UTILIDADE PÚBLICA

O Lions Clube de Blumenau Centro, reunido em assembléia no dia 15 de julho de 2009, formulou e aprovou por unanimidade a divulgação ao país, por todos os meios ao seu alcance, do seguinte manifesto.


LIONS CLUBE DE BLUMENAU CENTRO
CNPJ 01.445.120/0001-65

“Maior servidão é mandar homens, que servi-los.”
(Padre Antônio Vieira, 1608/1697, nascido em Portugal, viveu por muito tempo no Maranhão).


MANIFESTO À NAÇÃO

O sentimento da população brasileira para com a política e os políticos é de profunda indignação e revolta. Infelizmente os desmandos são de tal ordem e número que, além deste sentimento de frustração, as pessoas parecem estar anestesiadas.

O Lions Clube de Blumenau Centro, com 53 anos ininterruptos de serviços prestados à comunidade, tem, entre seus objetivos, o estímulo ao patriotismo. Conta até hoje em suas reuniões com alguns dos seus fundadores, forma um grupo preocupado com o Brasil e também se sente atingido por esta indignação, que é notória nas ruas.

Em vista disso elaborou o presente manifesto, a ser divulgado de todas as formas e por todos os meios possíveis, objetivando despertar o país da letargia e reverter o quadro lamentável que se espalha entre os brasileiros responsáveis.

Ainda que os índices econômicos possam aparentar uma certa tranquilidade, ela é ilusória, na medida em que padrões éticos estão sendo vilipendiados diuturnamente nos mais variados níveis da administração pública. Eles são tanto mais graves, quanto mais próximos da esfera federal.

Escândalos de toda ordem, desde malversação do erário, favorecimentos pessoais espúrios, espírito corporativista intoleravelmente reprovável, aumento absurdo no número de cargos e atitudes antiéticas deixaram de ser exceção, para virarem regra. Nem bem um escândalo é divulgado, outro lhe toma o lugar, gerando na população, por esta sequência regular e continuada, aquele sentimento de impotência e letargia referido anteriormente. Parecemos todos zumbis estáticos, observando os fatos sem reagir, descrentes de mudanças positivas.

Não se trata de reivindicar um simples e utópico processo de distribuição de renda, de criticar irresponsavelmente a livre iniciativa ou de levianamente censurar bons salários aos administradores públicos competentes. Trata-se de encontrar um modelo mais comedido, em que o cidadão trabalhador não fique estarrecido ao verificar que o que percebe de rendimento em toda uma vida é pago a alguns funcionários públicos e parlamentares em questão de poucos anos, quando não alguns meses, sob as mais variadas denominações!


Ainda que fosse somente pelo fato de não carregarmos na consciência a censura de nossos filhos e netos pela nossa omissão e pelo nosso silêncio, e não pelo patriotismo em si, hoje tão pouco em voga, nós, membros do Lions Clube Blumenau Centro, sentimos ter chegado o momento de levantar a voz, pacífica mas energicamente. Este manifesto não pretende ser um brado irresponsável, uma palavra de ordem surrada ou um grito oportunista, que são os adjetivos tantas vezes usados pelos poderosos para abafar os protestos dos insatisfeitos.

Ele pretende ser um alerta, um chamado ao despertar, um incentivo à formação de cidadãos que, além de emprego e trabalho, sintam orgulho dos líderes que conduzem através do seu voto aos cargos públicos, dos mais altos aos mais baixos, delegando-lhes poderes para fazer honestamente o melhor pelo país, pela sociedade, pela comunidade.

O Lions Clube de Blumenau Centro está preocupado com a violência já não mais restrita aos grandes centros e que avança dia a dia, alcançando índices alarmantes. Está preocupado com a educação, na qual, sob um distorcido conceito de liberdade, os alunos estão agredindo os professores, as drogas estão sendo consumidas por nossa juventude à luz do dia e diante da polícia, trazendo em seu rastro a criminalidade crescente, apenas para citar alguns exemplos.

Os parlamentares estão legislando cada vez menos, porque preocupados em acusar adversários ou em defender-se de acusações, brigando por cargos e benefícios, dando as costas àqueles que juraram defender. Reclamam do Executivo quando este governa com medidas provisórias, mas não têm coragem de simplesmente rejeitá-las, temerosos de que com isso seus apadrinhados sejam prejudicados nas inúmeras nomeações que irão favorecer este ou aquele partido e assim perpetuar as benesses que aparentemente passaram a ser o objetivo principal e imediato de suas ações.

Não menos preocupante é o quadro do Poder Executivo em seus vários níveis, pois se vale exatamente deste poder de nomeações e da famigerada “caneta na mão” para manter em rédea curta o Congresso. Nele os parlamentares assemelham-se a sócios lutando por objetivos comuns, embora condenáveis e distantes das necessidades da população.

Triste é também a situação do Judiciário, que, embora dispondo hoje de toda a tecnologia da informática, acumula nos gabinetes os processos cujas decisões o cidadão ansioso espera por anos, às vezes décadas. Ilustra bem este quadro a recente divergência manifestada de forma agressiva e lamentável entre os ministros da mais alta corte, o Supremo Tribunal Federal, minando a confiança das pessoas na última instância a que podem recorrer quando têm seus direitos ameaçados ou agredidos.

Se a democracia está sustentada nestes três poderes e estes estão tão comprometidos em sua ação efetiva e em seu comportamento ético, fácil é concluir que quando o fundamento é frágil, a estrutura que ele sustenta também se fragiliza e ameaça ruir. Não foi para isso que a democracia foi defendida a alto preço em passado recente. Simplesmente tratar desiguais com igualdade não é democracia, é anarquia!


A classe dirigente não pode ser apenas uma elite intelectual. Isso é pouco! Ela tem de ser, antes disso e mais que isso, uma elite moral. Um bom serviço eventualmente prestado no passado por algum político não autoriza e nem pode servir de atenuante para que ele cometa deslizes no presente. Napoleão já dizia que “Toda indulgência para com os culpados revela conivência.”

Assim como não se pode exigir que um filho imaturo seja exemplo para seus pais, mas sim o contrário, da mesma forma não se pode jogar nas costas da sociedade a responsabilidade pelo pouco caso que seus dirigentes têm para com a coisa pública, impingindo-se a ela, sociedade, a culpa por suposta falta de critério na escolha dos candidatos eleitos. Esta é uma forma ardilosa, perversa e demagógica de pulverizar a responsabilidade por má conduta, tirando-a dos ombros dos dirigentes para espalhá-la comodamente sobre os ombros dos dirigidos.

O objetivo do presente manifesto é, finalmente, despertar na opinião pública, nos clubes de serviço, órgãos representativos, imprensa e comunidade em geral, um clamor para que apareçam sugestões de procedimentos mais éticos e reformas estruturais.

Folha corrida limpa para candidatos a cargos públicos? Eliminação ou restrição drástica de comissionados? Redirecionamento das prioridades do país? Assembléia Nacional verdadeiramente “Constituinte” e não simplesmente com poderes constituintes como foi a de 1988? A Constituição “cidadã” efetivamente logrou promover a verdadeira e autêntica cidadania? Manteve equilíbrio entre direitos e deveres? São perguntas ilustrativas que este manifesto, num primeiro momento, deixa no ar, para reflexão.

A nossa associação não tem receitas prontas para que esta mudança urgente e inadiável se concretize. Ela deseja sim, juntamente com outras entidades, participar com sugestões. Mas, cabendo originalmente ao Congresso articular as mudanças positivas, é lá que deve acontecer a mudança em primeiro lugar.

O Lions Clube de Blumenau Centro, através deste manifesto, busca o apoio de tantos quantos o lerem e concordarem com ele para que, formada uma corrente de ética, moralidade, cidadania e transparência, se dê um basta a esta torrente de escândalos. Que comecemos todos nós, brasileiros de bem, a construir um país melhor, mais humano, íntegro e civilizado, dirigido por pessoas das quais possamos nos orgulhar e não nos sentirmos profundamente envergonhados, como hoje acontece.

Que nos sirva de inspiração, incentivo e fecho deste manifesto a seguinte frase do escritor e analista econômico e político sul-africano, Leon Louw: “Se conseguirmos fazer avançar a multidão na direção certa, os políticos não terão outra alternativa senão sair à sua frente.”

Blumenau, SC., Julho de 2009.

Hézio Araújo de Souza
Presidente 2009/2010

A utilização, divulgação e reenvio do manifesto são livres, citada a fonte.

ABANDONO TOTAL




Enviado por leitora Paloma Rocha Nery -

EU-REPÓRTER


A Zona Sul está abandonada

Estacionamento irregular, burracos na rua, lixos no chão, bancos quebrados, muros pixados e por aí vai.
O abandono das ruas do Arpoador é visível. Para quem mora no local e paga um dos IPTUs mais caros do Rio de Janeiro, isso é um absurdo!

UTILIDADE PÚBLICA

Mana Engenharia acabaram de pegar um projeto grande: "Serviço de analise de engenharia do projeto basico, Pré-engenharia e MTO - material take off relativo ao empreendimento de Utilidades do Complexo Petroquimico do Rio de Janeiro - COMPERJ.

ESPALHEM - CONTATE TODOS OS CONHECIDOS EM TODAS AS UNIDADES TERCEIRIZADAS. EXISTEM PESSOAS PRECISANDO.

Eles vão precisar urgentemente de :

-Eng.de processo Senior 1
-Eng. de processos Senior 2
- Eng. de processos Senior 3
-Eng. de processos Senior4
-Tubulação (Lay-Out_)
-Tubulacão (Materiais)
-Tubulação (Projetista Senior 1)
-Tubulação (Projetista Senior 2)
-Mecanica (Rotativos - Eng. Medio)
-Mecanica (Rotativos - Eng. Senior)
-Mecanica (Caldeiraria- Eng. Senior)
-Instrumentação - Eng. Senior
-Instrumentação - Projetista Senior
-Elétrica - Eng. Senior
-Elétrica - Projetista Senior
-Civil - Eng. Senior.
-Civil - Projetista Senior (Implantação)
-Arquivo Tecnico - Arquivista.

Tubuleiros - O quanto se apresentarem melhor - Há muitas vagas.


O local de trabalho será na Av. Rio Branco - Centro

Contatar : deraldoalvarez@manaengenharia.com.br

Marcelo Gomes
Eng. Químico Senior de Processos
Cel 22-92613430

Grazielle Custódio.

VARIEDADES


Thaís Leão na Fulanas em Ipanema

Oi, crianças!Tudo bão?


Olha que fofa essa loja.
Eu já namorava a Fulanas desde quando ela era no Leblon. Ficava fazendo hora esperando meu namorado e ia bater perna no prédio onde ela ficava.
Aí ela se mudou para Ipanema e eu fui lá mostrar meu trabalho.
Resultado, já tem pecinhas minhas na Fulanas Multimarcas! A coleção nova, Lembranças e relíquias, chega mês que vem.
Não aguardem, passem lá agorinha!
Para as minhas clientes que reclamam de ter que atravessar a "poça" e vir pra Nikiti City ficou muito mais fácil,né?
Fulanas Multimarcas: Ipanema 2000- segundo andar.
Bjs

VARIEDADES


GASTRONOMIA

Anita Bernstein .

Festival de fondues em Ipanema

O Caesar Park Ipanema lançou uma temporada de fondues com menu tradicional de origem suíça, o trio: de queijo, carne e frutas banhadas em chocolate. Cardápio do chef Helbert Moura servido para jantar no requintado Agraz, no lobby do hotel. Aos sábados, a famosíssima Feijoada conta também com adição de cozido que era servido aos domingos e marcou época no hotel da orla de Ipanema.

ISSO É BRASIL !!!!!

Quinze motoristas de táxi detidos por extorquir turistas

O Globo

RIO - A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) apreendeu 18 carros de supostas empresas de locação que funcionavam como táxis com preços abusivos para turistas. Quinze motoristas também foram detidos e levados para a Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (Deat). Três não estavam no local no momento da blitz. Os detidos responderão por crime contra a economia popular e por exercício ilegal da profissão.

Os motoristas prestavam ilegalmente o serviço de transporte a hóspedes de hotéis na orla da Zona Sul. Os veículos foram flagrados em frente aos hotéis: Marina, na Avenida Delfim Moreira (Leblon); Ipanema Praia, Avenida Vieira Souto (Ipanema); Othon e JW Marriott, na Avenida Atlântica (Copacabana).

Os policiais apreenderam dentro dos veículos talonários com os nomes das empresas de transporte que funcionavam em comum acordo com os hotéis.

Três das empresas identificadas são: Flex Locadora Transporte Turismo Ltda., Otur Turismo e Marina Praia Locadora de Turismo.

- O serviço prestado era uma forma de exploração aos turistas. Eles recebiam um recibo que dava uma falsa sensação de legalidade e segurança aos hóspedes dos hotéis, que tudo indica, praticavam uma ação conjunta com as empresas que forneciam o transporte. Ficou caracterizada a fraude contra as regras de transporte urbano - confirmou o delegado Ruchester Marreiros, subsecretário de Operações da Seop, que participou da ação.

Segundo o subsecretário, uma corrida que normalmente custa 50 reais ao passageiro, chegava a ser tarifada em 150 dólares através do serviço de transporte irregular.

Os veículos rebocados foram infracionados duas vezes pela Secretaria Municipal de Transportes: por prestarem serviço de táxi sem autorização e por cobrança de tarifa abusiva. Também foram multados de acordo com o Código Nacional de Trânsito por estacionarem sem talão em área pública ou por estarem com a sua documentação atrasada. Se comprovada a conivência dos hotéis, eles poderão ser denunciados ao Minsitério Público em ação cível pública por dano ao sistema urbanístico.

CHOCÓLATRAS

Pitadas

Cacau Noir em Ipanema

Publicado em 23 julho 2009

Tags: Chocolates

Para os chocólatras exigentes uma boa notícia: A Cacau Noir, especializada em chocolates com alto grau de cacau, sem conservantes ou gorduras hidrogenadas e que já possui pontos de venda no Leblon e Barra da Tijuca, acaba de inaugurar sua loja no térreo do Centro Comercial Quartier Ipanema.
A boutique conta com linha de bombons personalizada para datas especiais. Além de embalagens sofisticdas, os chocolates podem chegar aos 80% de cacau puro.

Equipe Malagueta

LADRÕES

O Globo

RIO - A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) apreendeu na manhã desta quinta-feira 18 carros de empresas de locação que prestam serviços a hotéis na orla da Zona Sul do Rio. Os motoristas foram deitidos. Os carros eram usados para transporte de turistas com tarifas abusivas, muito além do permitido. Os carros e seus condutores foram levados para a elegacia Especial de Apoio ao Turista (Deat).

A ação aconteceu nos hotéis JW Marriot, Rio Othon Palace (ambos na Avenida Atlântica, Copacabana), Ipanema Praia (Avenida Vieira Souto, Ipanema) e o Hotel Marina (Avenida Delfim Moreira, Leblon). Participaram também da operação policiais da Deat e agentes da Guarda Municipal.

CHOQUE DE ORDEM

Homem é preso durante ação de acolhimento em Ipanema


Por Redação, com Agência Rio de Notícias - do Rio de Janeiro


Vinte moradores de rua foram acolhidos durante uma operação coordenada pela subprefeitura da Zona Sul e pela 6ª Região Administrativa, na manhã desta quinta-feira, em Ipanema, Zona Sul carioca.

Um homem identificado como Luís Carlos dos Santos ficou detido durante o sarqueamento na 14ª DP (Leblon), já que havia um mandado de prisão por homicídio expedido contra ele. A ação foi baseada em denúncias de moradores e contou com o apoio da secretaria de Assistência Social. Os agentes percorreram as principais vias do bairro, como a Visconde Pirajá, Barão da Torre, Joana Angélica, Garcia D'Ávila, Vinícius de Moraes, além das praças Nossa Senhora da Paz e General Osório.

Ao todos foram acolhidos 18 adultos e duas crianças. Após o sarqueamento, os adultos foram encaminhados na para o abrigo da prefeitura na Praça da Bandeira e os adolescentes para um abrigo no Centro do Rio.

A operação contou ainda com o apoio de homens da Guarda Municipal, do 23º BPM (Leblon), da Polícia Civil e da Comlurb.

VARIEDADES








South # Beach # Ipanema # Sexta # 31 de Julho

Já imaginou, curtir o melhor da musica eletrônica nacional e internacional, com vista perfeita para a praia mais famosa do mundo? Dia 31 de julho, sexta, acontece à festa South Beach, no Posto 8 Club em Ipanema, onde a musica e praia se unirão.

O posto 8 Club, é uma casa de shows e boate que se localiza no terceiro andar, de frente para a praia, na Vieira Souto. Com Janelas de vidro por toda a casa, é possível ter uma vista panorâmica completa de toda a praia de Ipanema e o morro 2 irmãos. Uma vista capaz de deixar qualquer um iluminado. A festa South Beach, irá juntar o melhor da iluminação “hi tech” com o que há de melhor em beleza natural no Rio de Janeiro, criando uma atmosfera estilo “Ibiza”.

O evento contará com artistas renomados da House Music nacional e internacional.

A festa irá começar com o projeto de Tech House DEE ARMADA, do DJ Snarf, as 23:00. DEE Armada vem se destacando na cena do Rio, Tocando com frequencia em festas PVTs e clubes como Kalesa Lounge, e agora, vem com tudo para conquistar o publico da zona sul do Rio!
As 00:00, o experiente e renomado JAY-B (Wild Artists) vem com o melhor do Minimal House e Tech House, com leve passagem pelo Electro House. JAY-B já tocou em festas como Creamfields, Euphoria, Cremelin , e é figura carimbada em grandes clubes do Rio como Lounge 69, People, The Week entre muitos outros
01:30, é a vez de o projeto de House melódico, de Danilo e cT entrar em cena. Produtores musicais talentosos, formam juntos o projeto JANEIRO TONES.Prometem um set com variantes de Electro House melódico, Tech, Progressive além de tracks recheadas de vocais. Seus sets também vêm com musicas e remixes próprios, como o hit SURREALISM e remixes de STARDUST. Eles também têm um programa de radio semanal na grande São Paulo, o CLUB 91, com 2 horas de muita house Music e Progressive. Você pode conferir JANEIRO TONES todas as sextas na 91fm via radio FM ou pelo site Rádio 91 FM.
A atração principal da festa entra as 02:30 da manhã. O DJ britânico GREGORY HOUSE (MOS/UMM) se apresenta pela primeira vez no Brasil. Gregory foi nada mais nada menos, DJ residente da MOS(Ministry of Sound – UK) e reside atualmente na GORGEOUS DUBAI, festa de House Music mais conceituada de DUBAI. Para quem está por fora, DUBAI é um dos pólos mundiais da musica eletrônica. É uma das cidades que tem os maiores e mais imponentes clubs do mundo. Gregory House, também tem em seu currículo, apresentações nos maiores clubs do do planeta, como Amnezia (Ibiza), Pacha (Ibiza), Space (Ibiza), Club Fire (Londres), Blush (Las Vegas), Alpha (Dubai) entre muitos outros. Os seus sets têm um estilo único, passeando pelo Deep Progressive e Tech House.
As 4:00 é a vez do renomado DJ RAPHAEL ASSAD (Wave Artists) entrar em cena. Assad foi residente do maior club do Rio de Janeiro, THE WEEK, durante seu primeiro ano de abertura e continua se apresentando regularmente no palco principal da casa. Seus sets são vibrantes e passeiam pelas vertentes do House mais animadas, como Tribal e Electro House.

Por fim, as 05:30 da manhã, é a vez do experiente DJ JotaPê (Uplifting Music & Manegement), com sua ténica sem igual. Mesclando suas mixagens de CD com as de vinil, JotaPê passa pelo Tech House, Deep House e Electro Clash, dando um groove perfeito para o final da festa. No seu currículo estão apresentações em clubs como Fosfobox e Dama de Ferro, além de sua residência na renomada festa MÚ.

A festa promete reunir o publico mais animado e refinado da cena eletrônica.Com 8 horas de evento, será possível apreciar o nascer do sol de dentro da casa, em um momento mágico de euforia. A festa começa as 23:00 e tem previsão de terminar às 07:00. Para maiores informações favor perguntar no tópico, e ficaremos gratos em responder.

Drinks de Absolut Liberados até 00:00!!
A PARTIR DAS 23:00 Horas
Local: Posto 8 Club - Rua Rainha Elizabeth 769 - Ipanema - Rio de Janeiro. OBS: esquina com a VIEIRA SOUTO

Preços:
Com nome na lista ou flyer até 00:30, R$20 Homem e R$10 Mulher
Após 00:30 ou sem nome na lista, R$30 Homem e R$15 mulher
Enviar nomes para a lista via MP!!
DRinks de Absolut como caipivodkas, aboslut com frutas tropicais, Liberados até 00:00 ( meia noite)

LINE UP!!

23:00 Dee Armada (Tech House)
00:00 Jay-B (Wild Artists -Tech House)
01:30 Janeiro Tones (Progressive House)
02:30 Gregory House - UK (Ministry of sound and Gorgeous Dubai)
04:00 Raphael Assad (House)
05:30 JotaPê (Tech House)

NOTÍCIAS DO SOLAR

Oi Pessoal, demorou mas aqui estão as Notícias do Solar de junho.

Muitas novidades, muito trabalho.

Acessem o link:

http://www.meninosdeluz.org.br/newsletter/200907/ns200907.html

Agende uma visita para nos conhecer pessoalmente, caso ainda não o conheça.


Seja um colaborador!

Seja uma empresa parceira!

Seja um voluntário!


Ah, e não esqueçam de nossas lojinhas, estamos sempre aceitando
doações, especialmente de objetos, roupas e sapatos.



Dêem uma passada por lá:

Brechó e Sebo – Rua Visconde de Pirajá, nº 82 sobreloja
Bazar – Rua Francisco Sá, nº 51, loja 10 (em frente ao Parque Peter Pan)



Grande abraço,

Alessandra Maltarollo
Comunicação e Eventos
2522 9524 r.38 / 8111 9527
www.meninosdeluz.org.br

QUE VERGONHA !!!


Enviado por leitora Ana Lucia Brasil -


EU-REPÓRTER


Ambulantes invadem o Arpoador e Ipanema


Ambulantes invadem o Arpoador. Estou decepcionada com o PREFEITINHO EDUARDO PAES e seu choque de ordem. Os camelôs lotam as ruas de Ipanema. É uma vergonha !

PERSONALIDADES DE IPANEMA




Ipanema Se não me falha a memória

Jaguar

Coleção Cantos do Rio

co-edição Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura / RioArte e Relume Dumará

Uma província independente que influenciava hábitos e costumes em todo o Brasil. Assim era o bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro, pelo menos na visão de alguns de seus lendários e apaixonados habitantes. As garotas de Ipanema, Tom ,Vinícius e outros personagens que ainda hoje povoam o imaginário carioca, estão presentes neste testemunho emocionado de Jaguar, um ilustre "ipanemense".

Nas páginas de Ipanema, se não me falha a memória novo lançamento da série Cantos do Rio, Jaguar desvenda através de lembranças pessoais e descontraídos "bate-papos" com personalidades históricas do bairro, uma época romântica vivida intensamente num dos lugares mais famosos do mundo. Também esclarece episódios polêmicos como os da Fundação da Banda de Ipanema e da morte de Ivan, um ratinho branco e companheiro inseparável de Hugo Bidê - outro "ipanemense" famoso -, nos corredores do Hospital Miguel Couto.
Havia uma espécie de imperialismo "ipanemense e os limites geográficos do bairro eram o que menos importava aos seus freqüentadores. O próprio Jaguar era morador de Copacabana e, por muitas vezes, levou Ipanema para festas em Petrópolis e na Barra da Tijuca ampliando e defendendo suas fronteiras.
Tema de uma edição especial do Pasquim em 1972, Ipanema era referência e unanimidade. Sua praia, seus restaurantes e botequins foram cenários de amores inesquecíveis e porres homéricos interrompidos repentinamente pelo crescimento urbano no final da década de setenta, anunciando o final de um momento inesquecível na história do Rio de Janeiro.
Jaguar é carioca, e um dos fundadores do Pasquim, uma das mais importantes publicações da imprensa brasileira. Chargista, colaborou com diversos jornais e revistas em todo o Brasil.
do blog IPANEMANIA

GRIPE SUÍNA

Ancelmo.com

Gripe santa...

Na missa de domingo, meio-dia, na Igreja de Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, alguns fiéis pediram ao padre Jorjão para não receberem a hóstia na boca, por temer o contágio.
O padre boa-praça respeitou o pedido, mas anunciou ao microfone que daria, àqueles que quisessem, a hóstia na boca.

Santa gripe...

Aliás, na mesma igreja, em outra missa, o padre recomendou que os fiéis, na hora do Pai-Nosso, evitassem dar as mãos e fossem contidos no congraçamento, quando uns desejam aos outros "a paz de Cristo".

CORNETEIRO DE PIRAJÁ



Intolerância esculpida


“Nas últimas décadas, a decadência da cidade levou por água abaixo esse nível de intervenção pública. Chega o prefeito e põe uma escultura de um caricaturista porque acha engraçado, um amigo do governador ou uma senhora beneficente doa uma escultura. O Rio virou a casa da mãe Joana.” Essas são palavras do artista plástico Carlos Zilio, publicadas no Segundo Caderno do jornal O Globo, que circulou no dia 19 de julho, domingo, em artigo assinado por Suzana Velasco a respeito da polêmica discussão sobre a criação de uma política de ocupação das áreas públicas do Rio de Janeiro por monumentos e obras de arte. O fato é encabeçado por um abaixo-assinado organizado por artistas, críticos e profissionais de artes que consideram de qualidade duvidosa a proliferação de esculturas pela cidade. O grupo, que fez parte de uma comissão formada na segunda gestão de César Maia, que foi extinta por não ter suas reivindicações atendidas, há tempos insiste em manter o assunto em pauta.
Obviamente que num país democrático como o Brasil esse tipo de discussão é válida, mas me parece que o assunto merece maior abrangência, principalmente nas considerações adotadas pela tal comissão que aponta algumas das estátuas que estão espalhadas pelo Rio, muitas delas já famosas, como o Pixinguinha da Travessa do Ouvidor, o Drummond, de Copacabana, e o Corneteiro de Pirajá, de Ipanema, como inapropriadas pelo fato de não terem “influência neoclássica” como o D. Pedro I da Praça Tiradentes, citada na matéria. Quer dizer, na visão conservadora da tal comissão, obras de artistas como Otto Dumovich – autor das esculturas de Pixinguinha, Braguinha e Cartola – e Victor Henrique Woitschach, o Ique – autor do famoso Corneteiro de Pirajá – não estariam hoje nas ruas.
Reitero que toda discussão democrática é válida, porém me incomoda muito o desprezo de alguns grupos em relação a estilos que diferem dos clássicos, especialmente aqueles criados por notórios caricaturistas que enveredam para outras manifestações artísticas, estigmatizados no papel de fazedores de graça, tornando a obra de um desenhista de humor algo descartável. Pode-se gostar ou não de uma obra de artes, mas considerar que o Corneteiro de Pirajá está exposto em Ipanema, na esquina da Rua Visconde de Pirajá com a Garcia D’Ávila, só porque o ex-prefeito César Maia achou engraçado, me parece uma tese sem muita consistência. Pode-se discutir a incumbência de uma peça dessas e, principalmente, se ela atrapalha a vida dos transeuntes, mas comparar a obra de alguns de nossos artistas com algo semelhante a uma peça de Playmobil soa bastante desrespeitoso.
Atingido diretamente pela polêmica, o caricaturista Ique, que é chargista do Jornal do Brasil há mais de 20 anos, sentiu-se ofendido e afirmou em seu blog que seu corneteiro tem critério e embasamento estético, gráfico e histórico. Conta de maneira irreverente, como acontecido, a história de um corneteiro herói. Foi trabalho de uma pesquisa profunda da história do Brasil, do bairro de Ipanema e das personalidades que deram seus nomes às ruas, como Visconde de Pirajá, Garcia D’Ávila, Maria Quitéria e outros. Além disso, Ique afirma que toda expressão de arte é subjetiva, é sentimento, emoção, conteúdo e interpretação. “Quem é o Deus capaz de julgar isso, e atirar a primeira pedra? Deus não, desculpem, deuses: Os deuses da comissão. Só eles. Se a arte não fosse subjetiva e pudesse agradar de maneira diferente a todas as pessoas, como é que sobreviveriam ou teriam admiradores artistas "abstratos" como Zillio, Magalhães e Cocciarale, membros da comissão?”, pergunta Ique em seu blog.
Não resido em Ipanema. Sou nascido e criado na Zona Norte do Rio, nas imediações do Grande Méier. Portanto, não faço a menor idéia se os moradores do famoso bairro da Zona Sul carioca aprovam ou não a permanência do corneteiro nas esquinas próximas às suas residências, mas pelo que foi divulgado eles não foram consultados também sobre sua retirada, e não me parece que os contribuintes elegeram a tal comissão para representá-los. Infelizmente, fica no ar a sensação de que a intenção real é inibir a chegada de novos escultores que não façam parte desse grupo, que de certa forma parece brigar pelos espaços públicos para impor suas próprias obras ou linguagens.
Por mim, o corneteiro as peças de Otto Dumovich ficam onde estão.
Só para lembrar: o Pequeno Jornaleiro, escultura que está afixada entre a Rua Sete de Setembro e a Avenida Rio Branco, é de autoria de Fritz, que, assim como Ique, é outro dos nossos excepcionais caricaturistas.

Na imagem, o amigo internauta pode ver a matéria na íntegra e tirar suas próprias conclusões.
Postado por Zé Roberto Graúna

QUE VERGONHA !!!




Enviado por Fadua Matuck -




Onde estão as saracuras do chafariz de Mestre Valentim


Há pouco mais de um ano, O Globo publicava uma reportagem sobre a restauração do Chafariz das Saracuras, de autoria de Mestre Valentim, na Praça General Osório, em Ipanema (clique aqui para reler). A obra, na época, no valor de R$ 180 mil, devolveu ao monumento suas dimensões originais e seus ornamentos em bronze - tartarugas e saracuras - roubados em 2006. Semana passada, o leitor André Luiz Cardoso escreveu ao Bairros.com para avisar que restaram apenas as tartarugas no chafariz.

- Qual não foi minha surpresa ao ver que não existem mais saracuras no chafariz? Só restaram as tartarugas. É lamentável o desrespeito com um patrimônio tão valioso - escreveu o leitor.

O Chafariz das Saracuras é uma obra do Mestre Valentim, feita em 1795, época do Brasil Colônia. Ela foi transferida em 1917, do Convento da Ajuda, no Centro, para a Praça General Osório, em Ipanema. A peça, utilizada pelas freiras para lavagem de roupas, louças e abastecimento do convento, foi tombada pelo IPHAN em 1938. Originalmente tinha a bacia de cantaria ornamentada por quatro tartarugas e quatro saracuras de bronze.

Em 1998, as tartarugas foram roubadas, o que levou a prefeitura a recompor o monumento com réplicas confeccionadas a partir de fotos das originais. Em 2006, em novo ataque, uma tartaruga e uma saracura foram roubadas. O restante dos ornamentos foram encontrados dentro de um saco, num canto escondido do jardim e foram encaminhados à guarda da Fundação Parques e Jardins.

VARIEDADES

Rede de restaurantes Porcão seleciona para vários cargos

Oportunidades são para candidatos com seis meses de experiência.

Há ainda vagas de estágio para estudantes do ensino médio

Do G1, em São Paulo

A rede de restaurantes Porcão oferece oportunidades para profissionais com experiência mínima comprovada de seis meses no setor gastronômico. As vagas estão disponibilizadas nas seguintes funções: garçom bandeja, garçom passador, auxiliar de serviços gerais – limpeza, ajudante de cozinha, cozinheiro, chefe de cozinha, ajudante de salada, saladeiro e sushiman.

Confira lista de concursos e oportunidades

Os candidatos devem ser maiores de 18 anos, de ambos os sexos, e ter disponibilidade de horário e para atuar nos finais de semana e feriados.

Os locais das vagas são Norte Shopping, Flamengo, Ipanema, Barra, Niterói e Ilha do Governador, no Rio de Janeiro.

Estagiários

Há ainda vagas de estágio para estudantes do ensino médio, maiores de 18 anos, que estejam cursando o 1º ou 2º ano; no caso de supletivo devem estar no 1º ano. Não é exigida experiência anterior.

Os locais de atuação são Norte Shopping, Flamengo, Ipanema, Barra, Niterói, Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, Brasilia e Belo Horizonte.

A bolsa auxílio é de R$ 650,00, além de vale-transporte, alimentação no local e seguro de vida.



VAI COMEÇAR !

Riotur dá início aos preparativos do Réveillon de 2010

Redação SRZD

* Em comunicado publicado no Diário Oficial do Município, desta segunda-feira, a Riotur torna pública a convocação dos interessados em apresentar propostas de patrocínio para a realização dos eventos do Réveillon 2009/2010, nos seguintes bairros: Ipanema, Barra da Tijuca, Penha, Ilha do Governador, Piscinão de Ramos, Pedra de Guaratiba, Sepetiba e Paquetá.Os interessados deverão retirar o caderno de encargos e contra partidas com informações e especificações, na Diretoria de Operações da RIOTUR, na Praça Pio X, n° 119/ 12° andar, Centro. A retirada pode ser feita do dia 20 de julho até o dia 20 de agosto, de segunda a sexta, no horário de 10h às 16h.As propostas dos interessados com os patrocinadores deverão ser entregues para análise à Diretoria de Operações da Riotur até o dia 31/08/2009, em horário comercial.

CIDADE EM ALERTA

Cidade em alerta

Hotéis do Rio adotam medidas preventivas contra a gripe suína

O Globo

RIO - Hotéis da orla da Zona Sul estão entrando na guerra contra a gripe suína. O Everest Park Hotel, em Ipanema, adotou medidas preventivas, como a distribuição de cartilhas de orientação aos hóspedes e o uso de álcool em gel em seus 25 quartos.

- Passamos as informações divulgadas pelos órgãos de saúde e orientamos as camareiras a arrumarem os quartos apenas após a saída de hóspedes, sempre de luvas. Além disso, os clientes têm à sua disposição frascos de álcool em gel em todos os quartos- informou o recepcionista do Everest Wagner Sobral.

O Hotel Marina Palace, no Leblon, adotou o álcool em gel em seus refeitórios. Além disso, há cartazes informativos sobre a gripe nos corredores, para orientar funcionários e hóspedes. O Sheraton Rio, na Avenida Niemeyer, também aderiu ao gel nos banheiros do hotel e distrinuição de cartas aos hóspedes, no momento do check in, com as recomendações feitas pelo Ministério da Saúde. Os clientes estrangeiros são orientados a procurar a gerência se sentirem algum sintoma da gripe, mas não houve nenhuma procura.

LANÇAMENTO


Falando sério em Ipanema

Hoje foi o lançamento do livro novo da Thalita Rebouças, Fala sério,pai!, na Livraria da Travessa de Ipanema. E, como boa thalitete que sou, tive que ir lá presenciar aquele momento glorioso.
Após quase quatro meses sem ver a minha ídala, foi bom demais encontrá-la toda sorridente em um vestidinho preto lançando seu livro novo. Não demorou muito pra chegar a minha vez na fila e, quando cheguei perto dela e demos aqueeeele upa (abraço) que só nós sabemos dar, nada de ruim que pudesse acontecer iria importar.
Ela autografou meus três bloquinhos (agora tenho o do Fala sério, amor!, Fala sério, amiga! e o novo do Fala sério, pai!) e o livro (onde escreveu "bitocas ipanemenses"), além de tirar as milhares de fotos de praxe. E eu dei um bilhetinho pra ela, no qual no final estava escrito:
"Eu te amo, minha diva escritora!"

CRIME EM IPANEMA

Menor de 16 anos esfaqueia primo e tia em Ipanema, na Zona Sul do Rio

O crime teria tido origem numa briga com o primo de 9 anos
.
Criança foi levada para o hospital e adolescente teria fugido com avó.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

Ao ouvir a confusão, a mãe da criança teria acordado e, ao se meter na briga, acabou ferida também. Ainda de acordo com a polícia, o menino ferido foi levado para o hospital Miguel Couto, e o adolescente teria fugido com a avó.

Policiais chegaram a ficar de prontidão ao descobrirem que havia uma passagem no nome do menor marcada para as 10h40 para Cuiabá, em Mato Grosso, mas ele não chegou a embarcar.

“Ainda não sabemos o motivo da discussão. Mas a avó vai ser processada por fraude processual”, explicou o delegado Gustavo Valentini, da 14ª DP (Leblon). Ela teria mandado a empregada limpar o apartamento após o ocorrido. Mas, segundo o delegado, mesmo assim, uma perícia deverá ser feita ao local.