CAMINHADA


Marina Silva participa de caminhada na orla carioca em defesa do clima


Marcha teve como objetivo alertar sobre emissões de carbono

.
Senadora se disse honrada em ser a pré-candidata prioritária do PV.

Carolina Lauriano
Do G1, no Rio

Foto: Carolina Lauriano / G1 Marina Silva faz caminhada pelo clima na orla carioca, com Fernando Gabeira e Alfredo Sirkis (Foto: Carolina Lauriano / G1) A senadora Marina Silva (PV), possível candidata à presidência, participou, na manhã deste domingo (27), de uma caminhada em defesa do clima ambiental, pela orla do Leblon e de Ipanema, na Zona Sul do Rio.

Embaixo de sol forte, cerca de 300 pessoas acompanharam a marcha, que teve início às 11h30, no posto 12 do Leblon, e só foi terminar às 13h30, na altura do Forte de Copacabana.

O principal objetivo do movimento "Brasil no Clima", de acordo com os organizadores, é alertar a população sobre as metas de redução de emissões de carbono, para que elas sejam cobradas na Conferência da ONU, que acontecerá em dezembro, em Copenhague, na Dinamarca.

“O Brasil resume as melhores condições para converter a economia carbonizada para a economia de baixo carbono. Somos riquíssimos em recursos naturais, nossa matriz energética é limpa em 45%. Queremos que o Brasil vá para Copenhagen com pelo menos a metade das metas dos países desenvolvidos”, disse a senadora, que precisou parar algumas vezes por causa do calor.

O deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) também participou da caminhada e afirmou que o propósito da passeata é pressionar o governo brasileiro para que o país assuma as responsabilidades com relação ao aquecimento global:

“O Brasil não pode se ver como país pobre nesse contexto. Temos 60% da floresta amazônica, 14%de água doce, o maior número de pássaros e plantas, é um país muito mais rico em termos da natureza e nossa riqueza tem que ser defendida”.

Candidatura

Gabeira negou que a mobilização fosse a favor da campanha de Marina Silva, porém se disse favorável à decisão:

“Vou fazer a campanha da Marina e os partidos que me apoiariam, em tese, vão ter que examinar se esse meu engajamento com a campanha da Marina não causaria nenhuma ambiguidade com o eleitor”, disse Gabeira.

A senadora disse se sentir honrada em ser a pré-candidata prioritária do PV: “Estou tendo um acolhimento muito grande da ideia do PV em ter uma candidatura própria e em ter me colocado como pré-candidata”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário