CONFUSÃO NA PRAIA

.Guardas são feridos em tumulto na orla de Ipanema


Comentários..RIO - Dois guardas municipais ficaram levemente feridos durante tumulto com ambulantes, na tarde deste sábado, no Posto 9, em Ipanema. Duas pessoas ainda não identificadas foram presas.

Durante patrulhamento de rotina, cinco guardas abordaram camelôs que vendiam roupas, pulseiras e artesanato na orla. Revoltados, os ambulantes reagiram e tentaram recuperar a mercadoria apreendida, enfrentando os guardas com paus e pedras. Alguns banhistas tentaram defender os ambulantes e também agrediram os guardas.

Somente com a chegada do reforço da Guarda Municipal a situação foi controlada. Não há informações sobre feridos entre a população. O caso será registrado na 14ªDP (Leblon).

CONFUSÃO NA PRAIA

Ambulantes entram em confronto com guardas municipais em Ipanema

Duas pessoas foram detidas e dois guardas ficaram levemente feridos.

Segundo corporação, equipe foi agredida com paus e pedras.

Do G1, no Rio

Guarda Municipal apreende 166 ovos de Páscoa no calçadão de Bangu

Um confronto entre ambulantes e a Guarda Municipal em Ipanema, na Zona Sul do Rio, terminou com duas pessoas detidas e dois guardas levemente feridos na tarde deste sábado (11). Segundo a assessoria de imprensa da corporação, a confusão ocorreu na altura do Posto 9, onde cerca de dez camelôs que comercializavam produtos na orla foram abordados por cinco guardas.

Ao tentar retirar os vendedores do local, os guardas teriam sido agredidos. De acordo com a corporação, eles foram atacados com paus e pedras e tiveram suas viaturas amassadas. Foi chamado reforço e duas pessoas ainda não identificadas acabaram detidas e estão sendo encaminhadas para a 14ª DP (Leblon).

O confronto ocorreu por volta das 17h30 deste sábado (11). O 23º BPM (Leblon) chegou a mobilizar três patrulhas, mas quando chegaram ao local a situação já havia sido controlada.

OBELISCO

Moradores prometem ajudar demolição com marretas

JB Online


RIO - Uma vez decidida a demolição da passarela do Obelisco de Ipanema, a prefeitura vai contar com aliados muito motivados para colocar o que quiser abaixo, bem ao estilo descontraído dos cariocas. No que depender deles, em tom de brincadeira, talvez nem seja necessário licitar empresas para o serviço de demolição.

A Associação de Moradores e Proprietários de Imóveis de Leblon e Ipanema comemora e já recebe reforço de amigos do Leme, Humaitá e até da Zona Norte, que, munidos de marretas e martelos, se propõem a fazer justiça – ainda que estética – pelas próprias mãos.

Segundo o presidente da associação, Augusto Boisson, representantes de outros bairros afirmam estar voluntariamente dispostos a ajudar a prefeitura. De acordo com eles, dessa forma não seria necessário onerar ainda mais os cofres públicos – que já não podem se dar ao luxo de grandes despesas – com a reformulação do conjunto urbanístico pertencente à primeira fase do programa Rio Cidade, gestado pelo prefeito Luiz Paulo Conde e terminado por Cesar Maia.

– Além de ajudar a prefeitura a colocar aquilo no chão, queremos vender pedaços da obra a valores simbólicos para ajudar a custear a demolição – explica Boisson.

Idealizador da proposta, o presidente da Associação de Moradores do Leme, Francisco Nunes, defende até o leilão internacional dos escombros, como aconteceu com pedaços do Muro de Berlim.

– Quero ser o primeiro a pegar um pedaço e deixar para meus filhos – orgulha-se. – Quero também fazer um leilão internacional para fazer voltar aos cofres públicos o dinheiro que foi gasto nessa obra e na demolição. A prefeitura precisa prestar atenção na saúde e educação do povo, e não tem dinheiro para corrigir erros passados.

Nunes garante que, no ato da demolição, Ipanema viverá uma grande festa.

– O brasileiro já é festeiro por natureza. Vai ser um dia especial que vai mostrar o voto de confiança que estamos dando ao novo prefeito.

Boisson faz coro com o colega do Leme.

– Teremos gritos de ordem, faixas, uma grande mobilização de pessoas que reconhecem que vão ter sido ouvidas pela primeira vez.

A derrubada da passarela e a promessa de estudo de alterações no Obelisco, feita por Eduardo Paes, vem ao encontro de anseios de moradores de Ipanema que viram seus imóveis serem depreciados com a instalação da passarela.

Ao longo de toda a semana, o JB mostrou que o monumento não recebia manutenção da prefeitura – obrigando os condomínios próximos a designarem funcionários para limpeza da estrutura – além de mostrar o impacto no tráfego, no comércio e no humor da região.

Também do outro lado da cidade, bem longe do Obelisco e da passarela de Paulo Casé, moradores dos arredores do estádio Engenhão, no Engenho de Dentro, também garantem presença na festa da demolição, quando vão ajudar com força física, martelos e marretas.

– A gente vai fortalecer a ação na Zona Sul, vamos estar lá com certeza – afirma Aníbal Antunes, presidente da Associação de Moradores do Entorno do Engenhão.



GARAGEM SUBTERRÂNEA OU SUBMARINA ???




SÁBADO DIA 11 / 04 / 2009

BELO EXEMPLO !!!!!


CHOQUE DE ORDEM

Choque de Ordem na Zona Sul reboca três carros estacionados irregularmente

Taís Mendes

Comentários..RIO - A prefeitura segue hoje com a operação Choque de Ordem nas ruas de Ipanema e Leblon. Dez guardas municipais, três fiscais da Secretaria Especial de Ordem Pública do município, com dez reboques, já multaram e rebocaram três carros: um, na praia de Ipanema, que ocupava uma vaga para deficiente físico, e dois na Ataulfo de Paiva, um estacionado em vagas para carga e descarga e outro sem o tíquete obrigatório de estacionamento. A operação, que começou na quinta-feira, já rebocou 40 veículos, entre eles cinco kombis usadas para guardar as mercadorias dos vendedores ambulantes. Na quinta-feira, foram rebocados 16 veículos de passeio e quatro kombis. Já na sexta, foram 19 veículos de passeio e uma kombi.

PECADOS CAPITAIS DA CAPITAL

A prefeitura vai listar num manual as infrações que os cariocas cometem contra a ordem urbana.Acoluna se adianta e dá sua versão particular.

MARCO ANTONIO BARBOSA

1. LUXÚRIA –Quem procura,acha,seja na Vila Mimosa,na Prado Junior ou nos lendários”catálogos classe A”,que ,dizem,circulam em hotéis bem cotados.

2. GULA –Os cariocas são mais gulosos do que ou outros brasileiros?Talvez isso explique a proliferação dos traileres de cachorro quente,verdadeiros atentados à saúde pública.

3. VAIDADE –Manifesta-se,claro,nas praias e nas academias,cobertos de moças e moços saradões.O Rio é cruel com os desfavorecidos esteticamente.

4. PREGUIÇA-Pecado endêmico,que acomete desde as castas mais humildes até os altos escalões do poder.

5. IRA-Infelizmente,também anda cada vez mais comum.Que o digam os torcedores trocando sopapos(pior-tiros) em qualquer clássico no Maracanã.

6. INVEJA-Paulistas têm inveja dos cariocas.Seria olho gordo o culpado por nossos problemas?

7. AVAREZA- Andamos pão-duros em tudo:em paciência,gentileza,cortesia.Cariocas,abram a mão!

8. DESRESPEITO- Esse não é capital,mas é igualmente grave.Do trânsito à fila do elevador,ninguém mais se respeita.

9. DESCASO- Mais um pecado tipicamente carioca.Vem de cima para baixo e contamina geral,do palácio até a favela.

10. ACOMODAÇÃO-O último dos pecados é talvez o mais grave.Conseguimos nos acostumar a tudo,achar tudo normal;das infrações mais banais ao descalabro na saúde,na segurança e na educação.Deu no que deu.Amém?

CORPO NO JARDIM DE ALAH

Encontrado corpo no Jardim de Alah

Tais Mendes

Comentários..Rio - Investigadores da 14 DP informaram, que só com as impressões papiloscópicas, é que a polícia poderá identificar o corpo de homem, em adiantado estado de putrefação, que apareceu hoje pela manhã, no Jardim de Alah, com características de afogamento. Os policiais acham que o corpo foi trazido pela correnteza. Não está descartada a possibilidade do cadáver ser de um turista, que mergulhou na noite de ontem no canal, junto a praia e que estava desaparecido. O corpo pode ser também de um funcionário de um quiosque, que está também desaperecido desde a noite de ontem, quando mergulhou junto as pedras da Avenida Niemayer, no Leblon. O corpo está na praia junto ao canal, esperando o rabecão.

RESSACA





Mar forte

Ressaca com ondas de quatro metros deve atingir a costa do estado do Rio neste sábado

O Globo


RIO - Passada a calmaria do verão, o Rio deve ser atingido, neste sábado, por uma ressaca de proporções assustadoras. Oceanógrafos preveem ondas de até quatro metros, formadas por um forte ciclone extratropical na altura da costa da Argentina. Alguns fatores - como o longo intervalo entre as ondas e a inexistência de chuvas e ventos fortes à vista - prometem tornar o fenômeno ainda mais evidente nas praias de todo o estado, mostra reportagem publicada pelo Globo.


O oceanógrafo Leonardo Marques da Cruz, da Consultoria Prooceano, diz que a temporada de tempestades no mar fluminense começa, este ano, com um fenômeno raro:

CRIADOR DO OBELISCO

À procura do criador do Obelisco

Felipe Sáles, Jornal do Brasil


RIO DE JANEIRO - Criador do Obelisco, o arquiteto e urbanista Paulo Hamilton Casé preferiu não comentar a enquete do do JB Online, sobre derrubada ou não do monumento, idealizada após a entrevista do prefeito Eduardo Paes publicada no último domingo. Procurado durante toda a semana em seu escritório em sua casa, Casé não quis falar e desligou o telefone celular antes mesmo de ouvir a palavra “Obelisco” do repórter do JB.

O assunto já lhe rendeu boas dores de cabeça ao longo dos últimos 13 anos, desde que coordenou o Rio Cidade, de que fazem parte o Obelisco e a passarela. Um desafio a mais para um homem de 77 anos, descrito como comedido, amistoso e bon vivant.

Casé é filho do radialista Ademar Casé e tio da atriz Regina Casé. Segundo amigos próximos, um homem capaz de conversar sobre qualquer assunto. Colegas de profissão o definem como um pensador do urbanismo.

Casé é tão querido que os amigos mais chegados, como o poeta Ferreira Gullar, preferem nem comentar a polêmica em torno do Obelisco. E mesmo o prefeito Eduardo Paes demonstra respeito ao autor da obra que desagrada os moradores de Ipanema:

– Não gostaria de desagradá-lo, o Paulo é um apaixonado pela cidade, uma alma carioca.

Nos últimos dias, nem mesmo o porteiro de seu edifício, no Jardim Botânico, o tem visto. Seu Nunes, há 35 anos dono do bar Central da Ponte – onde Casé às vezes passa para tomar um café ou um chope – o define como uma pessoa de poucas palavras. O contrário do que diz o arquiteto Demetre Anastassakis, que o conhece há mais de 40 anos e de quem foi aluno na Escola Nacional de Belas Artes.

– Sempre falamos mais de trabalho, é uma pessoa muito amigável – comentou. – Certamente, ele não gosta de ser criticado, mas de forma alguma sua carreira será marcada por isso. Ninguém acerta em tudo sempre. Eu, particularmente, gosto do Obelisco, mas não da passarela, que leva nada a lugar nenhum.

Maia, agora, defende Obelisco

Em 19 de setembro, o então prefeito Cesar Maia disse que apoiava a demolição, mas consultaria antes o arquiteto. Nada foi feito e, agora, o alcaide parece mudar de idéia – depois de, em 1996 considerar a obra “a consagração do Rio Cidade”.

– O Obelisco marca a história da região – argumentou o ex-perefeito sexta-feira por e-mail. – Tirá-lo será um crime contra a memória de Ipanema. Deve ser ideia de gente de outro bairro.

Maia refere-se ao principal argumento de Casé. O arquiteto – que em 2003 afirmou que o Obelisco merecia ser tombado – defende que sua construção foi elaborada porque o local marca o ponto final dos bondes que passavam pela Zona Sul.

PARQUE GAROTA DE IPANEMA



Parque no Arpoador

Garota de Ipanema é reaberto após 5 meses

O Globo

RIO - Após cinco meses fechado para obras de reestruturação, o Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, foi reaberto ao público na Sexta-Feira da Paixão. A área, que na década de 80 abrigou o Circo Voador, foi remodelada e ganhou canteiros, gradeamento no parque infantil, arena para eventos culturais, mirante, pista de skate e, até, uma gruta.

De acordo com reportagem do Globo, as pichações foram apagadas das escadas, grades foram consertadas e bancos foram restaurados. Moradores do bairro e banhistas voltaram a aproveitar o parque não só para caminhadas, como também para cortar caminho para chegar à praia.

A remodelação agradou aos frequentadores. Aproveitando a sombra das árvores, o casal Max e Ida Paskim, de 74 e 77 anos, respectivamente, acredita que o novo modelo do Parque Garota de Ipanema era o que faltava no Arpoador.

FERIADO



Sol, mesmo parcialmente encoberto, leva carioca à praia no feriado

Ventos fortes provocaram ressaca em alguns pontos da Zona Sul.

Feriado deixou a cidade vazia, sem o movimento dos fins de semana.

Do G1, no Rio

Os cariocas aproveitaram as praias da Zona Sul até o fim da tarde (Foto: Aluizio Freire)Com sol, mesmo parcialmente encoberto pelas nuvens, os cariocas e turistas aproveitaram a tarde na praia. Ventos fortes provocaram ressaca em alguns pontos na orla da Zona Sul. O mar apareceu mexido, com a água escurecida, por causa da entrada de uma frente fria e mudança da maré, segundo o Climatempo. Os termômetros marcavam 28ºC.

O feriado da Sexta-Feira Santa deixou a cidade vazia, sem o movimento dos finais de semana. “Está ótimo para quem ficou por aqui. O trânsito está bom, as ruas livres e os lugares abertos não estão lotados como de costume”, comentou o arquiteto Carlos Vianna, que caminhava pela praia de Ipanema.

CHOQUE DE ORDEM

Prefeitura realiza operação na orla de Ipanema e Leblon
JB Online


RIO - Desde ontem, quinta-feira, a Secretaria Especial de Ordem Pública realiza operação choque de ordem na orla de Ipanema e Leblon Rio para coibir o estacionamento irregular e a ocupação de vagas rotativas pelas Kombis depósitos. Até as 14h desta sexta-feira, foram rebocados 35 veículos, sendo eles 5 Kombis. A operação continua hoje até às 17h.

Sábado e domingo, a atuação dos reboques na em vários pontos da orla será intensificada.


REABERTURA











08/04/2009

Reabertura do Parque Garota de Ipanema

Tags: parque garota de ipanema

Depois de pouco mais de um mês fechado, o Parque Garota de Ipanema é reaberto para os moradores e visitantes da região. Durante o tempo em que o acesso do público foi impedido, foram feitas melhorias na pavimentação e no paisagismo. Com as chuvas que têm caído sobre o Rio de Janeiro, as mudas e a grama plantadas começam a ganhar força e a colorir o espaço…

Ainda faltam alguns ajustes finais para o parque ficar ainda mais bonito (e completar todas as ações que foram listadas aqui), mas você já pode sentir a brisa do Arpoador e curtir o verde por lá, diariamente, das 6h às 19h. Contamos com a colaboração e o cuidado de todos para preservar uma área tão importante para a nossa a cidade.
Seja bem-vindo de volta!

OBELISCO

Comerciantes lamentam perdas financeiras devido ao Obelisco

Carlos Braga , Jornal do Brasil


RIO - De acordo com depoimentos de comerciantes da região, a passarela vizinha ao Obelisco de Ipanema, além de não cumprir a função de facilitar a vida dos pedestres, conduzindo-os ao outro lado da rua, trai o objetivo de toda obra pública: o de revitalizar uma área.

Donos de lojas e comerciários, que trabalham nos arredores, estimam que o movimento de fregueses caiu entre 20% e 30%, depois que ergueram a passarela. O espanhol Ernesto Chapa Morale, dono do salão de beleza Salamanca, acredita que sua situação é mais grave. Diz que a frequência de clientes caiu 50%.

– Essa passarela tapa a visão de quem está na rua ou na calçada. Ficamos escondidos – lamenta Morale. – Ainda por cima esse negócio acumula sujeira que não acaba mais. À noite, então, fica tão escuro que ninguém consegue enxergar o meu salão. Outros comerciantes daqui também se queixam da passarela. Fui o primeiro a fazer um abaixo-assinado para demolir isso. Mas nunca deu em nada.

A vendedora Shirlley Rodrigues, da ótica Visual, apelidou a área em que a loja se instalou de “pedaço esquecido de Ipanema”. Ela conta que nem imaginava que existia a ótica quando passava por ali. A quem se interessar, informa que estão querendo passar o ponto.

– Essa passarela esconde a loja e o letreiro – conta a comerciária. – A maioria das pessoas passa atrás da passarela e não nos vê. Já apareceram interessados em alugar a loja, mas pedem desconto por causa da passarela.

Donos de lojas do Centro Comercial Astória também sentiram a queda no vaivém de fregueses por seus corredores. Benta Sacramento de Jesus, dona do Cochicho da Vovó, uma loja de artigos religiosos, avalia que as vendas caíram cerca de 40%. Benta conta que uma cliente se mudou do prédio que fica em cima da galeria, por causa das luzes que iluminavam a passarela e invadiam seu apartamento.

– Diminuiu muito o número de clientes – disse Benta. – Isso aqui virou uma bagunça. Fica cheio de pivetes e de mendigos.

A mesma queixa é feita por Flávia Rametta, dona da sorveteria Obelisco. A passarela oculta a fachada das lojas e torna o lugar mais sombrio. Ela tentou também mudar a situação com um abaixo-assinado, que não teve resultado.

– Essa é a área mais esculachada de Ipanema. Acredito que o movimento de clientes pode crescer 30% se tirarem esse trambolho.

PRAIA INTERDITADA


Mancha se estende da Praia de Ipanema até a Barra da Tijuca

Inea afirma que mancha não é poluição, e sim uma alteração da maré.

Banho de mar em Grumari, Barra, Leblon e Ipanema está com restrições.

Do G1, no Rio


Uma mancha apareceu nesta quinta-feira (9) no mar de Ipanema, na Zona Sul, e se estendeu até a Barra da Tijuca, na Zona Oeste. De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a mancha foi ocasionada por uma mudança de maré.

Ainda segundo técnicos do Inea, a espuma de cor marrom não é sujeira. O banho nas praias de Grumari e Barra da Tijuca, na Zona Oeste e Leblon e Ipanema, na Zona Sul está liberada com restrições.

Os banhistas devem preferir as praias de Guaratiba, Arpoador, Copacabana, Leme e Praia Vermelha, que apresentam condições próprias para o banho.

TRANSPORTE PÚBLICO

TRANSPORTE PÚBLICO

Impasse deixa a Zona Sul sem posto para cartão de gratuidade

Moradores da Zona Sul que precisam tirar o cartão de gratuidade para ônibus, o RioCard, perderam o posto de atendimento que funcionava no Parque Garota de Ipanema, no Arpoador.

O posto era frequentado por cerca de 350 pessoas por dia, a maioria idosos, estudantes da rede pública e portadores de deficiência - público com direito a passagem de graça.

Agora, o lugar mais próximo onde o cartão pode ser emitido fica no Terminal Alvorada, na Barra. O problema é tema de reportagem desta quinta-feira do GLOBO Zona Sul (disponível na íntergra para assinantes pelo GLOBO Digital). A subprefeitura da Zona Sul e o RioÔnibus ( sindicato das empresas de transporte) não se entendem sobre o local onde o novo terminal de atendimento. A RioÔnibus havia sugerido a sede da subprefeitura, na Avenida Bartolomeu Mitre, no Leblon. Mas até agora não houve acordo.

Veja abaixo os endereços dos postos de atendimento para emissão do RioCard. Se você for da Zona Sul, boa sorte. Se trabalhar no Centro, também.

Postos para aquisição do RIOCard:

Horário de atendimento – Seg. a Sex. das 8h às 12h / das 13h às 17h

Tel. 4003-3737


BARRA DA TIJUCA Terminal Alvorada -Av. das Américas, s/n

BANGU 17ª Região Administrativa -Rua Silva Cardoso, 349

CAMPO GRANDE Subprefeitura de Campo Grande -Rua Dom Pedrito, 01

MADUREIRA Terminal Rodoviário -Sob Viaduto Negrão de Lima

POLÊMICA !!!



Vagas

Estacionamento subterrâneo na orla causa polêmica
O Globo
RIO - A plástica que a prefeitura fará na orla de Ipanema, substituindo as vagas no canteiro central por um estacionamento subterrâneo, provocou polêmica entre especialistas. Para o vereador Alfredo Sirkis, secretário de Urbanismo no governo Cesar Maia, a obra vai causar um impacto viário grande na região. O ideal, na opinião dele, seria construir um estacionamento subterrâneo na Praça General Osório. Já o professor de arquitetura Gerônimo Leitão, da Universidade Federal Fluminense, diz que a ideia de construir a garagem embaixo das pistas de rolamento vai de encontro a iniciativas mundiais de desestimular o uso do transporte individual:

- Muitas metrópoles, em vez de criar novas vagas, estimulando uma maior circulação de carros, estão restringindo a quantidade para incentivar o transporte coletivo. Estas vagas subterrâneas vão na contra-mão deste movimento.

O projeto Praia Bacana, que começará pela Avenida Vieira Souto, em Ipanema, prevê, além da construção de um estacionamento subterrâneo, o fim das vagas no canteiro central da orla , conforme antecipou a coluna Gente Boa do GLOBO. O projeto, segundo o secretário de Urbanismo, Sérgio Dias, deve ser concluído até o fim deste ano, para que as obras, que interditarão trechos da avenida, comecem em 2010.

A concessionária, a ser escolhida por licitação, ficará encarregada não apenas das obras, como também da ordenação dos ambulantes, da padronização de tendas na areia e do paisagismo da orla.

FARME DE AMOEDO / ALBERTO DE CAMPOS


Isto não é o RIO MARACANÃ.
Isto não é a PRAÇA DA BANDEIRA.
Isto é IPANEMA RUA ALBERTO DE CAMPOS ESQUINA COM FARME DE AMOEDO AS 22:00. DIA 8/4
ISTO DEPOIS QUE A PREFEITURA TROCOU AS MANILHAS E PASSOU MAIS DE QUINZE DIAS TIRANDO TERRA E DEIXANDO OS ENTULHOS AQUI DEBAIXO DE MINHA JANELA.
QUE BELEZA.
AMANHÃ ACORDAREI E A LAMA PRETA SERÁ AQUELE ODOR MARAVILHOSO E FOCO DE VÁRIAS DOENÇAS.
REZANDO PAR QUE A COMLURB VENHA O MAIS RÀPIDO POSSÍVEL.
SAUDAÇÕES

VOTAÇÃO DO OBELISCO


Associações de moradores da Zona Sul incentivam votação do Obelisco

JB Online

RIO - A iniciativa de fazer democracia direta a partir do Poder Executivo – proposta pelo prefeito Eduardo Paes em parceria com o Jornal do Brasil, a fim de decidir pela demolição ou não do Obelisco de Ipanema por meio da enquete promovida até sexta-feira pelo JB-Online – começa a cair nas graças das associações de moradores do Rio. Ipanema e Leblon já começam inclusive a mobilizar os moradores.

– A queda do Obelisco poderá ser um marco na administração de Eduardo Paes no sentido da reaproximação com os cidadãos, após tantos anos de distanciamento entre os desejos da população e os desmandos do governo anterior – defendeu o presidente da Associação dos Proprietários de Prédios do Leblon e Ipanema, Augusto Boisson. – O desgaste com a antiga administração, por exemplo, culminou no movimento de Boicote ao IPTU, provocou um desgaste imenso e influenciou nas eleições.

Boisson já se encarregou inclusive de tornar-se cabo eleitoral de oposição ao Obelisco, pedindo que a população participe da votação por meio de reuniões junto ao Conselho Comunitário de Segurança, conversas e e-mails. Contra o polêmico monumento, Boisson lista a poluição visual, a falta de privacidade junto aos moradores das redondezas, o acúmulo de sujeiras e os focos de doenças como meningite e dengue, além de riscos ao fluxo do trânsito na região.

A presidente da da Câmara Comunitária do Leblon e Associação Comercial do Leblon, Evelyn Rosenzweig, também apóia a votação. Ela ressaltou, porém, que medidas de aproximação com a comunidade foram adotadas no início do governo Cabral e que, hoje, não mais acontecem.

- É muito bom ter esse canal aberto com o poder público. Demonstra respeito - comentou. - No início do governo Cabral, tivemos um encontro no qual ele prometeu revogar o decreto que permitia a construção do Shopping Flamengo, o que de fato aconteceu. Na ocasião, ele disse que esses encontros voltariam acontecer, mas infelizmente foi o único. É uma iniciativa boa porque a própria sociedade amadurece e passa a ter mais responsabilidades com o que cobra dos governantes eleitos.

CHOQUE DE ORDEM ! POLÍCIA ! URGENTE !!!!!!











Os moradores dos prédios que ficam no final da rua Farme de Amoedo estão vivendo desde o inicio do ano momentos que inicialmente eram de preocupação e agora são de desespero e .impotência.

No inicio do ano se instalou uma pessoa a morar no canto da rua.. Fotografamos e enviamos pedidos para o tal choque de ordem (pedidos 992966 - 995810 etc etc)..avisando ter uma pessoa com uma mala e uma barraca de praia morando na rua , ..nada aconteceu o sindico do prédio mandou limpar a área tirando o mato para não facilitar a vivenda..bom foi pior ...agora temos quatro pessoas morando, já quase um barraco construído, sofá, banco, carrinho, etc. Estas pessoas tomaram conta da rua..colocam cadeiras na entrada e só entra quem paga o que pedem
Fazem as suas necessidades fisiológicas em sacos e jogam para a pedra que esta no fim da rua o que esta provocando uma proliferação de ratos e um fedor insuportável.

Mas o pior de tudo é que ele fazem trafico de drogas !!

muito obrigada

PLÁSTICA NA ORLA



Plástica na orla

Prefeitura vai licitar construção de estacionamentos subterrâneos começando por Ipanema

Taís Mendes

RIO - Uma obra, no ano que vem, num dos endereços mais nobres da cidade marcará o início da remodelação da orla da Zona Sul. O projeto Praia Bacana, que começará pela Avenida Vieira Souto, em Ipanema, prevê, além do fim das vagas do canteiro central, a construção de um estacionamento subterrâneo, conforme antecipou a coluna Gente Boa do GLOBO. O projeto, segundo o secretário de Urbanismo, Sérgio Dias, deve ser concluído até o fim deste ano, para que as obras, que interditarão trechos da avenida, comecem em 2010.

A concessionária, a ser escolhida por licitação, ficará encarregada não apenas das obras, como também da ordenação dos ambulantes, da padronização de tendas na areia e do paisagismo da orla. Também estão previstas uma iluminação mais forte e a instalação de câmeras de segurança na calçada dos prédios. Segundo o secretário, a orla de Ipanema será a primeira por ser a mais crítica em termos de desordem no canteiro central.

- Haverá uma engenharia para não prejudicar o trânsito, a ser elaborada pela concessionária vencedora da licitação. Os estudos ainda estão em andamento. Estamos analisando todas as situações, as questões ambientais, de trânsito e a viabilidade econômica - disse Dias.
Entre as tendas que hoje ocupam a faixa de areia, haverá algumas de serviços, como o de crianças perdidas e de informações turísticas.

De acordo com o projeto, depósitos para ambulantes também ocuparão os espaços subterrâneos.
- Nos estacionamentos subterrâneos, deverá ter espaços próprios para os ambulantes, que terão melhores condições de trabalhar. Acabaremos com os carros-depósitos na orla. Isso aumentará a capacidade de vagas no bairro e atenderá não só os banhistas como também aos hotéis - disse Dias.

ATENÇÃO !!! CADÊ A FISCALIZACÃO !!!

Onibus pirata

O onibus pirata placa BWC 7623 de Nova Iguaçu - RJ, da empresa Verdes Mares, passa todos os dias por volta das 19hs na Visconde de Pirajá, parando em todos os quarteirões a espera de passageiros e expelindo fumaça negra.

ONDE ESTÁ A "ORDEM URBANA"



Esquina da Alberto de Campos com Farme de Amoedo.

Realmente está complicado pois 5 pessoas dormem e fazem suas necessidades todo dia debaixo de minha janela conforme estas duas fotos que consegui tirar pois tenho medo desta gente pois eles sabem aonde eu moro mas eu não sei aonde eles moram.
Daqui para frente vou tentar tirar mais fotos porque não tem só este problema existem outros.
Esgoto a céu aberto quando chove. E quando a chuva vai é uma lama preta que fica ns rua.
Estacionamento proibido na frente de garagens inclusive.
Cantoria e gritos a qualquer hora do dia.
Falta de policiamento.

Já liguei para vários telefones várias vezes:Ouvidoria da Prefeitura, Guarda Municipal, PM, Prefeitura e nada.Ninguém vem aqui.
Realmente estou no meu limite.A visão de minha casa virou o perfeito samba do crioulo doi.
Desculpe o desabafo mais estou de saco cheio deste governo.
Estamos acoados em nossas próprias residências e ainda fazem propaganda na TV, Rádio e Jornal que tudo está melhorando?
OBS: As fotos foram tiradas de dia e não a noite.

MARCHA DA MACONHA

Marcha da maconha

Maconha legal para quem?

Artigo do leitor Raphael Gonçalves da Silva


Viver em uma sociedade partida pela violência, como é o caso do Rio de Janeiro, se torna um drama muito maior quando se vê que o problema pode nunca mais deixar de existir. Esse grande problema, que nos atrasa como sociedade e humanos, são as drogas.
Ao considerar que as drogas nada causariam se não houvesse aqueles que as admirassem, tenho muito claro que, na minha cabeça, o usuário não é livre da culpa. Muito pelo contrário, é fornecedor, cúmplice e o maior causador dessa desordem.

A cada papelote de cocaína vendida, uma criança ganha emprego no "movimento". Vai aprender a se drogar também, matar porque aquilo é "normal", "fortalecer" os amigos, ou seja, se colocará à margem da sociedade para sempre e fará parte do poder paralelo.

Está impregnado na pele de alguns cariocas a total alienação pela situação. Devem achar que um tapinha na Praia de Ipanema com os amigos ou na balada com a namorada não fará mal algum... é só um "tapinha". E ainda se protegem da polícia, como ocorrido na mesma praia neste último verão, onde maconheiros jogaram cocos e pedaços de paus em policiais que prendiam um outro de sua laia. É para proteger? É para prender um cara que foi conivente e usou o poder paralelo para um prazer vil como esse? E por que outros o protegem e se revoltam?

Agora defendem a legalização daquilo que destrói a nossa sociedade. Francamente. Legalizar as drogas seria um tapa na cara da nossa Constituição. E seria legal para quem isso?

Legal para os maconheiros que não precisarão mais subir morros para comprar? Legal para traficantes, que poderão estender seus serviços ilícitos para outras áreas e tipos? Legal para o governo, que continuará a reprimir entorpecentes e matar e morrer?

Legalização é legal para quem? Quem sai ganhando com isso? O povo que protege o usuário? O homem que vê seu filho indo para o tráfico? Quem?

Para haver discussão sobre um tema como esse, há aqueles que defendem a legalização e outros que defendem a droga mesmo.
Eu defendo a destruição da droga, prevenção de novos casos e educação, o principal de tudo.
Abram os olhos para a verdade, porque o sentimento que "já é tarde demais" está no ar.

DIA MUNDIAL DA SAÚDE

Cariocas se exercitam em Ipanema no Dia Mundial da Saúde

Urbano Erbiste, JB Online

RIO - No Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta terça-feira, cariocas exercitaram-se no calçadão de Ipanema, apesar do tempo nublado.
A comerciante Marly Venâncio, 49 anos, cumpriu logo cedo a rotina de exercícios que repete há 30 anos. Em boa forma física, garante que não segue um dieta especial, apenas opta por uma alimetanção saudável. A meta é melhorar ainda mais o condicionamento para comemorar os 60 anos com uma volta pelo Brasil de Bicicleta.
- Não gosto de ficar presa em academia quando tenho um ambiente grátis e prazeroso como a Praia de Ipanema e a Lagoa, meus lugares prediletos para fazer exercícios - elogia Marly.

OBELISCO


Obelisco: estrela sumiu e a pintura confunde motoristas

Jornal do Brasil

RIO - Não se vê mais vestígio da estrela de oito pontas sobre a qual o obelisco de Ipanema estava assentado quando foi erguido, em 1996. Com pontas azuis sobre um enorme círculo amarelo, o desenho chamava a atenção dos pedestres que passavam pela Praça Espanha. O amarelo ainda está lá, embora bastante desgastado, com remendos de asfalto sobre a pintura. A falta de manutenção também confunde os motoristas, que não conseguem mais distinguir no asfalto a faixa de pedestres, alerta o comerciário Alberto Ferreira da Rocha, do Bazar São Judas Tadeu, situado em frente ao obelisco.

– Veja só. Cada carro para em um ponto diferente. Não dá mais para ver a faixa que antecede a de pedestres e nem a de pedestres – aponta Rocha. – Aquela outra pintura que avisa para os carros seguirem para lados diferentes também está bem desgastada.

A falta de cuidado com o monumento pode ser percebida pelas pichações no obelisco e na passarela, em cujos pilares pode ser lida a inscrição “intervenha aqui”. Na ponte de metal que liga um lado da construção a outro, podem-se observar muitos pontos de ferrugem nos degraus. Outra crítica feita pelos moradores dos prédios das cercanias é o abrigo de moradores de rua sob a passarela.

– Virou moradia para os mendigos de Ipanema. Os pombos também sujam tudo isso daí – conta Stela Poian.

O síndico do Edifício Astória, Almir Barbosa, sugere que seja mudada a cor d meio-fio, ou então a do asfalto. Segundo o síndico, o amarelo acaba confundindo os motoristas. Ele atribui a essa confusão os vários acidentes que diz ter testemunhado da janela do prédio.

– Uma vez, um táxi entrou ali com tudo – relatou Almir. – A culpa é daquele meio-fio amarelo, que tem a mesma cor da pintura do asfalto. Confunde os motoristas. Não dá para saber onde começa um e termina outro.

Perigo no cruzamento

A falta de conservação da pintura da pista, aliada à má posição dos sinais de trânsito, diz Almir, também causa acidentes de trânsito no local. Ele explica que poucos motoristas respeitam o sinal, e param o carro quase na esquina da Rua Visconde de Pirajá com a Rua Paul Redfern.

– Quando aparece o sinal amarelo, os motoristas aceleram. Como há uma distância até o cruzamento, o risco de colisão é imenso.

OBELISCO-SAI OU NÃO SAI ??



Obelisco: a pedido dos moradores, funcionários limpam passarela

Carlos Braga, Jornal do Brasil

RIO - Os funcionários do Edifício Astória podem não saber, mas prestam serviço terceirizado para a prefeitura do Rio. Localizado no número 639 da Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema, o Astória situa-se em frente ao polêmico obelisco de Ipanema, cria da gestão Cesar Maia. Segundo o zelador Roberto Davi Lemos, quase todos os condôminos foram contra sua construção e a favor de que ela venha abaixo. Mas, já que a indesejada estrutura está ali mesmo, cuidam para que a decadência não se instale completamente. E pedem aos faxineiros do prédio que de vez em quando limpem a passarela inacabada – pela qual ninguém passa.

– Às vezes o síndico pede para a gente varrer lá a passarela. Aquilo ali acumula lixo que as pessoas jogam lá de cima e água. E também tem a sujeirada danada que os pombos fazem ali dentro – conta o zelador, que julga a obra de Cesar um gasto supérfluo.

Sujo e mal conservado

O síndico Almir Mattos Barbosa confirma que volta e meia ordena a funcionários que façam uma faxina caprichada na passarela. Foi contra a construção da estrutura e é a favor de que a retirem de lá. Mas, enquanto está por ali, prefere evitar que o monumento se degrade ainda mais. Da janela do seu apartamento no terceiro andar, o síndico vai arrolando os problemas que, segundo ele, o obelisco trouxe para aquele pedaço do bairro.

– Tem uma moradora que reclama à beça dos cocôs dos pombos. Na verdade, virou uma morada dessas aves, que nascem, vivem e morrem ali. A lâmpada da cúpula ficou mais de um ano queimada – reclama o síndico. – Só no Ano Novo vieram aqui trocar. O obelisco é muito mal conservado. A cor amarela da calçada se confunde com o amarelo com que pintaram o asfalto. De vez em quando acontecem acidentes por causa dessa má sinalização.

Ana Maria Segneri vai frequentemente ao Astória para visitar sua prima, Elizabeth Correa Meyer. As duas testemunharam o surgimento e a decadência do Obelisco. Não gostavam dele quando novo e ainda menos sujo e mal conservado. Para elas, a obra conjuga ausência de beleza com falta de utilidade.

Apoiam a retirada do monumento e até se surpreendem quando são informadas de que há pessoas a favor da permanência da obra.

– Ele impede o fluxo do trânsito, além de enfear o lugar – opina Elizabeth. – Sou a favor da retirada da obra do “Cesar Mala”. Nem que fosse bonito deveria ficar. Onde há trânsito não pode ter nada atrapalhando. Até apelidamos o obelisco com uma palavra que não podemos falar.
Do dia da inauguração, a professora universitária aposentada Stela Poian se lembra das pessoas subindo na passarela, antes da cerimônia de abertura, para ficar espiando os moradores dos apartamentos, quase colados com a obra. Ela lembra que a escada que levava à passarela não durou muito e foi retirada duas horas antes do evento.

– Não é uma construção bonita nem funcional. É um nada. É pior que nada, aliás. É feio e agride. Virou abrigo para mendigos, em dias de chuva, e condomínio de pombo – criticou.

TROTE ECOLÓGICO


Trote ecológico para limpar Praia de Ipanema


Rio - Nesta terça-feira, dia 7, os calouros do curso da Faculdade de Oceanografia da Uerj realizam o "Trote Ecológico". A partir das 8h, o grupo vai limpar a Praia de Ipanema, na altura do Posto 9, na Zona Sul. A atividade faz parte do Projeto Extensionista da Universidade e tem o como objetivo alertar a população sobre os cuidados com o meio ambiente.

SERÁ ???


Eduardo Paes afirma que obelisco de Ipanema pode ser derrubado


Jornal do Brasil


THAILA FRADE E CARLOS BRAGA - 'Primeiro preciso saber o que a população pensa em relação àquele monumento'. Essa foi a resposta do prefeito Eduardo Paes, na entrevista publicada ontem pelo Jornal do Brasil sobre o balanço dos cem dias de governo, ao admitir que derrubaria o obelisco de Ipanema, uma das maiores polêmicas herdadas de Cesar Maia. Talvez nem seja preciso fazer pesquisa. A rejeição é praticamente unânime.


O presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas, Jeferson Salazar, também integrante do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Rio de Janeiro (Crea), até afirma que o Obelisco se incorporou à paisagem urbana de Ipanema. Mas ressalta:


– A pergunta que deixo é se há necessidade de um monumento naquele ponto.


A diretora de Urbanismo da Associação de Moradores de Ipanema, Gretel Machado Fagundes, reforça o coro dos que questionam o monumento.


– O obelisco poderia ficar bom em qualquer outro canto, mas naquele ponto qualquer obra seria questionável. Toda obra que não tem função prejudica.


Em setembro do ano passado, às vésperas da eleição municipal, moradores fizeram uma manifestação pedindo a retirada da passarela.


– Torço para derrubarem, se não as duas obras, pelo menos a passarela, que é antiestética e, sem manutenção, está toda enferrujada – afirma a presidente da Associação dos Moradores de Ipanema,Maria Amélia Loureiro. – No ano passado, a prefeitura chegou a orçar a retirada da passarela, que ficaria em R$ 20 mil. Mas, como já era fim de governo, acabou deixando de lado. Temos um abaixo-assinado com mil adesões pela retirada daquilo.


Só o autor defende sua obra:


– O obelisco é uma marca de memória do Bar 20, que foi sinal de identidade de Ipanema – explica o ex-prefeito.


Curiosamente, Cesar, que fez a obra sem consultar a população, agora defende a pesquisa.
– Seria interessante informar aos mais velhos a respeito e perguntar se vale a pena cultuar essa memória ou não.


Construído em 1996, na interseção da Rua Visconde de Pirajá com a Avenida Henrique Dumont, o obelisco fazia parte do projeto Rio Cidade 2, que previa a reurbanização de 15 bairros, entre eles Ipanema. Com desenho assinado pelo arquiteto Paulo Casé (procurado pela reportagem, mas não encontrado), desde então ser tornou alvo de polêmica, seja pelo valor – R$ 100 mil na época, quantia questionada pela sociedade e pelos opositores do então prefeito – seja pela funcionalidade e necessidade da obra para o bairro. O desenho incluiu uma passarela, que acabou inutilizada, porque invadia a privacidade dos moradores dos prédios em volta, e hoje liga o nada a coisa nenhuma.


– Toda criação é solitária e o Paulo é um excelente arquiteto, mas o valor estético é questionado pela comunidade, já que não vê nele uma representação do bairro – aponta o arquiteto Francisco Rebello. – Se o obelisco for demolido, ainda assim há necessidade de um marco no local, o que poderia ser obtido com um concurso de arquitetos e urbanistas, para que apresentassem as sugestões que melhor atendessem à população.


Além de as qualidades estéticas do monumento serem questionadas de maneira quase unânime, a serventia é desconhecida. Ninguém sabe dizer ao certo qual seria a função da obra. Acabou contribuindo para atravancar o fluxo do trânsito. A estrutura de ferro galvanizado, com 22 metros de altura, foi plantada bem no meio da Rua Visconde de Pirajá.


Paulo César Ribeiro, professor de engenharia de transporte da Coordenação de Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), garante que, do ponto de vista da engenharia de tráfego, seria melhor que o obelisco jamais tivesse sido instalado. Ele até concorda com a permanência da obra caso fosse bem sinalizada, o que, segundo Ribeiro, não é o caso.


– A sinalização dele anda meio desgastada, pode vir a causar algum problema. Do ponto de vista da engenharia de tráfego, não é muito recomendado ter um obstáculo no meio de qualquer via. Pode surpreender motoristas que não estão acostumados. Um turista que não conhece a cidade não espera que surja um meio-fio no meio da avenida.


Trambolho é o apelido mais carinhoso que os moradores das redondezas deram ao obelisco. A jornalista Mônica Cotta lembra que na época da construção todo mundo reclamou.


– Não teve ninguém contente com o monumento, foi uma revolta geral. Ficou uma coisa muita feia, motivo de chacota. Quando pego táxi, a minha referência é 'em frente ao monumento horrível do Cesar Maia'. Fora os apelidos, que não vou citar.


Moradores, anônimos ou famosos, pedem demolição


As reclamações dos moradores quanto ao obelisco não são estéticas, e sim práticas. Problemas como a segurança do trânsito, os custos de manutenção, os vendedores ambulantes e até os pombos que se alojaram no arco são citados por moradores anônimos ou ilustres, motoristas e comerciantes das cercanias.


A presidente da Comissão de Amigos do Jardim de Alah, Gladys Nunes, apoia a demolição total do monumento e denuncia os problemas que atraiu para os arredores.


– Estou torcendo para que se coloque tudo abaixo. Tanto o prefeito quanto o governador estão cientes de nossa opinião. Não só o obelisco, mas o entorno está abandonado, tornando-se nocivo pela sujeira que se acumula.


A presidente da comissão é apoiada pelo advogado Talib Brahim.


– O obelisco só trouxe problemas para a região. É insegurança, sujeira, desvalorização dos imóveis e descaracterização da área. Apoio que ele vá abaixo.
Comerciantes e motoristas de táxi que fazem ponto nas redondezas destacam os problemas frequentes de segurança.


– Acho que deveriam derrubar tudo. Atrapalha o comércio, as pessoas instalam barracas em volta, tapa as fachadas das lojas, prejudicando a localização pelos fregueses, e essas colunas todas também acabam servindo de banheiro para os moradores de rua que se instalam na região – reclama o comerciante Haroldo Félix.


Trânsito preocupa


A segurança no trânsito é citada por motoristas de táxi que fazem ponto na praça.
– Não é raro haver acidentes e até uma linha formada pelo para-choques dos carros que sobem a mureta é visível. Outro problema grande é quando chove, já que a tinta colorida no piso faz os carros deslizarem – alerta o taxista Paulo Alexandre.


O trânsito também foi citado pelo ator Alexandre Borges, que destaca a importância do obelisco na divisão do fluxo de carros e ônibus, mas questiona a funcionalidade do conjunto arquitetônico.
– Na época, a intenção era muito boa, já que organizou o trânsito que havia no local, mas acabou que ficou sem serventia, pois a passarela foi interditada. Sou a favor de que se coloquem abaixo a passarela e o monumento. Tinha uma boa intenção, mas uma obra daquele tamanho tem de ser bem pensada – critica.

PROCURA-SE !



Enviado por Bairros.com -

Ladrões rendem senhora, roubam dinheiro e levam seu cachorrinho

A leitora Delacir José da Silva pede ajuda para encontrar o cachorrinho Bob de sua tia que foi assaltada em Ipanema. Segundo ela, a senhora de 79 anos foi rendida por um casal na porta de casa, levada para seu apartamento, amarrada e amordaçada. Os ladrões levaram pertences, dinheiro e seu cachorro de estimação, um Lulu da Pomerânia negro miniatura, chamado Bob, seu companheiro há 7 anos. A tia de Delacir foi encontrada pela sobrinha 20 horas depois da ação e, além do trauma do assalto, está inconsolável por causa da perda do cãozinho.