CET-RIO

Prezados Srs.

mais uma vez solicito enviar mensagem a CET- Rio sobre, o estacionamento irregular que acontece na AV. Rainha Elizabeth, a partir do número 689, do lado esquerdo. Devemos aproveitar a oportunidade pois aquele órgão está lançando regulamentação sobre o assunto conforme veiculado por Jornal do Brasil, no dia 1/5/09.
Esta Avenida possui intenso tráfego em direção à Barra da Tijuca e o estacionamento irregular mencionado, poderá causar acidentes sérios aos moradores que utilizam seus veículos ao entrar ou sair de suas garagens. Endereço veiculado pelo Jornal para reclamações: www.rio.gov.br/smtr
JG

ÔNIBUS

Prezados Srs.

tendo em vista a redução das linhas de ônibus que circulam inútilmente pelo bairro. Informo que no dia 30/4/09 às 15h30min, havia 5 veículos da linha 484 parados no ponto final no Largo Banda de Ipanema. Assim, ficou apenas uma pequena faixa de circulação de veículos, na R. Prudente de Moraes, trazendo ainda maiores transtornos ao já tumultuado tráfego.
JG

RUA REDENTOR

Rua Redentor ganha calçada florida

André Luiz Barros, Jornal do Brasil


RIO - “O jardineiro conversava com as flores e elas se habituaram ao diálogo.”

O poeta Carlos Drummond de Andrade, autor desses versos, estava certo. Em Ipanema, moradores levaram a poesia a sério e adotaram uma alternativa para deixar as calçadas floridas e interagir com a natureza, criando um ar de primavera o ano todo. Uma rua em especial está ganhando aromas e cores por conta dessa iniciativa.

Há dois anos, a associação comercial batizada de Quadrilátero do Charme em Ipanema, formada por lojistas das redondezas das ruas Anibal de Mendonça, Joana Angélica e avenidas Vieira Souto e Epitácio Pessoa, fez o plantio de 2100 mudas de orquídeas em 350 árvores das proximidades de seus restaurantes e bares. Hoje, o principal ponto para vê-las é a menos badalada Rua Redentor.

O projeto teve adesão dos moradores. Hoje, os jardineiros são os próprios porteiros, que dividem o trabalho na recepção dos prédios com os cuidados dados às flores da rua. Com a chegada da primavera, em setembro, a Redentor deve ganhar um colorido especial e pode até ficar marcada pelas orquídeas, assim como a Rua Paissandu, no Flamengo, tornou-se famosa por suas monumentais palmeiras imperiais, que demarcavam o passeio da Família Real rumo à Praia do Flamengo.

Porteiros-jardineiros

Os porteiros João Santos e Joarez Távora, que trabalham na rua Redentor, acompanharam a colocação das plantas nos últimos anos. Algumas delas inclusive, eles mesmos que plantaram, a pedido de suas patroas.

– Nossas patroas costumam comprar as orquídeas para suas casas, e assim que as flores caem, elas nos pedem para colocá-las sobre as árvores – conta João.

Joarez também considera a idéia interessante e os cuidados com as flores já faz parte do seu cotidiano enquanto zelador.

– Eu mesmo coloco as plantas em cima das árvores. Uma vez por mês ponho um remédio para evitar pragas, e rego sempre – afirma o porteiro.

Segundo o biólogo José Ricardo Palmeiro, no entanto, o hábito de molhar as orquídeas demasiadamente pode prejudicar o desenvolvimento da planta.

– As orquídeas são flores da Mata Atlântica, que vivem da umidade do próprio meio ambiente. Regá-las frequentemente pode acabar encharcando a raiz do vegetal causando sua morte – diz Palmeiro.

O biólogo conta também que as orquídeas são plantas epífitas, ou seja, apenas utilizam outras árvores como suporte, não se nutrindo da seiva da árvore, como parasita.

Bem adaptadas

Além disso, elas se adaptam bem ao clima do Rio, e algumas vivem inclusive nas praias da cidade.

Ao contrário do que se pensa, essas flores são de fácil adaptação ao meio urbano, desde que não fiquem em exposição direta ao sol.

A floração ocorre durante todo o ano, dependendo da espécie. A moradora Sarah Cristina, 39 anos, mora há nove anos no bairro de Ipanema e, apesar de nunca ter plantado nenhuma orquídea na rua, é a favor da iniciativa.

– É demais caminhar pelas ruas e poder ir admirando lindas flores pelo caminho. O mais interessante é saber que meus vizinhos colaboram com a preservação da natureza, quem sabe não planto a minha essa semana - brinca a moradora.

PARABÉNS IPANEMA - 115 ANOS !!!




Enviado por Bairros.com -



Uma vida de charme e bossaIpanema comemora 115 anos

O pedaço de terra entre o Arpoador e o Jardim de Alah, cercado pelo mar e pela lagoa - também conhecido como bairro de Ipanema - fez 115 anos no dia 26. A área, uma das mais nobres da Zona Sul cresceu e mudou de cara sem perder o charme e a qualidade de vida.

Para homenagear o bairro que consagrou a Bossa Nova, o jornalismo transgressor do Pasquim, as musas e as modas praianas, o GLOBO Zona Sul preparou um caderno especial, publicado nesta quinta-feira (assinantes podem conferir a íntegra pelo Globo Digital).

A história do Pasquim na visão de Ziraldo e Ruy Castro, a reforma do parque que serviu de "berço" para o Circo Voador, história dos 'points' do bairro, poema inédito da eterna "garota de Ipanema" Helô Pinheiro e muito mais.

Confira outras histórias e personagens do bairro na fotogaleria.

O SABOR DE IPANEMA








Enviado por Bairros.com -

O sabor de Ipanema


A edição de hoje do GLOBO - Zona Sul, em homenagem aos 115 anos de Ipanama, selecionou algumas das pedidas mais gostosas do bairro, que mistura requinte e descontração numa mesma mordida. Das saladas bem temperadas à ostras com batatinha frita, como sempre, Ipanema conquista pela irreverência.

HOTELARIA


Hotelaria

Fluxo de turistas estrangeiros aumenta no hotel Ipanema Plaza


Mesmo com a crise que diminui o fluxo de turistas estrangeiros para o Rio, o bairro de Ipanema continua sendo destino preferido de americanos, europeus e argentinos. No primeiro trimestre, o Ipanema Plaza Hotel registrou 65% de hóspedes vindos destas regiões. Os americanos ainda são a maioria, representando 24% do total, seguidos pelos ingleses e franceses com 9% cada e, argentinos, com 8%.


GRIPE SUÍNA

Saúde e Indústria Farmaceutica

GRIPE SUÍNA: Aumenta procura por máscaras cirúrgicas

SÃO PAULO, 29 de abril de 2009 - A gripe suína já assusta mesmo os cariocas, e a procura por máscaras cirúrgicas para proteção contra a doença pegou de surpresa donos de lojas especializadas. Só nos últimos três dias sete mil máscaras foram vendidas numa loja em Ipanema, quase o triplo da demanda mensal normal.

"Só ontem vendemos duas mil máscaras, já temos um caderno de reservas, e estamos entregando até em domícilio. Estou com o artigo esgotado nas duas unidades da loja", revela Jaime Hermes, gerente da Toque Médico, loja especializada em artigos de saúde, que tem filial na Barra.

A loja que costuma pedir duas mil unidades da máscara por mês, teve que aumentar a encomenda para 10 mil por dia, segundo o próprio gerente.

Ontem, uma fila de pessoas chegou a se formar dentro do estabelecimento, à espera da nova remessa do material que tinha se esgotado desde o dia anterior. Assim que chegaram, todas as unidades foram vendidas, e nem todas as pessoas que estavam na fila conseguiram ser atendidas. Vitor Vieira, de 23 anos, programou sua viagem para Miami há dois meses. Com medo, ele a mãe se resguardam.

"Reservei 100 máscaras para hoje e outras 100 para buscar no sábado. Estou muito inseguro e ainda corro o risco de desistir da minha viagem", desabafa o estudante.

A mãe de Vitor também está receosa. "Comprei umas extras para usar aqui no Rio também. Por aqui passam muitos turistas. Não quero deixar minha família vulnerável a essa pandemia mundial", explica Fátima Vieira, moradora de Ipanema. "O pior é encontrá-las. Não acho essas máscaras em farmácias comuns", reclama.

A dificuldade para conseguir o material também foi um problema para o motorista Douglas Cavalcante, de 28 anos, que comprou as máscaras a pedido da patroa, uma dona de casa que mora em Ipanema.

"Já procurei essas máscaras na Barra, no Centro do Rio e até em Bonsucesso no subúrbio. Já encomendei cem para buscar amanhã", conta.

O aumento da procura no entanto já pode ser sentido no bolso.

"Ontem cinquenta unidades custavam R$ 15, hoje já pago R$ 17 pela mesma quantidade", conta Douglas. Segundo o gerente da loja de Ipanema, o aumento foi causado devido a troca no fornecedor do material. (Redação - Agência JB Online)

CULTURA


Exposição cultural em Ipanema


A exposição "Jelly PopAfrica" mistura artes feitas por grafiteiros e escultores de dez artistas. O público pode conferir até o dia 10 de maio e a entrada é gratuita. Os trabalhos feitos pelos artistas se misturá à acessorios como sandalas e melissas.

O diretor de arte Gabriel Oliveira usou seus traços marcantes da estamparia para criar uma zebra bicolor e pop, utilizando técnicas de aquarela e computação gráfica. O fotógrafo Pedro Meyer se inspirou na comédia "Os deuses devem estar loucos", do diretor Jamie Uys, para montar a sua obra.

A exposição está na loja da Jelly de Ipanema, que fica na rua Visconde de Pirajá, 529.

ESQUINA DA MORTE


Pela manhã mais um acidente na esquina de Vinícius de Morais e Prudente de Morais.
todas as semanas alguém resolve invadir a calçada do bar Garota de Ipanema.
São vários acidentes.Graças a Deus acontecem quando a esquina está sem pedestres passando.

CURSO DE PORTEIROS

LOCAL 23º BPM, INSCRIÇÕES:

CESAR FONTELLES: TELS. 25-227539/99612044/

cbfontelles@terra.com.br

Seguem algumas informações sobre o curso para porteiros.
Basicamente são palestras destinadas a empregados, síndicos e moradores de condomínios, focando o quesito segurança e visando a prevenção de roubos e furtos em edifícios.

Os empregados são alertados quanto a:
- cuidados na portaria;
- acesso de pessoas ao prédio;
- atenção nas imediações do edifício;
- a garagem e
- instruções gerais.

Os síndicos são alertados quanto a:
- contratação de empregados;
- a portaria;
- acesso de pessoas ao prédio;
- equipamentos de segurança e
- a garagem.

Os moradores são alertados quanto a:
- entrada e saída do prédio;
- contratação de empregadas domésticas e
- os vizinhos.

Também comparece um técnico da Comlurb que ministra uma palestra sobre lixo, quem o produz e como deve ser adequadamente tratado

CACHORROS NA PRAIA

Apesar da proibição, donos continuam levando cães à praia

Marcelo Migliaccio e Ricardo Schott, Jornal do Brasil


RIO - A polêmica presença de cachorros nas areias das praias do Rio, proibida pelo Decreto Municipal 20.225, de julho de 2001, voltou a acontecer no fim de semana, com dezenas de animais levados por seus donos em toda a orla. Na Praia do Diabo, no Arpoador, cantinho de Ipanema, onde os cães eram tolerados até maio de 2008, eles eram mais de dez brincando por volta das 10h30.

– Num dos próximos fins de semana, pensamos em fazer uma manifestação para mostrar que os cães não fazem mal a ninguém. A Praia do Diabo sempre foi a praia deles, e eles sempre se deram bem com os surfistas e com os jogadores de frescobol da área – diz a empresária Elisabeth Monteiro, que mora há 32 anos em Ipanema e leva sempre sua cadela, Princesa, para brincar na praia. – Os cães que vêm aqui não oferecem nenhum tipo de perigo. Todos são vacinados. Reivindicamos que esse espaço fique reservado para quem quer trazer os cachorros.

Mães de duas filhas, Fabiana Gonçalves se preocupa com as crianças – Lana, de 10 anos, e Luana de 6 – que leva periodicamente à praia.

– Nem todo mundo recolhe as fezes dos cachorros. A probabilidade de elas pegarem uma doença é grande – lamenta.

Apesar de ser amiga há anos de Paulo Maurity, morador de Copacabana que sempre leva seu cão à Praia do Diabo, a administradora Helena Silva discorda totalmente das atitudes do amigo.

– Eu sou obrigada a conviver, mas sou contra trazer cachorro para a praia. Imagina você vir à praia e pegar um bicho-de-pé por causa de fezes caninas? – questiona.

Já a presidente da IpaBebê, associação de pais de bebês de Ipanema, Viviane Braga, diz que é preferível que os cães tenham seu espaço delimitado.

– Antes na Praia do Diabo do que na orla toda. Lá pode ser um lugar adequado para eles, desde que seja usado com responsabilidade.

O marido de Elisabeth Monteiro, o agente de segurança Paulino Carneiro, afirma que a praia deveria ser até limpa para os cães.

– A prefeitura diz que os cachorros passam doenças. Mas todo mundo que vem aqui já traz saco plástico para recolher as fezes. O problema principal vem da própria sujeira que já está na praia.

Pouca repressão

Até maio do ano passado, cães vacinados e com coleira podiam brincar livremente na praia do Diabo. Mas há cerca de um ano o Tribunal de Justiça julgou inconstitucional a Lei Municipal 4.276/2006, do então vereador Claudio Cavalcante, que autorizava cães na praia, desde que com coleiras, conduzidos por maiores de 18 anos e com a carteira de vacinação em dia.

Hoje a Guarda Municipal está orientada a abordar as pessoas que levam cães para a praia e pedir que retirem os animais (leia texto na página ao lado). Mas a reportagem do Jornal do Brasil não viu qualquer ação de repressão da guarda nas manhãs e no começo das tardes deste fim de semana, no Arpoador. Em especial no domingo, os cães brincavam na praia livremente.

– Não vi guardas por aqui, realmente. Mas não é assim todo dia, porque geralmente muitos frequentadores não vêm, com medo de terem seus cães levados – diz um morador que não quis se identificar e que leva seu cão diariamente à Praia do Diabo.

Doenças

A veterinária e bióloga Maria Luisa de Noronha afirma que cachorros não devem frequentar as areias das praias mesmo vacinados e ingerindo vermífugo a cada três meses.

– Além do bicho geográfico, transmitido pelas fezes, há também os fungos e os protozoários, como a a giardia – argumenta. – As crianças menores sempre acabam colocando areia na boca e podem ter diarréia. A praia é um lugar em que as pessoas ficam muito vulneráveis, com a pele exposta. O bicho geográfico sai nas fezes e penetra no corpo humano, provocando muita coceira.

TORNADO EM IPANEMA



Enviado por Bairros.com

Tromba d´água no Posto 8, em Ipanema


Uma equipe de reportagem dos Jornais de Bairro do GLOBO (Berg Silva e Fadua Matuck) flagrou, na tarde desta segunda-feira, uma tromba-d'água (pequeno tornado que se forma sobre a água) na Praia de Ipanema, na altura do Posto 8. O fenômeno, que durou cerce de um minuto, no entanto, passou desapercebido por moradores que passavam no local. Apenas uma turista foi vista fotografando.


Segundo os meteorologistas, trombas-d'água não são tão raras no Rio, apesar de serem pouco documentadas. No dia 21 de abril, o leitor Ricardo Mayer enviou o registro de um pequeno tornado que se formou na Praia do Pepino ao site do Globo (clique aqui para ver as fotos).

O fenômeno foi registrado pelo GLOBO em abril de 2006, na Praia da Barra; fevereiro de 2005, na Baía de Guanabara; e maio de 2001, perto das Ilhas Cagarras.

VAGAS DA ZONA SUL

Gestão da Embrapark nas vagas da Zona Sul começa segunda-feira

O Globo

..RIO - O início da administração da empresa Embrapark nas 9.043 vagas de estacionamento da Zona Sul foi antecipado para 4 de maio. O Diário Oficial municipal desta segunda-feira informa que, a partir da próxima segunda-feira, - e não de terça, dia 5, como estava previsto - a empresa começará a atuar nos bairros da chamada área azul (Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, São Conrado, Jardim Botânico, Lagoa e Gávea).

- A empresa demonstrou condições para iniciar os trabalhos imediatamente. Cadastrou o pessoal necessário e proporcionou treinamento aos guardadores. Por esta razão, a Prefeitura decidiu pela antecipação - explicou Alexandre Sansão, secretário municipal de Transportes, que chegou a ministrar a primeira aula do curso dos futuros guardadores da área azul.

Com início da operação da empresa nas vagas de estacionamento desses bairros, a prefeitura quer expandir a experiância ao restante da cidade. Representantes das secretarias de Transporte, da Fazenda e da Procuradoria Geral do Município formarão um grupo de trabalho responsável pela elaboração dos editais de licitação para a gestão das vagas no resto do município.

IPANEMA ABANDONADA

Prezados senhores:

Solicito a sua atenção em relação à situação emergencial que se apresenta no Bairro de Ipanema-RJ, conforme 'link' abaixo.

http://www.angelamoura.com/mata%20ipanema/Ipanema_SOS_Verde.htm

Atenciosamente,

Angela Moura

CADÊ O ESPELHO D'ÁGUA ?????






É tanto mato que quem mora em Ipanema não consegue se quer ver o espelho d'água.
Não custa nada podar de vez em quando,afinal,esse cartão postal merece ser admirado !!!!!!!
Socorro !!!!! Parques e Jardins

ABUSO !


Esse restaurante,fica na rua Vinícius de Morais.
Acabou de ser inaugurado e já consegui invadir a calçada com mesa ,cadeiras e jardineiras.
Fica ao lado do Bar Garota de Ipanema.
Isso sim é que é abuso,o resto é história !!!

PRAIAS LOTADAS





Carioca lota praia em domingo de sol

Temperatura máxima foi de 31,7ºC, na Praça Mauá.

Previsão para esta segunda (27) é de tempo nublado.

Do G1, no Rio

Cariocas lotam a praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio, neste domingo de sol. (Foto: Fábio Motta/ Agência Estado)

Neste domingo (26) de sol, os cariocas lotaram a praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima foi de 31,7ºC, na Praça Mauá, na Zona Portuária do Rio. Já a mínima foi de 19,8ºC, na Vila Militar.

Já para esta segunda-feira (27), a previsão no Rio e na Região Metropolitana é de tempo nublado com período de parcialmente nublado, com chuvas fracas. A temperatura deve ter um ligeiro declínio, com mínima de 19°C e máxima de 29°C.

PARABÉNS IPANEMA - 115 ANOS !!!











IPABEBÊ - FESTA PELOS 115 ANOS DE IPANEMA