CARNAVAL 2010

Entidade quer só cinco os blocos de Ipanema em 2010

No que depender do Projeto de Segurança de Ipanema, o bairro terá apenas cinco blocos desfilando no bairro durante o Carnaval do ano que vem, em vez dos pelos menos dez que saíram neste ano.

O tema estará na pauta da próxima reunião da ONG, daqui há seis dias, para a qual foram convidados órgãos como a Subprefeitura da Zona Sul e a Secretaria da Ordem Pública, segundo o capitão-de-mar-e-guerra reformado da Marinha Rogério Esteves, 70 anos de vida e quase 40 de Ipanema, que se define como "uma espécie de ouvidor" do PSI.

– Já estamos coordenando esse esquema com órgãos envolvidos.

Neste ano, fecharam a Farme de Amoedo em frente a um hospital (Cardiotrauma), não queremos que isso se repita, porque a festa de uns não pode atrapalhar a necessidade dos outros – argumenta Esteves, que defende o critério de raízes no bairro como para a escolha de quem poderá desfilar em 2010.

– É a Banda de Ipanema, um outro tradicional (confirma o Simpatia é Quase Amor, após ser a reportagem "soprar") e mais uns três que eu não me lembro.

Entretanto, todos os dez blocos que saíram no Carnaval deste ano em Ipanema consultados pelo JB têm origem no bairro, o que pode dificultar a aplicação do critério. Além disso, o bloqueio da Farme de Amoedo é um reflexo da própria Banda de Ipanema, que passou a atrair muitos gays – mesmo público da rua citada, onde acabam esticando após o desfile.

"Frescura"

– É frescura – .

Assim o pedinte Nilo de Oliveira, 49, definiu a faixa que desmotiva as esmolas. Acomodado sobre um skate, com as pernas sem movimentos – atrofiadas por paralisia –, ele afirmava ser mais vantajoso pedir dinheiro em Ipanema do que "tomar só um café" em órgãos de assistência estatais.

CARNAVAL 2010

Riotur descarta limite a blocos em Ipanema

JB Online


RIO - A Riotur, responsável pela organização do Carnaval a partir do ano que vem, afirmou não ter sido procurada pela ONG Projeto de Segurança de Ipanema (PSI) que, em reportagem publicada nesta quarta-feira pelo JB, disse que pretendia negociar com a Prefeitura para organizar o evento no bairro com a possibilidade de limitar a cinco o número de blocos – atualmente são mais de dez. A Riotur disse ainda que não há nenhum plano de limitar o número de blocos de Ipanema. A Subprefeitura da Zona Sul especificou que as exigências feitas – já em vigor – é de que os blocos não ocupem o mesmo local no mesmo horário, e que não fechem duas ruas de um corredor viário no mesmo sentido. Segundo a Sebastiana – Associação Independente dos Blocos da Zona Sul –, as agremiações já seguem as regras estabelecidas pela Prefeitura para não causar transtornos.

VARIEDADES

Enviado por Bairros.com -

Dj Motiv8 toca no Baronneti no sábado

Sábado, dia 20 de junho, a partir das 23h, o Baronneti Club, em Ipanema, recebe o Dj americano Motiv8. Ele já foi chamado de lenda do Hip Hop por muitos dentro da indústria. Também é conhecido por apoiar novos talentos e transformá-los em superstars. Monroe Walker, também conhecido como Dj Motiv8, é pioneiro e importante veterano no hip hop. No começo dos anos 90 se juntou com AplDe Ap, Taboo, e Will.i.am, do Black Eyed Peas, e com o sucesso do grupo conquistou o lugar de Dj residente nas apresentações mundo afora. Trabalhou também com muitos outros artistas de peso, como Madonna, Billy Idol and the Coors, Kylie Minogue. O Baronneti Club fica na Rua Barão da Torre 354.

CASOS DE POLÍCIA

Polícia Federal realiza operações para reprimir contratação de estrangeiros ilegais

Marcelo Dutra

Policiais federais da Delegacia de Imigração (DELEMIG) realizaram na tarde desta quinta-feira ações de busca em cinco unidades do Curso Britânnia: Barra, Botafogo, Lagoa, Gávea e Ipanema. Há indícios da existência de contratação de estrangeiros, com visto de turista, para exercerem o cargo de professores em cursos de idiomas.

Durante as diligências, foi encontrada uma escocesa, sem documento e há mais de um ano no país, que estava trabalhando sem visto regular. Em Ipanema, dois ingleses, sem documento, entraram como turista e exerciam atividade sem visto regular, além de excederem o prazo de estada. Na Lagoa, havia uma americana que também trabalhava sem visto regular. Nas filiais de Botafogo e Gávea, não foram encontradas irregularidades. As multas aplicadas chegaram a um total de R$ 13.078,49. Os estrangeiros em situação irregular foram notificados a deixar o país em oito dias.

CRIME EM IPANEMA



Crime em Ipanema

Homem reconhece acusado de matar seu pai há 25 anos e denuncia tocaia

O Globo

RIO - O homem que reconheceu um dos acusados de ter assassinado seu pai, há 25 anos, e que estava foragido, desmentiu nesta quarta-feira a versão apresentada pelo preso durante depoimento à 13ª DP (Centro). Sérgio Luiz da Silva Moraes, 64 anos, condenado em agosto de 1992 pelo crime, contou na delegacia que Hermano Costa de Araújo (foto ao lado) teria sido morto durante uma briga de bar em Ipanema, em dezembro de 1983. O professor Maurício de Araújo, filho de Hermano, no entanto, desmentiu a versão. Segundo ele, o pai foi vítima de uma tocaia armada por Sérgio e outro acusado que está foragido.

- Ele inventou qualquer coisa para não responder por latrocínio. Mas meu pai não morreu numa briga de bar, foi uma tocaia que eles fizeram para roubar 50 mil francos (franceses) que ele estava trazendo de Belém, onde trabalhava com uma agência de navegação - contou o professor, que reconheceu o acusado quando andava pela Avenida Nossa Senhora de Copacabana, em Copacana:

- Eu estava indo fazer um exame quando vi Sérgio conversando com uma pessoa. Eu me aproximei, chamei-o pelo nome e pedi ajuda para os guardas que estavam por lá. Ele não chegou a ser algemado nem nada. Nós fomos todos para a delegacia para prestar depoimento. Ele ficou dizendo que não tinha feito nada e que estava pagando o pato - contou Maurício, que revelou ainda que seu pai era amigo de Sérgio há cerca de 24 anos.

Além de Sérgio Luiz, que estava foragido desde 1992, quando foi condenado a 25 anos de prisão pela 25ª Vara Criminal, outro condenado pelo crime também está foragido: Carlos Alberto Muniz Macedo. Embora a prescrição para este tipo de crime seja de 20 anos e a morte de Hermano tenha ocorrido há 25, a validade do mandado expedido contra Sérgio não expirou por causa da data da condenação - há 17 anos.

O crime aconteceu na noite de 2 dezembro de 1983, numa apartamento em Ipanema, mas o corpo de Hermano só foi encontrado três dias depois, quando Sérgio Luiz esteve numa delegacia para dizer que Hermano tinha sido morto numa briga de bar com Carlos Alberto. De acordo com a decisão da Justiça, que condenou os dois por latrocínio, eles teriam assassinado Hermano para roubar os francos que serviriam para formar uma sociedade entre os três.

CURSO DE PORTEIROS

LOCAL 23º BPM, INSCRIÇÕES:

GEORGE TÁVORA: TELS. 9121 8001

georgeatavora@hotmail.com

Seguem algumas informações sobre o curso para porteiros.
Basicamente são palestras destinadas a empregados, síndicos e moradores de condomínios, focando o quesito segurança e visando a prevenção de roubos e furtos em edifícios.

Os empregados são alertados quanto a:
- cuidados na portaria;
- acesso de pessoas ao prédio;
- atenção nas imediações do edifício;
- a garagem e
- instruções gerais.

Os síndicos são alertados quanto a:
- contratação de empregados;
- a portaria;
- acesso de pessoas ao prédio;
- equipamentos de segurança e
- a garagem.

Os moradores são alertados quanto a:
- entrada e saída do prédio;
- contratação de empregadas domésticas e
- os vizinhos.

Também comparece um técnico da Comlurb que ministra uma palestra sobre lixo, quem o produz e como deve ser adequadamente tratado

CÔMICO SE NÃO FOSSE TRÁGICO !!!




Enviado por leitor Bernardo Santos Costa




EU-REPÓRTER




Lixeira perto da arrebentação no Arpoador


Tá certo que a maioria da população apoia o Choque de Ordem, mas colocar lixeira para surfista, já acho um certo exagero. Essa foto foi tirada hoje, mas como só estava com o meu celular a imagem não está muito nítida. Dá para entender uma lixeira em cima da pedra, agora a que está perto da arrebentação... Não sei como essa lixeira foi parar ali, mas é no mínimo intrigante. O pior é que ela esta de pé, como se a esperar algum cidadão fazer uso.

E MAIL DE UM COLABORADOR

Projeto de Segurança de Ipanema.

Solicito enviar a mensagem abaixo para a CET-Rio e Secretaria de Meio-Ambiente.

Nós moradores do entorno do Largo Banda de Ipanema, Av. Rainha Elizabeth, e R. Tereza Aagão, vimos solicitar a VSas. interdição do ponto de ônibus da linha 125 localizado nesta última rua.
Tal solicitação se prende ao fato de que os veículos chegam a cinco estacionados, com os motores ligados. Dessa forma, a poluição ambiental é excessiva, sendo que o cheiro da gasolina penetra fortemente em nossas casas, como também, a fumaça negra desprendida, prejudicando severamente nossa respiração.
Informamos ainda que a placa que permite tal estacionamento foi adulterada no número de veículos. Tal linha poderia ser circular, como já foi em passado recente.
JGuia

PRISÃO

PF prende 9 suspeitos de envolvimento com a máfia de caça-níqueis

Mais de 200 máquinas foram apreendidas.

Operação realizada na noite de terça percorreu bairros do Rio e de Niterói.

Do G1, no Rio, com informações do Bom Dia Rio

A Polícia Federal fez uma operação para combater o uso das máquinas caça-níqueis. Ao todo, nove pessoas foram presas no Rio e em Niterói, na Região Metropolitana, e mais de 200 máquinas apreendidas, na noite de terça-feira (16).

Os policias saíram em direção a sete endereços onde seriam explorados os jogos de azar por volta das 22h30. Mais cedo, alguns agentes já estavam nesses locais, disfarçados, acompanhando toda a movimentação.

Boa parte das casas onde funcionavam bingos ficava na Zona Sul da cidade. Num prédio em Ipanema, os policias encontraram uma sala de jogos com mais de dez máquinas. O local era monitorado por câmeras.

Em Botafogo, uma outra equipe da polícia também fez apreensões. Duzentas máquinas foram levadas para a sede da polícia em caminhões.

Cerca de 70 agentes da Polícia Federal participaram da operação.

“Nossa postura é prender em flagrante o comerciante que mantém em seu estabelecimento esse tipo de exploração ou o gerente que está num bingo clandestino, que não é o dono do negócio, mas ele gerencia e participa com voz de comando. É uma pessoa de confiança da cúpula da máfia dos caça-níqueis”, disse o delegado André Diniz.

Ainda segundo o delegado, as ações contra a exploração de máquinas caça-níqueis vão continuar sendo feitas na cidade.

FAIXAS


.João Pequeno, Jornal do Brasil


RIO - Dezesseis faixas espalhadas pelo bairro e dez dias, contados desde segunda-feira, são as armas e o tempo da ONG Projeto de Segurança da Ipanema (PSI) para convencer moradores e frequentadores a não darem esmolas nem comparem mercadorias de camelôs.

A julgar pelas reações constatadas terça-feira pelo JB, a tarefa parece mais difícil do que cancelar a comemoração do último revéillon na praia de Ipanema, o que a entidade – criada a partir do movimento Basta! – conseguiu com apoio do Ministério Público e da Secretaria de Segurança, alegando falta de policiais suficientes para um evento adicional à queima de fogos de Copacabana.


Desta vez, o apelo depende de convencer cada pessoa que circula pelo bairro, mas, na Praça Nossa Senhora da Paz, nenhuma pessoa ouvida pela reportagem deu apoio incondicional aos argumentos do PSI, especialmente ao de “quem compra em camelô aumenta a desordem urbana”. Dar esmolas – “uma droga que vicia e rouba o futuro”, segundo os cartazes da ONG – teve mais restrições, mas com atenuantes.


– Há uma desordem, mas não acho que correr atrás de camelô resolva – opinou o advogado Carlos Rebello, 68. – Tem que haver um espaço para eles, como em Botafogo – acrescentou, reconhecendo que faltam áreas livres em Ipanema, entre o mar e a lagoa.

Para a também advogada Márcia Pimentel, comprar de camelô não é problema “desde que o produto não seja ilegal”. Ela evita dar esmolas, no entanto. – Tem gente que ganha mais pedindo aqui do que trabalhadores de baixa renda, e acaba se acomodando.

Já a dona de casa Leny de Mello, 72, diz que dá esmolas “para cego, paraplégico”, mas jamais para crianças, “que são exploradas”.


Unanimidade não era mesmo a ideia da coordenadora do PSI, a empresária Ignez Barreto, 64 anos, há 23 em Ipanema. – Provocar polêmica também foi nossa intenção, porque levanta uma discussão necessária para o Rio, empobrecido pela desordem urbana.

– A região da Leopoldina, que já foi uma das maiores fornecedoras de ICMS da cidade acabou tomada por ocupações ilegais, população de rua, camelotagem, e espantou empresas, que fecharam suas sedes, e pessoas, que evitam passar à noite, por medo. Sabemos que Ipanema está muito longe disso, mas quando uma rua é ocupada por “10 mil” camelôs, dezenas de pedintes e venda de drogas, cria-se o hábito de não passar por ali, o que esvazia economicamente o local. Nem precisa ir muito longe, basta ver Copacabana (onde dependentes formam uma “cracolândia” na Rua Sá Ferreira, junto ao Morro do Pavãozinho).

Ignez afirma não ser contra “o trabalho do camelô legalizado”, mas também é mais rigorosa com as esmolas, especialmente às crianças. – Quando você dá esmola a uma criança, está tirando a possibilidade de futuro dela, que segue na rua, exposta a risco de drogas e assédio sexual, sem estudar

SOLAR MENINOS DE LUZ


Acessem o link:

http://www.meninosdeluz.org.br/newsletter/200906/ns200906.html

Divulguem este trabalho. E se você ainda não faz parte dele, venha nos conhecer pessoalmente. Agende uma visita.

Seja um colaborador!

Seja uma empresa parceira!

Seja um voluntário!

Grande abraço,

Alessandra Maltarollo

Comunicação e Eventos

2522 9524 r.38 / 8111 9527

PRISÃO

Guardas municipais detêm condenado por homicídio em bar de Ipanema há 25 anos

O Globo

RIO - Quatro guardas municipais detiveram, na manhã desta terça-feira, em Copacabana, Sérgio Luiz da Silva Moraes, 64 anos, condenado por ter assassinado a facadas, em 1983, Hermano Costa de Araújo, em um bar de Ipanema. O crime aconteceu após uma discussão de Sergio com Hermano, e outro homem, ainda em liberdade. Hermano morreu com 40 anos.

Sérgio foi identificado pelo filho da vítima, o professor Maurício Araújo, que pediu auxílio aos agentes que patrulhavam a região. Após a denúncia de Maurício, os guardas se aproximaram e detiveram o suspeito. Ao levá-lo à 13ª DP, os guardas descobriram que Sérgio responde a duas condenações da Justiça.

MAURO VENTURA

Enviado por Mauro Ventura -

.Ipanema enfaixada

Outra enorme faixa ornamentou a Praça Nossa Senhora da Paz, além daquela que apareceu hoje no Anselmo. Na que saiu no jornal, está escrito, em letras vermelhas garrafais: "Quem compra em camelô aumenta a desordem urbana."

A que vi hoje, instalada igualmente pelo Pojeto de Segurança de Ipanema, também usa termos duros: "A esmola é uma droga que vicia e rouba o futuro."

PRAÇA NOSSA SENHORA DA PAZ


Ninguém merece !!!!!!!
Quem precisa desse lixo?????Deixou de ser grade há muito tempo !!!!! Virou escoderijo de ladrões que entram à noite para assaltar quem passa desprevenido.
Preferível seria se não houvesse grades,não haveria a necessidade de manutenção (que não existe )e não se tornaria uma arapuca para quem entrasse na praça.Uma vez lá dentro ,cuidado!!!!!

FAIXAS


Hoje pela manhã , faixas foram colocadas ,espalhadas pelo bairro,com o intuito de fazer com que os moradores e visitantes colaborem com a ordem urbana.
O fato de dar esmolas está se tornando um vício de alguns moradores de rua que fazem disso seu ganha pão e quanto ao hábito de comprar em camelôs,apenas incentiva que cargas sejam roubadas e caminhões sejam assaltados.
COLABOREM COM NOSSO PROJETO !

NÃO DÊ ESMOLAS

NÃO COMPRE EM CAMELÔS




VERGONHA !!!!

Enviado por Mauro Ventura -

.Ao ar livre

Sexta-feira, 13h, espio a rua em Ipanema. Crianças chegam a um prédio. Uma senhora passa com carrinho de compras, vindo da feira. O tempo feio provoca a abertura de guarda-chuvas.

Um casal distinto caminha abraçado. Os dois têm por volta de seus 60 e poucos anos. Eles param diante de uma árvore, em frente a um prédio. Ela dá dois passos à frente e começa a ler as revistas expostas na banca de jornais ao lado.

Ele continua no mesmo lugar. Abre a braguilha, estica o pênis para fora e se põe a urinar na árvore. Não tem aquela atitude suspeita de quem sabe estar fazendo algo errado. Não tem igualmente qualquer preocupação em proteger suas intimidades da vista dos outros. Tem a naturalidade de quem está no banheiro de sua casa.

Termina o serviço, abraça o ombro de sua mulher e saem os dois caminhando despreocupadamente, como se aquele gesto de urinar ao ar livre, no meio de uma rua em Ipanema, no começo da tarde, diante dos pedestres, já estivesse incorporado a seu cotidiano.

E MAIL DE UM COLABORADOR

RUA CANNING - A ESQUECIDA


Já fazem mais de dois meses que a pequena (e esquecida) Rua Canning em Ipanema está no escuro.
Mais de 5 reclamações foram enviadas para o Disque-Luz da Prefeitura e nada acontece.
Permanecemos na escuridão na qual o poder público não consegue nos enxergar e ainda tendo que
aturar o asfalto e as calçadas cheias de crateras e com um sistema de escoamento de águas pluviais que nunca
recebeu manutenção e que não consegue escoar a chuva, gerando alagamentos que em alguns pontos
chegam a 35 cm. impossibilitando a passagem de pedestres e inundando garagens. Vale ressaltar que nesta
rua habitam muitos idosos.
A Rua Canning está em nível mais baixo do que a Av. Rainha Elizabeth e a Rua Gomes Carneiro, por isso,
ao chover torna-se uma verdadeira piscina de onde a agua não consegue escapar.

Realizar obras de recapeamento completo (e não de tapa-buraco) e de limpeza de bueiros, troca de tubulação não é algo tão complicado considerando-se que a rua tem apenas 140 metros e uma interdição não geraria impactos tão sofríveis.

Certos do grande número de problemas pelos quais a cidade passa gostaríamos somente de obter soluções
para pequenos problemas de ordem pública que sempre ficaram esquecidos.

Na esperança de soluções, nós, os moradores da Canning agradecemos a todos que nós possam ajudar.