IPANEMA NO ESCURO

No escuro

Ruas de Ipanema, Leblon e Lagoa ficam sem luz

Ronaldo Braga

Nós e você. Já são dois gritando. Clique e participe


Rio - Cerca de 12 mil clientes, entre edifícios residenciais, bares, restaurantes, supermercado e postos de gasolina, no Leblon, Ipanema e Lagoa ficaram sem luz desde as 15h50 até 23h50m desta segunda-feira. A Light informou apenas, por meio de nota, que interrompera o fornecimento de energia na região para "garantir a segurança" da rede e dos usuários. De acordo com a a empresa, o fornecimento de energia precisou ser cortado para que um dos cabos da rede subterrânea fosse consertado.

O superintendente de Comunicação da Light, Carlos Piazza, orienta aos cosumidores da região afetada a não ligarem todos os equipamentos ao mesmo tempo, o que poderia provocar uma nova instabilidade no fornecimento de luz.

A concessionária informou ainda que 45 equipes de emergência - quatro vezes o efetivo normal, segundo a empresa - estiveram no local para resolver o problema. A interrupção afetou 12.358 clientes, localizados na região das ruas Carlos Góis, no Leblon, Henrique Dumont, em Ipanema, e Avenida Epitácio Pessoa, na Lagoa. A Cet-Rio deslocou agentes para os 28 cruzamentos de ruas onde os sinais não funcionaram. Guardas municipais também ajudaram a orientar o trânsito na região.

Em nota divulgada à imprensa, a Light informou que o fornecimento de luz na região teve que ser interrompido porque o conserto do cabo é de "extrema complexidade". Defeito nos cabos subterrâneos também causou um pequeno apagão no Leblon e na Lagoa, no dia 14 , que durou mais de duas horas.

Além da Zona Sul, outros bairros sofreram com a falta de energia ao longo desta segunda-feira. Na Barra da Tijuca, um problema em outro cabo de energia, ocorrido no início da madrugada, deixou os moradores da região próxima à Avenida do Canal de Marapendi sem energia até o início da manhã. Segundo a Light, um cabo queimou na mesma caixa subterrânea que apresentou problemas no sábado.

Também tiveram problemas de abastecimento durante o dia bairros como Tijuca, Campo Grande, Anchieta e Recreio dos Bandeirantes. Segundo a Light, neste caso, os problemas foram causados por motivos diversos e resolvidos ao longo do dia. A Avenida Pedro II, em São Cristóvão, fechou na altura da Rua São Cristóvão por causa do estouro de um transformador, que acabou pegando fogo. Técnicos da Light estiveram no local, trabalhando para regularizar o fornecimento de energia em ruas da região, interrompido pelo incêndio, que atingiu uma caixa de medidores (CP Rede), responsável pela leitura do consumo de 39 clientes.

Na semama após o apagão que atingiu 18 estados brasileiros , várias regiões da cidade voltaram a ficar às escuras, como a Tijuca .

Calor está pelo menos 4 graus acima da média desde semana passada
Em tempos de falta de luz e, por tabela, de uso intensivo de ar-condicionado, o calor está quebrando os limites da primavera. Nesta segunda-feira, a máxima registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia foi de 37,6 graus. Desde a última quarta-feira, o calor ultrapassa a casa dos 35 graus - quatro graus acima da média das máximas de novembro dos últimos cinco anos na Praça Mauá, que é de 30,9 graus.

Essa verdadeira estufa, de acordo com o meteorologista Marcelo Pinheiro, da Climatempo, está sendo causada por uma massa de ar seco que está sobre o estado:

- A massa impede a entrada de frentes frias mais fortes no Rio. Isso não é atípico na primavera, mas o número de dias quentes seguidos, sim.

A previsão para esta terça-feira é de mais nuvens e pancadas isoladas de chuva à tarde, devido à passagem de uma frente fria pelo mar. Mas o tempo mudará realmente no fim de semana, quando uma forte frente fria deve provocar chuvas fortes.

Com o sol, as cianobactérias reapareceram nas lagoas da Barra, deixando as águas verdes e contaminadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário