PRAÇA NOSSA SENHORA DA PAZ



Quarta-feira, 16 de Setembro de 2009

Pela preservação de Ipanema! E outra dica...


por Pedro Paulo Bastos

Quem é daqui do Rio e costuma ler jornal, já deve estar sabendo que o prefeito Eduardo Paes está a ponto de liberar a construção de uma garagem subterrânea na Praça Nossa Senhora da Paz, no bairro de Ipanema, na Zona Sul da cidade. O assunto já está circulando desde o início do mês pela imprensa; entretanto, a licitação já foi feita há bastante tempo e, como até agora não saiu do papel, a empresa vencedora está cobrando na justiça indenização pela desistência da obra. Para contornar a situação, o prefeito Paes está negociando com a empresa a retomada do projeto, em troca do fim do processo judicial.

Controvérsias e protestos estão sendo gerados, principalmente entre os moradores de Ipanema, que chegaram a criar o blog Preserve Ipanema. A construção da garagem subterrânea afetaria diretamente o espaço da praça, com a breve remoção dos jardins e das árvores quase centenárias, a desativação do lago e de todo o resto do mobiliário da Nossa Senhora da Paz. Após a construção da garagem, a praça seria reconstruída - todavia, o aspecto atual, tão peculiar do bairro de Ipanema, seria totalmente desconfigurado, constituindo uma perda histórica bastante significativa para a cidade do Rio. Aliás, uma perda também para os frequentadores do espaço, como idosos e crianças.

Além disso, é preciso que se leve em conta toda a questão socio-ambiental, que fica muito comprometida nesse caso. O bairro pode ganhar com novas vagas e isso estimulará ainda mais o uso do carro, piorando definitivamente o trânsito, o micro-clima e o caos. Estamos na época de construir novas praças como a Nossa Senhora da Paz, e não de destruí-las. Portanto, aos que se interessarem em aderir à causa, está circulando um abaixo-assinado na internet - proposto pelo blog Preserve Ipanema -, através deste link.

Para maiores informações, consulte o blog Preserve Ipanema ou através do e-mail preserveipanema@hotmail.com

asruasdorio.blogspot.com

2 comentários:

  1. Olá, eu sou o Pedro Paulo, do blog As Ruas do Rio, e venho aqui reiterar a minha posição na defesa pela Praça Nossa Senhora da Paz. Chega de esculhambação nessa cidade! Vamos preservá-la! Com certeza existem alternativas mais inteligentes em relação ao trânsito do que sacrificar uma extensa área de lazer, em troca de uma obra que, a longo prazo, pode piorar ainda mais todo esse caos já existente.

    ResponderExcluir
  2. Sempre ouvi dizer que seria construído um estacionamento rotativo subterrâneo na General Osório, e não na Nossa Senhora da Paz...

    ResponderExcluir