PRECISAMOS DE AJUDA !!!

Mandei o e- mail que se segue para a prof. Ana Paula Del Prete.

Estamos com um problema. Onde vamos fazer nossas reuniões quinzenais? Peço que todos ajudem a encontrar um novo espaço.

Pensei nas seguintes possibilidades:

a) Universidade - é menos central do que a Candido

b) Notre Dame – não conheço ninguém lá.

c) Igreja N. Sra. da Paz – também não tenho nenhuma entrada com o pároco.

d) Empresa que tenha uma sala de reuniões, com capacidade para umas 20 pessoas, que poderia nos ceder duas vezes por mês.

e) Condomínio comercial - o único que eu conheço é aquele em frente ao Chaika, onde fizemos as nossas duas primeiras reuniões e um curso de porteiros. Na época o Sr. Antonio me disse que o condomínio poderia nos ceder a sala eventualmente, mas não de modo sistemático. O síndico não é ele e sim um dentista que não conheço.

Espero a colaboração de todos. Por favor, quem conhecer alguém que possa nos ajudar ou tenha algum contato nos lugares citados, ou outra sugestão interessante, se manifeste. Temos de resolver este problema.

Rio, 10/1/2009

Prezada Ana Paula,

Gostaria de tecer alguns comentários sobre a nossa última conversa e peço que estes sejam transmitidos à diretoria da UCAM.

Em primeiro lugar, gostaria de mais uma vez agradecer a boa acolhida que sempre tivemos nas dependências da Universidade Candido Mendes, em Ipanema, o que nos proporcionou o conforto de um lugar especial, para nossas reuniões quinzenais , o que certamente contribuiu, em muito, para o crescimento de nosso movimento.Segundo o que eu entendi, são dois os pontos que a administração da UCAM considerou quando resolveu romper a nossa parceria:

1) – as contrapartidas para a instituição pelo fato de estarmos usando as suas dependências gratuitamente. Estas contrapartidas, não seriam em forma de dinheiro, mas sim de doações à universidade tais como; pintura de uma sala , etc. Como é de seu conhecimento, somos um movimento voluntário e apartidário da sociedade que visa única e exclusivamente a melhoria nos índices de insegurança e criminalidade em seu bairro, que é onde a Candido Mendes está instalada. Entendemos que a nossa contrapartida é institucional e que o fato de estarmos, cada vez mais, com ações e resultados concretos, só pode beneficiar os nossos parceiros e apoiadores.Consideramos que oferecendo aos seus alunos a oportunidade única de ver e aprender como se faz um movimento de cidadania e a importância que isto tem para a vida de todos. Infelizmente, temos uma sociedade que age muito pouco nesta direção, o que tem trazido enormes prejuízos à nossa cidade e ao nosso país.

2) Parece que causou também incômodo à direção da UCAM a reunião que fizemos no dia 14/10 com a presença dos secretários Julio Lopes e Rodrigo Bethlem. Esta reunião, extraordinária, foi amplamente discutida com a Sra. e marcada com muita antecedência. É óbvio, que um evento com dois secretários, tão importantes do governo estadual e municipal, só poderia atrair enorme público. Institucionalmente a UCAM só tem a lucrar com uma exposição tão ampla. Seus alunos não tiveram uma palestra, nem seria possível esperar que um movimento comunitário ativo como o nosso, fosse se propor a organizar palestras para o poder público. O que nós oferecemos em contrapartida, foi a possibilidade de uma mega exposição da instituição, e a oportunidade da UCAM ser o núcleo central da vitalidade política da sociedade, e portanto de excelência acadêmica. As universidades, no mundo todo, são laboratórios de experiências científicas, filosóficas e político sociais, que é o nosso caso. Elas têm que ser organismos vivos, onde o saber chega, não só através dos métodos convencionais, mas também por experiências pioneiras.

Atenciosamente,

Ignez Barretto – coordenadora do Projeto de Segurança de Ipanema

Nenhum comentário:

Postar um comentário