MIRANTE


Mirante

Elevador do Cantagalo com 60 metros de altura fica pronto em março


Paula Autran

RIO - Com a inauguração, prevista para março, da torre de 60 metros (equivalente a um prédio de 23 andares) a ser construída na saída da nova estação General Osório do metrô, que ficará na esquina das ruas Teixeira de Melo e Barão da Torre, Ipanema vai ganhar um novo mirante. No topo da torre, com duas cabines de elevadores panorâmicos - por onde poderão circular tanto os cerca de 28 mil moradores do Complexo Cantagalo/Pavão-Pavãozinho quanto turistas -, haverá um belvedere de 50 metros quadrados, com lojas e bares controlados pela concessionária Metrô Rio. Como adiantou Joaquim Ferreira dos Santos na coluna Gente Boa, no GLOBO, a torre mais alta será ligada por uma passarela a outra nos mesmos moldes, só que de 20 metros de altura, no topo do Cantagalo. A obra, que não faz parte do PAC, está orçada em R$ 40 milhões, liberados pelo BNDES.


Segundo a Secretaria municipal de Urbanismo - que ainda não recebeu o projeto para aprovação -, aquela região foi declarada Área de Especial Interesse Social pela lei 3.688, de 2003, e o gabarito para edificações afastadas das divisas é de apenas 18 pavimentos, sobre um embasamento de 10,60 metros de altura, conforme o decreto 322, de 1976. "Para o local, este decreto permite a construção de torre de elevadores e seus acessos para ligação entre o nível do logradouro público e o terreno, quando, por acidente deste, as edificações só puderem ser feitas em nível muito superior ao do logradouro", explica uma nota da secretaria. Mas, mesmo que dentro da lei, para o arquiteto e urbanista Antônio Agenor, a torre pode vir a arranhar a paisagem:

- Não conheço o projeto, mas, se a torre será mais alta do que o gabarito previsto para a área, só vale se realmente beneficiar a comunidade do Cantagalo, uma vez que Ipanema não precisa de mais um mirante para turismo. Independentemente de ser uma torre de elevadores ou um prédio comercial ou residencial, se é uma construção, passa a ser um marco na paisagem, positivo ou negativo.

Segundo o secretário estadual de Obras, Luiz Fernando Pezão, o projeto foi amplamente discutido com moradores do morro e do asfalto:

- E todos, em cima e em baixo, ficaram muito satisfeitos.

- Nós aprovamos o projeto, mesmo que passe um pouco do limite de altura dos outros edifícios. Afinal, já há quatro elevadores na Rua Alberto de Campos que atendem os moradores no morro. Agora, outras pessoas serão beneficiadas. Além disto, vai ficar muito bonito - endossa a presidente da Associação de Moradores de Ipanema, Maria Amélia Fernandes Loureiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário