CHOQUE DE ORDEM


NOVA ORDEM NA ORLA À PARTIR DE TERÇA FEIRA


RIO - Com o objetivo de ter uma praia modelo no Rio de Janeiro, o secretário especial da Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, e o secretário municipal de Meio Ambiente e vice-prefeito, Carlos Alberto Muniz, detalharam, na manhã desta terça-feira, como será o Choque de Ordem Praia Verão 2010, que terá início no próximo dia 8. O trecho entre o Arpoador e o Leblon, que concentra 197 barraqueiros, foi o escolhido pela prefeitura como a área piloto, para início dos trabalhos. A ação mobilizará 143 homens da Guarda Municipal e do Controle Urbano diariamente, das 6h às 20h. Esportes praticados na beira da água e fora do horário permitido (das 8h às 17h), como altinho e frescobol, animais na areia e venda de alimentos em palitos ou manuseados na praia serão alguns dos principais alvos da fiscalização.


A venda de coco verde na praia, cuja proibição chegou a ser prevista para a operação Verão , continuará liberada. A restrição era uma iniciativa do Comitê Gestor da Orla e visava a evitar o acúmulo de lixo na areia, já que as cascas da fruta respondem por 60% do volume diário recolhido na praia pela Comlurb. A possível proibição não agradou os cariocas. Uma enquete realizada pelo site do Globo perguntou a opinião dos leitores, e 44% dos 1.553 votos foram contrários à medida. Os mais críticos aproveitaram para apontar outros problemas da praia , até que, no último dia 23, o prefeito Eduardo Paes liberou o comércio de coco na orla, mas não deixou de criticar a falta de educação do carioca na hora de dispensar seu lixo.


Rodrigo Bethlem informou ainda que foi feito um convênio com a Associação de Barraqueiros da Cidade do Rio de Janeiro (ProRio) que, de acordo com ele, se comprometeu a assumir compromissos, como a regulamentação da carga e descarga do material de trabalho. Caminhões serão alugados para fazer o transporte do material até um ponto de apoio, onde será feita a distribuição dos equipamentos, até as 7h.


Segundo o presidente da associação, João Marcelo Barreto, a entidade está conversando com cerca de seis empresas, que vão custear as despesas com compra de mobiliário e logística para atuação dos barraqueiros na praia, em troca de prioridade para a venda de produtos. Segundo ele, somente com o mobiliário (tenda, caixa térmica, uniforme, cesta de lixo, por exemplo), será gasto cerca de R$ 8 mil, por barraca. Os vendedores, no entanto, não vão arcar com estas despesas.


Para garantir a eficácia da fiscalização. a prefeitura vai instalar um Centro de Operação Regional, que será baseado no Jardim de Alah. Duas tendas gerenciais, uma no Arpoador e outra no Leblon, também servirão de base para o controle. Haverá, ainda, seis tendas operacionais instaladas na areia, a uma distância média de 300 metros.
As praias do Leme e de Copacabana serão as próximas a receber esta estrutura de fiscalização, segundo Bethlem:

- Vamos começar pelo trecho do Arpoador ao Leblon, que tem a maior concentração por metro quadrado, e a faixa de areia é mais estreita. Até janeiro, estaremos nas outras áreas. Mas isto não significa que as regras não comecem a valer em todas as praias, já no dia 8 - disse o secretário

.
Os barraqueiros que descumprirem as regras da prefeitura estarão sujeitos ao pagamento de multa, suspensão e até cassação da licença. Os banhistas que insistirem em contrariar as determinações também poderão ser repreendidos e, quem insistir em praticar esporte em local proibido, por exemplo, poderá ter o equipamento apreendido até o momento de sair da praia.

Um comentário:

  1. Ter 19 Jan 2010 14:26Ipanema (tapumes perigosos de uma obra que nunca acaba, em cima da movimentada esquina)
    Rua Visconde de Pirajá com rua Farme de Amoedo. perigo explicito!

    houve uma invasão excessiva da calçada da visconde de pirajá


    tapumes perigosos na esquina de visconde de pirajá com rua farme de amoedo em IPANEMA
    Pregos expostos, Farpas expostas ameaçando pedestres que passam ali
    Alem de invadirem muito mais do que o permitido numa calçada movimentada como a rua Visconde de Pirajá!

    Em frente as pedras estão soltas , buracos, na calçada em uma das esquinas mais movimentadas dessa cidade dia e noite!
    por favor!

    ResponderExcluir