ATA DA 49ª REUNIÃO

Atividade sem conotação política que tem como objetivo proporcionar desenvolvimento social para o bairro, a partir de participação voluntária de seus moradores.

ATA DA QUADRAGÉSIMA NONA REUNIÃO.

LOCAL DE REALIZAÇÃO: UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES – AUDITÓRIO

DO TRIBUNAL DO JÚRI.

R. Joana Angélica – Ipanema

Dia: 22/09/2009

HORÁRIO: 18H

COORDENAÇÃO: IGNEZ BARRETO

NÚMERO DE PARTICIPANTES: 15

REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO:

AUSENTES.

TÓPICOS ABORDADOS :

1- PLANO DIRETOR:

O Plano está sendo elaborado para implementação da organização do Rio de Janeiro. Todavia é sumamente importante e necessário que a população carioca participe das Audiências Públicas sobre os diversos assuntos de interesse de todos. Estes assuntos devem ser abrangentes de forma que privilegiem os cidadãos cariocas como um todo. Como exemplo cita-se; projetos de urbanização em comunidades carentes, reestruturação de transportes, desenvolvimento da educação fundamental com aparelhamento de escolas e capacitação de Professores, ressocia-
lização e inclusão no mercado de trabalho de moradores de rua, designação de áreas específicas para ambulantes,entre outras.
Foi sugerido que sejam criados grupos de trabalhos para apresentação de reivindicações a serem incluídas em tal

Plano. Expõe-se a seguir a PLANILHA DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS:

Local: Câmara dos Vereadores - Praça Floriano, s/n – Cinelândia


AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DA COMISSÃO DO PLANO DIRETOR

DATA
HORÁRIOS
SALA
TEMA

29/09/09
das 9:30 às 13h 30 min
Plenário
Turismo e Cultura

01/10/09
das 9:30 às 13h 30 min
Plenário
Habitação

05/10/09
das 9:30 às 13h 30 min
Auditório
Educação e Assistência Social

06/10/09
das 9:30 às 13h 30 min
Plenário
Urbanismo


2- Grupo de Iluminação. (idem comentários de reunião anterior)

Foi relatado que está sendo realizado levantamento nas ruas em que a iluminação está precária, porém os contatos com a Rioluz são precários haja vista a desestruturação da empresa que não possui equipamentos de reposição. Tal fato procedente da administração anterior que previu escassamente a reposição de estoques.

3- Grupo das Calçadas.

Os participantes do grupo relataram que está em fase final de levantamento, faltando três ou quatro ruas. As fotos são imediatamente enviadas para o Administrador da VI Região para providências.


4- Curso de Porteiros.

As inscrições estão abertas para a próxima turma. Percebe-se certa dificuldade de marcação de datas junto ao 23º Batalhão da PM. Todavia os esforços estão sendo envidados para sua continuidade. OS SÍNDICOS DOS EDIFÍCIOS, ASSIM COMO AS ADMINISTRADORAS DE CONDOMÍNIOS, DEVEM OBRIGATORIAMENTE ENVIAREM SEUS FUNCIONÁRIOS.

5- Réveillon e Carnaval:

A Promotoria Pública está com o processo em análise. Solicita-se também o apoio do 23º BPM nos termos que foi concedido neste ano de 2009, como também alerta-se para a responsabilidade que os patrocinadores deverão ter com a segurança de tais eventos.


6- Barracos no Cantagalo.

Foi alertado para o surgimento de novos barracos junto à Comunidade para o qual solicita-se aos órgãos fiscalizadores a devida intervenção.

7- Feira Hippie.

Observou-se que os esforços para organizar e ordenar a Feira Hippie são muito pouco implementados. Nota-se entretanto, maior fiscalização pelos órgãos competentes. Todavia, a Praça Gen. Osório, espaço público onde está situada tal Feira, encontra-se amplamente degradada pois além de tudo, ainda suporta outra feira (livre) às tercãs-feiras. Dessa forma, torna-se complexa sua recuperação e manutenção que é realizada com a contribuição financeira dos moradores através do pagamento de impostos. Apresenta-se a seguir proposta para resolução de tais fatos.

Sub-projeto: MUDANÇA DA FEIRA HIPPIE

Exposição de Motivos.

Tem-se percebido que os esforços para manutenção da Praça Gen. Osório têm sido inócuos haja vista grande movimentação que nela existe e sobremodo quando,emdezembro próximo, haverá a inauguração do metrô.

Aos domingos prevê-se que o movimento aumentará grandemente, colocando nossa segurança e, inclusive dos feirantes à prova. Dessa forma, sugere-se a transferência da Feira Hippie para o Estádio de Remo da Lagoa,cujos benefícios, amplamente apreciados, são listados a seguir:

1- total disponibilidade de espaço, inclusive para novos expositores que se cadastrarem;

2- amplo estacionamento de veículos inclusive para ônibus de turismo;

3- local extremamente aprazível, à margem da Lagoa Rodrigo de Freitas, podendo tronar-se grande ponto de atração turística;

4- local de propriedade do Município do Rio de Janeiro;

5- local completamente ocioso e recentemente remoldelado para os jogos Pan-americanos.

Elaboração de JGuia. (11/9/09)

OBSERVAÇÕES GERAIS;

Ø os Jardins da Av. Vieira Souto, continuam com a manutenção precária realizada pela parceria com a Empresa ADIDAS.

> serão distribuídos convites para o Colóquio com o Sr. Rodrigo Bethlem.

> tendo em vista manter continuidade de reuniões foram designados substitutos eventuais no caso de ausências para as seguintes funções:

Coordenação: Ignez Barreto/ Rogério/ George Távora.

Elaboração da Ata: JGuia/ Rogério

> próxima reunião: 6/10/09





Elaboração da ata: JGuia



Rio de Janeiro, 23/9/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário