PSI -


Como é de conhecimento geral, tivemos uma atuação importante para que a nova organização do comércio na praia se concretizasse.

HISTÓRICO:

Há mais ou menos um ano atrás, fomos procurados pelos representantes da Praia AS e da Ascolpra, que são as associações atuantes em Ipanema, do comércio legalizado na praia.Eles nos propuseram um trabalho conjunto visando maior organização deste comércio. Formamos um grupo do PSI – Edith, Bruno e Ignez, para serem os interlocutores. Fizemos muitas reuniões que resultaram em um diagnóstico, que foi enviado a todos no final de Julho, onde as sugestões proposas por este trabalho em conjunto estavam listadas:

1) padronização das barracas

2) Uniforme para os barraqueiros

3) Respeito ao espaçamento entre as barracas

4) Manutenção por parte dos barraqueiros da limpeza no entorno de sua barraca – até 2.50 metros.

5) Proibição de comercialização de produtos não industrializados.

6) Acabar com as bombas de água com motor a diesel.

7) Repressão ao barraqueiro não autorizado.

8) Lixeiras em número e tamanho suficientes para o lixo gerado.

9) Participação da empresa gestora da orla no policiamento e fiscalização da praia e do calçadão.

10) Extensão do projeto de preservação da restinga, vegetação original, da orla .

Depois do relatório já pronto, o Bruno nos apresentou à Arlene Suarez, que é uma arquiteta especializada em projetos de praças de alimentação em shoppings e que deu a solução de um ponto que não conseguíramos resolver dentro do nosso grupo. Estou me referindo à logística de entrega e recolhimento de todo o material usado na praia: cadeiras, guarda sóis, isopores, e material a ser comercializado. A Arlene propôs, então, a seguinte solução: em vez de cada barraqueiro ser o encarregado de levar e recolher todo o seu material de praia, este seria distribuído a cada um bem cedo , antes das pessoas chegarem à praia e seria recolhido ao final de cada dia , pelo mesmo método. Com esta solução acaba o quadro dantesco de ver um monte de cadeiras empilhadas no calçadão, aqueles homens carregando pilhas e pilhas de material e sobretudo os carros de depósito que ficam ocupando as vagas da Vieira Souto e colocando o material de reposição no canteiro central da avenida. Tudo agora passa à responsabilidade da empresa que firmou convênio com a prefeitura e que vai ser a gestora da orla.

Todas as nossas sugestões foram acolhidas pela prefeitura e pela empresa que se formou e que passou a ser a gestora da orla. O projeto de restauração da restinga vai se estender da Vinicius até a Farme, e começa a ser feito partir de janeiro. Foi um trabalho muito bonito – moradores do bairro, prestadores de serviço e poder público, irmanados com o único objetivo de organizar a nossa praia que estava tão degradada e favelizada. Agora passamos para uma outra fase: tudo está acertado, e a nós população , moradores e usuários da praia de Ipanema caberá : FISCALIZAR, FISCALIZAR, FISCALIZAR. Não adianta termos um monte de regras se elas não vão ser cobradas. Temos toda a autoridade para exigirmos que tudo que foi consensado seja feito de acordo. Trabalhamos e demos nossa contribuição, e vamos querer que a ação seja eficiente. É claro que o que é novo sofre ajustes em sua implantação, mas temos de estar vigilantes e atuantes. O blog e o projetodeipanema@terra.com.br estão disponíveis para receber todas as reclamações. Tirem fotos, documentem. Tudo vai ser feito de forma que o anonimato do denunciante fique totalmente garantido.

Ignez

Nenhum comentário:

Postar um comentário