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Apagão na Zona Sul: problemas nos cabos da Light começaram domingo

O Globo, CBN e RJTV

RIO - O diretor de clientes da Light, Roberto Alcoforado, reconheceu que os problemas de abastecimento na rede subterrânea da Zona Sul começaram no domingo, quando dois cabos apresentaram defeito. Em entrevista à Rádio CBN, ele apontou três razões para a falha no fornecimento de energia nos bairros Leblon e Ipanema , da Rua Cupertino Durão à Garcia D'Ávila:

- Tivemos um crescimento um pouco acima do normal da carga, com o aumento do número de eletrodomésticos. Um segundo fator foi o aumento muito grande do consumo em função da alta temperatura. Esses fatores mais o vandalismo de roubo de cabos fizeram com que o sistema não suportasse a carga.

Segundo Alcoforado, entre a última quinta-feira e ontem, a área que sofreu falta de luz registrou aumento de 25% no consumo de energia. Ele e o presidente da Light, José Luiz Alquéres, que deu entrevista ao RJTV, contaram que o sistema de energia da empresa suporta até dois problemas nos cabos, mas, por questões de segurança, precisa ser desligado quando ocorre alguma terceira avaria.

- O sistema está dimensionado para suportar defeito duplo, no entanto, às 15h50m de ontem, um terceiro cabo apresentou problema. Então, nós desligamos a energia para preservar a integridade do sistema e evitar que o conserto demorasse mais tempo. Com a saída dos dois primeiros cabos, nenhum cliente foi desligado - garantiu.

O diretor de clientes afirmou que o reparo nos cabos já foi feito. Para o retorno da energia, os funcionários da Light precisam agora religar cada um dos 20 transformadores afetados na região.

Alquéres disse que as 12 equipes enviadas para a Zona Sul encontraram as caixas da Light inundadas de excremento e "porcarias". Elas deveriam estar secas e vazias. Na avaliação dele, os problemas de hoje representam solução no futuro.

- As áreas que cresceram mais durante o ano apresentam indicações de problemas que precisamos sanar. Acho que a dificuldade presente significa menos dificuldade futura - disse.

Os dois argumentaram ainda que a empresa tem investido em melhoras e explicaram, com naturalidade, que cerca de 80 transformadores apresentam defeito rotineiro, num universo de 70 mil.

- Nos últimos três anos, a Light investiu R$ 1,150 bilhão na rede aérea. Temos defeitos pontuais. Seja porque uma pipa enrolou num cabo ou um poste foi afetado, o transformador desliga. O número aumenta com o forte calor, por causa do o crescimento da carga. Ontem, tínhamos em torno de 150 a 200 transformadores fora de funcionamento, o que deixou 20 mil clientes sem luz - explicou Alcoforado.

Quem teve equipamento danificado pela falta de energia deve procurar as agências da Light, com a documentação necessária. A empresa tem 15 dias para verificar se a variação de tensão danificou ou não os aparelhos.

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