UTILIDADE PÚBLICA

Saiba o que abre e o que fecha durante o réveillon no Rio

Bancos não abrem nos dias 31 e 1º.Metrô montou esquema especial para quem vai para Copacabana.

Do G1, no Rio

Com a comemoração do réveillon, muitos serviços no Rio não funcionarão nos dias 31 e 1º. Quem estiver na cidade deve ficar atento às mudanças.

Os bancos não abrem e os shoppings fecham mais cedo na véspera do Ano Novo. O metrô montou um esquema especial, principalmente para quem pretende passar a virada do ano em Copacabana, na Zona Sul.

Metrô

No réveillon, os trens da Linha 2 vão direto até Cantagalo.
A estação Ipanema/General Osório será fechada às 19h do dia 31.
Nesta quarta-feira (30), a Linha 2 vai operar direto de Pavuna à Botafogo, das 5h à meia-noite. Na quinta-feira (31), o esquema será o mesmo até as 19h, quando começa a operação especial para o réveillon, com embarque por faixa de horário predeterminado e apenas com os cartões especiais. A partir das 19h, o Metrô Rio vai estender a operação da Linha 2, com viagem direta de Pavuna até a Estação Cantagalo e não só até a estação Botafogo. A Linha 1 também vai operar até Cantagalo. O mesmo esquema será adotado na volta da festa, com a conexão direta Cantagalo-Pavuna e Cantagalo-Saens Peña.
Já a estação General Osório será fechada a partir das 19h do dia 31. As demais ficam abertas apenas para desembarque depois de meia-noite, com exceção das estações de Copacabana (Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo) e Largo do Machado, que ficam abertas durante toda a madrugada tanto para embarque quanto para desembarque. No dia 1º de janeiro, as estações abrem às 7h e fecham às 23h, com exceção de Catete, Cinelândia, Uruguaiana, Presidente Vargas, Praça Onze e Maracanã, que não funcionam no feriado. Essas estações reabrem no sábado (2) e os trens voltar a operar das 5h à meia-noite.
Já no domingo (3), os trens circulam das 7h às 23h. Na segunda (4), o metrô abre normalmente às 5h e fecha à meia-noite. A conexão Pavuna-Botafogo, da nova Linha 2, vai funcionar sem interrupções de 1º a 4.

Metrô

Na Superfície e linhas de integração:No dia 31,a última partida dos ônibus Metrô Na Superfície que saem das estações Botafogo e Ipanema/General Osório (e não mais de Siqueira Campos), em direção à Gávea, será às 18h. A venda de bilhetes das linhas de integração expressa será feita até as 17h. Os serviços voltam ao horário normal a partir das 7h do dia 1º de janeiro, com exceção das linhas 634 A e 696 A, que saem da estação de Nova América/ Del Castilho para o Fundão e não circulam comumente em feriados e fins de semana. Venda de cartões especiais para o réveillon:Os cartões especiais para ingresso no metrô na noite de réveillon estão à venda apenas nas estações Central, Carioca, Largo do Machado, Botafogo e Nova América/Del Castilho das 8h às 21h. No dia 31, eles só serão vendidos até as 19h. O cartão de ida e volta está custa R$ 4,50, enquanto o cartão apenas de ida ou de volta é vendido pelo valor normal da tarifa, a R$ 2,80. Cada passageiro poderá comprar até 10 cartões por vez.


Barcas

No dia 31, a concessionária Barcas S/A vai operar em esquema especial de fim de ano, nas linhas Praça XV-Niterói, Niterói-Praça XV, Praça XV-Charitas e Charitas-Praça XV. Por causa da redução no número de passageiros, haverá redução de viagens e aumento nos intervalos.
Na linha que faz o trajeto da Praça XV para Niterói, estão programadas 53 viagens, com intervalo máximo de 30 minutos. No trajeto contrário, são planejadas 54 viagens. Da estação da Praça XV para a de Charitas, e no sentido oposto, o cronograma de fim de ano estabelece 34 viagens em cada trajeto. O intervalo máximo é de 50 minutos.
Os horários das outras linhas não sofrerão alterações.

Saara

No dia 31, o comércio popular da Saara funciona até as 16h. No dia 1º, as lojas ficam fechadas, mas voltam a funcionar normalmente no dia 2.

Supermercados

Segundo a Associação de Supermercados do estado do Rio, os supermercados funcionam até as 18h no dia 31, e não abrem no dia 1º.

Bancos

Os bancos não abrem nos dias 31 e 1º.

Shoppings

Na maioria dos shoppings, as lojas funcionam até as 16h do dia 31 e não abrem no dia 1º. Farmácias e praças de alimentação terão funcionamento facultativo no dia 1º.

Correios

No dia 31, as agências funcionam até as 12h. No dia 1º, não haverá expediente, e no dia 2, apenas a agência do Aeroporto Internacional Tom Jobim estará aberta. O horário de funcionamento será das 8h às 15h30.

Hospitais

As secretarias municipal e estadual de Saúde informam que todos os hospitais da rede estarão funcionando normalmente no Ano Novo.

Cedae

As lojas comerciais da Nova Cedae e os setores administrativos funcionarão normalmente até as 14h do dia 31. Os setores operacionais funcionarão 24h por dia ao longo do feriado e do final de semana. Além disso, a Nova Cedae manterá equipes de manutenção de plantão em locais específicos para minimizar a possibilidade de eventuais problemas durante o réveillon.
Cerca de 200 funcionários estarão de plantão durante a virada do ano na Estação de Tratamento de Água do Guandu para garantir o fornecimento de água durante as festividades. Os Centros de Controle Operacionais também funcionarão com equipes de plantão.
Qualquer problema ou pode ser feita pelo telefone 0800-28-21-195.

Comlurb

A Comlurb montou um esquema especial para este fim de ano. Na quinta-feira (31), haverá reforço na limpeza na orla da cidade. Em Copacabana e no Leme, uma equipe extra de 73 garis começa a trabalhar às 7h para garantir a manutenção da limpeza. Segundo a Comlurb, a Operação Réveillon começa às 6h do dia 1º de janeiro e mobiliza cerca de 3.800 trabalhadores, 300 viaturas e 85 equipamentos. As praias terão também 2.700 contêineres plásticos de cor laranja com capacidade de 240 litros. As pistas de rolamento e calçadas serão lavadas e desodorizadas. A previsão é que o serviço esteja concluído até as 10h.
Já as coletas domiciliar e seletiva noturnas nos dias 31 e 1º de janeiro sofrerão mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário