PRAÇA NOSSA SENHORA DA PAZ




September 2nd, 2009

.

Por André Delacerda

As áreas verdes de bairros nas grandes metrópoles estão cada vez mais escassas. Hoje o emarranhado de prédio transformam bairros tranquilos em verdadeiras selvas de pedras. Sabe-se que quanto mais concreto, mais construções e mais carros nas ruas a qualidade de vida e o micro-clima é modificado, trazendo junto a poluição sonora, a visual, e também o aquecimento e falta de circulação do ar nesses bairros.


Hoje me deparei com uma notícia nos jornais cariocas, na qual o Prefeito Eduardo Paes quer liberar a construção de uma garagem subterrânea na Praça N. S. da Paz. Fiquei preocupado como morador, a praça que vejo como um mini Central Park, localiza-se no coração do bairro de Ipanema. É uma área de lazer para crianças, idosos e famílias. É uma das partes mais verdes do bairro, se não for a mais. Tem grande concentração de árvores, o que certamente contribui com a qualidade do ar. Quem passa perto da Praça N. S. da Paz pode sentir a temperatura suave que a mesma proprorciona

.
Vou logo dizendo que não sou contra o desenvolvimento, mas sou contra a atitudes imaturas, e que não levam em conta os efeitos prejudiciais ao bairro. Dizem que o bairro ganha com novas vagas, porém, se esquecem que com mais carros circulando, o trânsito vai piorar, o bairro de Ipanema já não comporta trânsito pesado. O que temos é um caos em dias de pico, ou quase todo dia.


Chamo atenção para dois fatores que afetam diretamente a qualidade de vida fortemente – o aquecimento da temperatura e circulação de ar resfriado 0- sem esse espelho verde que as árvores proporcionam na Praça N. S. da Paz, o calor refletido no concreto dos prédio aumenta as temperaturas, a sensação de calor e suficamento. A brisa que traz o ar resfriado da Lagoa e do mar, não terá as grandes árvores como apoio e ajuda no resfriamento do clima, assim o micro-clima será fortemente afetado, já que a Praça N. S. da Paz funciona como uma espécie de pulmão do bairro, tem localização estratégica e interfere no clima de todo o bairro de Ipanema.


“O prefeito Eduardo Paes disse, na manhã de hoje, que pretende retomar o projeto de construção de uma garagem subterrânea na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. A garagem, que chegou a ser licitada durante o governo do ex-prefeito Luiz Paulo Conde, nunca saiu do papel porque a prefeitura não autorizou o início das obras. Alegando prejuízos financeiros, a empresa vencedora do certame Ipanema Park S/A cobra na justiça indenização pela desistência da obra. Segundo Paes, a prefeitura já está negociando com a empresa para retomar o projeto, em troca do fim do processo judicial. Para o prefeito, a garagem é necessária para o bairro, uma vez que a carência de vagas de estacionamento estaria fazendo com que o comércio da região perca espaço para shoppings.” (Jornais do Rio de Janeiro)

Vou chamar atenção dos leitores e em especial do moradores de Ipanema, que a medida que parece benéfica para o bairro vai gerar algo que não será legal. Lembre-se que a responsabilidade dos atos tem efeitos, e esse ato de liberar uma garagem subterrânea certamente terá efeitos danosos na nossa querida praça, que não é só de Ipanema, é de toda a cidade, que é o oásis de qualidade de vida, de ar puro.


Não é responsável se trocar a qualidade de vida por uma ação de compensação judicial. O prefeito Eduardo Paes não está agindo com responsabilidade socio-ambiental. Esquece-se o executivo municipal carioca que a grande arborização e vegetação frondosa da Praça NS da Paz teriam suas raízes afetadas pela garage e destruidas.


Agora pergunto aos senhores. Se as raizes podem ser afetadas já que são profundas, o que o bairro vai perder?


Respondo: O VERDE, O AR PURO gerado por aquelas árvores, a sombra. Sem as grandes árvores que serão afetadas pelo corte das raízes profundas, a praça se torna um ambiente hostil para os parâmetros ambientais e de convivência. Chamo atenção para a geologia da região, entre uma lagoa e o mar, o que faz com que a produndidade da garagem não seja grande e tenha mesmo que cortar as raízes.


Está na hora de nós moradores, amigos de Ipanema, os que amam verdadeiramente este bairro, se unam contra essa agreção, essa falta de visão, essa falta planejamento sobre as consequência danosas, contra esse imediatismo que trará efeitos ruins a médio e longo prazo.
Lembrando novamente aos leitores e moradores:


As escavação da garagem cortam inevitavelmente as raizes de várias árvores, destruindo a praça mais bem arborizada do Rio e liquidando com sua identidade ambiental.


Vamos pedir o tombamento da Praça N. S. da Paz. Ela é um bem de todos nos cariocas e de Ipanema e não algo que deva ser tratado como mais um comércio, um negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário