INAUGURAÇÃO !

Mundo Verde abre em Ipanema a 150ª loja no Brasil

Terceira franquia da rede no bairro é a 87ª no estado onde a rede cresceu e se expandiu, levando o conceito de bem-estar para 16 estados e DF. Nova loja adota critérios de arquitetura sustentável, para se tornar ainda mais verde

O Mundo Verde abre no dia 22 de dezembro (terça-feira), em Ipanema, no coração da zona sul carioca, a sua 150ª loja no Brasil. Será a terceira do bairro e a 87ª da rede no estado onde a marca nasceu, há mais de 22 anos, e se consolidou como líder absoluta em produtos para alimentação saudável e bem-estar. Com 70 m2, o novo endereço do bem-estar entre moradores e frequentadores de Ipanema está localizado na Rua Visconde de Pirajá 35 e sua abertura coincide com a chegada oficial do Metrô ao bairro: a estação de Ipanema - Praça General Osório foi inaugurada nesta segunda-feira (21/12).

A abertura da nova unidade em Ipanema faz parte do planejamento estratégico da franquia de consolidar a marca no estado onde nasceu em 1987 e expandir-se pelo país. “Hoje ‘exportamos’ para todo o Brasil e também para Portugal o conceito saudável de viver de cariocas e fluminenses. Já estamos presentes em mais 16 estados (AL, BA, CE, ES, GO, MA, MG, PA, PR, PB, PE, RN, RS, SP, SE e SC) e no Distrito Federal, além da franquia em Portugal, na cidade do Porto”, afirma Marcos Leite, diretor de Expansão e Operações.

A rede também avança no Nordeste: acaba de abrir sua segunda unidade em Maceió (AL) e chegou também este mês a Aracaju (SE), elevando para 17 o número de estados em que a marca já está presente (AL, BA, CE, ES, GO, MA, MG, PA, PR, PB, PE, RJ, RN, RS, SP, SE e SC), além do Distrito Federal. Para 2010, a meta do Mundo Verde é abrir 40 novas lojas em todo o Brasil, o dobro das 20 abertas este ano. O plano ousado de expansão da rede – que elegeu como focos os estados de São Paulo e Minas Gerais e a Região Sul – foi desenhado pelo grupo de sócios-investidores ligados ao Axxon Group, que assumiu o controle da franquia em agosto deste ano. Gestor de fundos de private equity, o Axxon administra no Brasil recursos do Banco Natixis, da França.

Mundo Verde Ipanema - Com dez funcionários, treinados para oferecer informação de qualidade sobre produtos e dicas de consumo, a Mundo Verde Ipanema - Metrô oferece uma opção completa para quem procura um estilo de vida mais saudável para o corpo, amente e o planeta. O variado mix de produtos (cerca de 5 mil itens) inclui desde alimentos naturais, orgânicos, diet, light, sem glúten etc. até diversos tipos de chás, suplementos para atletas, fitoterápicos, aromáticos, livros, CDs de relaxamento e presentes artesanais e conscientes.

A nova loja conta ainda com o “mundo dos sabores”, um espaço para degustar sanduíches naturais, salgadinhos integrais, tortas e doces diet e light, além de bebidas leves e saudáveis. Há ainda espaço para realização de palestras sobre alimentação e bem-estar e oficinas de culinária. Para promover a nova loja, o franqueado Issac Chueke investiu na distribuição de folhetos, cartazes, folders e receitas aos clientes, além de oferecer degustação e sorteio de produtos no mês de inauguração.

O projeto de montagem da Mundo Verde Ipanema Metrô segue os critérios de arquitetura sustentável adotados recentemente pela franquia, no sentido de tornar suas lojas cada vez mais verdes, em sintonia com a proposta de sustentabilidade preconizada desde a criação da marca. O projeto é assinado pelas arquitetas Maria Renata Ramos e Flávia Scofano, do escritório Arqit, especializado em arquitetura sustentável e indicado pela franquia para tornar as lojas “mais verdes”. Em breve a rede criará critérios para classificar, de uma a cinco estrelas, as lojas que mais investirem em aspectos sustentáveis nos seus projetos de montagem e manutenção.

Projeto sustentável - As obras de adaptação realizadas na Mundo Verde Ipanema consumiram apenas uma caçamba de entulho, contra a média de três ou quatro que normalmente é gerada em uma obra convencional em imóveis com a mesma metragem. Para reduzir a geração de resíduos em suas intervenções, as arquitetas lançaram mão do reaproveitamento de diversos materiais pré-existentes na loja para a sua própria decoração, como o rodapé em madeira de reflorestamento, que precisaria ser retirado para a colocação do mobiliário padrão da rede, e acabou sendo usado na paginação do piso da loja.

Para montar o piso de cerâmica hidráulica, com corantes naturais, não foi necessário quebrar a cerâmica já existente, o que geraria mais entulho: as arquitetas optaram em usar cimento queimado, que economiza material, sem precisar de rejunte. A pintura utilizou tinta à base de água e a fachada usa madeira de demolição, vinda de um fornecedor de Guapimirim, na Região Serrana. “Nossa preocupação é gerar o mínimo de impacto ambiental, inclusive com transporte de materiais. Por isso optamos em utilizar fornecedores próximos”, explica.

O projeto também contempla a iluminação natural – uma parede foi quebrada para permitir a entrada de luz solar também no fundo da loja, além da fachada. “Durante o dia inteiro, entra luz natural em quase 15 metros de extensão da loja, criando um ambiente mais agradável para os clientes”, explica a arquiteta Maria Renata. Além da iluminação natural da vitrine, na parte de cima foram usados paineis de vidro com imagens que favorecem a iluminação.

A preocupação com a eficiência energética também incluiu o uso de de luz fria (fluorescente), que é mais econômica, e de ar condicionado com sensor de temperatura, que também poupa energia elétrica. No girau do segundo andar, que geralmente é usado apenas para depósito e escritório, as arquitetas criaram salas multiuso para realização de eventos para os clientes.

Crescimento no Rio - Esta é a oitava loja Mundo Verde aberta somente este ano no Rio de Janeiro, estado que concentra cerca de 70% da operação da rede, com um total de 87 das 150 lojas. Além de outra unidade em Ipanema, aberta no começo do ano, o Mundo Verde inaugurou em 2009 novas lojas no Shopping Downtown, BarraShopping e Parque das Rosas (Barra da Tijuca) e Vila Valqueire (zona oeste carioca), Barra Mansa (Sul Fluminense) e Araruama (Região dos Lagos). A nova gestão da rede calcula que haja oportunidades ainda para instalação de outras 15 lojas no estado, especialmente no interior. Outras unidades já estão em negociação, especialmente em regiões fora da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Atualmente, a rede está presente em 19 cidades fluminenses, sendo que a maioria das lojas está concentrada na capital e na Região Metropolitana (Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Nilópolis e Magé). No interior, a rede já conta com 15 lojas nas cidades de Araruama, Barra Mansa, Búzios, Cabo Frio, Campos, Macaé, Petrópolis, Rio das Ostras, Teresópolis e Nova Friburgo.

Maceió ganha a sua segunda Mundo Verde - Os consumidores de Maceió acabam de ganhar mais uma loja da maior rede especializada em produtos naturais e orgânicos e para bem-estar da América Latina. A segunda franquia MUNDO VERDE em Alagoas está localizada no Maceió Shopping, o maior da cidade. A nova loja conta com nove funcionários – entre os quais, uma nutricionista para oferecer orientação sobre produtos e dicas de consumo. “A grande diversidade do nosso mix, aliada à informação de qualidade dos nossos atendentes, é o grande diferencial do Mundo Verde”, afirma o franqueado Luciano Holanda Pinheiro, que comanda também a loja da rede no Hiper Center Farol, inaugurada em agosto.

A grande adesão dos consumidores de Maceió aos produtos comercializados pelo Mundo Verde foi a principal motivação para Pinheiro partir para a sua segunda franquia, em curto espaço de tempo. “A marca Mundo Verde é muito forte e a receptividade foi muito positiva. Muitos clientes já conheciam outras lojas da rede em Recife, Salvador, Rio e São Paulo”, conta o franqueado. Ele explica que escolheu dois pontos estratégicos da cidade (a parte alta, no Hiper Center Farol, e agora a parte baixa, no Maceió Shopping) para oferecer produtos saudáveis a preços competitivos. “Estamos provando que é possível estar no shopping mais movimentado da cidade, com os bons preços de sempre”, destaca.

Crescimento no Nordeste - Esta é a 24ª unidade Mundo Verde no Nordeste e sua abertura faz parte da estratégia de continuar expandindo a marca na região. “Queremos entrar em algumas capitais e cidades do interior onde ainda não estamos presentes”, explica Marcos Leite, diretor de Expansão e Operações da rede. Segundo ele, o Mundo Verde planeja abrir loja em Teresina (PI), Arapiraca (AL) e Feira de Santana (BA), além de ampliar sua presença em algumas capitais onde já possui lojas, como Salvador (BA), Recife (PE), Natal (RN) e João Pessoa (PB). Outras cidades de grande e médio portes no interior dos estados estão no foco da empresa para o próximo ano, como Imperatriz (MA), Mossoró (RN), Campina Grande (PB), Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Porto Seguro e Ilhéus (BA), Sobral e Crato (CE) e Caruaru (PE).

Atualmente, a marca está presente em dez cidades nordestinas: Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Petrolina (PE), Fernando de Noronha (PE), Maceió (AL), São Luís (MA), Natal (RN), João Pessoa (PB) e Aracajú (SE). Atualmente, os estados do Ceará, Pernambuco e Bahia, cada qual com seis lojas, empatam na terceira colocação em número de unidades da rede. A segunda fica com São Paulo, com 23 lojas. A liderança permanece com o Rio de Janeiro, onde a marca já possui 86 lojas.

.[Mundo Verde Ipanema, Rua Visconde de Pirajá 35 - Loja A, Rio de Janeiro (RJ), telefone (21) 2287-0309, metroipanema@mundoverde.com.br].

Nenhum comentário:

Postar um comentário