REVEGETAÇÃO








, , , , , , , ,
É sempre bom trazer aos leitores os bons projetos que foram implantados visando a melhora e preservação do meio ambiente. Um desses foi implantado no último ano da gestão do prefeito Cesar Maia (2008) – Rio de Janeiro.
O projeto buscou a recomposição vegetal das dunas da orla de Ipanema e do Leblon. Antes a visão era de um areial sem vegetação, utilizado pelo banhista como local para pratica de volei, passagem até a praia e morada de pessoas de rua a noite.
Foram replantadas mais de 15 mil mudas de espécies nativas, num total de 6 500 metros quadrados de área.
Segundo a Secretaria
Municipal de Meio Ambiente da cidade do Rio naquela época (2008), todo o processo de recomposição da vegetação, foi assim projetado e feito:
Na primeira etapa do projeto ecológico, foi preparado o solo com a ipoméia, que é uma espécie resistente ao vento e a mudanças de temperatura que inclusive ajudará na contenção das dunas, impedindo assim, os constantes deslizamentos, que faziam que estas invadissem o calçadão.

Dando continuidade, houve uma fase com início após os primeiros três meses do projeto.
Nesta etapa foram plantadas mudas de espécies ornamentais, típicas de vegetação de restinga.
Como por exemplo, cactos; bela emília, aquela flor de coloração azul. Além das famosas bromélias.
Hoje, mais de um ano e meio depois do trabalho de recomposição vegetal. Pode-se observar pessoalmente e também nas fotos que expomos aqui, que o projeto deu certo.

A vegetação de restinga foi totalmente recomposta, além de preservação das dunas, gerou um novo visual a essa parte da orla, além disso, se você observar com curiosidade, pode até encontrar passaros nativos fazendo ninhos e procriando em meio a vegetação atual.



Fotos: André Delacerda












Nenhum comentário:

Postar um comentário