PRAIA DE IPANEMA

Mancha de óleo aparece em Ipanema e Leblon

Fernanda Malta, Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - O mar que banha as praias de São Conrado e Leblon amanheceu nesta terça-feira com uma imensa mancha marrom, na altura do Morro do Vidigal. O motivo, segundo o o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), teria sido a chuva que caiu durante a madrugada e o início da manhã e fez escoar lixo, terra, resíduos, e até esgoto, das encostas da favela.

Embora a mancha tenha aparecido pela manhã, a direção do Inea só tomou conhecimento do fenômeno às 14h, após ser procurada pelo Jornal do Brasil.

– Neste período, é normal haver pancadas de chuva de repente. Como o Rio é uma cidade que fica entre o mar e a montanha, as águas das encostas acabam sendo despejadas no mar. Mas se dispersam rápido e não oferecem riscos à população – afirmou a gerente de qualidade ambiental do Inea, Fátima Soares.

Apesar de descartar os riscos para a saúde dos banhistas, ela classificou as águas da praia como impróprias para o banho. Mesmo assim, nenhum alerta foi dado às centenas de banhistas que aproveitaram o dia de sol sem saber do problema. A única providência do órgão foi colocar um aviso em seu site, visto apenas por quem acessou o endereço eletrônico à tarde.

– Não achamos necessário colocar placas na orla avisando que o banho está impróprio porque a mancha já havia se dispersado. A restrição aumenta nos locais próximos aos Canais do Jardim de Alah e Visconde de Albuquerque – disse Fátima.

Um salva-vidas que trabalha na praia, no entanto, garantiu que a marca de poluição esteve presente no mar até, pelo menos, 13h.

– É muito raro colocarem avisos de praia imprópria por aqui – disse Marcelo, que trabalha ali há 20 anos.


O microbiologista Roberto Martins Figueiredo discordou do Inea e afirmou que o problema gera riscos aos banhistas, como hepatite A e E, além de disenteria e desidratação.

– As chuvas, geralmente, “lavam” as cidades, carregam toda a sujeira para o mar. As águas se tornam uma espécie de ônibus, que transporta a sujeira até a pessoa, e junto com ela, os vermes. Na dúvida, o procedimento deveria ser isolar a água e fazer uma limpeza.

O médico também ressaltou que crianças e idosos, são mais suscetíveis a contrair doenças.

Falta de aviso provoca críticas de banhistas e é contra a lei


O Artigo 464 da Lei Orgânica Municipal é claro: “o Poder Executivo é obrigado a manter sinalização de advertência nos locais de despejo de esgotos sanitários, industriais ou patológicos, com o fim de esclarecer a população sobre a sua existência e os perigos para a saúde”.

Apesar disso, nenhum carioca, ou turista, foi informado nesta terça sobre a extensa mancha que se espalhou pela praia do Leblon, resultado do lixo escoado pela favela do Vidigal até o mar.

Após o alerta, feito somente pela reportagem, a moradora do bairro Denise Reis ficou revoltada.

– É um absurdo não ter um aviso na areia. Eu venho aqui com meus filhos pequenos e já tive Hepatite A devido à água suja. A gente fica exposta a riscos.

Após o mergulho na água, e no lixo, o estudante Gustavo Martins, 22, percebeu algo errado.

– A água está muito salgada, parece uma lagoa.

Mesmo com o problema, o estudante Ian Micharheles, 21, resolveu arriscar.

– Eu pego onda no Leblon há sete anos e, fora micose, nunca contraí nenhuma doença – afirmou o surfista.

Se, para quem vive na cidade, é uma decepção ver o mar impróprio, para quem vem de longe é ainda pior.

– Acho que deveriam ter mais cuidado com os turistas. É um desrespeito com a gente e com a natureza – disse a paraense Katriane Rocha, neófita no Rio.



2 comentários:

  1. PELO TERCEIRO ANO CONSECUTIVO , OS MILHARES DE ESTRANGEIROS QUE CAMINHAM EM DIREÇÃO A PRAIA TODOS OS DIAS,E PASSAM PELA CALÇADA DA RUA FARME DE AMOEDO ENTRE A PRUDENTE DE MORAIS E A VIEIRA SOUTO, TEM QUE TROPEÇAR EM BURACÕES, LIXO, PEDRAS SOLTAS,CAPIM, MENDIGOS,FERRO VELHO,(OBRA INTERMINAVEL DE UM OCULTO RESTAURANTE ALI COM ENTRADA PELA PRAIA) SUGEIRA DE TODOS OS TIPOS, PESSIMA CONBSEVAÇÃO DO QUE ERA ANTES UM JARDIM,PAREDÃO FEIO,MOVEIS VELHOS SEMPRE EXPOSTOS,COMBIS E BURRO SEM RABO NA CALÇADA,ETC...
    DETALHE; UM CONHECIDO MEU LEVOU UMA PEDRADA DE UM PIVETE ALI!
    SERÁ QUE O HOTEL PLASA,PREDIOS BARES,OS DIVERSOS ALBERGUES DA REGIÃO,COMPANIAS DE TURISMO GAY, RESTAURANTES ETC... NÃO RECLAMAM DISSO.
    O TURISMO GAY, É EXIGENTE EO CLIENTE PAGA CARO!!!!!!!!!

    EU SINTO VERGONHA AO SAIR DA PRAIA E PASSAR PELA CALÇADA DO ANTIGO ALBERICO´S (FARME DE AMOEDO),PARA LEVAR ALGUM TURISTA,A UM DOS RESTAURANTES DA FARME DE AMOEDO OU ARREDORES.

    PASSAR POR ALI, É UM AFRONTA, QUE NÃO NOS DA A CHANCE DE QUALQUER EXPLICAÇÃO!!!!!!!!!!!

    MARCIO
    mmxrio@terra.com.br

    ResponderExcluir
  2. PELO TERCEIRO ANO CONSECUTIVO , OS MILHARES DE ESTRANGEIROS QUE CAMINHAM EM DIREÇÃO A PRAIA TODOS OS DIAS,E PASSAM PELA CALÇADA DA RUA FARME DE AMOEDO ENTRE A PRUDENTE DE MORAIS E A VIEIRA SOUTO, TEM QUE TROPEÇAR EM BURACÕES, LIXO, PEDRAS SOLTAS,CAPIM, MENDIGOS,FERRO VELHO,(OBRA INTERMINAVEL DE UM OCULTO RESTAURANTE ALI COM ENTRADA PELA PRAIA) SUGEIRA DE TODOS OS TIPOS, PESSIMA CONBSEVAÇÃO DO QUE ERA ANTES UM JARDIM,PAREDÃO FEIO,MOVEIS VELHOS SEMPRE EXPOSTOS,COMBIS E BURRO SEM RABO NA CALÇADA,ETC...
    DETALHE; UM CONHECIDO MEU LEVOU UMA PEDRADA DE UM PIVETE ALI!
    SERÁ QUE O HOTEL PLASA,PREDIOS BARES,OS DIVERSOS ALBERGUES DA REGIÃO,COMPANIAS DE TURISMO GAY, RESTAURANTES ETC... NÃO RECLAMAM DISSO.
    O TURISMO GAY, É EXIGENTE EO CLIENTE PAGA CARO!!!!!!!!!

    EU SINTO VERGONHA AO SAIR DA PRAIA E PASSAR PELA CALÇADA DO ANTIGO ALBERICO´S (FARME DE AMOEDO),PARA LEVAR ALGUM TURISTA,A UM DOS RESTAURANTES DA FARME DE AMOEDO OU ARREDORES.

    PASSAR POR ALI, É UM AFRONTA, QUE NÃO NOS DA A CHANCE DE QUALQUER EXPLICAÇÃO!!!!!!!!!!!

    MARCIO
    mmxrio@terra.com.br

    ResponderExcluir