VERÃO 2010

Verão carioca será de cores fluorescentes e música sertaneja

Entre o funk e o samba, ritmo ganha espaço e conquista novos fãs.

Na gastronomia do calor, yogoberry vira febre saudável na cidade.

Alícia Uchôa
Do G1, no Rio

Ainda falta um mês para a chegada oficial do verão, mas pelo calor, chuvas fortes, e o movimento nas praias do Rio, dá para ver que a estação já chegou por aqui. Nas ruas e nas areias da cidade, as tendências trazem cores fortes, sobremesas geladas e uma invasão de música sertaneja.

Nas praias, os biquínis com laterais mais largas vão, finalmente, ganhando o corpo das cariocas, muitos com estampas de oncinha. No mundo das cangas, já se pode ver algumas de tecidos mais finos, sobretudo nas areias de Ipanema e Leblon, imitando lenços e com estampas florais, sendo vendidas por vendedores ambulantes e cobiçadas pela mulherada.

Praia e pós-praia gelados

Uma vez na areia, do Leme ao Pontal, uma proliferação de vendedores de sacolé – também conhecido como chup-chup ou dindin em outras regiões do país -, que começou em Ipanema e expandiu seus domínios praianos com sucesso. Feitos com leite, os sabores vão de chocolate e morango ao leite, passando por mousse de maracujá e açaí.

No pós-praia, a onda é definitivamente o yogoberry. Presente em cada esquina do Rio, o iogurte com textura de sorvete, servido com frutas e com baixo percentual de gordura, é febre por aqui e disputa as atenções com quiosques de sucos e salada de frutas montadas na hora, que também vêm se multiplicando.

“Eu e minha irmã, que é nutricionista, trabalhávamos na Varig em Los Angeles, e, em 2006, a empresa acabou de vez e ficamos desempregadas. Conhecemos o produto e achamos que era a cara do Brasil e de Ipanema: saboroso e saudável. Começamos em 2007 com uma loja em Ipanema e até dezembro já vamos ter 30”, conta a ex-comissária Um Ae Hong, dona da marca por aqui.

Sertanejo carioca

Quando o assunto é música, os agitadores culturais de funk e samba que se cuidem. A moda sertaneja não para de conseguir novos adeptos no Rio. Às terças, o badalado Lapa 40º recebe o Festival Rio Sertanejo, que migra para o Namastê Club, na Gávea, toda quinta. Neste dia 19, os convidados são Zé Henrique e Gabriel. Também às quintas, o ritmo toma conta da 021, na Barra da Tijuca, com o Quintaneja.

“A gente estava querendo trabalhar nomes de alguns artistas e percebemos que o Rio tinha um potencial, mas precisávamos desenvolver ações pontuais pra valorizar o gênero aqui. Era uma questão comportamental e resolvemos, então, criar o festival. Por incrível que pareça, além das pessoas de fora que moram na cidade, as cariocas também estão adorando, cantam tudo”, conta Joselito Cerqueira, um dos organizadores do Festival Rio Sertanejo, que fica na cidade até o fim do verão, apresentando um, até pouco tempo impensável, concurso de berrante e touro mecânico.

Neon na moda

Para vestir, a estação promete ser mais colorida e iluminada do que nunca. As cores fluorescentes, que chegam com o nome de neon, vêm não só nas roupas, mas em sandálias e acessórios, como bijus e bolsas. Quase acessas, rosa, amarelo, laranja e verde ‘acendem’ o visual deste verão das maneiras mais diferentes possíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário