REVEILON 2010


Agência levará 30 turistas para revéilon ao Pavão-Pavãozinho


Cláudio Motta

RIO - A implantação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Pavão-Pavãozinho e no Cantagalo vai transformar a região em atração turística. Uma agência de Ipanema venderá a 30 turistas um pacote para passar o ano-novo numa laje no Pavãozinho. A bela vista para a orla da Zona Sul não é o único atrativo, segundo o professor da Fundação Getúlio Vargas e empresário Daniel Plá, um dos idealizadores da iniciativa: conhecer o estilo de vida de uma favela deixa os estrangeiros fascinados, diz ele.

Por isso, visitar biroscas do morro, assim como conversar com os moradores, faz parte da programação. Serão cobrados R$ 250 por pessoa, com direito a camiseta, bebida e ceia. Parte da renda será destinada aos moradores.

- Os moradores envolvidos vão aprender 20 frases em inglês e espanhol. Um dos garotos fala inglês perfeitamente. O morro tem algumas coisas que só estando lá para ir descobrindo. Já passei dois réveillons na comunidade. Com a UPP, é viável fazer esse evento. Em 2007, já queria levar turistas, mas houve uma certa resistência das agências de turismo - diz Daniel Plá.

A expectativa dos organizadores é que o programa sirva de referência para que outros moradores aproveitem o potencial turístico e comercial de suas lajes. Outra preocupação é relacionada à iluminação da favela. Serão instalados pontos de luz para que não haja mais de cinco metros de escuridão.

- A vista de lá é única. É possível ver os fogos de Copacabana por cima. E a vida do morro é como a de uma cidade do interior. A festa terá conforto. As pessoas poderão subir pelo plano inclinado até a quinta estação. Em seguida, basta uma caminhada de dez minutos por dentro da favela - disse Daniel Plá.

Um comentário:

  1. Como comprar o pacote para o réveillon no Cantagalo? Qual é a agência que está vendendo?

    ResponderExcluir