APAGÃO

Comerciantes da Zona Sul acionam Light

Isabel Kopschitz

RIO - Moradores e comerciantes da Zona Sul ajuizaram ação civil pública contra a Light, ontem, devido aos apagões que atingiram a região na semana passada. A ação conjunta requer indenização pelos prejuízos e lucros cessantes (redução do faturamento), além de danos morais causados pelas interrupções de energia elétrica. Eles também pedem multa diária de R$ 100 mil, em caso de novos blecautes. O valor, nesse caso, seria depositado em juízo e destinado ao Fundo de Defesa do Consumidor. A ação e a liminar pedindo a multa - que será apreciada esta semana - foram distribuídas para a 4a Vara Empresarial do Rio. As entidades autoras do processo são a Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio (CDL-Rio), o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), a Associação Comercial de Ipanema e Leblon (Aciple) e a Associação de Moradores e Amigos de Ipanema (Amai), em parceria com a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Abradecont).


- É uma indignação. O vice-presidente executivo da Light (Ronnie Moreira) ainda debochou de nós, com a declaração infeliz de que os clientes da Zona Sul "falam mais alto". Os apagões têm repercussão não só no comércio, mas também na segurança pública e na saúde. E prejudicam os turistas, que recebemos mais do que qualquer outra região na cidade. Não reclamamos porque somos de uma zona de alto poder aquisitivo. Estamos reclamando como consumidores comuns, e é nosso direito - disse Carlos Monjardim, presidente da CDL-Rio/SPC, da Aciple e da Amai.


Segundo ele, para pedir indenização por prejuízos com mercadoria estragada, moradores e comerciantes devem apresentar à CDL-Rio notas fiscais dos produtos. Quem teve perdas no faturamento por conta dos apagões precisa apresentar à entidade um balanço contábil de um dia normal, além de balanços dos dias de falta de energia. Aos que tiveram equipamentos danificados por picos de luz, Monjardim aconselha que enviem à CDL o orçamento para o conserto do aparelho ou a nota fiscal do serviço. De acordo com Monjardim, toda a documentação recebida será anexada ao processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário