PROJETO DE SEGURANÇA DE IPANEMA

Rio,12/11/2009,

Voluntários do Projeto de Segurança de Ipanema,

Ontem saiu publicado na página 17 de O Globo , matéria assinada pelo jornalista Rogério Daflon que traz as declarações do prefeito a respeito da regularização do Cantagalo, dizendo que esta será a primeira favela a ser regularizada.
É do conhecimento de todos, o envolvimento do Projeto de Segurança de Ipanema nesta proposta. Foi em uma das nossas primeiras reuniões, que surgiu este assunto, a partir do fato de que o governo federal e estadual iria investir R$ 35.000.000,00 ( trinta e cinco milhões ) de dinheiro público, proveniente de nossos impostos, para fazer melhorias no Cantagalo, e que resultariam na urbanização daquela comunidade que passaria a contar com rede de esgoto, vias carroçáveis , elevador e estação de Metrô.
Com todas estas melhorias, o que fatalmente vai acontecer, caso a comunidade não se regularize e vire um bairro, é um adensamento explosivo da população no local. Não vai haver muro, nem nada que segure.
O Instituto Atlântico, representado pelo seu presidente Paulo Rabello de Castro, aderiu à idéia e junto com a Associação dos Moradores do Cantagalo, iniciamos os estudos para encontrarmos a soluções jurídicas possíveis para que os moradores do Cantagalo recebessem seus títulos de propriedade, que virá junto com a ocupação do espaço pelo poder público na forma de fiscalização das construções, habite- se, cobrança do IPTU e das taxas de iluminação pública, coleta de lixo e limpeza das ruas. Foram dois anos de muito trabalho, que agora, até o momento, parece que vai terminar em mais uma conquista para o nosso bairro.

Sei que nem todos concordam com a idéia de transformar os moradores do Cantagalo em donos de suas casas. Gostaria de fazer algumas reflexões:

1) o favela do Cantagalo se encontra naquele local há mais de oitenta anos.

2) Depois de sucessivas administrações desastrosas durante mais de quarenta anos, o fato é as favelas ocupam um espaço inconcebível na cidade.

3) Nós sociedade, também temos nossa parcela de culpa pelo fato de sempre termos sido totalmente omissos e coniventes com este estado de coisas.

4) fato da ocupação ser tão antiga torna inviável jurídicamente qualquer tentativa de remoção. As pessoas, simplesmente, adquiriram o direito àquele pedaço de terra.

5) todos os estudos urbanísticos apontam a regularização como a única opção possível para se acabar definitivamente com as favelas.

6) segundo todos os técnicos, e muitos foram consultados, com a regularização o que vai acontecer é que os moradores além de cuidarem mais do que é seu, vão pagar as taxas pelos serviços que lhes serão prestados, e um sem número de novos empreendimentos deve surgir : pousadas, restaurantes, bares, boutiques, galerias de arte, agências bancárias etc.

7) Com a regularização do Cantagalo e transformação da favela em bairro, acho que estaremos vivendo um momento muito especial: o começo da desfavelização do Rio. Ipanema, como sempre, vai sair na frente e será um ícone neste processo.

Um abraço,

Ignez

Nenhum comentário:

Postar um comentário