AMANHÃ !!!

Amanhã tem campanha contra cegueira infantil em Ipanema

Rio - Após três cancelamentos por conta das chuvas, finalmente neste domingo, das 9 às 12h, o “Projeto Luz”— campanha de prevenção à cegueira infantil de autoria do oftalmologista Luciano Gonçalves, iniciada há 13 anos na UFRJ e desenvolvida na Unigranrio — atuará no Posto 8 de Ipanema/ Av. Vieira Souto, na área do Ipa-Bebê, com objetivo de orientar gestantes sobre os riscos da cegueira infantil.

Cerca de 30 médicos formados pela Unigranrio utilizarão oftalmoscópios para examinar (em 10 segundos) bebês e crianças, sempre com dicas aos pais e responsáveis. Professores e médicos estarão lado a lado com Luciano nessa campanha em que vestirão camisetas com o lema O teste do olhinho deve ser feito na maternidade.

Em cada 10 mil recém-nascidos, 10 deles podem apresentar os sintomas da catarata - Luciano Gonçalves adianta que “é necessário alertar pais, mães e gestantes sobre os perigos da catarata congênita, porque é importante que todos saibam que bebês também podem nascer com essa doença”. Segundo o criador do projeto Luz, em cada 10 mil recém-nascidos, 10 deles podem apresentar os sintomas da catarata.

Oftalmologista faz denúncia

“A lei estadual obriga o exame do reflexo vermelho na alta dos recém-nascidos, em todas as maternidades do Estado, embora muitos hospitais não cumpram o teste”, denuncia Luciano Gonçalves..

Rubéola, outro fator de risco durante a gestação

De acordo com Luciano Gonçalves, o Projeto Luz estuda as causas da catarata congênita há mais de 13 anos. “Uma das causas da patologia é a rubéola, adquirida por mulheres durante a gestação. Hoje, seria possível combater essa causa se houvesse a imunização de rubéola em meninas, principalmente na faixa etária de 12 e 13 anos”, adverte Luciano.

.

VARIEDADES


OS DEGRAUS DE IPANEMA


Carlos-Leonam, um dos mais atuantes jornalistas e colunistas cariocas das últimas décadas, resolveu reunir em livro, além de suas recordações, seus melhores e mais importantes textos, escritos e publicados no calor dos acontecimentos, num período que abrange quase quatro décadas - dos anos 60 aos anos 90.
Ao resgatar a memória de toda uma geração, Os Degraus de Ipanema (um lançamento da Editora Record) rememora eventos importantes da vida política, cultural e social do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo. Como escreveu Carlos Heitor Cony, "da eleição de um Papa em Roma às fofocas da Banda de Ipanema, o desfile é saboroso."
Leonam conta ainda detalhes de sua convivência com políticos como Carlos Lacerda; a agressão sofrida por Mick Jagger no restaurante Antonio's; rememora uma vida carioca que não mais existe; relembra, sem muita nostalgia, bastidores do golpe de 1964 e a visão da época.
Ao lado do texto agradável e bem-humorado de Carlos-Leonam, Os Degraus de Ipanema mostra um lado menos conhecido do autor. O Carlos-Leonam fotógrafo, que registrou com sua câmera as imagens dos fatos importantes que presenciou. Um material de importância histórica incomparável. Um total de 61 fotos que foram selecionadas para 32 páginas de encarte deste livro.
Os Degraus de Ipanema é um testemunho de anos bem curtidos, nos quais era mais divertido e menos arriscado morar no Rio de Janeiro - cidade de Jaguar e Albino, Duda e Leila, Tom e Vinícius, Chico e Nara, de Lacerda e Jango, do Black Horse e do Antonio's, de golpes de Estado e grandes carnavais, do Canal 100 e do Jovem Flu, de festivais de cinema e música popular... De grandes amigos, mitos e heróis, de momentos que deixaram saudades.
Carlos-Leonam é carioca, jornalista e sofredor apaixonado do Fluminense. É repórter, fotógrafo e colunista, além de diretor de arte, cineasta e publicitário. Trabalhou na Tribuna da Imprensa, Jornal do Brasil, O Globo, Canal 100, O Cruzeiro, Veja, O Pasquim e escreveu para todos os grandes jornais e revistas brasileiros.

VARIEDADES

Romero Britto & Caesar Park

O artista plástico brasileiro de maior renome internacional, Romero Britto, está no Brasil para finalizar algumas parcerias. Ele é hóspede do hotel, de 01 a 03 de agosto, no Caesar Park Rio de Janeiro Ipanema e a partir do dia 03 ele segue para a cidade de São Paulo e se hospeda no Caesar Park Faria Lima até dia 06. O artista brasileiro consolida sua parceria com a rede de hotéis de luxo confirmando a próxima mostra que será na unidade portenha, o luxuoso Caesar Park Buenos Aires no bairro da Recoleta.

Caesar Park RJ Ipanema,Avenida Vieira Souto, 460 – Ipanema – Rio de Janeiro. Caesar Park SP Faria Lima, Rua das Olimpíadas, 205 – Vila Olímpia – São Paulo/SP. www.caesarpark.com.br * Reservas e informações 0800 55 7275 ou acesse www.caesarpromo.com.br


CRÔNICA

PEQUENAS PÉROLAS PARA PENSAR (PARTE II DE MUITAS)

(Autor: Antonio Brás Constante)

Quando se escreve, uma das ideias é se aproveitar dos eventos que surgem no ventre da sociedade, mergulhando em seu contexto para dele extrair a textura que nos servirá de texto. Abastar-se no bufe dos acontecimentos, reais ou imaginários, que jorram através dos noticiários. Nas águas das notícias em que nadamos é onde vamos pescando fatos que formam as asas para descrever a utopia de nosso cotidiano.

Irei começar falando sobre esta massa fria de ar que impiedosamente nos assola, será que para frea-la adiantaria arremessarmos algum tipo de mola? O frio que se adonou do sul e se espraiou pelo Brasil é tão intenso, que expressões como: “fica frio” parecem redundantes. O pior é que não se consegue esquentar a cabeça com isso.

Ainda falando sobre massas, o Rubinho ao invés de botar a mão na massa acabou acidentalmente botando a mola no Massa, amolando quem não merecia. Muitos dos que já achavam ruim quando ele (Rubinho) perdia uma corrida, descobriram que é mais desastroso ainda quando ele perde as peças do carro.

Comentando um pouco sobre o caminho das índias verde-amarelo, estamos assistindo ao autodenominado brâmane Sarney, tratando o povo brasileiro como se fossem dalits. Ele utilizou-se do elefante branco e profano que há muito tempo representa nossa administração pública, e com gestos nem um pouco auspiciosos acendeu suas lamparinas do sucesso com provável (e cada vez mais comprovável) dinheiro público. Mas, mesmo agora que tudo está sendo descoberto, parece que a vaca da corrupção (algo sagrado e consagrado na política brasileira) ainda não foi para o brejo, porque ela estava com o rabo preso a outras vacas. Por sinal, em se tratando de política, as únicas coisas que acabam presas são os rabos dos políticos.

Em nível mundial o muro das lamentações perdeu terreno para um mundo de lamentações quanto ao óbito do popstar M.J. que apesar de ter morrido, nunca esteve tão vivo (novamente) nas rádios quanto agora. Embarcando no mar de teorias da conspiração quanto às causas de sua partida para o além, ouve-se de tudo, desde uma suposta simulação da própria morte para escapar das dívidas, até que ele morreu por ter se engasgado com um pé-de-moleque.

Até o símbolo da paz anda trabalhando para os traficantes. Quem poderia imaginar que o problema nos presídios não seria mais as bombas, e sim as pombas. Por outro lado, a natação não deixa a participação brasileira ir por água abaixo, batendo recordes mundiais em águas internacionais.

Enfim, em tempos de pandemia de notícias sobre o vírus influenza (será que estamos sendo “influenziados”?), o jeito é passar os dias na base do esconde-esconde, ou seja, nos escondendo da epidemia para que ela não venha se esconder em nossos corpos (tão pretensiosos mentalmente, quanto frágeis fisicamente), pois caso ela nos contamine, acabará fazendo em nossas vidas, um mal similar àquele que os políticos de um modo geral fazem com a população que os sustenta.

abrasc@terra.com.br

Site: recantodasletras.uol.com.br/autores/abrasc

ALÔ ,PREFEITURA !!!!!!

E AINDA QUEREM FAZER SHOWS NAS PRAIAS !!! FALTA VERGONHA E SOBRA GANÂNCIA !!!!!

Faltam banheiros públicos na orla carioca
João Pequeno, Jornal do Brasil


RIO DE JANEIRO - Ao mesmo tempo em que declara guerra ao xixi na rua e estuda uma forma de punir com multa aqueles que o fizerem, a prefeitura não disponibiliza banheiros públicos em locais com grande demanda, como as praias de Ipanema e Leblon, onde quiosques ficam abertos durante a noite e seus clientes não têm opção melhor do que ir até o mar para satisfazer suas necessidades fisiológicas, após algumas cervejas.

Em toda a orla dos dois bairros, há apenas um banheiro químico, no mirante da subida da Avenida Niemeyer, no Leblon. mesmo assim, ele funciona de forma bastante precária, como o Jornal do Brasil constatou na noite de ontem.

Em menos de meia-hora, diversos clientes se irritaram com o banheiro, instalado pela empresa Clear Channel, por fatores que iam de a descarga não funcionar ao sistema de cobrança automática engolir moedas sem abrir a porta para o uso.

Sem descarga nem luz

A estudante Yasmin Campello, 17 anos, que vinha do Méier (Zona Norte) teve a mesma impressão ao entrar no banheiro e ainda ficou literalmente no escuro ao procurar a “deixar o ambiente mais limpinho”. Ela procurou a descarga, mas não achou e, após poucos segundos, a luz se apagou.

– O que era para ser uma solução acabou virando um problema. A prefeitura é que deveria ser multada por nos fazer pagar para usar um banheiro desses – desabafou.

Uma amiga da tia dela, de 43 anos, que não quis se identificar, teve uma experiência ainda mais enervante, pois pagou os R$ 0,50 para usar o banheiro, mas a porta não abriu. Ela, então perdeu a paciência e fez xixi ao ar livre, entre o banheiro e a mureta.

Segundo o balconista Ednardo pereira da Silva, de 25 anos, que trabalha em um quiosque no mirante, a descarga costuma ser acionada automaticamente, “assim que a pessoa abre a porta para sair. Isso, quando ela está funcionando”.

Descendo a orla, a situação só piora. Nas praias Leblon e Ipanema, só há banheiros nos postos de salva-vidas do Grupamento Marítimo dos Bombeiros, que, no entanto, não funcionam depois da meia-noite, enquanto muitos quiosques permanecem abertos.

Para Renato Girardi, 28, balconista de um quiosque na Praia de Ipanema próximo ao Posto 9, restaurantes, durante o dia, e o mar, à noite, acabam sendo as saídas, “para trabalhar 10 horas por dia, sem c ondição de pagar R$ 1 no posto cada vez que precisar ir ao banheiro”.

A Secretaria do Ordem Pública (Seop) estuda uma forma para que os guardas municipais possam aplicar multar – o que não é permitido por sua condição funcional – para quem fizar xixi na rua.

De acordo com a prefeitura, não há previsão para a instalação de novos banheiros públicos nas praias de Leblon e de Ipanema.

VARIEDADES

CARAIVANA EM IPANEMA

Por André Moreira

Clima baiano, música, calor, talento musical. Um mistura que deu certo e chega ao Rio de Janeiro, mais precisamente em Ipanema, na próxima semana. Formado pelos irmãos paulistanos Douglas e Alexandre Lora, pelos brasilienses Alex Souza e Dudu Maia, pelo baiano Juninho Billy Joe e pelo carioca da gema Fabio Luna (que tem o clipe Vai Filhão, de seu primeiro cd solo, bombando no You Tube), O Grupo Caraivana começou sua história no verão baiano de 2005, graças ao feliz encontro de seus integrantes. Com a providencial ajuda de um francês, o produtor Daniel Vangarde, o grupo gravou seu primeiro cd, lançado no ano passado.

Com o primeiro trabalho devidamente "documentado", o grupo agora se apresenta em turnê em vários estados brasileiros com sua mistura eclética de chorinho, samba e forró. Revisitando o repertório de artistas brasileiros consagrados, o Caraivana apresenta suas próprios versões para clássicos de Jacob do Bandolin, Edu Lobo, Noel Rosa, Sivuca e Gonzaguinha, passando pelos mestres Pixinguinha e Ary Barroso.

Serviço:

Showcase Caraivana
Dia 04 e 05 de agosto - terça e quarta-feira
Horário: 21h
Posto 8 - Rua Rainha Elizabeth, 769 - Ipanema

GRIPE SUÍNA

Colégio São Paulo, em Ipanema, adia volta às aulas por causa de gripe

JB Online

DA REDAÇÃO - O Colégio São Paulo, em Ipanema, adiou a volta às aulas para o dia 10 de agosto em função do aumento do número de casos de gripe suína na cidade. A direção e a equipe técnico-pedagógica da escola está formulando um novo calendário para reposição das aulas. A escola pede aos alunos que neste período de recesso evitem locais com aglomerações de pessoas.

O Colégio São Paulo preparou um arsenal para higienizar todas as suas dependências. Todos os banheiros estão municiados com álcool gel, além do sabão habitual, e durante os turnos os alunos serão estimulados a lavarem muitas vezes as mãos e rostos. Após a saída dos estudantes, todos os equipamentos da escola serão limpos com álcool, água e sabão.

BRASILEIRO:POVO SEM EDUCAÇÃO !!!





SOU SÍNDICA !!! SEI MUITO BEM O QUE É ISSO !! TODOS OS DIAS AS ÁREAS DE VENTILAÇÃO AMANHECEM SUJAS !
A 1ª foto,foi tirada da portaria do meu edifício durante o último Carnaval,LIXO,LIXO,MUITO LIXO !!!!! e ainda insistem em fazer shows nas praias para multidões de porcos,depois reclamam.


Sujeira

'Ilegal. Eu?': Pedestres e motoristas jogam, por dia, 260 toneladas de lixo nas ruas da cidade

Isabela Bastos

RIO - Terça-feira, 14h: o gari Alexandre Ferreira da Silva, de 31 anos, varre a Rua São José, no Centro, cumprindo uma rotina que, em dias de muito serviço, exige até quatro faxinas. Nem bem Alexandre deixa o local, uma senhora termina de comer um salgado e joga o guardanapo no chão. Um rapaz engravatado esvazia um pacote de biscoitos e atira a embalagem no solo. Outro homem despeja um copinho de café no canteiro de uma árvore. E um executivo joga um papelzinho aos pés de outra planta. Ao serem flagrados, todos fazem cara de poucos amigos. Em 15 minutos, parece que o lugar conhecido como Buraco do Lume - onde há pelo menos três lixeiras - não é limpo há tempos.


- Muita gente não tem consciência. A lixeira está perto, mas as pessoas jogam o lixo no chão. Somos 15 garis para percorrer toda a área do Castelo até a Avenida Beira Mar. Já morei cinco anos em São José dos Campos (SP) e lá não se vê lixo no chão. Aqui, o nosso trabalho não é reconhecido, nem respeitado - reclama Alexandre, enquanto se prepara para deixar o serviço. Ele será rendido por um colega, que varrerá a mesma rua do final da tarde à noite.

Detritos despejados em logradouros públicos foram alvo de 1.680 denúncias à ouvidoria da Comlurb somente no primeiro semestre deste ano. Mas aquele que reclama também pode estar contribuindo para a desordem urbana. Flagrado quando jogava uma ponta de cigarro no chão, no Centro, um técnico em contabilidade que se identificou apenas como Carlos reconheceu o erro, mas alegou que o que fez não é um hábito.

- Hoje você me pegou. Eu costumo apagar o cigarro e jogar na lixeira. Uma pontinha só não faz diferença no lixo jogado na rua, mas imagina todo mundo fazendo o mesmo? Quantas pontas de cigarro não vão aparecer? Vou me policiar mais - disse Carlos.

Gasto com faxina é de R$ 25 milhões
O descarte irregular de lixo não é um problema só do Centro. Segundo a Comlurb, em um mês, canteiros, calçadas e ruas da cidade recebem 7.800 toneladas de detritos jogados por pedestres e motoristas. O que é recolhido encheria seis campos de futebol com uma pilha de um metro de altura de copinhos, embalagens e sacolas plásticas, guimbas de cigarro e papel, muito papel. Um dia comum de varrição enche 37 caminhões com 260 toneladas de sujeira. Para limpar tudo, é mobilizado um batalhão: dos 12.600 garis da Comlurb, 8.500 (quase 68%) fazem a limpeza urbana. Os demais atuam em hospitais, escolas e na poda de árvores.

A imundície alheia faz vítimas tanto na rua como dentro de casa. O auxiliar administrativo Thiago Silva levou um banho de água suja jogada da janela de um prédio no Centro, na semana passada. O rapaz ficou indignado, mas acha que teve até sorte, uma vez que já viu lançarem um copo de vidro do mesmo prédio. Já a dona de antiquário Lou Vicente, que mora num apartamento térreo em Copacabana, tem que mandar limpar quase diariamente a tela de proteção instalada em sua área de serviço. O motivo? Os vizinhos jogam de ponta de cigarro a absorventes pela janela.



- Já vi papel higiênico usado e camisinha. A tela já existia quando me mudei, há cinco anos. Isso é uma incivilidade. Aqui moram pessoas que têm informação, gente de classe média, que frequentou escola. Mas, para ler jornal na área externa, tenho que ir de chapéu - reclama Lou, de 68 anos.


Ela não está sozinha no infortúnio. A empresária Márcia Loureiro mora num apartamento térreo no Flamengo e conta que, para poder frequentar a varanda, teve que distribuir cartas entre os condôminos do prédio, pedindo o óbvio: que usem a lixeira em vez da janela. A gota d'água foi um absorvente voador, que entrou pelo basculante do banheiro. Depois das reclamações, a situação melhorou, mas, ainda assim, pontas de cigarro continuam a ser lançadas no jardim.

GAROTA DE IPANEMA



Garota (50)
De Ipanema

Fala mulher encantada, me conta
o segredo de se possuir tanta graça
e de ser tão imantada, tão desejada?
Os anjos de Eros te doaram à missão
de seres o belo e o eterno modelo,
da bem-apanhada e cabal sedução.
A sensualidade em ti transborda
e mesmo que involuntariamente,
está no seu eu, ser tão formosa,
e está no meu eu, te ambicionar
tão afetuosa e profundamente.
Se o poetinha ainda fosse vivo,
teu vizinho seria e irado como era,
ao te avistar passar, aquele danado
mil gracejos versais te mandaria.
Todavia, mesmo sendo ele
meu grande e eternal divo,
contra ele eu me insurgiria:
Vira essa boca santa que encanta
para outra, Magno Poeta Vinícius,
essa garotinha de 50 já é minha!
Tu, minha menina-madura,
és uma ilha encantada,
cercada de sensualidade
e amor por todos os lados.
És a veraz rubrica da libido,
do fogo ardido, da graça serena.
És a fonte da máscula tentação,
que aflora glamourosa e fogosa
no corpo espiritual e físico
desse seu bardo fascinado
e apinhado de emoção.
Viva tu minha apetitosa.
Viva Vinícius!
Viva a boêmia e
lírica Ipanema!
“Olha que coisa mais linda mais cheia de graça é ela menina
que vem e que passa. seu doce balanço a caminho do mar...”.

Antônio Poeta

GAROTA DE IPANEMA


Garota de Ipanema – Tom Jobim
MPB


Garota de Ipanema- Tom Jobim

RE RE DO si si la RE
RE DO si si la RE
RE DO si si la RE
RE DO si si la DO
DO la la la sol si
sol sol sol sol fa sol
RE RE DO si si la RE
RE DO si si la RE
RE DO si si la RE
RE DO si si la DO
DO la la la sol si
sol sol sol sol fa sol
DO DO# DO sib DO sib lab sib
RE RE# RE DO RE DO sib DO
MI FA MI RE MI RE DO RE
MI FA SOL sol la si DO RE RE# MI
FA fa sol la si DO DO# RE

Obs: As notas maiúsculas são agudas.

LANÇAMENTO


Lançamento, 3 de agosto, na Travessa de Ipanema

UM MAR DE DOENÇAS



UM MAR DE DOENÇAS

Pesquisas mostram que areias de praias cariocas estão infestadas de microrganismos nocivos à saúde.

Há risco de infecções que podem afetar olhos, pele, ouvidos e intestino

Ronaldo Soares

PAISAGEM MANCHADA


A beleza das praias do Rio de Janeiro é um dos bens mais preciosos de um vasto patrimônio natural que inspirou relatos extasiados dos primeiros europeus que navegaram ao longo de sua orla e, também, algumas das canções mais conhecidas da música popular brasileira. Apesar disso, o litoral cheio de curvas e emoldurado por montanhas que faz do Rio uma paisagem metropolitana única no mundo tornou-se a síntese de alguns dos mais graves problemas da cidade. Manchas de poluição no mar, favelas de onde descem lixo e esgoto, sujeira e assaltos a banhistas são alguns dos sinais da degradação da orla que se pode enxergar a olho nu. É na areia, entretanto, que reside um grave problema de saúde pública, este só visível ao microscópio: as praias cariocas transformaram-se num imenso criadouro de microrganismos causadores de doenças que atacam intestino, pele, olhos e ouvidos. Pesquisa concluída no mês passado pelo microbiologista João Carlos Tórtora, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Gama Filho, mostrou o alto índice de parasitas intestinais, bactérias e fungos nas praias cariocas. Nas areias do Leblon, por exemplo, o nível de coliformes fecais (que indica contaminação por esgoto) era de 5 000 por 100 gramas de areia – o limite aceitável é de 400 coliformes por 100 gramas. Na Praia do Leme, a situação é ainda mais assustadora: 88 000 coliformes por 100 gramas de areia. "As pessoas só se preocupam com a qualidade da água nas praias. Mas, dependendo do lugar, elas podem correr mais risco na areia do que na água", diz a bióloga Adriana Sotero, do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Fiocruz.

Diversos fatores contribuem para a poluição das areias. Há as línguas negras, rastros de sujeira observados na areia após chuvas torrenciais que carregam lixo e esgoto para o mar; o lixo deixado pelos frequentadores, que atrai animais transmissores de doenças, como ratos e pombos; e o péssimo hábito de banhistas de levar cachorros para a praia. Um monitoramento feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente mostra que em toda a orla da Zona Sul as areias estão infestadas de parasitas que causam verminoses, como bicho-geográfico, lombriga, solitária e oxiúro. Eles indicam a presença de fezes de animais (como cães e pombos) no ambiente. Atualmente, dos dezessete pontos de monitoramento no trecho de 27 quilômetros que vai do Leme à Barra da Tijuca, em apenas três locais analisados a secretaria não faz restrições ao uso da areia. Nos demais, recomenda-se uma série de precauções, como não sentar sem antes forrar o chão com esteiras ou cangas, andar de chinelo e evitar que crianças levem à boca a mão suja de areia.

Para se desenvolver, os microrganismos que infestam as praias precisam de ambiente úmido, longe do sal e de altas temperaturas. A forma mais eficiente de combatê-los é revirar a areia. Com a aeração do ambiente e a exposição ao sol, os microrganismos não sobrevivem. Esse trabalho é feito diariamente nas praias do Rio, por meio de varrição das areias ou com a ajuda de máquinas específicas para esse tipo de limpeza. Mas, como persistem as línguas negras, o despejo de esgoto, os cachorros na praia e o lixo jogado no chão, a imundície continua ameaçando a saúde dos banhistas. Durante o verão, são recolhidas 2 600 toneladas de lixo por mês nas praias cariocas.

Num cenário desses, não é de estranhar que o Brasil não tenha nenhuma representante entre as 3 200 praias mais bem-cuidadas do mundo. Elas fazem parte do programa Bandeira Azul, certificado de qualidade concedido anualmente por uma ONG que atua em mais de cinquenta países. A entidade analisa as condições dos balneários a partir de uma lista de 29 itens. Nas exigências quanto à saúde dos banhistas, as normas são mais rigorosas que no Brasil. Pela classificação da entidade, praias consideradas próprias para banho podem ter no máximo 100 unidades da bactéria causadora de diarreias (E. coli) a cada 100 mililitros de água. No Brasil, a tolerância a esse tipo de contaminação é oito vezes superior. Na lista das praias certificadas há países pobres ou em desenvolvimento, como República Dominicana, Marrocos, África do Sul e Tunísia. A África do Sul, por exemplo, investiu em melhorias de saneamento básico e realizou campanhas de conscientização ambiental em áreas costeiras para ter dezenove praias na lista das melhores do mundo. "Isso mostra que não é questão de ser desenvolvido ou ter muito dinheiro para melhorar as condições das praias", diz Marinez Scherer, coordenadora do Bandeira Azul no Brasil. Neste ano, cinco praias brasileiras tentarão obter o certificado da entidade. Nenhuma carioca.



MODA EM IPANEMA

Praia no cartão

Agora, algumas barraquinhas na praia, no Rio, veja só, aceitam cartões de crédito e débito. No Posto 9, em Ipanema, já funcionam. Só é preciso se cadastrar.
Dá para ir à praia sem dinheiro, de sunga e... cartão.

BRASILEIRO:POVO SEM EDUCAÇÃO !!!


Que vergonha

'Ilegal. E daí?': Servidor municipal é flagrado urinando em rua no Leblon


Dimmi Amora

RIO - Um funcionário da Vigilância Sanitária Municipal - órgão vinculado à Secretaria de Saúde e responsável por fiscalizar as condições de higiene em restaurantes, hospitais e outros estabelecimentos - desceu do carro da prefeitura para urinar na Rua Visconde de Albuquerque, no Leblon, por volta das 13h desta quarta-feira. Ele escolheu uma árvore no canteiro do canal e, após o ato, entrou no carro e foi embora. Informada, a secretaria disse que vai tentar identificá-lo.

Em maio deste ano, quatro funcionários da Secretaria municipal de Obras foram flagrados por uma equipe do RJ-TV, da TV Globo, urinando perto de um matagal após uma operação do município para combater o caos urbano nos acessos ao Morro do Pavão-Pavãozinho, em Copacabana. A Secretaria lamentou o fato, pediu desculpas e disse que iria advertir os funcionários.

O mau hábito de urinar na rua foi um dos principais problemas na passagem dos blocos de rua no último carnaval. Um homem chegou a ser preso, no domingo após o carnaval, durante o desfile do Monobloco na Avenida Rio Branco. Ele foi autuado por ato obsceno, cuja pena máxima é um ano. Na época, o secretário municipal da Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, disse que a ordem era levar para a delegacia quem fosse pego urinando nas ruas.

Como O GLOBO mostrou em junho, a Procuradoria do Município está elaborando uma nova regulamentação para punir quem joga lixo e quem urina na rua. Técnicos da prefeitura estudam uma maneira de gratificar em dinheiro o guarda municipal que tiver desempenho destacado neste tipo de repressão.

BRASIL !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Urbanismo

O gabarito de favelas

Artigo do leitor Francisco Santoro


Certas medidas propostas pelo Poder Público e aprovadas pelo Legislativo parecem ser próprias para o povo rir e chorar ao mesmo tempo. Limitar o gabarito das favelas não pode ser coisa séria!

Quem vai subir nos morros para fiscalizar esta regulamentação, se até no asfalto o código de urbanismo não é cumprido? Basta ver quantas calçadas são ocupadas irregularmente por estabelecimentos comerciais, dificultando o trânsito de pedestres e quantos edifícios são construídos ou reformados sem que sejam cumpridas as determinações de novo alinhamento das ruas etc.

Em todos os bairros encontramos edificações irregulares, prejudicando em muito a vida da população e dificultando o tráfego urbano. Em plena Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema, um prédio que desabou está sendo reconstruído sem obedecer ao alinhamento da rua, já determinado há mais de 50 anos.

O urbanismo de uma cidade deve ser considerado como a maior prioridade dos governantes, pois gerações sofrerão em consequência de obras ilegais ou pela falta de fiscalização municipal.

ACIDENTE

Acidente

Kombi capota e tumultua o trânsito em Ipanema

Bom Dia Rio e O Globo

RIO - Uma Kombi que fazia frete de mudanças tombou, na noite desta terça-feira, na Rua Francisco Otaviano, na altura do Arpoador. O acidente causou engarrafamentos na região. De acordo com a CET-RIO, o veículo foi desvirado ainda no fim da noite e ninguém ficou ferido.

QUE GRACINHA !!!!

Enviado por Mauro Ventura -

Na chuva

Desaba a chuva e um amigo me liga de Ipanema.

- Esse choque de ordem está me matando - diz.

Peço detalhes.

- Não tem um camelô vendendo guarda-chuva - ele explica. - Estou tomando um banho.

De fato, essa é uma cena rara. Afinal, basta caírem os primeiros pingos na cidade, mesmo que tenha feito sol a manhã toda, que logo surge um enxame de vendedores. Dessa vez não há nenhum.

- Quando está sol, o guarda-chuva custa R$ 5. Quando chove, pula para R$ 10. Agora, com choque de ordem, vai sair a R$ 15 - desabafa ele, sabendo que vai receber críticas.

MEIO AMBIENTE


Meio ambiente

Lagoa Rodrigo de Freitas apresenta mancha de óleo


O Globo

RIO - Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) verificaram nesta segunda-feira que uma mancha de óleo de cerca de 100 metros na Lagoa Rodrigo de Freitas, próximo ao estádio de Remo do Flamengo, vazou de um gerador da Light durante manutenção do equipamento. De acordo com a equipe de monitoramento ambiental do Inea, o combustível caiu na rede de águas pluviais e escoou para o espelho d'água.


O setor de controle ambiental da Light foi acionado, a fim de providenciar a imediata instalação de barreiras de contenção e de absorção no local. Ainda segundo os técnicos, até o início da noite ainda não era possível mensurar a quantidade de óleo vazada. Eles ressaltaram que o despejo de hidrocarbonetos sempre causa impactos. O prejuízo ambiental depende da quantidade de óleo derramado e à agilidade no controle do acidente. A Secretária Municipal do Ambiente estuda quais sanções vai aplicar contra a empresa.

Em nota, a Light informou que o vazamento já foi controlado e que a mancha de óleo não é mais visível no espelho d'água da Lagoa Rodrigo de Freitas. A empresa afirmou que ainda na noite desta segunda, contratou empresa especializada para iniciar os trabalhos de contenção da mancha. Foram instaladas barreiras de contenção em uma área de 150m² e 50 boias sugadoras, que contribuíram para agilizar a retirada do óleo. Segundo uma análise preliminar da companhia de energia, houve um vazamento na rua de óleo diesel, de um grupo gerador, de empresa contratada para suprimento elétrico emergencial.

A Lagoa Rodrigo de Freitas está em processo de despoluição desde o início deste ano, graças a uma parceria entre o Estado, município e a empresa EBX. Neste período, foram realizadas diversas obras, sobretudo, de saneamento, a fim de melhorar a qualidade da água. O programa, que ainda está em andamento, tem por objetivo recuperar a balneabilidade da lagoa.

CASOS DE POLÍCIA

Família de engenheira sumida critica blog que defende PMs

A criação de um blog para defender os PMs acusados de matar a engenheira Patrícia Amieiro, em junho do ano passado no Rio de Janeiro, causou indignação à família da jovem. A página cadepatriciainjustica.blogspot.com, contestando a conclusão sobre o desaparecimento da jovem, está na internet desde 28 de junho. Quatro PMs foram presos e denunciados por homicídio, ocultação de cadáver e fraude processual. O caso foi investigado pela Delegacia de Homicídios (DH).

O formato do site é muito parecido com o blog feito pela família da engenheira, o cadepatricia.com.br. A página que defende os PMs contesta a perícia e tem anexados trechos de depoimentos e cópia da multa que a engenheira levou em Ipanema.

O pai de Patrícia, Antônio Celso Franco recebeu uma mensagem pelo blog da filha avisando sobre o site. "O próprio administrador me pediu para entrar. Eles tentam se passar por anjos, querem fazer parecer que nós somos os bandidos", disse ele. Para o delegado responsável pelo caso na época, Ricardo Barbosa, os questionamentos não têm fundamento.

"Tudo foi feito com o Ministério Público. O engraçado disso tudo é que no blog eles não comentam as contradições nos depoimentos dos PMs acusados", afirmou o delegado. Para o diretor do Instituto de Criminalística Carlos Éboli, Sergio Henriques, a perícia sobre o caso foi clara. "Todo mundo pode escrever o que quiser em blogs e sites", disse ele.

GASTRONOMIA


Restaurante do Ipanema Plaza Hotel lança serviço delivery


O restaurante asiático do Ipanema Plaza Hotel, o Opium, lançou o seu serviço delivery, em parceria com a empresa Disk Cook. As especialidades do chef da casa Mario Sergio Silva, responsável pelos pratos contemporâneos, e Katayama, que comanda o sushi bar estão disponíveis pelo serviço que atende do Centro ao Recreio, todos os dias, das 13h às 23h45. O cardápio pode ser conferido no site www.diskcook.com.br ou pela central de reservas (21) 4003-2665.


VARIEDADES


Final Carioca do Beleza Mundial Acontece Hoje em Ipanema
julho 28, 2009 by Mirela Lacerda

É hoje o coquetel e desfile que vai eleger, entre 20 candidatas, a representante carioca do concurso “Beleza Mundial“. O evento acontece na Maison Bianca Marques, em Ipanema, e conta com um time de peso no júri: John Casablancas (da JOY), a jornalista Regina Martelli, a ex-modelo Carla Barros, o fotógrafo Vicente de Paulo, a atriz Aisha Jambo, Liliana Gomes, diretora da agência JOY, e Sergio Mattos, da 40º Graus. A comemoração segue com uma festa na Nuth da Lagoa.

MANIFESTAÇÃO



Grupo faz manifestação no Rio por brasileiro sumido na África
Amigos e parentes de Gabriel Buchmann fazem oração na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro


Amigos e parentes do brasileiro Gabriel Buchmann, 28 anos, que desapareceu há 11 dias em uma montanha do Malauí, no sul da África, fizeram uma manifestação na manhã desta terça-feira, em Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro. O protesto foi organizado no cruzamento da rua Mária Quitéria com a avenida Vieira Souto.

O brasileiro desapareceu em uma trilha no monte Mulanje no último dia 17, depois de se separar do guia. Equipes de resgate com cerca de 60 pessoas vasculham a região. Na última quinta-feira, um helicóptero disponibilizado pelo governo brasileiro sobrevoou a área. Até o momento, foi encontrada apenas a mochila, com dinheiro, cartão de crédito e o passaporte do brasileiro numa das trilhas cheias de cavernas.

"Ele deve ter se assustado com o mau tempo, tentado descer e ter pego uma rota errada. Acredito que esteja perdido e até ferido", disse a namorada, Cristina Reis, que embarca hoje para o Malauí.

Na segunda-feira, um grupo de sete canadenses especializados em resgates anunciou que vai ajudar nas buscas ao brasileiro. Os voluntários, especialistas em salvamento, vão se juntar às equipes de buscas por terra. A família de Buchmann está tentando arrecadar dinheiro para pagar as passagens aéreas, a estada e a alimentação dos canadenses. A família informou que vai pedir também ajuda ao Itamaraty para os custos da viagem do grupo de resgate.

Buchmann viaja por diversos países há mais de um ano, como parte de um estudo. Só em nações africanas ele está há mais de dois meses.

ILEGAL E DAÍ ??????



Prezado Bernardo,

Bom dia !
Tivemos uma reunião há 15 dias atrás em seu gabinete sobre diversos assuntos ligados a Ipanema. Na ocasião tive a possiblidade de lhe mostrar entre outras fotos com problemas do calçadão da Av. Vieira Souto, uma foto de um castelo de areia construido em frente a Casa de Cultura Laura Alvim. Você me disse que o mesmo seria retirado imediatamente. Tomo a liberdade de lhe informar que o mesmo ainda continua lá !!! Reenvio a foto em anexo.
Certo de contar com sua atenção me despeço cordialmente,

B. P.
Quadrilátero do Charme de Ipanema

VARIEDADES


Waleska Borges

RIO- Uma baleia apareceu na manhã desta segunda-feira nadando entre nos postos 9 e 10, em Ipanema. Segundo salva-vidas do Grupamento Marítimo de Copacabana, o mamífero já está na praia há cerca de uma hora.

Motoristas que trafegavam pela Avenida Atlântica, pista em direção ao Leme, chegaram a deixar o tráfego lento porque tentaram ver o animal fazendo evoluções no mar.
A baleia, possivelmente do tipo Jubarte, aparentemente estava nadando ao lado de um filhote. Biólogos foram para a praia na tentativa de ver se ela está ferida ou apenas se alimentando.

EVENTO PÚBLICO

Família de economista desaparecido no Malawi fará evento público em Ipanema

O Globo

RIO - A família do economista brasileiro Gabriel Buchmann, de 28 anos, desaparecido desde o dia 17 de julho no Malawi, na região Centro-Sul da África, fará um evento público na terça-feira, na Praia de Ipanema. O evento marcado para começar às 7h, reunirá parentes e amigos do brasileiro. O ponto de encontro será próximo à Rua Maria Quitéria, no quiosque Ponto da Saúde.

Gabriel desapareceu após ter iniciado uma escalada no Monte Mulanje com o auxílio de um guia. Ele entrou no país no dia 10 pela fronteira com a Zâmbia, em Chibata. O diretor da Montanha Mulanje, Carl Bruessow, afirmou que o brasileiro teria dispensado o guia a uma altura de 2 mil metros. Desde então, as condições climáticas pioraram. A família foi notificada no dia 20, através da chancelaria francesa - Gabriel tem dupla cidadania.

MEMÓRIA VISUAL




MEMÓRIA VISUAL




A rua da foto fica em Ipanema

As fotos mostram a Avenida Visconde de Pirajá, entre as ruas Henrique Dumont e Aníbal de Mendonça, em Ipanema, em dois tempos: 1985 e atualmente. Toda quarta-feira, o Bairros.com publica uma foto antiga de algum ponto da Zona Sul para testar sua memória visual.

FAVELA EM EXPANSÃO


Favela em expansão

O PAC que aumentou a favela: 2 novos prédios no Cantagalo levam à ampliação do morro

Rogério Daflon

RIO - Em fase final de acabamento, dois prédios do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ampliaram a área ocupada pela favela no alto do Morro do Cantagalo, em Ipanema. Segundo o engenheiro-chefe das obras, Rodrigo Ventura, o conjunto, no centro de uma área verde, ocupa 600 metros quadrados, terreno de tamanho proporcional ao de um estacionamento para 45 carros. Os dois prédios, de acordo com o engenheiro, receberam licença da Feema e da Secretaria municipal de Urbanismo.


Para a construção dos edifícios, explicou Rodrigo, foi preciso ampliar a chamada Área de Especial Interesse Social. Dessa forma é classificada a região ocupada pela favela. Com a denominação, feita pela prefeitura, o poder público pode executar projetos, como o PAC, no local.

- Em Áreas de Especial Interesse Social, a prefeitura pode estabelecer parâmetros urbanísticos diferenciados para o zoneamento, mesmo acima da cota 100 (cem metros acima do nível do mar) - explicou Rogério Zouein, advogado especialista em direito ambiental.

Combate ao tráfico é desafio para o estado


Ainda este ano e em 2010, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, possível candidata à presidência da República, devem estar presentes em várias inaugurações dos novos equipamentos urbanos. Próximo aos palanques, no entanto, poderá estar uma triste realidade das favelas: o tráfico de drogas fortemente armado. O governador Sérgio Cabral diz que a Secretaria de Segurança já tem um plano para o estado retomar o território nessas comunidades.

- A retomada das comunidades, com o fim definitivo do poder paralelo, tem uma estratégia da área de segurança avalizada por mim. Ela concilia as nossas condições financeiras e o efetivo da PM - afirmou Cabral, pela sua assessoria de imprensa.