mês. Ele atende a um pedido feito pela Associação de Moradores de Ipanema.

O Obelisco que forma o conjunto arquitetônico com a passarela deve continuar no local.

Obra polêmica

A obra, criada pelo arquiteto Paulo Casé, foi construída durante o primeiro governo do prefeito César Maia, como parte do projeto Rio Cidade. A construção é polêmica e sempre foi lavo de discussões estéticas entre os moradores da região.

VARIEDADES


Bazax: Achados em Ipanema


agosto 20, 2009 by Diana Monteiro



Desde o dia 8 de agosto, está acontecendo o Bazax. A produtora de moda Daniela Oliveira, atuante no mercado há 19 anos, teve a idéia de montar um bazar, contendo as melhores marcas do Rio e São Paulo. Entre elas Marcela Virzi, Tessuti, Juliana Jabour, Lunetterie, Adriana Degreas e Neon com descontos de até 70%. O Bazax funciona no coração de Ipanema, em duas salas de um charmoso prédio na Rua Redentor. São mais de 3.000 produtos, que vão desde peças simples até roupas de festa. E mais, em uma das salas, os preços não passam de R$100!

Em setembro o número aumenta com a entrada de novas grifes e entre os dias 12 e 19 acontece um “saldão especial”. Vale a pena dar uma conferida!

Serviço:

Bazax

Rua Redentor 150/102 – Ipanema

Segunda à sexta – 10h às 19h

Sábados – 11h às 15h

bazax.ipanema@gmail.com

ATENÇÃO

Coleta Seletiva Solidária de Ipanema

Parceria de: AMIpanema, CoopCAL, INEA


Aos Sr. Síndicos,

Nossa ação em Ipanema atingiu excelentes resultados e a participação dos condomínios melhora a cada coleta.

No dia 26 de agosto às 19:00 no Colégio Notre Dame, realizaremos uma reunião para apresentarmos a proposta para segunda fase do Programa de Coleta Seletiva Solidária, os resultados alcançados e esclarecer possíveis duvidas.

Contamos com a presença de todos.

E para que o nosso movimento continue a crescer contamos com o poder de mobilização dos senhores para convidar novos participantes para nosso movimento.

Obrigado,

Raphael Durão
Coordenador de Limpeza Urbana da AMIpanema
Associação de Moradores de Ipanema
Tel.: 21. 8771-4006

Reduza, Reutilize e Recicle
Antes de qualquer coisa, pense em sua responsabilidade e compromisso com o meio ambiente.

PESQUISA

Enviado por Marina Gonçalves -

General Osório ou Ipanema?

“Na sua opinião, qual deve ser o nome da futura estação do metrô, General Osório ou Ipanema?” A pesquisa, no site do Clube de Engenharia (http://clubedeengenharia.org.br) desde a semana passada, quer medir a aceitação dos moradores do bairro em relação à denominação da nova estação, que será inaugurada no fim do ano.
Pessoalmente, Heloi Moreira, presidente do Clube de Engenharia, prefere Ipanema, nome conhecido mundialmente, mais afetivo para o próprio carioca e mais prático para os estrangeiros.
E você, que nome prefere?

SHOW


Cantora-revelação da temporada, Maria Gadú se apresenta em Ipanema

RIO - Apesar de ter recebido elogios da crítica especializada e de feras como Milton Nascimento e Caetano Veloso, a cantora paulista Maria Gadú ainda não é amplamente conhecida pelo público. Pois uma boa oportunidade para experimentar o estilo marcante da artista acontece nesta quinta-feira (20.08), no Posto 8, em Ipanema, quando ela repete o espetáculo que já lotou a casa nas outras quintas-feiras de agosto.

Aos 22 anos, a artista tem sido apontada como a revelação do ano na MPB (atual xodó ela certamente já é). Quem primeiro percebeu isso foi a Som Livre, que acaba de lançar pelo seu selo Slap o CD de estreia "Maria Gadú". É dele que a cantora tira o repertório para o seu show, no qual interpreta tanto canções próprias quanto de outros compositores. Estão lá, por exemplo, "Baba Baby", de Kelly Key, "Ne Me Quitte Pas", de Jacques Brel, e "A História de Lily Braun", de Chico Buarque e Edu Lobo.

MARIA GADU.

Quintas de agosto (20.08 e 27.08), às 21h30m. Posto 8: Avenida Rainha Elizabeth 769, Ipanema - 2523-1703. Ingressos a R$ 30.

PSLI - LIXO DE IPANEMA

Atualização PSLI


Abaixo resumo das informações apresentadas na reunião de ontem do PSI, para ata e atualização nos blog do PSI e do LixoIpanema.

linha de ação LIXO no PSI:

foi criado o PSLI – programa solidário do lixo de Ipanema, uma força-tarefa composta por representantes dos diversos segmentos sócio-economicos do bairro, que debateu os principais problemas e demandas dos geradores, todos tendo em comum a necessidade de identificar cooperativas aptas a receberem as doações deste programa solidario.

Identificamos 5 frentes de ações que apontam para uma crescente evolução da gestão integrada dos resíduos:

1- tivemos acesso a um trabalho recém concluído que identificou 77 Unidades de Catadores no município, sendo 33 comtempladas no estudo, algumas delas beneficiadas por linha do BNDES a fundo perdido. O estudo carece de uma análise qualitativa quanto à aptidão das mesmas para receberem o material que se pretende doar, dentro dos critérios desejados (gestão financeira e de distribuição de resultados, estrutura de trabalho e de coleta), o que está previsto para as próximas etapas no desenvolvimento deste projeto, mas já nos dá um excelente mapa de situação da rede de coleta no município

2- o comitê de Gestão dos Resíduos, coordenado pela vereadora Aspásia Camargo e para o qual reporta a SMAC – Secretaria de Meio Ambiente do Município, está agindo no sentido de propor ações que possibilitem os restaurantes a direcionarem seus resíduos ORGÂNICOS para uma central de compostagem. Estão encamihando solicitação à COMLURB para que estabeleça uma coleta destes resíduos de grandes geradores. A SMAC está focada no asssunto, por força da obrigatoriedade dos órgãos públicos se adequarem para cumprirmento da legislação. Estaremos acompanhando o assunto com vista a integramos as ações

3- a AMIPANEMA – associação dos moradores de Ipanema, em parceria com a CoopCal (Cooperativa de Catadores do Complexo do Alemão) e apoio do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) iniciou o Programa de Coleta Seletiva Solidária de Ipanema. A coordenação é do Rafael Durão, que participa do PSLI e criou o blog http://www.lixodeipanema.blogspot.com/ onde todos os interessados podem entrar em contacto e participar. No momento há 20 condomínios participando, dentro das diretrizes apontadas pelo PSLI – esta é uma ação que estimula outras similares e assim vamos ampliando a realidade da reciclagem bo Bairro

4- O programa DRS (desenvolvimento regional sustentável) do Banco do Brasil, nos contactou para indicarmos alguma entidade com experiência na capacitação de população de menor renda ( barraqueiros da praia do Leme ao Leblon) no tema educação ambiental e gestão empreendedora, para participar de parceria com o BB e a associação da empreendedores da praia. Indicamos um dos participantes do PSLI e estão em tratativas para comporem a parceria. Este trabalho é de grande impacto, os barraqueiros devem atuar como multiplicadores de uma prática ambiental que estimule e promova o comportamento dos frequentadores para a limpeza das praias

5- Proprietários de equipamentos de refrigeração antigos, como geladeiras, freezers, condicionadores de ar domésticos, comerciais, industriais e automotivos já têm à disposição uma forma ecologicamente correta de descartar ou conservar seus aparelhos. Os gases utilizados nos compressores destes equipamentos, que estão entre os causadores do efeito estufa, estão sendo regenerados a baixo custo no Rio de Janeiro, pelo Centro de Regeneração da Refrigeração Sudeste, operando desde julho/ 2007 na Zona Norte do Rio, em cumprimento ao Plano Nacional para Eliminação de Gases Refrigerantes, desenvolvido pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). A substituição de gases CFC pelos gases HFC em uma geladeira antiga, que usa de 200 a 300 gramas de gás, custa cerca de R$ 100,00, bem mais em conta do que comprar uma nova, além da atitude atender à filosofia dos 3 R – reduzir, reciclar, reutilizar. Para nos apresentar este trabalho convidamos o coordenador de qualidade do Centro, sr ANTONIA FIALHO, para a próxima reunião do PSLI, prevista para 1º de setembro.

Acreditamos que a integração e acompanhamento destas 5 frentes permitirá alavancar os esforços individuais e dos grupos, ampliando as ações, desejo de todos.


Abraços,

Carla C. Salomão
Coordenadora Programa Solidário do Lixo de Ipanema - PSLI
Projeto de Segurança de Ipanema - PSI

PROJETO DE LEI

Fazer xixi na rua poderá pesar no bolso

JB Online

RIO - Um polêmico projeto de lei - que pretende multar os cidadãos que fizerem xixi na rua – tramita na Câmara do Rio. Criado pelo vereador Carlos Eduardo (PSB), a iniciativa pretende educar as pessoas e preservar o patrimônio público, como por exemplo, edificações, calçadas, monumentos e outros. Caso a lei seja aprovada, a multa será de R$ 106,41.

Segundo Carlos Eduardo, o ato de urinar em via pública caracteriza uma ofensa ao patrimônio público. A iniciativa também pretende estimular a criação de banheiros químicos na cidade.

-- Se a pessoa flagrada pela Guarda Municipal não pagar a multa, registrada no CPF, poderá ser inscrita na Dívida Ativa municipal. O projeto de lei pretende melhorar a saúde pública, porque bactérias se proliferam na urina. Queremos ainda educar principalmente os homens, que urinam nas ruas da cidade. Não vejo mulheres fazendo isso – explica o parlamentar.

O vereador, acompanhado de sua mulher e sogra, já ficou constrangido com a cena de um rapaz fazendo xixi na rua em plena luz do dia. De acordo com Carlos Eduardo, a verba arrecadada deverá ser revertida para abrigos de população de rua.

-- Vou tentar obter o apoio de outras comissões da câmara. O objetivo é encurtar o tempo para o projeto seja enviado ao plenário. Espero que antes do Carnaval a lei esteja aprovada, porque nesta época os foliões abusam do álcool e as ruas ficam malcheirosas – comenta Carlos Eduardo.

COMBATE AO TRÁFICO



Combate ao tráfico

Leitores registram operações da polícia nos morros do Rio
O Globo, com fotos do leitor José Conde e vídeo do leitor Rodrigo Menezes

RIO - A Polícia Civil realiza, nesta quarta-feira, operações nos Morros da Mineira, da Coroa, no Catumbi, e no Pavão-Pavãozinho, em Ipanema, Zona Sul do Rio. Os leitores Rodrigo Menezes e José Conde registraram as ações.

INAUGURAÇÃO

Governo inaugura elevatória na Lagoa Rodrigo de Freitas

Taís Mendes

RIO - O governador Sérgio Cabral inaugurou hoje a nova elevatória José Mariano, que faz parte do Programa de Melhoria Ambiental da Lagoa Rodrigo de Freitas. Segundo o presidente da Cedae, Wagner Victer, que participou da cerimônia, a inauguração recente das elevatórias Saturnino de Brito, Jardim Botânico, Corte de Cantagalo, Farme de Amoedo, Caiçaras e Leblon beneficiam diretamente 180 mil moradores dos bairros do Leblon, Gávea, Ipanema, Jardim Botânico, Lagoa, São Conrado e Humaitá. Os resultados, de acordo com Victer, reduziu a quantidade de coliformes fecais na lagoa de 16.000 em 2006 para 1.000 atualmente, dentro do padrão estabelecido pelo Conama para considerar a água própria para o banho. A iniciativas visam, também, transformar a lagoa em uma "arenas esportivas" para o Projeto Olimpíadas Rio 2016 . Durante o evento, Cabral elogiou a execução do programa e destacou que em dois anos e meio, seu governo "fez uma verdadeira revolução ambiental na lagoa". Inaugurada na década de 50, a elevatória José Mariano nunca passou por obras e agora transportará para o Emissário Submarino de Ipanema 6,5 milhões de litros de esgotos por dia. Para isso, foram refeitas as instalações hidráulicas, eletromecânicas e eletroeletrônicas, substituídas por equipamentos de ponta, segundo Wagner Victer. Também participaram da inauguração o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, da secretária do Ambiente, Marilene Ramos.

SAÚDE

Enviado por Bernardo de la Peña -

SAÚDE PÚBLICA

Contra o câncer

O Hospital de Ipanema começa amanhã um mutirão de cirurgias de câncer e alterações na próstata.

A meta é realizar 16 operações a mais do que a média de 40 mensais. A iniciativa marca o início do funcionamento do novo Centro de Atenção Integral à Saúde do Homem, que será instalado no ambulatório do hospital. O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens com mais de 50 anos de idade e seu diagnóstico é feito, normalmente, por... aquele exame de toque ou por exames clínicos que indicam a realização de ultrassonografia

VAGA PARA A BAGUNÇA



Flanelinhas voltam a extorquir nos estacionamentos da Embrapark


O Globo

RIO - A escolha de uma empresa para operar as vagas do Rio Rotativo no trecho mais nobre da Zona Sul não foi suficiente para acabar com a farra dos flanelinhas. Durante três dias (no último fim de semana e terça-feira), O GLOBO flagrou guardadores clandestinos em 14 pontos que deveriam estar sendo controlados por operadores da Embrapark, responsável pelo serviço. Na Rua Joana Angélica, em Ipanema, no sábado de manhã, dia de sol forte e praia lotada, um flanelinha chegava a exigir R$ 30 de motoristas, entre a Avenida Vieira Souto e a Rua Prudente de Moraes. O tíquete oficial custa R$ 2.

Desde maio, a Embrapark administra 9.049 vagas, do Leme a São Conrado, incluindo Gávea e Lagoa - a chamada Área Azul. O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, diz que pedirá apoio à polícia e à Secretaria especial da Ordem Pública (Seop) para que intensifiquem a vigilância nos pontos onde estão sendo identificados problemas.

O secretário da Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, conta que, desde o início do ano, o órgão deteve mais de 200 flanelinhas durante operações. Ele alega que a solução para a Área Azul passa pela ocupação dos pontos por operadores da Embrapark. Por determinação de Bethlem, a Guarda Municipal vai fazer um levantamento dos locais que estão sem operador, para que a Secretaria de Transportes possa fazer cumprir o contrato com a empresa:

Segundo o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, como a Embrapark está com dificuldades para contratar pessoal, foram tomadas medidas emergenciais. Uma delas foi firmar convênio com as Forças Armadas para empregar como operadores ex-recrutas que acabam de prestar o serviço militar. Outra foi autorizar estabelecimentos comerciais a vender tíquetes do Rio Rotativo - até agora, estão credenciados 22 bancas de jornal, o restaurante Le Terrazze Di Roma e a loja de ferragens Paula Freitas, ambos em Copacabana.

QUEM VIVER ,VERÁ !!!


.Passarela do Obelisco de Ipanema será derrubada
João Pequeno, JB Online


RIO - O prefeito Eduardo Paes já determinou à Subprefeitura da Zona Sul a derrubada da passarela que acompanha o Obelisco de Ipanema, como havia prometido em abril, atendendo à enquete do JB Online – a demolição vai poupar o obelisco.


O edital pode sair ainda nesta semana, dependendo apenas da conclusão do orçamento e da assinatura do prefeito. A passarela poderá ser demolida em um mês, segundo declarou à reportagem o subprefeito da Zona Sul, Bruno Ramos.

Segundo Ramos, este prazo é a estimativa após o lançamento do edital. – A Secretaria Municipal de Obras está concluindo a elaboração do projeto de demolição e, assim que ele estiver pronto, iremos lançá-lo – afirmou o subprefeito, ponderando que o prazo poderá aumentar caso alguma empresa conteste o edital na Justiça.


A Secretaria de Obras confirmou ontem que está concluindo o orçamento da demolição, que havia sido estimado em torno de R$ 22 mil, logo após a enquete do JB Online pelo secretário municipal de Obras, Luiz Antonio Guaraná, em valor foi calculado com base em um projeto anterior de demolição, elaborado em 2006 e corrigido pela inflação do período.

Passarela que nunca foi de fato

Ouvido ontem pelo JB, o arquiteto Paulo Casé, autor da obras de Ipanema do projeto Riocidade negou que tenha negociado a manutenção do obelisco com o prefeito. Em abril, após anunciar a demolição, Paes disse que iria procurar Casé para tratar deste assunto.


Construída para travessia da Rua Visconde de Pirajá, a passarela nunca foi utilizada como tal, pois moradores reclamaram que suas privacidades seriam invadidas. Ela acabou se tornando uma espécie de pórtico, mas sofre com má conservação.


Ação após protesto

Eduardo Paes pediu a conclusão do orçamento e o lançamento do edital após um protesto realizado no domingo por associações de moradores de Leblon e Ipanema pedindo a derrubada dos monumentos, erguidos em 1996, na primeira gestão de Cesar Maia.

– A promessa, feita em abril e até agora não cumprida, precisa ter uma explicação, mesmo porque ela já tem até orçamento – questionou o presidente da Associação de Proprietários de Prédios do Leblon, Augusto Boisson.

Há duas semanas, Eduardo Paes havia reiterado a promessa ao Jornal do Brasil, após celebração do Dia do Padre (4 de agosto) na Igreja de São Pedro, no Rio Comprido.

– Vou demolir – ratificou Paes, até então, sem determinar um prazo. Após a demolição, ainda serão feitos reparos na calçada

PM APOSENTA GUARITAS

.PM aposenta guaritas na Zona Sul

Nara Boechat e Mario Hugo Monken, JB Online

RIO - Vazias e por vezes atacadas por vândalos, as cabines da Polícia Militar entre os bairros de Ipanema, Leblon, Lagoa, Gávea, Jardim Botânico e São Conrado estão próximas de desaparecer. A corporação anunciou que desativará definitivamente 21 dos 25 postos na região policiada pelo 23º Batalhão (Leblon).

Essas 21 cabines já não estavam funcionando e serão retiradas em breve. Apenas quatro serão mantidas, segundo o comandante do 23º BPM, tenente-coronel Sérgio Alexandre do Nascimento. São elas a da Praça General Osório, em Ipanema; a da esquina entre as Ruas Visconde de Pirajá e Garcia D'Ávila e a do Arpoador, no mesmo bairro; além de outra em São Conrado.

– Essas cabines que já não estavam funcionando não atendem ao interessse público. Não estava valendo a pena manter oito policiais em cada uma delas. Já distribuímos o efetivo em policiamento motorizado e a pé – disse.

Segundo o oficial, as cabines que serão mantidas são de extrema importância. Ele adiantou que o posto no Arpoador, reformado recentemente, receberá o reforço de mais quatro PMs e uma viatura.

– A Praça General Osório tem grande circulação, além de comércio e terminais de ônibus. A da Garcia D'Ávila fica no coração de Ipanema – justificou

Ontem pela manhã, o Jornal do Brasil percorreu algumas das cabines que já não funcionavam e constatou o abandono. Uma delas, na Lagoa, teria até sido roubada, de acordo com o depoimento do porteiro de um prédio no bairro.

Apesar de desativada, uma cabine em Ipanema tem um relógio funcionando e um bebedor.

O servente do prédio em frente a uma das guaritas da Avenida Epitácio Pessoa, Marcelo Leandro, diz que viu um policial no posto pela última vez no sábado passado.

– Há cerca de dois meses, o síndico do prédio pediu para nós limparmos a cabine, pois já estava juntando muita sujeira no local – lembra.

O síndico do mesmo prédio, Rodrigo Pimentel, ex-capitão do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PM, diz que o posto foi feito com a doação de moradores locais. Ele afirma que há policiamento, mas só durante o dia.

– Agora ficam dois policiais, mas chegou a ficar um ano sem ninguém – relata o ex-policial.

Elza Costeira, arquiteta e moradora da Lagoa há mais de 20 anos, confirma o relato de Pimentel e lembra que foi uma das pessoas que contribuíram com a construção da cabine.

– Eu já vi até ambulantes utilizando a cabine para guardar mercadorias – ressalta a arquiteta.


Janelas quebradas

A situação estava ainda pior em outro posto policial na Lagoa, próximo ao Corte do Cantagalo. As janelas estavam quebradas, os fios, soltos, e não havia cadeiras. Segundo Antonio Rodrigues, porteiro de um edifício em frente à cabine, os moradores sempre reclamam do grande número de assaltos.

– Uma vez, liguei para o 190 (telefone de emergência da PM) e pedi uma viatura, porque uma moradora do prédio foi assaltada em frente e levaram tudo. A polícia só vem aqui quando a pessoa é famosa – afirma Antonio, que já viu mendigos usando o local como banheiro e pessoas roubando objetos.

Na Avenida Vieira Souto, na Praia de Ipanema, o JB visitou duas cabines, uma no Posto 9 e outra no Arpoador. Estavam fechadas.

A presidente da Associação Comercial do Leblon, Evelyn Rosenzweig disse que vai pedir ao comandante que mantenha também a cabine que fica no final da Avenida Ataulfo de Paiva.

– É uma área com muitos restaurantes e vida noturna agitada. Mas a maioria das cabines não tem utilidade e mantê-las vazias é uma desmoralização – disse.

Já o presidente da Associação de Moradores de Ipanema, Carlos Monjardim, quer que o posto do Jardim de Alah continue.

– Ali é área de pontos de ônibus e se a autoridade não estiver presente, vira baderna – declarou.

ATENÇÃO

PESQUISA DO PSLI - Projeto de Segurança do Lixo de Ipanema


http://www.oeco.com.br/todos-os-colunistas/64-colunistas-convidados/19361-geladeira-velha-e-camada-de-ozonio
Geladeira velha e camada de ozônio



Proprietários de equipamentos de refrigeração antigos, como geladeiras, freezers, condicionadores de ar domésticos, comerciais, industriais e automotivos já têm à disposição uma forma ecologicamente correta de conservar seus aparelhos. Ou mesmo de se livrar deles. Os gases refrigerantes utilizados nos compressores destes equipamentos, grandes inimigos da camada de ozônio que estão entre os causadores do efeito estufa, estão sendo regenerados a baixo custo no Rio de Janeiro.

Para atender aos protocolos de Montreal – que trata da camada de ozônio - e de Quioto – que cuida do efeito estufa - , o PNUD projetou cinco centros de reciclagem de gases para diferentes estados brasileiros, mas até agora só entraram em operação o do Rio de Janeiro e dois, em São Paulo.

O Centro de Regeneração da Refrigeração Sudeste está operando desde julho de 2007, na Zona Norte do Rio, em cumprimento ao Plano Nacional para Eliminação de Gases Refrigerantes, desenvolvido pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Neste período, segundo o químico Anísio Vieira Campos, da área de controle de qualidade, o Centro reciclou aproximadamente 10 toneladas de gases refrigerantes, entre CFC (clorofluorcarbono) HCFC (hidroclorofluorcarbono) e HFC (hidrofluorcarbono). Os gases que antes iriam poluir a atmosfera foram colocados novamente à disposição do mercado, sem maiores danos ao meio ambiente. O Centro de Regeneração foi criado com a doação de R$ 26 milhões via agências multilaterais de cooperação (PNUD, PNUMA e UNIDU). Os recursos fazem parte do total de mais de 80 milhões de reais que, desde a década de 90, o fundo gerenciado pelas agências já enviou para o Brasil. O dinheiro foi direcionado para ações contra SDOS – substâncias destruidoras do ozônio - e outros projetos de conversão industrial de tecnologia.

O governo brasileiro, através do Ministério do Meio Ambiente, é quem gerencia os trabalhos. Máquinas de reciclagem automatizadas, sistemas de limpeza, de carga e de pesagem de cilindro e um laboratório de testes dão ao Centro a capacidade de reciclar 50 kg de gás por hora.

Nos primeiros meses de funcionamento, o faturamento foi de R$ 10 mil, informa Vieira Campos. Sob o ponto de vista do consumidor, a regeneração dos gases parece ser um bom negócio em todos os aspectos. A substituição de gases CFC pelos gases HFC em uma geladeira antiga, que usa de 200 a 300 gramas de gás, custa cerca de R$ 100,00. Bem mais em conta do que comprar uma nova, além da atitude atender à filosofia dos três R – reduza, recicle, reutilize, em benefício do planeta.

O gás regenerado sai pela metade do preço e o serviço fica 70% mais barato. “A regeneração custa R$ 28 por quilo e cada geladeira usa entre 200 e 300 gramas de gás. Paga-se o técnico e ainda assim vale a pena. Para destinação final, ou seja, se a pessoa quer se desfazer do aparelho de forma ambientalmente responsável, o custo é de apenas R$ 5,00/quilo”, diz Antonio Fialho, o coordenador de qualidade do Centro. E não há limite para a troca de gás, que, segundo ele, volta a ficar virgem após a regeneração, renovando o aparelho, o que evita sua transformação em sucata. “A idéia é mudar a mentalidade do mercado, fazendo com que na manutenção dos aparelhos de refrigeração em geral, que deve ser feita de seis em seis meses, seja usado o gás reciclado”, projeta. Cada centro trabalha com o suporte de pontos de coleta, responsáveis por recolher ou receber os gases dos técnicos refrigeristas e empresas de manutenção e encaminhá-los para a regeneração. Para tanto, o centro do Rio distribuiu 290 máquinas coletadoras do gás para 140 empresas de manutenção. Além das máquinas, bolsas recolhedoras e cilindro podem ser usados pelos técnicos, que precisam investir inicialmente ente R$ 1,4 mil e R$ 5 mil em equipamentos. “Eles recolhem o gás nas empresas e residências em um trabalho de formiguinha. Quando têm quantidade suficiente, levam o produto para a regeneração de uma só vez”, explica Antônio Fialho. “A tendência é que a maioria dos aparelhos antigos estejam nas residências da parcela mais pobre da população, e nas empresas que se mantêm sem investimentos”, conclui.

Entre as substâncias destruidoras do ozônio, os CFC 11 e 12 são os gases mais letais e os mais usados nos aparelhos. “Para cada quilo de gás solto na atmosfera, um quilo de ozônio pode ser destruído”, esclarece Anderson Alves, técnico do PNUD, responsável pelo Plano Nacional de Eliminação de CFC’s. Desde 1999, em todo o mundo é proibida a fabricação de equipamentos que contenham estes gases. “Em 2007, foi proibida a importação dos gases para a manutenção de equipamentos antigos no Brasil, o que deixa o país em situação confortável diante do que diz o Protocolo de Montreal, segundo o qual os países em desenvolvimento têm até 2010 para eliminar o consumo do produto”, comemora.

O CFC só está em ação ainda nas bombinhas dos asmáticos, que devem ser substituídas aos poucos pó outros medicamentos até o prazo previsto, acredita o especialista. Segundo ele, com o ritmo de eliminação da produção do gás se mantendo, a expectativa é de que a camada de ozônio esteja restabelecida em 2050/ 2070, aos mesmos índices de 1990.

O Centro de Refrigeração Sudeste funciona na Av Brasil 11.881 – Penha. E o telefone é 3976-9050.

* Patricia Terra é carioca e, desde 1999, coordena a pauta do jornal SBT-Rio.

E MAIL DE UM COLABORADOR

Bia tarde,

Tomo a liberdade de lhe relatar , o que acontece na esquina da Rua Farme de Amoedo e Barão da Torre. Ali existe o "famoso" Bar Carolice, onde até assassinato já houve.
Depois de uma reforma, pelo que fui informada por exigência da Prefeitura para renovação de alvará, houve paz por um tempo. Isso porque eles pararam de vender cerveja em garrafa, e vendiam somente em lata que é mais cara, o que afugentou temporariamente as turminhas que ali se reuniam.
De uns três meses para cá, tudo voltou a ser" como d'antes no quartel do Abrantes". Churrasco na calçada, cerveja em garrafa, carro estacionado sobre a mesma com porta aberta e som alto ligado, muita bebedeira, algazarra e muita urina na calçada, pois o banheiro do bar é um só e no segundo andar. Esses eventos acontecem todas as noites. Além de perturbar a ordem pública - e o incrível é a proximidade de dois hospitais - o resultado destes (eventos) dão prejuízo ao contribuinte uma vez que a Comlurb tem que mandar uma Kombi com detergente para lavar a área que fica com um cheiro insuportável, amônia pura.
Não sei se durante esses eventos algo de mais grave existe, acho que cabe às autoridades verificarem e investigarem sobre os boatos que cercam este ponto.
Outro bar que existe na Rua Barão da Torre, quase esquina da Rua Vinicius de Moraes, é o Casa da Lua. Música ao vivo todas as noites( sem acústica apropriada, terão licença para tal ?) e brigas entre as frequentadoras( o público é direcionado para as mulheres) nas madrugadas, com gritos e palavras de baixo calão.
Mais um bar, este recente Bar Badalo, na Rua Barão da Torre 179, sem acústica apropriada, tem música eletrônica e ao vivo, bem alta incomodando a vizinhança.
É isso que tenho a dizer. Se tiver alguma dúvida ou necessitar de mais clareza em algum ítem, por favor entre em contato comigo.
Obrigada.
G.

PEGA LADRÃO !!


Polícia divulga imagens de suspeitos clonando cartões bancários
Segundo a polícia, um deles estava com R$ 800 roubados. Quadrilha copiava dados de cartão e usava para fazer saques.

Do G1, no Rio

A polícia divulgou na tarde desta segunda-feira (17) imagens da câmera de segurança de um banco em Ipanema, na Zona Sul do Rio, que flagram três homens instalando um sistema de clonagem de cartões no caixa eletrônico, no último domingo (16). Dois deles foram presos nesta manhã.

Veja o vídeo ao lado As imagens mostram os três suspeitos instalando um leitor magnético e uma câmera. Logo depois, um dos suspeitos volta para retirar o equipamento.
“O mecanismo implantado não deixa você perceber que está sendo clonado porque é possível realizar suas operações no caixa normalmente. Mas eles conseguem capturar todos os dados do seu cartão e depois gravam em outro que irão usar. É um esquema altamente rentável porque eles não realizam compras, mas sacam dinheiro”, explicou o delegado da 7ª DP (Santa Teresa), Fernando Veloso.
Segundo Veloso, o grupo faz parte de uma quadrilha que pode estar envolvida com outros suspeitos de clonagem de cartões.
Em depoimento na delegacia, os presos confirmaram o esquema. “Mas eles são só a ponta da operação. Queremos chegar em quem cria e opera esses sistemas”, concluiu o delegado.

Para que os clientes não sejam vítimas desse tipo de golpe, a polícia recomenda que o usuário preste atenção no caixa eletrônico. Se encontrar qualquer anormalidade, deve avisar o banco imediatamente.

PEGA LADRÃO !!

Polícia prende homens tentando clonar cartões em caixas eletrônicos

Segundo a polícia, um deles estava com R$ 800 recém roubados
.
Quadrilha copiava dados de cartão e usava para fazer saques.

Alícia Uchôa

Do G1, no Rio

Suspeito de clonar cartões é preso após compra de R$ 9 mil pela internet Suspeitos são presos instalando equipamento para clonar cartões Casos de clonagem de cartões aumentam quase 50% em relação a 2008 Estelionatário é preso com 4 mil cartões de crédito clonados Grupo suspeito de clonar cartões daria prejuízos de R$ 350 mil a operadoras
--------------------------------------------------------------------------------
Dois homens foram presos quando tentavam implantar sistema de clonagem de cartões em caixas eletrônicos de Ipanema, na Zona Sul do Rio. Segundo a polícia, durante a ação, um deles fugiu. Com um dos presos foram encontrados R$ 800 que teriam sido roubados no final da noite de domingo (16).

“O mecanismo implantado não deixa você perceber que está sendo clonado porque é possível realizar suas operações no caixa normalmente. Mas eles conseguem capturar todos os dados do seu cartão e depois gravam em outro que irão usar. É um esquema altamente rentável porque eles não realizam compras, mas sacam dinheiro”, explicou o delegado da 7ª DP (Santa Teresa), Fernando Veloso.

Segundo Veloso, o grupo faz parte de uma quadrilha que pode estar envolvida com outros suspeitos de clonagem de cartões.
Em depoimento na delegacia, os dois presos confirmaram o esquema. “Mas eles são só a ponta da operação. Queremos chegar em quem cria e opera esses sistemas”, concluiu o delegado.

VOLTA ÀS AULAS




Nova gripe impede abraços e beijos na volta às aulas

Escolas espalham álcool gel nas salas, além de manter janelas abertas.

Em um colégio, carteiras foram separadas umas das outras.

Liana Leite

Especial para o G1, no Rio
A volta às aulas nesta segunda-feira (17), duas semanas depois do previsto no calendário escolar, foi marcada por muitas mudanças. As escolas recomendam evitar os tradicionais abraços e beijos entre amigos, pelo menos até a epidemia da nova gripe passar. Medidas como espalhar álcool gel por todas as salas e manter janelas e portas abertas também foram tomadas pelos colégios.

As alunas do 9º ano do Colégio São Paulo, em Ipanema, Zona Sul do Rio, ainda não conseguiram se adaptar a todas as alterações.

Cobertura completa: nova gripe

“Sei que a doença é séria e estou tomando medidas como lavar as mãos com maior frequência, mas é chato não poder abraçar e beijar minha melhor amiga”, conta Lara Lopes, de 14 anos, se referindo à amiga Lais Guimarães, da mesma idade.

Foto: Foto: Liana Leite/G1 Professora passa álcool gel nas mãos de aluna (Foto: Foto: Liana Leite/G1)O Colégio São Paulo também mudou a arrumação das salas de aula, separando carteiras umas das outras. Segundo a coordenadora geral da escola, Martha Bonardi, a distância é de aproximadamente um metro. Ela relata também que todos os bebedouros estão lacrados. Apenas a saída de água onde é possível encaixar as garrafas está disponível para os alunos.

Preocupação com o meio ambiente

“Disponibilizamos copos descartáveis, mas como nos preocupamos com o meio ambiente, pedimos que todos trouxessem garrafas de casa para evitar o grande desperdício de copos”, explica a coordenadora.

Foto: (Foto: Liana Leite/G1) Estudantes usam copos descartáveis para evitar nova gripe (Foto: (Foto: Liana Leite/G1))

As alunas do primeiro ano, Gabriella Dias, de 14 anos, Priscilla Góes, também com 14, e Biltis Fabem, de 15, esqueceram de levar as garrafas para o primeiro dia de aula, mas garantem que vão lembrar do material na terça (18). “Sabemos que é importante tomar essas medidas para não ficar doente. Amanhã traremos”, garantem as amigas.

Apesar de disponibilizar álcool gel em todas as salas, cantina e recepções, a escola se preocupa com o uso indiscriminado do produto, que é inflamável. De acordo com a direção, todas as garrafas ficam na mesa dos professores ou próximas aos adultos. O objetivo é evitar acidentes com as crianças.

Estudantes do colégio PH, em Ipanema, já voltaram as aulas há duas semanas, mas também tomaram medidas similares aos outros estabelecimentos de ensino. A aluna do pré-vestibular, Luiza Rodrigues, de 18 anos, diz que passa álcool gel o tempo todo nas mãos.



“Foi uma recomendação da minha mãe, mas faria de qualquer forma, para me prevenir”, conta.

COMENTÁRIOS

Comentários sobre a retirada do OBELISCO ,na manifestação de ontem.



Nome: Dirce Pinheiro - Email - 16/8/2009 - 22:12

Triste ver o desperdício com o dinheiro público. Foi construído um monumento que seria o "marco do bairro Ipanema" à revelia do cidadão, apenas para a vaidade do ex prefeito. Ficou conhecido como o "PIRULITO" do César - atrapalhando o tráfego, hoje abandonado, servindo de abrigo aos pombos e desocupados.Segundo pesquisa 80% aprovou a demolição do Obelisco e da Passarela. Quantas manifestações no local serão necessárias para que o senhor atual prefeito cumpra sua promessa de campanha?
Vamos lá - choque de ordem e de civilidade
.

Apelido: transversal - Email - 16/8/2009 - 22:06

Choque de Ordem?
Então, demolir imediatamente o "Obelisco e Passarela" em Ipanema.Motivos sobram: foco de doenças com ninhos de pombos, mictório público, abrigo de desocupados. Se é tão importante para a "cultura" do bairro, por que está abandonado?


Apelido: smartgirl - Email - 16/8/2009 - 21:58

Conseguimos nos livrar do César, porém seu "OBELISCO" continua agredindo o cidadão carioca. Abaixo esse "Pirulito" como ficou conhecido -cumpra, sr.prefeito Paes,sua promessa de campanha.


Nome: Christina Teixiera - Email - 16/8/2009 - 21:55

Prefeito Eduardo Paes,faz parte do plano "contra a desordem urbana", demolir esse "monumento", cognominado "Pirulito do César". Esse Obelisco é uma agressão à saúde do morador e dos transeuntes. Visite o local e confira. Mau cheiro, alojamento de desabrigados, infectado por pombos. Cumpra sua promessa de campanha sem mais delongas.

Apelido: zazie - Email - 16/8/2009 - 21:45

Oi prefeito,qual o motivo da demora em demolir esse "monumento"que atrapalha o trânsito? Está abandonado, serve de abrigo aos mendigos além de estar infectado por pombos. A manifestação do domingo, dia 16, no local foi um sucesso-abaixo o "pirulito do César".


Nome: Maria José Berto - Email - 16/8/2009 - 21:41

Estive presente na manifestação onde várias associações de moradores foram representadas. Foi uma promessa de campanha, foi feita uma pesquisa entre os cidadãos que aprovaram sua demolição numa maioria de 80%.Vamos lá, prefeito, já vai completar um ano de sua administração

Nome: samira vaz - Email - 16/8/2009 - 21:08

realmente o obelisco é um erro arquitetonico no meu entender e da maioria dos cariocas. Alem de muito feio, serve de moradia de pombos e de moradores de rua que ficam pelo bairro. A sujeira que se ve ali é imensa .
Os pombos e mendigos deixam sujeira por todos os lados. è uma fonte de doenças além da poluição visual.
Já deveria ter sido demolido faz tempo.

Apelido: DSmith - 16/8/2009 - 19:22

Esta é uma causa justa, pois essa estrovenga é muito feia realmente.

Agora, é brincadeira terem que fazer uma manifestação para que o mauricinho cumpra a mais simples de todas as suas promessa de campanha. Promessa popularesca e eleitoreira, diga-se de passagem, mas não deixa de ser promessa válida.

O dudu fez o que foi preciso para arrematar os votos da zona sul, que parreciam ter destino certo. Aquele domingo de sol, calor e praias lotadas realmente pesou, mas o voto da galera que vai abraçar simbolicamente o catiço pela última vez fez mesmo a diferença. Então que botem ele abaixo pelo menos, pois o cheque de ordem pra inglês ver parece que não tem data pra acabar!

A culpa não é minha. Eu votei no gabeira.

Apelido: beachboy - Email - 16/8/2009 - 13:56

Parabéns aos moradores de Ipanema e Leblon pela iniciativa, solicitando a demolição do tal "pirulito", Estive presente na manifestação e fiquei muito contente com a solidariedade dos representantes de várias associações de moradores e entidades de outros bairros da cidade, entre elas, tivemos a AMA LEME, AMETE (Engenhão e adjacências) AMALGA (Gávea), Marcha Cibernética Pela Decência, Movimento RIO CIDADE LEGAL e, obviamente, a AMI (Ipanema) e AMPPLI (Assoc.de Moradores e Proprietários de Prédios do Leblon). Foi um sucesso. Valeu pessoal!

