HORÁRIO DE VERÃO

Dia de acertar o relógio: começa à meia-noite mais um horário de verão

Rio deve reduzir até 5% da demanda de energia

Rio - Para deleite de uns e raiva de outros, começa amanhã o período de ‘bônus’ de sol no fim do expediente. Mais um horário de verão entra em vigor no primeiro minuto deste domingo, quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora. Para quem curte, uma boa notícia: os dias ‘mais longos’ terminam no fim de semana seguinte ao Carnaval, no dia 20 de fevereiro de 2010.

A medida será adotada nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, o horário de verão reduzirá de 4% a 5% a demanda de energia no horário de ponta, entre 18h e 21h, no Rio

Para donos de bares e restaurantes, o ‘bônus’ significa aumento de faturamento certo. Segundo o Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio, o lucro destes estabelecimentos sobe em média 30% no período, sobretudo na Zona Sul. Mas há quem torça o nariz. “Eu sou contra, porque, quando entra o horário de verão, nosso organismo tem que se adaptar. Sem contar que é muito chato para quem tem que sair de casa muito cedo, com o dia escuro”, pondera o estudante Enderson Santos, 23 anos

Já quem curte o ar livre não se importa. “Eu gosto porque dá para aproveitar mais o dia. Como moro perto da praia, posso aproveitar para dar uma caminhada após o trabalho”, planeja Jaqueline Carvalho, 22 anos, comerciária.

De acordo com decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a partir deste ano o horário de verão será fixo: do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. Se a data coincidir com o Domingo de Carnaval, o fim será transferido automaticamente para o domingo seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário