SIMPATIA REÚNE 20 MIL PELAS RUAS DE IPANEMA

Adicionar imagemSimpatia é quase amor reúne 20 mil pelas ruas de Ipanema


Gabriel Mascarenhas - O Globo


RIO - A chuva não espantou os foliões das ruas. Cerca de 20 mil pessoas acompanharam o desfile do Simpatia é Quase Amor, em Ipanema, segundo informações da Polícia Militar. Até 18h, a PM registrou apenas uma ocorrência: um homem foi preso ao tentar assaltar um casal na altura da Rua Vinícius de Moraes. O caso foi registrado 14ª DP (Leblon).
A Guarda Municipal apreendeu isopores de vendedores ambulantes que vendiam bebida em garrafa - o que é proibido. Apesar dos contratempos, o desfile segue bem o percurso, que começou na Praça General Osório e se encerra na Rua Henrique Dumont.

SIMPATIA É QUASE AMOR




Simpatia é Quase Amor comemora 25 anos nas ruas de Ipanema

Passagem de bloco deixou várias ruas engarrafadas no bairro.O bloco é um dos maiores e mais tradicionais da cidade.

Patrícia Kappen Do G1, no Rio
O desfile do 25º ano do bloco Simpatia é Quase Amor não foi diferente dos anteriores: muita gente alegre, animação e trânsito engarrafado nas ruas próximas. O bloco comemorava suas bodas de prata pelas ruas de Ipanema, na Zona Sul do Rio, na tarde desta sábado (14).


Um dos maiores e mais tradicionais blocos de rua do Rio de Janeiro, o Simpatia é Quase Amor comemorou 25 anos com desfile em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro (Foto: Patrícia Kappen/G1)

E se o Simpatia comemorava 25 carnavais, havia no meio da multidão quem fizesse sua estreia na passarela da Vieira Souto: Úrsula, Carolina, Mariana, Isabela, Jéssica, Vítor Hugo e Bruno curtiam ao lado da bateria do bloco. E não vai faltar foto pra contar a experiência deles. Todos têm 16 e 17 anos e estão com a programação de blocos decorada na cabeça: "Amanhã tem Suvaco do Cristo, estaremos lá", empolgou-se uma delas. Os foliões já se concentravam na Praça General Osório antes do desfile, que começou por volta de 16h. O bloco, um dos mais tradicionais da cidade, é o preferido da comerciante Cláudia Regina de Melo. "Mas daqui ainda vou para o BBT- Bloco do Baixo Tijuca".


A concentração foi na Praça General Osório. A expectativa dos organizadores era de que 40 mil pessoas acompanhassem o bloco (Foto: Patrícia Kappen/G1)

Outros blocos também desfilaram

Não foram poucos os blocos deste sábado. Além do Simpatia, ainda saíram Cutucano Atrás, no Leme, Ih, é Carnaval, na Urca, Céu na Terra, em Santa Teresa, Turbilhão Carioca, na Lagoa, Bloco da Pracinha, no Jardim Botânico, Bloco da Sá Pereira, no Humaitá e Monocelho, em Santa Teresa, entre outros com nomes criativos.
Mas não foi só com estreantes que o bloco saiu. Julie Vieira diz que acompanha o Simpatia desde que ele foi criado. "Eu amo o Simpatia. Sou ‘carioquíssima’ e flamenguista e acompanho o bloco desde sempre", contou com orgulho.
TUDO TRANQUILO ! MUITA POLÍCIA ! CAMELÔS FORA DO CAMINHO DOS FOLIÕES ! NOTA 10 !!!
SUJEIRA,HOJE ERAM POUCOS OS GARIS E MUITO PORCOS URINANDO NAS PORTARIAS ! NOTA 0 !!!

FIM DO HORÁRIO DE VERÃO - HOJE !

À MEIA NOITE DESTE SÁBADO,DIA 14,OS RELÓGIOS DOS MORADORES DAS REGIÕES SUL,SUDESTE E CENTRO OESTE DEVERÃO SER ATRASADOS EM UMA HORA.O HORÁRIO DE VERÃO QUE COMEÇOU NO DIA 19 DE OUTUBRO DE 2008,TERMINA A UMA SEMANA DO CARNAVAL.

DEPOIS DO TEMPORAL......


Enviado por leitor Alexandre Porto Stefani -

EU-REPÓRTER

Árvore cai em Ipanema depois de temporal

Uma árvore caiu na noite passada entre as ruas Garcia D´Ávila e Maria Quitéria, em Ipanema.

Esta foto foi feita por um leitor.

REINAUGURAÇÃO - ELEVATÓRIA DO LEBLON



147 milhões de litros de esgoto

Elevatória de esgoto no Leblon é reinaugurada e pode virar ponto turístico

Cristiane de Cássia

RIO - Depois de passar por uma reforma completa, a elevatória de esgoto do Leblon foi reinaugurada na manhã desta sexta-feira. Todas as bombas foram trocadas e os dispositivos de segurança implantados para que o 147 milhões de litros de esgoto sejam bombeados diariamente para o emissário de Ipanema com mais segurança.

Após dois anos de liberação de R$ 6 milhões do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam) para a recuperação de oito elevatórias da Zona Sul, esta é a quinta elevatória reinaugurada e totalmente reformada.
Segundo o presidente da Cedae, Wagner Victer, há um projeto em estudo para se construir no local uma sala de monitoramento de outras elevatórias e um novo deque ao lado do Mirante da Niemeyer. Esse deque seria ligado à Praia do Leblon por uma passarela que passaria por cima do canal vindo da Avenida Visconde de Albuquerque, o que seria uma forma de atrair turistas ao local.
O projeto do novo mirante está em fase de estudo. O secretário municipal de Urbanismo, arquiteto Sérgio Dias, alegou não estar autorizado a falar sobre o assunto. Mas o empresário Eike Batista, do Grupo EBX, de onde sairão os recursos para a obra, falou sobre essa parceria. Apesar de o esgoto ser visto sempre de modo negativo, Eike acredita na capacidade de criação de um novo ponto turístico no local.
- A elevatória é a parte visível de todo o sistema de saneamento. O turista ou o carioca que viesse ao novo mirante poderia não só curtir a paisagem, mas ver num painel através de monitores como é o funcionamento das elevatórias. Assim seria possível entender como elas funcionam - afirma Eike.

BLOCO NA RUA -AMANHÃ

Simpatia É Quase Amor desfila neste sábado em Ipanema e Leblon

Redação SRZD-Carnavalesco


Para desfile do bloco Simpatia é Quase Amor, neste sábado, a Rua Teixeira de Melo (entre a Avenida Vieira Souto e a Rua Visconde de Pirajá), em Ipanema, será fechada ao tráfego das 14h às 16h; a pista junto à Praia do Leblon, na Avenida Delfim Moreira e as duas pistas da Avenida Vieira Souto estarão interditadas a partir das 16h, até no máximo 20h;
A Rua Farme de Amoedo (entre a Rua Prudente de Moraes e a Avenida Vieira Souto); e a Rua Maria Quitéria e a Rua Garcia D?Ávila (entre a Rua Prudente de Moraes e a Avenida Vieira Souto) durante a passagem do bloco.
O esquema de tráfego também servirá para desfile no dia 22, no mesmo horário.Em ambos os lados da Rua Teixeira de Melo (entre a Avenida Vieira Souto e a Rua Visconde de Pirajá) e na Rua Gomes Carneiro (entre a Avenida Vieira Souto e a Rua Prudente de Moraes), o estacionamento será proibido.
Das 16h às 20h, estará permitido o desfile do bloco pela Rua Teixeira de Melo, no contrafluxo, e na pista junto ás edificações da Avenida Vieira Souto. Na Rua Gomes Carneiro, a mão de direção será invertida, entre a Avenida Vieira Souto e a Rua Prudente de Moraes, das 16h às 20h, que passará a ser da Avenida Vieira Souto para a Rua Prudente de Moraes.

NOVOS ESPORTES












Enviado por Duilo Victor -


Verão


Tênis na praia? Saiba como é possível


E a orla da Zona Sul mantém neste verão a fama de criadouro de esportes praianos. Desta vez, ganham popularidade o beach tennis (não, a bola não precisa quicar!), e o slackline, um jogo de equilíbrio em corda de escalada. No tênis de praia - que tem até federação - usa-se raquete de frescobol e as regras se parecem com as do vôlei. Já a turma do slackline, inspirada nas técnicas circenses, sempre marca encontro no fins de tarde de domingo na Praia de Ipanema, na altura do Country Club. -

"CHOQUE" PAROU NO CALÇADÃO




O QUE PODE E O QUE É PROIBIDO NA PRAIA

BARRACAS – Além da autorização da prefeitura,a barraca na areia tem de estar a 50 metros de outra, não pode vender churrasquinho ou cozinhar alimentos.Tem de ser uma tenda com 3 metros de largura,pode ter chuveiro,desde que autorizado pela Secretaria municipal do Meio Ambiente.É obrigatório dispor de lixeira de 60 litros e manter a areia limpa num raio de 25 metros

FRESCOBOL – Entre os meses de dezembro e março,o frescobol é proibido na beira d’água,aos sábados e feriados,das 8h às 16hs,mas é tolerado junto ao calçadão.A Consolidação de Posturas Municipais nada diz sobre outras modalidades.A Guarda Municipal pode reter as raquetes de quem desobedecer,inclusive com apoio da Polícia Militar.

O QUE NÃO PODE NA AREIA –

1. É proibido o trânsito ou a permanência de animais na areia
2. jogar lixo fora da lixeira
3. fazer acampamento
4. guardar ou enterrar qualquer material
5. cozinhar ou usar botijão de gás
6. veículos motorizados,exceto de socorro ou limpeza pública

NAVEGAÇÃO – De acordo com a Capitania dos Portos,nenhuma embarcação pode navegar a menos de 200 metros da arrebentação,exceto em manobra de embarque ou desembarque .

FLAGRANTES
















MAIS FOLIA !


AFROREGGAE
O bloco leva a sua batucada aos postos 8 e 9 da praia de Ipanema nos próximos três domingos.
No repertório,Jorge Ben Jor,Tim Maia e Ivete Sangalo.
BOM CARNAVAL !

25 ANOS DE SIMPATIA


O Simpatia È Quase Amor,escolhe seu samba na Lapa e conduz o desfile em Ipanema neste sábado,saindo da Praça General Osório.
30 mil foliões seguem o bloco todos os anos.
BOM CARNAVAL !

METRÔ DE IPANEMA

Linha 4 do Metrô sairá de Ipanema, com apoio da prefeitura

Isabela Bastos e Marcelo Dias - Extra

O governador Sérgio Cabral anunciou ontem a fusão das linhas 1 e 4, levando o metrô à Barra da Tijuca a partir de Ipanema, como antecipou o Extra Online na noite anterior. Mas ao afirmar que os trilhos chegarão ao bairro dos emergentes, o governador pode ter decretado o fim do camelódromo da Uruguaiana. Para tirar a Linha 4 do papel, ele incluiu o prefeito Eduardo Paes no negócio. Os dois assinaram um acordo pelo qual Paes entregou uma mensagem à Câmara Municipal para reabilitar terrenos sem uso e sem valor de mercado como canteiros de obras do metrô.
A recuperação imobiliária desses lotes renderia com a sua venda, nos cálculos do governo, uns R$ 700 milhões. Essa seria a contrapartida estadual para a empreitada - a ser paga pela iniciativa privada. E dentre esses terrenos, está o do camelódromo. Passagem mais barata
O projeto original (Botafogo-Barra), passaria por Humaitá, Gávea, São Conrado e terminando no Jardim Oceânico. O preço da passagem, porém, inviabilizaria a Linha 4. Segundo o secretário de Transportes, Julio Lopes, custaria R$ 6,40. Com a nova solução, partindo de Ipanema, o valor seria o de hoje nas linhas 1 e 2: R$ 2,60. E a demanda aumentaria de 120 mil para 230 mil passageiros por dia.
A licitação da obra foi vencida pelo consórcio Rio Barra em 1998. Agora, será proposto à Metrô Rio, operadora da Linha 1, que entre como sócia. Na prática, a ideia - elaborada pelo chefe da Casa Civil, Regis Fichtner - é uma extensão da Linha 1. Para evitar problemas jurídicos, o empreendimento será feito em duas etapas, ao custo de R$ 1,5 bilhão a R$ 2 bilhões. A construção começaria neste ano.
O trecho Barra-Gávea fica com o Rio Barra e o Ipanema-Gávea, da Metrô Rio, terá paradas nas praças Nossa Senhora da Paz e Antero de Quental e no Jardim de Alá.
- Do jeito que estava, a Linha 4 seria inviabilizada pela passagem muito cara e com uma demanda bem menor - explicou o secretário

METRÔ DE IPANEMA - BARRA




Novo trajeto de metrô vai até a Barra da Tijuca

O custo total das obras deverá chegar a R$ 2,8 bilhões Será encaminhado à Câmara projeto para vender terrenos remanescentes.

Dório Victor Do G1, no Rio

Novo trajeto da Linha 1 do metrô (em laranja) vai ligar Ipanema à Barra da Tijuca (Foto: Divulgação)
O governador do Rio, Sérgio Cabral, apresentou na manhã desta quinta-feira (12) o novo trajeto da Linha 1 do metrô, que será estendida até a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, partindo de Ipanema, na Zona Sul. No projeto anterior, a ligação da linha até o bairro da Zona Oeste começava de Botafogo, também na Zona Sul.

Ao todo, a Linha 1 será estendida em 13,5 km. O tempo de viagem da Barra da Tijuca até o Centro será de aproximadamente 34 minutos. O preço da passagem será de R$ 2,60. A expectativa é de que sejam atendidas 230 mil pessoas por dia – no projeto anterior, este número era de 120 mil.
No trajeto estendido da Linha 1 serão construídas seis novas estações (Nossa Senhora da Paz, Gávea, Leblon, São Conrado, Jardim de Alah e Jardim Oceânico). A distância entre elas será de 2,25 quilômetros.

Segundo o secretário estadual de Transporte, Júlio Lopes, a construção do novo traçado será iniciada na Barra. O responsável pelas obras deverá ser o consórcio Rio Barra, que venceu a licitação para o projeto original, em 1998.

O consórcio será responsável pela extensão da linha até a estação Gávea. De lá até a estação General Osório, em Ipanema, haverá licitação. Júlio Lopes informou que espera que os trabalhos estejam concluídos até a Copa de 2014.
A apresentação do novo traçado foi nesta manhã, em evento no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Na ocasião, Cabral informou que as obras da estação General Osório deverão ser concluídas até o final do ano.

Terrenos remanescentes

O custo total das obras deverá chegar a R$ 2,8 bilhões. Na ocasião, Paes informou que vai encaminhar à Câmara de Vereadores do município um projeto de Lei para a recuperação do potencial construtivo de terrenos que sobraram da construção das estações e túneis ao longo de todo o sistema do metrô, muitas delas de alto potencial imobiliário. O governo do Estado se comprometeu a utilizar os valores arrecadados com a venda destes terrenos na extensão da Linha 1 até a Barra da Tijuca.

SEMPRE EM IPANEMA

Tam Paixão pelo Rio oferecerá aulas de vôlei de praia em Ipanema

Acontece neste final de semana a segunda etapa de verão do projeto Tam Paixão Pelo Rio. O Posto 10 da praia de Ipanema terá as participações de Adriana Behar e Shelda, que juntas venceram seis vezes o Circuito Mundial e foram duas vezes medalha de prata na Olimpíada (Sydney-2000 e Atenas-2004).
Na abertura, ocorrida no final de semana passado em Copacabana, Junior Negão deu aulas de futevôlei. No calendário de atividades estão confirmadas ainda as participações de Junior (beach soccer) e Fernanda Keller (corrida).
O Tam Paixão pelo Rio está em sua segunda fase e tem como objetivo promover a saúde e a qualidade de vida por meio de práticas esportivas. No primeiro final de semana, cerca de duas mil pessoas visitaram o projeto.

USO DO ESPAÇO PÚBLICO

Uso de Espaço Público

Projeto de Segurança de Ipanema

Mais uma vez estamos assistindo a utilização de espaço público pela iniciativa privada. Dessa vez a Cia. Aérea TAM está construindo 4 gigantescas tendas em frente à Av. Henrique Dumont e ao Hotel Praia Ipanema.
Enfatiza-se a idéia portanto, de que para essa utilizações, já que nossos esforços de impedimento, não são muito respeitados, tais empresas sejam obrigadas por lei da Prefeitura do Rio de Janeiro, a carrear recursos financeiros seja do faturamento ou de percentual a ser estabelecido para a OPERAÇÃO IPABACANA.
Não é justo que os moradores do bairro que pagam impostos e taxas tão altas, assistam as empresas privadas apropriarem-se do uso público.

PRAÇA NOSSA SENHORA DA PAZ

Triste ver o estado em que se encontra a Praça Nossa Senhora da Paz.

Além de totalmente abandona à própria sorte,com as grades caindo de podres por falta de manutenção,sem policiamento,canteiros abandonados,cachorros correndo a vontade no local destinado à crianças,um lago imundo que por falta de cuidado está virando um foco potencial de dengue,mendigos e assaltantes que se escondem à noite para dormir e fazer suas necessidades,jogatina que muitas vezes viram brigas,consegui arranjar mais um problema ; os peixes estão morrendo tanto de fome como de imundice de tão suja que a água está.
Vergonhoso
Várias queixas já foram feitas mas nada acontece.

CAMPANHA

PSI – PROJETO DE SEGURANÇA DE IPANEMA

O PSI, começa hoje uma campanha .

Esperamos contar com a colaboração dos moradores e visitantes do bairro.

NÃO DÊ ESMOLA,DÊ OPORTUNIDADE

Ao dar esmolas você está incentivando a ociosidade do morador de rua,que se instala ,as vezes com suas famílias,trazendo sujeira e colocando muitas vezes em perigo aquele que não lhe dá.

NÃO COMPRE EM CAMELÔ,PRESTIGIE A LOJA DO SEU BAIRRO

Todos sabem que a maioria dos camelôs vendem produtos oriundos de carga roubada e/ ou pirata.
Ao comprar nos camelôs você estará incentivando-o a se instalar com suas bancadas no meio das calçadas,atrapalhando os pedestres e ajudando a corrupção.

MANTENHA SEU BAIRRO LIMPO

LOUCURA ! PRAÇA NOSSA SENHORA DA PAZ ? ONDE ?

Cabral anunciará fusão das Linhas 1 e 4

Marcelo Dias - Extra

O governador Sérgio Cabral deve anunciar amanhã o que, na prática, significará a fusão das linhas 1 e 4. Em vez de construir a ligação Botafogo-Barra, licitada em 1998, o metrô chegará ao bairro dos emergentes partindo de Ipanema. Para isso, será proposto que a Metrô Rio, operadora da Linha 1, faça a obra junto com o consórcio Rio Barra, vencedor da concorrência para construção da Linha 4. A ideia é começar a partir da Barra. O trecho até a Gávea seria feito pelo Rio Barra.
Já a extensão Ipanema-Gávea correria por conta da Metrô Rio, com novas paradas nas praças Nossa Senhora da Paz e Antero de Quental e no Jardim de Alá. O anúncio do governador está marcado para as 10h, no Palácio da Cidade, junto com o prefeito Eduardo Paes.
Pelo trajeto original, a Linha 4 partiria do Morro São João, em Botafogo, passando pelo Humaitá, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico. O preço da passagem, porém, inviabilizaria o projeto. Segundo o secretário de Transportes, Julio Lopes, o bilhete custaria R$ 6,40. Com a nova solução, o valor seria o cobrado hoje nas linhas 1 e 2: R$ 2,60.
- Do jeito que estava, a Linha 4 seria inviável para uso da população. A passagem a R$ 6,40 seria muito cara. Vindo de Ipanema, a demanda seria bem maior para quem sai da Barra para Copacabana ou Leblon, tornando o negócio mais interessante - explica o secretário.
Em outras palavras, a proposta - criada pelo chefe da Casa Civil, Regis Fichtner - seria uma extensão da Linha 1. Para evitar questionamentos jurídicos, o empreendimento teria duas etapas. A primeira, na área sob "jurisdição" do Rio Barra. A outra, nos domínio da Metrô Rio. O custo estimado da obra deve variar entre R$ 1,5 bilhão e R$ 2 bilhões. A construção começaria ainda neste ano.
- O governador quer essa linha e o entendimento a ser feito passa por essa integração entre Rio Barra e Metrô Rio - diz Julio Lopes.
Outra novidade a ser anunciada é a inclusão da prefeitura no negócio. O prefeito Eduardo Paes enviará uma mensagem a ser votada pela Câmara Municipal reabilitando terrenos usados como canteiros em obras anteriores do metrô e que perderam seu valor de mercado. A recuperação imobiliária desses lotes renderia, nos cálculos do governo, cerca de R$ 700 milhões. Essa seria a contrapartida governamental para a empreitada.
Com a decisão de se tocar a Linha 4, os projetos para duplicação da Autoestrada Lagoa-Barra e de um corredor expresso de ônibus articulados da Barra para Ipanema seriam sepultados pela prefeitura.
- A Linha 4 é um projeto muito mais estruturante para a cidade - conclui o secretário de Transportes.

PEGA LADRÃO!

Menor é apreendido após roubar ipod em Ipanema

O Globo

RIO - Policiais da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT) apreenderam há pouco um menor de 16 anos, minutos após ele ter furtado um aparelho ipod de um turista russo na praia de Ipanema. O menor tentou fugir, mas foi pego pelos agentes que estavam na Avenida Vieira Souto. De acordo com o delegado Fernando Veloso, da DEAT, os policiais estavam infiltrados entre os banhistas e perceberam o furto. O adolescente foi encaminhado para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

ACIDENTE




Acidente

Leitor flagra batida entre dois ônibus em Ipanema

O GLOBO com fotos do leitor João Batista Greca

RIO - O leitor João Batista Greca flagrou um acidente envolvendo dois ônibus na manhã desta quarta-feira na esquina da Rua Prudente de Morais e da Avenida Henrique Dumont, em Ipanema, Zona Sul da cidade. Duas pessoas ficaram levemente feridas e foram levadas para o Hospital Miguel Couto, no Leblon. O choque aconteceu por volta de 7h30.

MESMA DENÚNCIA !



Hoje, às 9h15m, passei pelo caminhão da Sucos del Valle novamente e, mais uma vez, vi gente descarregando bebidas (que não eram sucos!) do caminhão, que, aparentemente, serve de depósito para vendedores da praia. Quanto voltei, às 10h15m, havia isopores empilhados do lado de fora do caminhão, que ainda estava aberto.
Providências têm que ser tomadas.Esse pessoal age impunimente !!!

O FIM DE IPANEMA

Estado e Prefeitura assinam acordo para levar o metrô até a Barra

JB Online

RIO - o Governo do estado e a Prefeitura do Rio assinam, nesta quinta-feira, um protocolo de intenções visando à ampliação do sistema metroviário até a Barra da Tijuca. A cerimônia acontecerá no Palácio da Cidade e terá a presença do governador Sérgio Cabral e o Prefeito Eduardo Paes.
Na ocasião, a Prefeitura do Rio se comprometerá a enviar ao Poder Legislativo Municipal – a Câmara de Vereadores – um Projeto de Lei para a recuperação do potencial construtivo de terrenos remanescentes do metrô do Rio. São áreas que sobraram da construção de estações e túneis ao longo de todo sistema, muitas delas de alto potencial imobiliário.
No acordo, o Governo do Estado se comprometerá a utilizar os valores arrecadados com a venda dessas áreas na extensão da Linha 1 até a Barra da Tijuca. Ainda na cerimônia, será apresentado o novo trajeto do metrô até a Barra, partindo de Ipanema.

MANUTENÇÃO

Praças no Grajaú e Ipanema recebem serviços de manutenção e conservação

Redação SRZD

A Fundação Parques e Jardins (FPJ) realiza nesta quarta serviços de manutenção e conservação em praças das zonas Norte e Sul da cidade. Na Praça Nobel, no Grajaú, o trabalho compreende varredura, capina, corte de grama, pintura de brinquedos e equipamentos. Já na Praça General Osório, em Ipanema, os serviços incluem reparo de brinquedos e grade, poda de arbustos, limpeza dos canteiros e monda. Na quinta, na Praça Carmela Dutra, em São Cristóvão, estão programados serviços como varredura, capina e pintura de brinquedos, além da manutenção dos equipamentos.

COLUNA DO ANCELMO

ALTINHA
COMO DEFENSORA apaixonada do Rio, a turma da coluna é fã dos modismos de verão.
Mas não dá para aceitar a mania que ocupa a areia das nossas praias, à beira d'água.
Veja só na foto, tirada na lotada Praia de Ipanema. É o altinho, as rodas de controle de bola que os meninos - e algumas meninas - fazem no meio de crianças, idosos e banhistas em geral.
É proibido, mas as rodas se multiplicam.
O medo de uma bolada é tão grande que muita gente deixa de mergulhar (e olha que a água anda uma delícia) com medo.
O choque de ordem precisa chegar mais perto do mar, para acabar com este abuso.
Visitem o blog Toma Mais Uma, pertence a um morador de Ipanema,preocupado também com a melhoria do bairro.
TOMA MAIS UMA

BAIXARIA NO HOTEL FASANO


Enviado por Ana Cláudia Guimarães -

E a cores

Saliência ao vivo

Um casal foi flagrado fazendo saliência na varanda do quarto andar do Hotel Fasano, em Ipanema, segunda, por volta das 18h. Veja só.
Um público animado ficou observando a performance do casal e, no final, bateu palmas.
O Hotel Fasano,5 estrelas na praia de Ipanema,deveria receber uma multa.
Não é possível que esses estrangeiros que vêm para cá façam o que bem entendam e saiam ilesos.
Tanto o Hotel quanto os hóspedes deveriam ser multados.

SEGURANÇA NO CARNAVAL

Polícia divulga esquema especial de segurança para turistas no carnaval

Taís Mendes

RIO - As polícias Civil e Militar divulgaram nesta terça-feira o esquema especial de segurança para turistas durante o carnaval. Segundo o tenente-coronel Eduardo Frederico, comandante do BPTur, dos 250 homens do efetivo do batalhão, 210 estarão trabalhando nas ruas entre os dias 20 e 28 de fevereiro, quando o carnaval encerra com o desfile das escolas campeãs. Os policiais, além de atuarem na área do Sambódromo, reforçarão o policiamento nos principais pontos turísticos, na rodoviária e nos dois aeroportos da cidade.
O delegado assistente Daniel Mayr, da Delegacia de Atendimento ao Turista, informou que aumentará em 50% o efetivo que trabalhará no carnaval, passando de três para quatro o número de atendentes na delegacia e aumentando o horário de plantão da equipe de rua, que trabalhará nas ruas dando apoio 24 horas.
Além disso, o superintendente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio (ABIH-RJ), Sérgio Nogueira, anunciou que a rede de comunicação entre hotéis e polícia, por intermédio de rádios, será ampliada e contará também com a participação de restaurantes e pontos turísticos. O sistema, implantado no final de 2007, torna mais rápida a notificação de turistas assaltados e conseguiu reduzir, segundo o delegado Daniel Mayr, de 1.261 turistas assaltados em 2007 para 999 em 2008.
Segundo o superintendente da ABIH, a ocupação dos hotéis já está em 78%, menor que a média de 2008 que foi de 86%. Ele acredita que a redução seja consequência da crise econômica mundial, mas tem a expectativa de elevar para 84% a ocupação com o turismo doméstico nesta última semana que antecede o carnaval.

NOVA ELEVATÓRIA DO LEBLON - CONVITE



O governador do Estado do Rio de Janeiro,
Sérgio Cabral
O Vice-Governador do Estado do Rio de Janeiro,
Luiz Fernando de Souza - Pezão
A Secretária de Ambiente,
Marilene Ramos
O Presidebte da NOVA CEDAE
Wagner Victer
Têm a honra de convidar para a Cerimônia de
"Inauguração da Nova Elevatória do Leblon"


A realizar-se às 9:00 horas do dia 13 de fevereiro de 2009,sexta feira,na Avenida Delfim Moreira,esquina com Avenida Niemeyer(entrada pelo lado da praia),no bairro do Leblon,Zona Sul.

O evento terá a presença do Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro Eduardo Paes e do Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc.

CONVITE




Prezados amigos,

Segue em anexo,o convite do evento de Lançamento do Muf, onde eu Cassia Oliveira,representando o Harmonicanto, sou sócia fundadora e cujo lançamento acontecerá no proximo dia 14, na Quadra de Samba da Comunidade do Cantagalo, e o Conjunto Harmonicanto, produto do Projeto Harmonicanto Musica e Cidadania, fara uma apresentação de 20 minutos,como seremos responsáveis oela musica ao vivo dos intervalos.
Tambem serão vendidas na lojinha do MUF as trufas do Harmonicanto, fonte de renda de sustentação do Projeto, como uma variedade de belissimos artesanatos . feitos nas Comunidades

Kombis e motos estão habilitadas a trazer os convidados

O evento marcará a inclusão das Comunidades de Pavão,Pavãozinho e Cantagalo,no roteiro cultural e turistico da cidade, resgastando a historia das comunidades,com uma belissima exposição,.elaborada por Bia Lessa

Sua presença será muito importante para nós,como a extensão do convite a todos seus amigos e pessoas que apreciarão este grande passo para inserção artistica e cultural das Comunidades do Pavão, Pavãozinho e Cantagalo..

Atenciosamente

Cassia Oliveira
Projeto Harmonicanto Musica e Cidadania
Rua Custodio mesquita 39
Cantagalo - Copacabana
tel 2267 6748
http://harmonicanto.multiply.com

DESORDEM NA PRAIA

Enviado por Jorge Antonio Barros -

desordem na praia

Guarda municipal aceita críticas feitas por leitores do blog

"Caro Sr. Jorge Antonio, Acompanho seu blog, gosto do trabalho, é muito focado e inteligente. Mando este e-mail pois sou subinspetor da Guarda Municipal, lotado no Grupo Especial de Praia. Recebi positivamente as críticas sobre a tenda operacional 08 (posicionada exporadicamente por problemas de efetivo, nas imediações da Rainha Elizabeth) mas, gostaria de manter contato para mostrar o "outro lado" das nossas atividades nas praias do município. Como prévia apresento a marca de aproximadamente 300 ocorrências atendidas por meu grupamento do dia 05 até o dia 19 do corrente mês (janeiro).
Posso fornecer detalhes e gostaria de receber diretamente informações, sugestões e críticas de seu blog para usar como ferramenta de inteligência para juntos solucionarmos problemas como os apresentados na matéria em questão e outros, em que a solução passa diretamente pela união de esforços de todos. Obrigado por ter confeccionado a matéria sobre nosso grupamento, estaremos empenhados em atender todas as espectativas sobre nosso trabalho.
Aguardo sua resposta e lhe presto nossa saudação.
Aatenciosamente, Sousa

O posto da Guarda foi criticado no mapa da desordem enviado por leitores de Ipanema.

IPANEMA SUJA



Enviado por Jorge Antonio Barros -

Estética da desordem

Ipanema suja, na visão de Frederico Mendes

"Ai de ti, Ipanema... Esta foto foi feita ontem na areia em frente a rua Garcia D´Avila, exatamente às 20h12m (dia 14 de janeiro). Mas o lixo estava espalhado por toda extensâo da praia.
Me espanto quando lembro que, apesar de tantas campanhas ecológicas em escolas e na mídia, os banhistas das praias cariocas ainda façam uma tal lambança.
O carrro da Comlurb passou logo depois recolhendo o lixo, mas antes disso vários detritos foram carregados para o mar pelas ondas e pela maré. E quase todo mundo já sabe que plásticos demoram mais de 60 anos para serem destruídos pela natureza.
Por que não existem latas de lixo nas areias cariocas como em qualquer praia do mundo? E as poucas e pequenas do calçadão ficam repletas em poucas horas e não dão para o gasto. Se em uma terça-feira é assim, imagine em um domingo de sol!
Grande abraço, amigo.
Frederico Mendes "

PRAIAS LOTADAS

Lotadas, praias do Rio têm mais de 300 afogamentos

Escrito por JB Online

Apenas na região da Barra e do Recreio foram mais de 250 resgates

Luciana Lacerda

Fim de semana de sol e de muito trabalho para os guarda-vidas. O 2ª Grupamento Marítimo (Barra da Tijuca) registrou 255 afogamentos, sendo 108 resgates feitos no sábado e 147 ontem. Os números chamam atenção comparados aos do 3ª G-Mar (Copacabana, Ipanema, Leblon e São Conrado) que registrou 69 afogamentos no sábado e nenhum no domingo.
Para tentar conter o aumento dos índices de afogamentos, o 2º G-Ma colocou três embarcações no mar, em pontos estratégicos, para fiscalizar toda a orla. O primeiro barco ficou entre o Quebra-mar e o posto 3; o segundo, entre o posto 4 e o 7; e o terceiro, entre o posto oito e o retorno.
O coronel Ricardo Nunes, comandante do 2º G-Mar, explica que o banho de mar tem sido encerrado às 20h, devido ao grande número de banhistas que ficam na praia até os últimos raios de sol.
– Se formos traçar um perfil das pessoas que foram resgatadas, em geral, são homens, entre 10 e 30 anos, e que não residem na orla – define o coronel. – Ontem o dia foi bem agitado, pois tinha muita correnteza. No fim da tarde as pessoas começaram a ir embora e começou um vento forte que espantou quem queria ficar até mais tarde.
Ele conta que, ontem, um homem precisou ser encaminhado para o Hospital Lourenço Jorge, mas não corria risco de morte. O coronel também ressalta que o apoio da Capitania dos Portos, que está com uma lancha no local, tem contribuído muito para o trabalho dos bombeiro e inibido o uso de jet-skis e lanchas de passeio.

Preferida entre os cariocas

A explicação para a disparidade entre os registros de afogamentos entre as praias da Zona Sul e as da Barra e Recreio pode estar ligado ao resultado de uma pesquisa que o engenheiro de trânsito Fernando Mac Dowell desenvolveu, em que constata que 55% dos cariocas preferem as praias da Barra e do Recreio. Ele explica que mesmo os moradores de bairros da Zona Sul que tem praia, migram para as praias da Barra em busca de mais tranquilidade e águas mais limpas.

DESORDEM URBANA



Multados e rebocados

Prefeitura faz choque de ordem em vários pontos da cidade

O Globo


RIO - Uma operação da Secretaria municipal de Ordem Pública que neste domingo na orla da Barra da Tijuca já resultou em 67 multas e na remoção de 36 veículos de passeio até esta tarde. A ação de combate à desordem urbana mobiliza oito guardas municipais, oito reboques e é acompanhada por representantes do Sindicato dos Guardadores de Automóveis do Estado do Rio de Janeiro (Singaerj). Foram apreendidos também 30 coletes de flanelinhas sem documentação.
Um guardador de carros colocou um talão de estacionamento em um veículo após a chegada da fiscalização. Ele foi detido pela PM.

No sábad o, 54 carros foram rebocados e 162 foram multados durante o choque de ordem promovido pela prefeitura ao longo da orla da Barra da Tijuca e nas ruas próximas à praia.

Em Ipanema e no Leblon, agentes da Secretaria municipal de Ordem Pública e da operação Ipabacana promoveram neste domingo uma ação de combate a estaciomentos irregulares. Até as 21h deste domingo, 88 multas haviam sido emitidas e dois veículos, rebocados. No Jardim de Alah, onde muitos motoristas estacionaram sobre a calçada e o gramado, foram registradas cerca de 20 infrações.

O entorno do estádio do Maracanã, que recebeu neste domingo o clássico entre Vasco e Fluminense, também foi outro alvo de choque de ordem. Além de estacionamento irregular, a prefeitura coibiu a venda e o consumo de bebidas alcoólicas e a atividade ilegal de ambulantes

E MAIL MANDADO



Há muito tempo, um caminhão da Sucos del Valle (placa LJL 2247, do Rio) está estacionado na rua Nascimento Silva, entre as ruas Vinícius de Morais e Joana Angélica, perto dos fundos do colégio Notre Dame. Hoje, um pouco antes do meio-dia, vi uns rapazes descarregando cadeiras de praia, que estavam dentro do caminhão, colocando-as em cima de um burro-sem-rabo.

Atenciosamente,

AREIAS DE IPANEMA

Turistas estrangeiros elegem as areias a perfeita tradução do Rio

Bruna Talarico, Jornal do Brasil

RIO - Era o início da manhã de terça-feira quando a cabelereira namibiana Heike Korner, 26 anos, tomava o café-da-manhã – de óculos escuros por conta da ressaca da noite anterior – na beira da piscina do albergue em Ipanema que escolheu para passar a temporada de férias no Rio de Janeiro. Do seu lado, a designer argentina Silvana García Varela, 27, procurava na bolsa florida o protetor solar, enquanto a fisioterapeuta irlandesa Lisa Brady, 25 anos, dava uma última garfada de melão para se juntar às novas colegas em mais um dia de gringas na Cidade Maravilhosa.
Só que, ao contrário do roteiro previsto, as três jovens substituíram, em seus planos de viagem, o Cristo Redentor pelo Shopping Center, o Pão de Açúcar pela praia de Ipanema e o Maracanã pelas boates do Leblon – Heike, Silvana e Lisa são só três dos milhares de visitantes que preferem curtir o clima relaxado da Zona Sul “como verdadeiros cariocas”, ao invés de percorrer a maratona de pontos turísticos oferecidos aos montes em agências de viagem.
– Eu acho que você não precisa estar todo o tempo fazendo tours para conhecer os lugares – aponta Lisa. – Existem lugares nos quais você simplesmente quer estar, sentir a vibração, observar o ritmo das pessoas, se misturar ao cotidiano da cidade. E o Rio é um desses lugares. Para mim, só estar aqui já vale a viagem.
O dia-a-dia das três mochileiras é mais ou menos o mesmo – não importa se faz sol ou chuva, se faz calor ou frio. Elas deixam, logo pela manhã, o número 485 da Rua Barão da Torre rumo ao Leblon, a pé, “para conhecer melhor a àrea”, rumo a uma garimpada visual no que as lojas brasileiras oferecem de melhor. E depois de um par de horas – dois pares, durante a presença do JB – de reservas de roupas e experimentos têxteis, é hora de uma pausa para a comida, seguida por uma hora ou duas de descanso nas redes do albergue e, então, pela tarde na praia. Leia-se o Posto 9, em Ipanema.
– Li na Vogue que o divertido no Rio é ir à praia no Posto 9 e ver o pôr-do-sol no Hotel Fasano. Na verdade, eu realmente espero conhecer algum garoto – resume Heike. – Meus planos eram, basicamente, passar o dia tirando fotos e posando, é divertido e eu nunca poderia fazer isso na Namíbia.
No fim do dia, a pedida é clara e unânime. Quase todos os 50 hóspedes abrigados no hostel estavam na beira da piscina, caipirinhas ou cervejas em punho, conversando enquanto esperavam o sol baixar para dar início à última etapa de diversão. À noite, os jovens e não tão jovens assim colocam os melhores vestidos floridos e bermudas coloridas para dançar, ao som de samba remixado, em boates da Zona Sul.
– Tudo aqui inspira uma liberdade diferente – justifica Silvana. – A energia do mar, o clima, poder comer frutas e relaxar. É muito distante da vida de uma cidade sem praia como Buenos Aires.

REI DA PRAIA

Pedro Solberg triunfa em Ipanema e, aos 22 anos, vira o mais jovem Rei da Praia

Sob sol forte, jogador vence a decisão deste domingo ao lado de Emanuel

GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O vôlei de praia brasileiro está sob nova majestade. Pedro Solberg, de 22 anos, foi coroado neste domingo como o mais jovem Rei da Praia. Sob sol forte na areia de Ipanema, no Rio, ele venceu a disputa com o xará e parceiro Pedro Cunha. Ao lado de Emanuel, Solberg derrotou a dupla formada por Cunha e Franco por 2 sets a 0, parciais de 21/18 e 21/14. - É um sentimento inexplicável. Venho aqui na arena desde que começou o torneio. Venho torcer para os meus ídolos, Loyola, Emanuel.
Tenho que agradecer à minha mãe, às minhas irmãs. São as mulheres da minha vida. Agradeço também ao meu patrocinador, que eu consegui agora, porque é muito difícil conseguir um hoje em dia. E eu tenho tido todo o apoio possível – afirmou Solberg, emocionado, logo após à partida, em entrevista ao SporTV.
O parceiro Emanuel, Rei da Praia em 2008, passou a coroa com satisfação: - O rei trabalhador deixa o reino para o rei jovem. Pedro Solberg está de parabéns – elogiou. Sob o forte calor, o primeiro set foi muito equilibrado. O saque de Pedro Cunha fazia a diferença, mas a dupla não conseguia deslanchar no placar. Quando abriu 18/16, a torcida imaginou que a parcial caminhava para um desfecho favorável a Cunha e Franco, mas aí veio a reação impressionante. Solberg e Emanuel fizeram cinco pontos seguidos e fecharam o set com um bloqueio de Solberg: 21/16. No segundo set, o equilíbrio só durou até a metade. Com uma boa sequência de jogadas no meio do set, Solberg e Emanuel abriram 16/10. Franco e Cunha pareciam desconcentrados e cometiam erros bobos. Solberg virava todas as bolas e, com sua precisão no ataque, ficou fácil fechar a parcial em 21/14.
Estava coroado o novo Rei da Praia.