Nome: Augusto Cesar Boisson Neto - Email - 16/8/2009 - 13:42

Espero que o Sr. Prefeito atenda a população da zona sul.
O malfadado obelisco, nunca foi bem recebido pelos moradores da região, pois, só trouxe problemas, inclusive, de saúde pública, de transito e de segurança. O comércio se sente prejudicado e os moradores do entorno tiveram sua privacidade atingida. Enfim, seria bom para todos,a imediata DEMOLIÇÃO deste monumento ao mau gosto. Podemos até arriscar a dizer que o complexo em tela, é um verdadeiro aborto arquitetônico!


Apelido: beachboy - Email - 16/8/2009 - 13:11

Estive lá! A manifestação foi muito legal. A rede Globo de Televisão cobriu o evento. A população de Ipanema e do Leblon estão pedindo ao Prefeito Eduardo Paes que cumpra a promessa feita, ou seja, DEMOLIR o referido "estrupício".
AO CHÃO COM PIRULITO DO MAIA! Não queremos esse monumento ao mau gosto atrapahando nossas vidas aquí em Ipanema e Leblon!

Apelido: Guanabarino - 16/8/2009 - 12:11

para o chão com o pir0cão

Nome: Guilherme Moraes - 16/8/2009 - 11:50

O obelisco é muito feio! Que botem abaixo, já que ninguém quer... Mas os moradores de Ipanema poderiam se juntar para protestar por outra coisa, né?

Nome: Ricardo Machado - 16/8/2009 - 10:08

O grande problema está em, mais uma vez, vermos o dinheiro do contribuinte jogado no lixo duplamente. Primeiro, pela megalomania de se construir algo que não traz nenhum benefício à população nem à cidade. Depois para colocar tudo abaixo e deixar como estava. Coisa me maluco.

Nome: Daniele Szmit - 16/8/2009 - 8:39

Eu concordo. Isto nunca teve a aparencia de um obelisco.
Tinha mais a aparencia de um posto.

Eu acho tambem que atrapalhava o transito.

SEMINÁRIO



Amigos, organizamos este seminário e esperamos vocês para compartilhar...Por favor confirmem que participarão para nos organizar...Abraços,Cris

CNB INFORMA

Domingo de praias lotadas e a polícia como sempre nega arrastão no Arpoador.
Correria intensa tira sossego de banhistas,assaltam e nenhum policial é visto nas praias.Quando foram dar queixa na delegacia de Copacabana,surpresa não conseguiram.Tiveram que se arriscar a ir sem documentos atá aA 14ª.
Lá encontraram uma jornalista que tentava registrar queixa de um roubo no Jardim de Alah na véspera.
Imaginem quando Dezembro chegar e o metrô estiver em funcionamento ! Ipanema vai virar um caos pior do que já está.
A polícia desapareceu ! Salve-se quem puder !

Rádio CBN

MANIFESTAÇÃO



Enviado por Rafael Galdo -





Manifestação pela demolição do Obelisco de Ipanema



Associações de moradores da Zona Sul farão uma manifestação neste domingo, a partir das 10h, próximo ao Obelisco de Ipanema, para cobrar do prefeito Eduardo Paes a promessa de demolir a construção, na Rua Visconde de Pirajá. De acordo as associações, a promessa foi fruto de uma pesquisa de opinião com a população de bairros da região, em que 80% dos moradores disseram aprovar a demolição.

CUIDADO !!!

Enviado por Mauro Ventura
-
Momentos de tensão

A ida ao supermercado Zona Sul é sempre um programa tenso. Você não pode relaxar um minuto. Tem que estar com sua atenção ligada. As armadilhas estão por toda parte. Qualquer descuido é fatal.

Hoje não foi diferente. Embaixo do chocolate, a etiqueta dizia o preço: "R$ 2,59." Peguei-o. Já me afastava, quando o sinal de alerta se acendeu e resolvi passar o produto pelo leitor de código de barras. Não deu outra: "R$ 5,99."

Chamei o vendedor, e ele me explicou que o preço de R$ 2,59 se referia ao chocolate de 35 gramas, e que eu pegara o de 100 gramas.

- Mas então onde estão os de 35 gramas?

Tinham acabado. No lugar deles, estavam os de 100. Só que não trocaram a etiqueta. Chamei o gerente e expliquei que toda vez enfrentava esse mesmo problema. Semana passada foi com um queijo holandês. Havia dois da mesma marca, quase iguais, só que um estava em promoção e o outro não. A etiqueta com a promoção estava exatamente embaixo do queijo mais caro, fazendo com que os incautos se confundissem. A mercadoria mais barata estava escondida, lá atrás.

O gerente me deu toda razão:

- Nosso maior problema é a precificação - disse.

Precificação? Deixei para lá. Ele continuou.

- Temos feito reuniões e vamos trocar todo nosso sistema de etiquetas. Elas serão agora mais compridas, por exemplo. Quando isso acontece comigo em outras lojas, eu também não gosto. Eu sempre tomo o cuidado de olhar os últimos três números do código de barras do produto e conferir com os da etiqueta.

Falei que se eu fizesse isso com cada produto minha ida ao supermercado se transformaria numa romaria sem fim. Ele concordou e prometeu para breve a tal mudança. Resta torcer.

PEGA LADRÃO !!

Hora do espanto

Um mesmo casal, de uns 20 anos, ele louro, ela morena, tem assaltado bancas de jornais em Ipanema. Quase sempre, por volta das 21h.