DEPOIS DO METRÔ.......GARAGEM........FIM

Garagem subterrânea semeia polêmica em Ipanema

João Pequeno, Jornal do Brasil


RIO DE JANEIRO - Anunciada há duas semanas pelo prefeito Eduardo Paes, a retomada da construção de uma garagem subterrânea na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, ganhou um movimento contrário, neste fim de semana, embora o projeto tenha apoio de associações de moradores e comerciantes do bairro.

Nesta domingo e sábado, o recém-formado Movimento de Defesa da Praça Nossa Senhora da Paz distribuiu cartazes afirmando que a garagem destruirá as árvores.

Já licitada, para a empresa Ipanema Park, a construção foi embargada durante a gestão de Cesar Maia, devido a parecer negativo da Fundação Parques e Jardins.

Segundo o advogado Marcelo Cid, fundador do movimento, as raízes das árvores serão coratadas, não podendo ser replantadas.

– Elas morrerão, deixando de filtrar o gás carbônico, e o trânsito vai aumentar, com mais carros.

O vereador Alfredo Sirkis (PT), secretário de Meio Ambiente na época do embargo, diz que não se oporia a uma garagem “na General Osório, que o metrô já abriu”.

– O estudo mostrou que o replantio de árvores de grande porte é complicado e custoso.

Para Bruno Pereira, diretor da Associação Comercial do Quadrilátero do Charme de Ipanema, porém, no longo prazo, a falta da garagem cobrará um preço maior.

– A falta de vagas prejudica o comércio e desvaloriza o bairro. Daqui a uns anos, sem a garagem, que deve ter cerca de 800 vagas, a vida será pior em Ipanema e o imóvel de quem hoje reclama, menos valorizado. A empresa também garantiu, em reunião, que seu projeto manterá 75% da vegetação.

Para Maria Amélia Loureiro, presidente da Associação de Moradores de Ipanema, a garagem poderá melhorar o trânsito, “causado por gente parada, procurando vaga”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário