HORA DO PLANETA

Aquecimento global

Rio participa na noite deste sábado da Hora do Planeta

O Globo

RIO - Chegou a hora. Neste sábado, entre 20h30m e 21h30m, o Rio e outras 76 cidades do país (incluindo 11 capitais) vão apagar as luzes de alguns dos seus principais símbolos para chamar a atenção para o aquecimento global. Iniciativa da rede WWF, o evento, batizado de Hora do Planeta, busca mobilizar a população mundial para o combate às mudanças climáticas, num movimento que o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, classificou como "a maior demonstração pública de preocupação com as mudanças climáticas já feita". No mundo todo, 2.848 cidades de 83 países vão participar do apagão ecológico.
- Temos a ambição de que, através de um simples ato simbólico, provocaremos uma mudança de comportamento, que faça com que não apenas governos e instituições, mas também todos os cidadãos se engajem no combate ao aquecimento global - diz a secretária-geral do WWF-Brasil, Denise Hamú.
Marcos da cidade, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Parque do Flamengo e a orla de Copacabana (só os refletores da praia) terão a iluminação desligada, assim como o castelinho sede da Fundação Oswaldo Cruz, em Manguinhos. Sede do evento oficial da Hora do Planeta, o Jockey Club Brasileiro, na Gávea, também vai apagar as suas luzes.

PRAIA - ARPOADOR



Praia

Prefeitura retira escadas ilegais do Arpoador

O Globo

RIO - A Secretaria municipal de Meio Ambiente - com o apoio da Comlurb e da Guarda Municipal - removeu na madrugada de sexta-feira sete escadas irregulares, feitas de madeira e de sacos de areia, que ligavam o calçadão à Praia do Arpoador. O órgão não informou quando vai instalar equipamentos novos no local. O secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, disse que as escadas irregulares colocavam a segurança dos banhistas em risco. Representantes de associações de moradores da região questionaram a ausência de prazo para uma solução.
Nesta sexta, após a operação, fotógrafos do GLOBO flagraram degraus de sacos de areia recolocados no paredão que separa o calçadão da praia. Muniz afirma que a ação realizada na madrugada se repetirá quantas vezes for necessária:
- O prefeito Eduardo Paes reeditou o Conselho Gestor da Orla para que a gente possa, com outras secretarias, retomar a ordenação daquela região. O que nós fizemos foi retirar uma armadilha para a população. Já há uma escada regular em frente ao Hotel Arpoador Inn, que inclusive foi construída com o apoio da iniciativa privada. Podemos dar sequência a esse modelo, mas ainda não há prazo.

TEMPORADA ENCERRADA

Tam Paixão pelo Rio encerra temporada de verão na praia de Ipanema

A Tam encerra o projeto Tam Paixão pelo Rio Esporte, que terá sua quinta e última rodada de atividades neste fim de semana, dias 28 e 29. Foram dois meses oferecendo lazer com aulas de beach soccer, futevôlei, vôlei de praia e corrida ministradas por atletas famosos do esporte nacional como Junior, Adriana Behar, Shelda, Fernanda Keller e Júnior Negão.
No sábado e no domingo, uma nova clínica de futevôlei comandada por Júnior Negão vai encerrar o ciclo atual de atividades com orientação, dicas e técnicas ao público presente, que pode agendar para fazer as aulas em três horários. As atividades são realizadas no Posto 10 de Ipanema, um dos mais tradicionais pontos da orla carioca. A agenda completa está no site www.tampaixaopelorio.com.br.

"É com enorme satisfação que chegamos ao fim do ciclo de atividades de verão do Paixão pelo Rio que, como o próprio nome diz, demonstra o carinho e a admiração que temos pela cidade", declara Manoela Amaro, diretora de Marketing da Tam, confirmando a etapa musical do projeto para o segundo semestre.

METRÔ DE IPANEMA - BARRA

Prezados,

A Comissão de Transportes da Assembléia Legislativa promove na próxima segunda-feira, dia 30, às 14 horas, audiência pública para discutir os projetos de expansão do Metrô. Um dos temas será o das alternativas para a futura Linha 4, que levará o Metrô até a Barra da Tijuca. Acho que é uma excelente oportunidade para que os moradores da região abrangida pela Linha 4 apresentem seus pontos de vista, a fim de que se chegue a uma solução que satisfaça o maior número possível de pessoas.A audiência acontecerá no Auditório Senador Nelson Carneiro da Assembléia, que fica na Rua Dom Manuel, s/nº, na Praça 15.

Não deixe de ir! Para melhor organização da audiência é importante confirmar presença pelos telefones 2588-1308 ou 2588-1309 (Viviane Nicolau– Secretária da Comissão de Transportes), ou através do e-mail voliveir@alerj.rj.gov.br.

Um abraço da Andrea Gouvêa Vieira

CHOQUE DE MÚSICA

CHOQUE MUSICAL

Heloisa Tolipan

JB

No Boox Lounge,em Ipanema anteontem à noite,ao se deparar com a Praça Nossa Senhora da Paz às escuras,Lisa Minnelli,jogou luz sobre a questão do abandono do logradouro,outrora referência de boêmios de plantão,nos anos 70.
Organizador do Corujão da Poesia-Universo da Leitura,João Luiz de Souza,rapidamente,aproveitou a deixa da cantora e mobilizou,ali mesmo,artistas presentes,como Igor Cotrim,Philippe Baden Powell,Pery Ribeiro,Miele e Leny Andrade,para o movimento de revitalização da área.Paz?Uma praça emblemática com esse nome não pode estar apagada.Vamos transformar a madrugada em um dia claro,com grades abertas e músicos tocando violão para quem não quiser entrar nas boates

VALET PARKING




Enviado por Ana Cláudia Guimarães -

NO ALVO

O xerife Rodrigo Bethlem promete pôr ordem no serviço particular de estacionamento usado pela maior parte de bares, restaurantes que não têm vagas próprias para seus clientes. A idéia é regulamentar o serviço, uma vez que os veículos acabam sendo estacionados de forma irregular em calçadas, ruas e, muitas vezes, em local impróprio.
Rodrigo Bethlem quer que as empresas se licenciem para funcionar. Além disso, a empresa também terá que ter seguro, se responsabilizar por qualquer dano ao carro e ter lugares específicos para estacionar. Será obrigatório também emitir recibo se responsabilizando pelo veículo em duas vias. Veja o decreto na íntegra que o secretário baixou hoje: http://doweb.rio.rj.gov.br.



DECRETO Nº 30548 DE 23 DE MARÇO DE 2009.



Estabelece normas para o exercício da prestação de serviços de manobra e parqueamento de veículos, conhecidos como Valet Parking.

O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei, e considerando a necessidade de incrementar as ações relativas ao controle da ordem pública na Cidade;

considerando a necessidade de regularizar os serviços de manobra e parqueamento de veículos.

considerando o poder-dever de agir da Administração Pública no sentido de implementar o ordenamento urbano através da normatização das posturas municipais;

DECRETA

Art. 1.º A prestação de serviços de manobra e parqueamento de veículos no Município do Rio de Janeiro, conhecida como “Valet Parking”, somente poderá ser exercida por empresa devidamente licenciada, com a atividade “serviços de manobra e parqueamento”.

§ 1.º O serviço poderá ser prestado pelo próprio estabelecimento que o oferece ou por empresa contratada devidamente licenciada.

§ 2.º Quando o serviço for prestado por empresa contratada, esta deverá requerer, para cada um dos locais da prestação dos seus serviços, o correspondente Alvará de Autorização Transitória.

§ 3.º O mencionado Alvará de Autorização Transitória deverá ser requerido na Inspetoria Regional de Licenciamento e Fiscalização da área correspondente ao local da prestação dos serviços.

Art. 2.º As empresas mencionadas no artigo anterior deverão observar rigorosamente as seguintes condições para funcionamento:

I - Possuir local adequado para o estacionamento dos veículos.

II - Apresentar seguro para cobertura de incêndio, furto, roubo e colisão do veículo e seguro de percurso, inclusive de terceiros.

III - Emitir recibo, em duas vias de igual teor (sendo uma para o cliente e uma para o seu controle interno), devidamente numerado, onde conste, no mínimo:

a) nome e endereço da empresa prestadora do serviço;

b) nome do estabelecimento contratante;

c) número de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), de ambos;

d) campo para a indicação do dia e horário do recebimento do veículo;

e) campo para a indicação do dia e horário da devolução do veículo;

f) campo para a identificação do modelo, da marca, cor e placa do veículo;

g) campo para a indicação do endereço do estacionamento do veículo; e

h) texto com os dizeres: "A empresa prestadora dos serviços de “Valet Parking”, assim como o estabelecimento contratante, são solidariamente responsáveis por infrações de trânsito e/ou por quaisquer danos causados aos veículos e/ou a terceiros, quando oriundos de veículos sob sua guarda".
V – Emitir, sempre, a respectiva Nota Fiscal de Serviços correspondente a cada serviço prestado.

VI - afixar, em local apropriado e visível, as seguintes informações:

a) o valor cobrado pelos serviços de “Valet Parking", se o mesmo não for gratuito; e

b) endereço de localização do estacionamento onde os carros estarão sendo guardados.

VII – manter disponíveis em cada local da prestação de serviço do “Valet Parking”, para eventual consulta da fiscalização:

a) Alvará de Autorização Transitória referente ao local;

b) cópia do contrato de prestação de serviço firmado entre a empresa responsável pelo serviço e o estabelecimento contratante, referente ao local;

c) listagem contendo os dados cadastrais dos motoristas a serviço no local para atuar na manobra e deslocamento dos veículos, inclusive com o número de suas habilitações (Carteira Nacional de Habilitação); e

d) Livro de ocorrência, com página numerada, à disposição do público para registro de reclamações, sugestões entre outros.

Art. 3.º Todos os estabelecimentos que ofereçam os serviços mencionados no art. 1º deste Decreto serão solidariamente responsáveis por quaisquer danos decorrentes do serviço de “Valet Parking" causados aos veículos, aos clientes e a terceiros.

Parágrafo Único. A responsabilidade de que trata este artigo inclui o pagamento de eventuais multas que sejam aplicadas ao veículo, em decorrência do serviço de “Valet Parking".

Art. 4.º Os motoristas contratados para atuar no deslocamento dos veículos devem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em plena validade, para a condução de veículos automotores, no mínimo, da categoria "B", e apresentarem-se devidamente uniformizados e identificados.

Parágrafo Único. As empresas responsáveis pela prestação do serviço de “valet parking” estarão obrigadas a fornecer, no prazo máximo de três dias a contar de solicitação por escrito formulada pelo cliente que teve o veículo multado no período de utilização dos serviços, declaração emitida pelo motorista que conduzia o veículo no momento da infração e cópia de sua respectiva CNH, conforme exigido pelo DETRAN/RJ para veículos multados quando conduzidos por terceiros.






ATA DA 36ª REUNIÃO


Atividade sem conotação política que tem como objetivo proporcionar desenvolvimento social para o bairro, a partir de participação voluntária de seus moradores.

ATA DA TRIGÉSIMA SEXTA REUNIÃO.

LOCAL DE REALIZAÇÃO: UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES – AUDITÓRIO
DO TRIBUNAL DO JÚRI.
R. Joana Angélica – Ipanema
Dia: 03/03/2009
HORÁRIO: 18H
COORDENAÇÃO: ROGÉRIO ESTEVES
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 20

REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO PRESENTES:
Todos ausentes.

TÓPICOS ABORDADOS

1- Parque Garota de Ipanema.
O Instituto E juntamente com representantes do PSI realizarão encontro para determinação definitiva do projeto de recuperação e quais atividades sociais poderão ser incrementadas com baixo impacto para os moradores e pessoal a freqüentar o local.
De antemão sabe-se que não são aceitáveis grupos de percussão, nem afro-reggae.

2- Pesquisa de Opinião:
As pesquisas estão sendo realizadas pelo PSI através meios eletrônicos, e com apoio da Universidade Cândido Mendes, os resultados posteriormente serão encaminhadas aos órgãos competentes para viabilização. A Sra. Aspásia Camargo realiza pesquisa semelhante porém, são completamente independentes.

3- Pontos de Ônibus
Foi enviado à Coordenação do PSI, projeto sobre reestruturação das linhas de ônibus
que circulam pelo bairro de Ipanema, e aquelas que fazem ponto final na Praça Gen. Osório. Tal projeto será analisado oportunamente, em tempo hábil para que a chegada do metrô não inviabilize definitivamente a circulação de veículos e pessoas.

4- Faixas de Alerta à População;
O sr. Rogério ficou como único encarregado da atividade e providenciará reunião com a sub- prefeitura da Zona Sul. Na oportunidade serão decididos a permissão e os pontos estratégicos de colocação.

5- Titularidade do Cantagalo:
Está sendo oferecida casa na R. Saint Roman que permanecerá como local de fiscalização de todas as ações que fujam daquelas permitidas à comunidade, no que tange a novas construções, higiene, entre outras. As obras do PAC estão em continuidade e são monitoradas por satélite. A titularidade definitiva depende do término das mesmas.

Outras Observações:
1- A Feira Hippie continua sem fiscalização apesar dos insistentes pedidos do PSI. As
Secretarias responsáveis não se pronunciam, fato que permite a qualquer tipo de
comerciante utilizar aquele espaço, prejudicando seu objetivo inicial. O acúmulo de
objetos oferecidos à venda é enorme, inclusive com industrializados de procedência e
qualidade duvidosas;

2- O Sr. Demétrio ofereceu espaço em local do Pólo Gastronômico para eventuais
Reuniões do PSI.

3- Volta-se a afirmar que as atividades do Projeto de Segurança de Ipanema são
político-apartidárias. Todas as pessoas que
que participam das reuniões o fazem como voluntários moradores do bairro.

Próxima reunião: 7/4/2009
Elaboração da Ata: JGuia – 18/3/2009

ERRATA : o item 2 desta ata contém as seguintes modificações:1 - “ A Faculdade Candido Mendes não pode realizar a pesquisa sobre o carnaval, pois este tipo de trabalho não se encaixa no currículo de seus alunos. Farão um trabalho para saber o impacto da proibição do Réveillon e sobre a organização do comércio nas areias de Ipanema.”
2 – “ as respostas dos questionários do PSI foram enviadas à vereadora Aspásia Camargo que as incluiu àquele realizado pelo seu gabinete.
3 – Esta pesquisa foi feita pelo gabinete da vereadora em parceria com o PSI
4 – os órgãos para viabilização dos resultados e pleitos comentados na ta são aqueles que fazem parte dos governos municipal, estadual, federal, Ministério público e outros aos quais o PSI vem se reportando.

Data deste comunicado – 23/03/2009

CONSUMIDOR PAGA A CONTA


CONSUMIDOR PAGA A CONTA

Anderson Ramos

Direto do Rio de Janeiro
O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, comentou na manhã desta terça-feira os confrontos entre policiais e traficantes na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro. Beltrame afirmou que a região é muito visada por traficantes, pois há um alto interesse nos pontos de venda de drogas que abrangem os bairros de Copacabana, Ipanema e Leblon. "Quem paga e financia isso tudo é quem consome drogas na zona sul do Rio", disse o secretário.
Desde domingo, a polícia realiza uma operação na Ladeira dos Tabajaras, depois de um confronto entre quadrilhas de traficantes rivais na região. Segundo o batalhão da área, cerca de 50 homens armados da Rocinha, da facção criminosa Amigos dos Amigos (ADA), invadiram a Ladeira dos Tabajaras na madrugada de domingo, controlada pelo Comando Vermelho.
Beltrame acredita que o motivo da invasão tenha sido a disputa pelos pontos de venda de drogas. A Ladeira dos Tabajaras, segundo ele, é muito visada pelos traficantes por abranger bairros nobres e ser uma área muito freqüentada por turistas. "As pessoas pagam à vista (a droga). O consumo e o faturamento é muito alto", disse.
O secretário afirmou que o efetivo da polícia em geral não permite que operações de ocupação permanente, como as existentes na Cidade de Deus e no morro Dona Marta, sejam feitas em todas as favelas do Rio de Janeiro. "Não se pode se colocar em todas as favelas a mesma quantidade de policiais", disse.
Beltrame afirmou ainda que, a cada ano, há uma perda de 1.100 mil homens da Polícia Militar - seja por afastamento, aposentadoria ou morte. No entanto, apenas 900 vagas são repostas anualmente. O secretário afirmou que o governador Sérgio Cabral já tem ciência da situação e avalia a necessidade de novos concursos públicos para a área. A academia de polícia, segundo Beltrame, também está passando por uma reformulação.
Busca por suspeitosNa manhã desta terça-feira, a polícia retomou as buscas aos traficantes da Rocinha que teriam invadido a Ladeira dos Tabajaras, no sábado. Por volta das 6h20, helicópteros da polícia sobrevoam a mata da região em busca dos remanescentes do bando.
Segundo o coronel Marcus Jardim, comandante da 1ª Divisão de Policiamento da Capital, 12 pessoas foram presas, seis ficaram feridas e seis foram mortas desde o início da operação. Na ação, foram utilizadas todas as tropas de elite da corporação, como o Batalhão de Choque, o Batalhão de Operações Especiais (Bope), a Companhia de Cães e o Grupo de Ações Táticas (Gate).

ASSALTO

Ladrões arrombam restaurante em Ipanema

POR BARTOLOMEU BRITO, RIO DE JANEIRO

Rio - O Restaurante Delírio Tropical foi arrombado durante a madrugada desta segunda-feira, e os ladrões conseguiram levar três computadores e um aparelho de TV do estabelecimento. Segundo os policiais, o assalto deve ter acontecido por volta das 3h, e ninguém viu nada.
O restaurante que fica na Rua Gárcia D'Ávila, em Ipanema, na Zona Sul, já estava fechado quando os ladrões entraram e fizeram o roubo. Policiais do 23 º BPM (Leblon) foram para o local, e o caso foi registrado na 14ª DP (Leblon).

BAR LEGAL




Bar Legal


Operação em Ipanema interdita bar e recolhe mesas irregulares em outro


O Globo

RIO - Um bar foi interditado e outro teve cadeiras recolhidas na operação Bar Legal, realizada pela prefeitura na noite de sábado na Rua Farme de Amoedo, em Ipanema. O restaurante Galitos Grill, que fica no número 62 da rua, foi fechado pela Vigilância Sanitária, pois suas geladeiras apresentavam sinais de mofo e fungos, além de estarem com a fiação elétrica desencapada. Os fiscais constataram ainda que o sistema de esgotamento sanitário do bar não estava funcionando direito, o que fazia com que a água suja da limpeza de pratos e copos voltasse pelo ralo de um dos banheiros. No Bar Bofetada, funcionários municipais recolheram 20 cadeiras que estavam dispostas irregularmente na calçada.


Estabelecimento multado reabre na manhã seguinte


Multado em R$ 971,80, o Galitos reabriu no domingo de manhã. Segundo a gerência, a casa fez as modificações exigidas e obteve autorização para a retomada do funcionamento, o que foi confirmado prefeitura.


Segundo o chefe da 6ª Região Administrativa da prefeitura, Bernardo Carvalho, a operação Bar Legal contou com 13 guardas municipais, sendo três de trânsito, seis fiscais de controle urbano e dois funcionários da Vigilância Sanitária, além de dois reboques. Em três horas, foram vistoriados seis bares da Farme de Amoedo. Dois carros que estavam estacionados em cima da calçada foram rebocados. Outros 15 foram multados por estacionamento proibido.


Os bares visitados foram os mesmos que já haviam sido notificados na semana passada por ocupação irregular de calçada. Na nova vistoria, segundo Carvalho, cinco bares haviam regularizado a situação de mesas e cadeiras. Apenas o Bofetada ainda ocupava espaço de maneira irregular.


- O Bofetada já havia sido avisado há uma semana do problema das cadeiras e acabou multado pela Secretaria de Fazenda. Eles alegaram que deram entrada no pedido de uso do espaço e que foram orientados a usar o local até receber a licença. Mas isso não existe. O bar foi notificado ainda pela Vigilância Sanitária, que encontrou carne sendo descongelada em condições inadequadas - disse o administrador regional.


Ainda segundo Bernardo Carvalho, para usar o espaço das calçadas, os bares têm que solicitar à Secretaria municipal de Fazenda o pagamento da Taxa de Uso de Área Pública (Tuap), que é anual. Uma vez feito o pedido, a secretaria envia um funcionário ao local, que mede a calçada e define o número de mesas e cadeiras que podem ser colocadas sem que a circulação de pedestres fique prejudicada. O administrador regional afirmou que as operações na região agora serão periódicas.

ENGARRAFAMENTO

Obra e feira deixam trânsito engarrafado em Ipanema

Obra do metro deixa pistas da Rua Visconde de Pirajá interditadas.

Do G1, com informações da TV Globo

A obra da nova estação do Metrô em Ipanema, na Zona Sul do Rio, deixa o trânsito engarrafado no bairro, na tarde desta domingo (22). Segundo a CET-Rio, a Rua Visconde de Pirajá apresenta lentidão. O tráfego também ficou mais lento porque na Praça General Osório há uma feira aos domingos.

PASSEATA








Passeata na orla do Rio pede inclusão de pessoas com Síndrome de Down

Segundo presidente de federação, escolas ainda têm preconceito.Nascem no Brasil aproximadamente 8 mil pessoas com a síndrome por ano.

Patrícia Kappen Do G1, no Rio

Centenas de pessoas se reuniram na manhã deste domingo (22) para mais um dia de luta contra o preconceito à Síndrome de Down, na orla de Ipanema e Leblon, na Zona Sul do Rio. A passeata comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down, que foi no sábado (21).


Concentração da passeata foi no Arpoador (Foto: Patrícia Kappen/G1)
A passeata tinha como tema "a inclusão para a autonomia", que nas palavras de Cláudia Grabois, presidente da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, significa a inclusão de pessoas com a síndrome desde antes do nascimento. “O caminho para a inclusão é a educação”, disse ela.

Segundo federação oito mil pessoas nascem com a síndrome por ano no Brasil
O objetivo da federação é que essas pessoas tornem-se cidadãos respeitados, plenamente inseridos e tenham direito à autonomia. Isso inclui passar pelo processo escolar em turmas comuns da escola regular, seguindo à idade adulta com trabalho, direitos e deveres idênticos ao de qualquer outra pessoa.

Inclusão

Para Cláudia, ainda há muito que fazer a respeito do preconceito. Por exemplo, um dos maiores problemas enfrentados pelos pais de uma criança com a síndrome, é a inclusão na escola. “As leis a respeito disso são muito boas, mas é preciso cumpri-las”, afirma.

Claudia conta que ainda há escolas que não aceitam alunos com Síndrome de Down ou que cobram uma taxa extra para aceitá-los, o que é ilegal. “Existem muitos casos assim, mas o problema é que as pessoas não cobram os seus direitos, elas preferem procurar outra escola”, diz. Segundo a federação, nascem no Brasil aproximadamente 8 mil pessoas com a síndrome por ano.Para Marcos Benício e Gisele Cunha, pais de Maria Eduarda, de um ano de idade, o mais importante é falar sobre as diferenças. “O ideal é que não houvesse exclusão. Se não existisse preconceito, não precisaria de passeata pela inclusão”, argumentou Gisele.

A jovem Fernanda Honorato (à direita) é repórter há cinco anos (Foto: Patrícia Kappen/G1)

Já a jovem Fernanda Honorato, que também participou do evento, segue sua carreira como qualquer outra pessoa. Há cinco anos ela é repórter de um programa na TV Brasil que trata da Síndrome de Down. Ela se orgulha de ser a primeira repórter com Síndrome de Down no mundo.

OPERAÇÃO BAR LEGAL

Operação Bar Legal fecha restaurante em Ipanema

Redação SRZD

O restaurante Galitos Grill de Ipanema, na Zona Sul do Rio, foi fechado por determinação da Vigilância Sanitária durante a operação Bar Legal, realizada pela subprefeitura da Zona Sul e a 6ª Região Administrativa, na noiten deste sábado.
Após uma vistoria na cozinha do estabelecimento, situado na rua Farme de Amoedo, esquina com a Visconde de Pirajá, os fiscas decidiram fechar o local porque foram enconrados fungos na geladeira e no freezer, alimentos sendo manuseados e acondicionados sem higiene, além da fiação elétrica com problemas. O restaurante foi multado em R$ 971,80.
A ação também apreendeu cerca de 20 mesas e cadeiras do Bar Bofetada, colocadas de forma irregular na calçada. O bar ainda foi autuado por agentes da 6ª Inspetoria Regional de Licenciamento e Fiscalização.