ENSAIO GERAL


Estado testa trens em Ipanema quase 40 anos depois de iniciadas as obras do metrô carioca


O Globo

RIO - Eram 8h15m da manhã desta terça-feira quando o apito soou na Estação General Osório do metrô, em Ipanema, anunciando a chegada do trem 05, no primeiro teste realizado pelo estado no trecho que deve ser inaugurado no dia 22 de dezembro. Viagenzinha demorada esta. Ele atinge o seu destino quase 40 anos depois de iniciadas as obras da chamada linha prioritária (Tijuca-Ipanema) e 21 anos depois do começo das escavações na Praça General Osório, logo interrompidas por falta de verbas e só retomadas em 11 de abril de 2007.

Segundo Eduardo Peixoto D'Aguiar, gerente da obra do metrô no trecho Cantagalo-General Osório, o teste de gabarito teve o objetivo de verificar se o trem estava entrando de forma adequada na estação. Durante os próximos 30 dias, outros serão feitos, de modo a preparar o novo trecho para operação, que será iniciada logo após a inauguração. Nos dias 10 e 11 de dezembro, serão verificados os sistemas de sinalização. No dia seguinte, os trens passarão a ser testados durante duas horas por dia. Todos os testes são feitos sem passageiros.

As obras do trecho Cantagalo-General Osório, que custaram R$ 419 milhões, em valores atualizados, seguem em ritmo acelerado. A parte mais atrasada é o acesso General Osório, sob a Rua Visconde de Pirajá, que ainda está sendo concretado. Os outros já estão em fase de acabamento. Devido à distância entre as plataformas e a superfície (de 95 metros a 260 metros, dependendo do acesso) e à profundidade (em média 20 metros), a nova estação contará com 12 elevadores, 17 escadas rolantes e 6 esteiras rolantes. Ela terá ainda dois banheiros para o público e dois para funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário