SUBPREFEITURA DA ZONA SUL



Subprefeitura da Zona Sul multa dois supermercados em Copacabana por falta de higiene

A Subprefeitura da Zona Sul, em parceria com a 5ª Região Administrativa e a Vigilância Sanitária, realizou hoje (17/12) a Operação Supermercado Limpo no bairro de Copacabana.
Os supermercados Sendas e o Pão de Açúcar foram vistoriados e multados por falta de asseio nas instalações e na manipulação dos produtos.

As Sendas, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana 1017, recebeu duas multas no valor total de R$ 1.700,63 por falta de asseio nas instalações e manipulação de alimentos, e também por ter produtos armazenados fora da temperatura ideal. Já o Pão de Açúcar, na Rua Ministro Viveiro de Castro, foi multado em R$ 2.667,60 por depositar postas de peixe diretamente no gelo e fora da temperatura, o ideal era -2 graus quando o constatado foi 14 graus. A falta de asseio nas instalações também foi comprovada. A outra multa foi baseada nos 20 quilos de queijos que estavam fora da validade e mofados, sendo descartados.

Diversas outras irregularidades foram encontradas na área de venda, no depósito e onde os produtos eram manipulados nas Sendas. O balcão onde os frios estavam expostos tinha temperatura inadequada, variando entre 15 e 17 graus, e foi interditado. Todas as mercadorias foram retiradas. Ferrugem nas prateleiras e problemas na rotulagem dos produtos também foi diagnosticada. As Sendas foi notificada também por vender peixe salgado como se fosse bacalhau. No depósito, muita desorganização e pouco espaço para o armazenamento das mercadorias. Outro grande problema apontado foi a localização da lixeira que fica próximo a área onde os alimentos eram manipulados. Foi solicitado que o supermercado mude a lixeira de local para evitar a contaminação dos produtos. Outra mudança que deverá ser feita é a separação das salas de açougue, padaria e laticínios, que hoje funcionam juntas e não podem continuar. Nestes locais foi comprovada ainda a falta de asseio e, por isso, foram interditados. Na padaria junto com os pães foi encontrado frango descongelado. Já no açougue e na área de frios, muita sujeira pelo ambiente.

No Pão de Açúcar outros grandes problemas observados. No depósito foi diagnosticada a falta de asseio, organização e estruturas antigas e enferrujadas. Na padaria os problemas se concentravam no teto com poeira e umidade. A farinha usada no local estava exposta no corredor e sem o devido cuidado de armazenagem. Nos demais setores, o encontrado foi alimentos misturados que não pertenciam a sessão, como pescado armazenado na câmara refrigeradora da confeitaria e pães junto as frutas.

O Subprefeito da Zona Sul, Bruno Ramos, destacou a continuidade das ações de “Supermercado Limpo”. “Desde o início do ano já vistoriamos mais de 50 supermercados e encontramos irregularidade em quase todos. Nosso objetivo é que estes locais estejam de acordo com as regras sanitárias e respeitando os diretos dos consumidores” comentou Bruno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário