PROJETO PILOTO



RioCard pagará também aluguel de bicicletas
O Globo

RIO - A partir de novembro, o RioCard poderá ser usado para pagar o aluguel das bicicletas públicas do Rio. Segundo Carlos Antonio de Farache, coordenador de Operação da Sertel, que opera o serviço, a ideia foi aprovada nesta terça-feira, numa reunião com a direção da empresa responsável pelo RioCard. Como projeto piloto, inicialmente o cartão será aceito no Posto 6, em Copacabana, onde há 12 bicicletas para alugar. A intenção é que, partir de janeiro, todas as outras possam ser pagas do mesmo jeito.


O secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz anunciou que, até 15 de outubro, o Pedala Rio será ampliado para Leblon, Ipanema e Lagoa. A prefeitura informou ainda que serão construídos mais 200 quilômetros de ciclovias: 15 dentro do projeto de revitalização do Porto, até 2011; 21 na Zona Oeste até 2010; mais cem com a implantação do corredor expresso de ônibus articulado (T-5), entre Barra e Penha, no próximo ano; e 25 no primeiro lote do projeto de macrodrenagem da Bacia de Jacarepaguá. Os 39 quilômetros restantes serão distribuídos por Copacabana e Ipanema. "Essas vagas privilegiam o transporte individual"


Nesta terça-feira, na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, ativistas do Greenpeace "estacionaram" cadeiras, uma barraca de sol, uma bicicleta e um skate numa vaga de carro. Muitos motoristas ficaram irritados, mas houve quem achasse graça da manifestação, batizada de Vaga Viva. Das 10h às 16h, os três ativistas ficaram lá, distribuindo panfletos e discutindo os efeitos da poluição no planeta.


- Compramos um bilhete e colocamos bem à mostra. Só depois que fizemos isso as pessoas pararam de reclamar tanto - contou o produtor de vídeo Luís Paulo Leão, de 30 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário