POLICIAMENTO COMUNITÁRIO

Policiamento comunitário traz bons resultados

Tatiana Rezende

O policiamento comunitario funciona no Leblon desde 2004. Na época, a iniciativa foi instalada apenas no Alto Leblon, e funcionava com patru¬lhas da Policia Militar que faziam rondas diárias, e coletavam assinaturas dos porteiros dos prédios. Segundo a presidente da Associação Comercial do Leblon, Evelyn Rosenzweig, a ação era muito positiva da maneira como acontecia, e hoje a área está bastante vulnerável.
O policiamento comunitáirio é uma filosofia de policiamento na qual a polícia atua em parceria com a comunidade para melhorar a segurança pública e a qualidade de vida da população. "A gente precisa desse policiamento 24 horas. Essa área, diferentemente de urn condomínio, é vulneráveL Além disso, nos, mo¬radores, temos medo dessa segurança armada. Chego a rezar para que eles nao vejam uma ocorrencia e reajam a tiros. 0 procedimento correto e avisar a policia, nao ter rompantes de heroismo para mostrar serviço" - disse a presidente.
Atualmente o policiamento comunitáirio não funciona mais nos moldes iniciais. Hoje em dia, há apenas a agenda comunitaria, que foi resgatada em 2007, onde a patrulha da PM passa de prédio em prédio e recolhe a assinatura dos porteiros, para comprovar sua passagem pelo local.
Nas ruas do bairro, existem desde 2008, 28 rádios que fazem a comu¬nicação entre a Policia Militar, a Guarda Municipal, os comerciantes locais e a associação de moradores.

Não existem olhos mais atentos do que os dos moradores e comerciantes do bairro para dizer onde estão os maiores focos de criminalidade

Desde a implatação do sistema, a comunica9ção direta com a policia só tern trazido ao bairro bons resultados. "A comunicação funciona muito bem. Se algum agente de segurança do bairro ve urn individuo suspeito ja entra em contato com a policia e em muitas vezes, acaba evitando urn futuro assalto, ou coisa parecida" - afirma Evelyn.

Para financiar o esquema, Evelyn conta com a colaboração de urna rede de supermercados que patrocina todos os 28 radios. II A presença dos rádios já é algo que nos da uma certa tranquilidade. Ter urn canal direto com a policia e bas¬ tante eficaz para ações rápidas II - afmna a comerciante Debora Silva.

A atenção da comunidade no bairro e essencial para a policia. "Nao exis¬tern olhos mais atentos do que os dos moradores e comerciantes do bairro para dizer onde esmo os maiores focos de criminalidade" - diz a comerciante. Para a corporação o policiamento comunitario deve permear e redirecionar sua ação tomando-a mais eficiente na prevenção do crime na área de cobertura do seu batalhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário